Histórico de atualizações
  • Bom dia. Terminamos por aqui este liveblog diário. Pode continuar a acompanhar as notícias mais importantes sobre a pandemia de Covid-19 aqui.

    Máscara já não é obrigatória na rua, mas recomendação em ajuntamentos mantém-se

  • Hospital do estado de Nova Iorque vai fechar maternidade: funcionários demitiram-se por não quererem ser vacinados contra a Covid-19

    Hospital do estado de Nova Iorque anunciou que vai ter de encerrar maternidade: 6 funcionários demitiram-se por não quererem ser vacinados contra a Covid-19. Lei entra em vigor a 27 de setembro.

    Hospital do estado de Nova Iorque vai fechar maternidade: funcionários demitiram-se por não quererem ser vacinados contra a Covid-19

  • Hospital do estado de Nova Iorque vai fechar maternidade: funcionários demitiram-se por não quererem ser vacinados contra a Covid-19

    Hospital do estado de Nova Iorque anunciou que vai ter de encerrar maternidade: 6 funcionários demitiram-se por não quererem ser vacinados contra a Covid-19. Lei entra em vigor a 27 de setembro.

    Hospital do estado de Nova Iorque vai fechar maternidade: funcionários demitiram-se por não quererem ser vacinados contra a Covid-19

  • Moçambique sem mortes pelo segundo dia consecutivo

    Moçambique não registou mortes por covid-19 pelo segundo dia consecutivo, segundo o boletim de hoje do Ministério da Saúde sobre a evolução da doença no país.

    Os dados contam com 242 recuperações e 119 novos casos, com a província de Inhambane e a cidade de Maputo no topo da lista.

    A pressão sobre os serviços de saúde também tem sido aliviada.

    De acordo com o boletim, hoje houve três novos internamentos e doze altas hospitalares.

    Moçambique regista um total acumulado de 1.892 mortes e 149.207 casos de covid-19, dos quais 95% estão recuperados e 69 permanecem internados.

  • Angola reporta 104 casos novos e mais 12 óbitos

    Angola notificou, nas últimas 24 horas, 104 casos novos de covid-19, 12 óbitos e 30 pessoas recuperadas, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública.

    As infeções foram diagnosticadas em Luanda (70), Huíla (17), Namibe (cinco), Benguela (três), Uíje (três), Bié (dois), Moxico (dois), Cunene (um) e Lunda Norte (um), com idades entre 1 e 88 anos, sendo 52 do sexo masculino e 52 do feminino.

    As 12 mortes, na faixa etária entre 27 e 87 anos, nove homens e três mulheres, aconteceram na Huíla (cinco), Luanda (quatro), Bié (duas) e Namibe (uma). Outras 30 pessoas, entre 2 e 81 anos, foram dadas como recuperadas.

    Os laboratórios processaram 1.652 amostras num acumulado de 943.779 testes.

    Desde o início da pandemia, Angola registou 50.446 casos, incluindo 44.652 recuperados, 4.455 ativos e 1.339 óbitos.

  • Madeira sinaliza 20 novos casos e 12 recuperações

    A Madeira sinalizou este domingo 20 novos casos de covid-19 e 12 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 178, com cinco doentes hospitalizados.

    Entre os novos positivos, nove são de transmissão local e 11 foram importados (dez do Reino Unido e um da região Sul), pelo que a Madeira passa a contabilizar 11.518 casos de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, já com 11.265 recuperados, e 75 óbitos associados à doença.

    Os dados da direção regional coincidem com os apresentados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que também atribui à região 20 novos casos, mas diferem no global, pois a autoridade nacional sinaliza um total de 11.999 desde março de 2020 e 72 óbitos.

    As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da DGS.

    Em relação aos 178 casos ativos, a direção regional informa que cinco pessoas estão internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e 46 cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

    Há 121 situações que se encontram hoje em apreciação, relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem do arquipélago.

    A autoridade regional de saúde indica que 216 pessoas estão em vigilância ativa nos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo e outras 41.855 estão monitorizadas através da aplicação ‘MadeiraSafe’.

  • Itália. 4.664 novas infeções e 34 mortes nas últimas 24 horas

    O ministério da Saúde italiano deu este domingo conta de mais 4.664 casos de infeção pelo coronavírus no país — este sábado tinham sido 5.191.

    Há ainda mais 34 mortes. Desde o início da pandemia, já morreram 129.919 pessoas em Itália com complicações associadas à doença. É o segundo país da Europa, a seguir ao Reino Unido, em número de óbitos Covid.

  • Reino Unido com mais 29.173 casos e 56 mortes

    Nas últimas 24 horas as autoridades de saúde do Reino Unido registaram mais 29.173 casos de infeção pelo coronavírus, menos 7.406 do que ontem.

    Foram ainda acrescentados mais 56 óbitos às contas nacionais da pandemia — no total, já morreram 134.200 pessoas com Covid-19.

    Na próxima terça-feira o Primeiro-ministro, Boris Johnson, vai anunciar o plano de inverno de combate à pandemia, que terá como principal objetivo evitar o regresso ao full lockdown.

  • Ministro da Saúde britânico preocupado com temporada de gripe mais forte

    O ministro da Saúde britânico disse à Sky News que está “preocupado” com uma possível temporada de gripe mais forte devido ao fato de haver “muito menos imunidade” ao vírus, por causa das restrições da pandemia de Covid-19.

    Sajid Javid adiantou que o Governo está a preparar-se para lançar “o maior programa de vacinação contra gripe que o país alguma vez viu” e apelou a que todos aqueles com mais de 50 anos tomem “a vacina contra a gripe” — “será tão importante quanto tomar a vacina contra a Covid-19”.

  • Biden vai anunciar novas medidas de combate à pandemia

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai anunciar novas medidas para travar a disseminação da Covid-19, ainda antes da assembleia-geral da ONU de terça-feira. O anúncio foi feito pelo médico Vivek Murthy, principal porta-voz do Governo em matérias de saúde pública, este domingo à CNN. No então, não especificou que medidas são essas.

    No entanto, essas medidas não deverão ser restritivas, mas sim de incentivo à vacinação. “Haverá mais ações nas quais continuaremos a trabalhar, especialmente na frente global”, disse ainda o porta-voz.

  • Covid-19. Governo britânico renuncia ao certificado de vacinação

    O Governo do Reino Unido anunciou ter renunciado ao projeto que previa a introdução do certificado de vacinação para aceder a locais muito frequentados em Inglaterra, considerando-o “supérfluo”.

    Covid-19. Governo britânico renuncia ao certificado de vacinação

  • Boletim. Vítimas mortais tinham mais de 60 anos. Das oito, seis eram mulheres

    Das oito vítimas mortais, seis eram mulheres — uma com idades entre 60 e 69 anos e quatro com mais de 80 anos. Os restantes eram dois homens: um com idade entre 70 e 79 anos e outro com mais de 80.

    O Norte concentra a maior fatia das mortes: três. Segue-se o Alentejo com duas e o Centro e Lisboa e Vale do Tejo, cada um com uma morte. Há ainda uma morte a registar nos Açores

  • Boletim. Novos casos abaixo da linha dos mil — só aconteceu duas vezes nos últimos dois meses

    Os novos casos registados este domingo estão abaixo da linha dos mil. Só aconteceu duas vezes nos últimos dois meses: além de hoje, apenas a 6 de setembro, com
    663 novos casos.

    Valores como estes só tinha sido registados no mês de junho.

  • Boletim. Há seis dias a descer, casos ativos voltam a subir

    Os casos ativos estiveram a descer durante seis dias consecutivos. O balanço deste domingo dá conta de uma subida de mais 82 casos. Há assim 37.819 casos ativos.

    Isto significa que pela primeira vez nos último seis dias, o número de novas infeções (911) foi superior ao número de recuperados (821).

  • Boletim. Internamentos sobem ao fim de cinco dias a descer

    Ao fim de cinco dias consecutivos a descer, o número total de internamentos subiu. Há mais 17 pessoas em enfermaria, fazendo subir para 569 o número total de doentes internados.

    Há ainda 120 pessoas em cuidados intensivos, menos um do que no dia anterior.

  • Boletim. Mais oito mortos e 911 novos casos

    Há mais oito vítimas mortais por Covid-19 e mais 911 casos de infeção da doença, de acordo com o boletim que a Direção-Geral da Saúde (DGS) acaba de divulgar.

  • Covid-19. Açores com oito casos e dez recuperações

    Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, oito casos de Covid-19, todos em São Miguel, a par de 10 recuperações e dois casos de internamentos.

    Covid-19. Açores com oito casos e dez recuperações

  • Covid-19. Pandemia já matou mais de 4,62 milhões de pessoas no mundo

    A pandemia de ovid-19 matoupelo menos 4.622.410 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela AFP..

    Covid-19. Pandemia já matou mais de 4,62 milhões de pessoas no mundo

  • Covid-19. Média de mortes no Brasil continua ao nível mais baixo dos últimos 10 meses

    O Brasil registou 712 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total de vítimas para mais de 586.000, embora o número médio de mortes se mantenha no nível mais baixo dos últimos meses.

    Covid-19. Média de mortes no Brasil continua ao nível mais baixo dos últimos 10 meses

  • Covid-19. África com mais 15.500 casos e 381 mortes nas últimas 24 horas

    O continente africano contabilizou nas últimas 24 horas 15.500 novos casos de Covid-19 e 381 mortes associadas à doença, bem como 21.697 recuperações.

    Covid-19. África com mais 15.500 casos e 381 mortes nas últimas 24 horas

1 de 2