O município de Coimbra deliberou esta segunda-feira, por unanimidade, prolongar até final de março a isenção de pagamento de rendas e concessões municipais, numa medida de apoio à economia local em tempo de pandemia Covid-19.

O presidente da Câmara, Manuel Machado, salientou que a medida transmite uma mensagem de esperança e de motivação para os comerciantes. “Compreendemos a angústia dos pequenos empresários que têm os seus pequenos negócios em suspenso e têm direito a sobreviver”, disse o autarca aos jornalistas.

Apesar de ter votado a favor, o movimento Somos Coimbra, que tem dois vereadores, propôs que a isenção de pagamento fosse alargada até ao final do ano, proposta que não foi aceite pelo presidente do município.

“A pandemia é evolutiva, pelo que as medidas também têm de ser”, argumentou a vereadora socialista Carina Gomes, considerando que não seria “bom sinal” a isenção até ao final do ano.

Para a vereadora Regina Bastos, também do PS, a perda de receitas deve ser ponderada e proporcional à situação, “porque isto não é um leilão para ver quem dá mais [apoios]”.

Esta medida representa uma perda de receita da Câmara de 183.306 mil euros em rendas e 15 mil euros em concessões, que se incluem nos mais de dois milhões de euros despendidos pelo município em iniciativas de apoio à economia local e combate à Covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR