Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado. Este liveblog fica por aqui. Vamos continuar a seguir a evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal e no mundo neste novo liveblog:

    Covid-19. ASAE fecha dez espaços de diversão noturna em Lisboa na noite de sexta-feira

  • Lacerda Sales continua a pedir paciência aos portugueses para ganhar tempo para vacinar

    Com os números de casos a aumentar, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales pediu paciência aos portugueses.

    “É preciso passar a mensagem às pessoas que é preciso terem resistência e paciência para ganharmos tempo para podermos vacinar. Neste momento vacinamos cerca de 100 mil pessoas por dia. Queremos chegar às 130 ou 140 mil pessoas por dia”, afirmou o governante, no programa Expresso da meia noite, da SIC Notícias.

    Segundo Lacerda Sales, “o objetivo é chegar a agosto com 70% de primeiras inoculações e 50% de esquema vacinal completo e, em setembro passar para 80% de primeiras inoculações e 60% de esquema vacinal completo”.

  • Mais 2.011 mortes e 79.277 casos em 24 horas no Brasil

    O Brasil somou 2.011 mortes e 79.277 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 511.142 óbitos e 18.322.760 infeções desde o início da pandemia, informou hoje o Governo.

    De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, a taxa de incidência da doença no Brasil é agora de 243 mortes e 8.719 casos por 100 mil habitantes.

    Geograficamente, São Paulo é o foco da pandemia no país, concentrando 3.669.196 casos e 125.378 vítimas mortais desde fevereiro de 2020, quando o primeiro caso foi registado no Estado.

    A nível global, o Brasil que, segundo especialistas, atravessa uma terceira vaga da pandemia, é o segundo país com mais mortes em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais casos, antecedido pelos norte-americanos e pela Índia.

  • Líder do CDS defende reavaliação da matriz de risco da pandemia

    “Está na hora de levar a matriz de risco de novo aos especialistas, para que seja afinada” e possa incorporar os dados da vacinação, explica Francisco Rodrigues dos Santos.

    Líder do CDS defende reavaliação da matriz de risco da pandemia

  • Deputados chumbam medida do BE que alargava apoios às rendas até final do ano

    A medida pretendia criar um regime extraordinário de apoio à manutenção de habitação e espaços comerciais no período de mitigação e recuperação da Covid-19. PS, PSD e CDS-PP votaram contra.

    Deputados chumbam medida do BE que alargava apoios às rendas até final do ano

  • Pandemia custou ao Estado 3.695 milhões de euros entre janeiro e maio

    O impacto da pandemia, tendo em conta a receita não cobrada e a despesa efetuada, totalizou 3.695,4 milhões de euros entre janeiro e maio, segundo a Direção-Geral do Orçamento.

    Pandemia custou ao Estado 3.695 milhões de euros entre janeiro e maio

  • Apenas 17 pessoas infetadas após evento piloto com 58 mil participantes no Reino Unido

    Apenas 17 britânicos testaram positivo à Covid-19 depois de terem participado num evento com 58 mil participantes onde não existiu distanciamento social.

    Um dos especialistas que analisou este 10.º teste piloto no Reino Unido, Iain Buchan, professor da Universidade de Liverpool, disse que estes dados são “tranquilizadores”. “Espero que todos possamos desfrutar de eventos como este no futuro”, acrescentou.

    Segundo o Daily Mail, o teste foi feito com o objetivo de perceber se os surtos de Covid-19 podiam ser evitados em eventos de massa quando o país desconfinasse totalmente, o que, inicialmente, estava previsto acontecer no dia 21 de junho.

  • Sputnik Light: a vacina da Rússia que não é nada mais do que a primeira dose da Sputnik V

    Esta nova solução será usada como reforço para pessoas já vacinadas, para apoiar o programa nacional de re-vacinação que vai ser lançado no país. A eficácia da dose única é de 79%.

    Sputnik Light: a vacina da Rússia que não é nada mais do que a primeira dose da Sputnik V

  • Islândia é o primeiro país da Europa a retirar todas as restrições associadas à pandemia

    Uso obrigatório de máscara, distanciamento social e limites nos ajuntamentos: a Islândia vai acabar com todas estas medidas para combater a Covid-19 já no próximo sábado, tornando-se o primeiro país da Europa a fazê-lo.

    “Estamos a restaurar a sociedade a que estamos acostumados a viver e pela qual ansiamos”, disse esta sexta-feira Svandís Svavarsdóttir, ministro da Saúde, citado pela Reuters.

    O país tem 360.000 habitantes e 87% já receberam a primeira dose da vacina. A incidência acumulada é de 1,6 por 100.000 habitantes em duas semanas.

  • OMS considera que passaporte digital discrimina países sem acesso a vacinas

    Os países mais pobres, em particular os do continente africano, continuam sem acesso a vacinas contra a Covid-19 e acabam por ser discriminados pelo “certificado digital”, diz OMS.

    OMS considera que passaporte digital discrimina países sem acesso a vacinas

  • PSD defende Certificado Verde para quem já esteve infetado e tem apenas uma dose da vacina

    Os deputados social-democratas pedem à ministra da Saúde, Marta Temido, que “corrija o Certificado Verde de Vacinação”, atribuindo a vacinação completa aos cidadãos que já foram infetados.

    PSD defende Certificado Verde para quem já esteve infetado e tem apenas uma dose da vacina

  • Automobilistas estão a cumprir com restrições de circulação na AML

    Segundo a GNR, o trânsito que circula nas portagens de Alverca “é bastante menor do que aquilo que seria de esperar numa sexta-feira habitual”.

    Automobilistas estão a cumprir com restrições de circulação na AML

  • Diretora de centro de vacinação do Cerco, no Porto, pede demissão depois de vacinação indevida de jovens

    A diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto VI – Porto Oriental pediu esta sexta-feira a demissão depois de ter sido tornado público que decidiu abrir a vacinação a todas as faixas etárias durante um período desta quarta e quinta-feira.

    Desde que o caso foi noticiado, Dulce Pinto já havia sido suspensa e a Autoridade Regional de Saúde do Norte já abriu um inquérito para apurar as circunstâncias em que pessoas com 18 ou mais anos foram vacinadas de forma indevida. Também a task force já comunicou o caso à Polícia Judiciária para apurar eventuais responsabilidades criminais.

    A informação do pedido de demissão foi divulgada pelo Ministério da Saúde.

  • Linhas vermelhas. 86% dos casos foram isolados em menos de 24 horas

    O relatório das linhas vermelhas do Insa mostra ainda que:

    • Ao nível nacional, a proporção de testes positivos foi de 2,3%, valor que se mantém abaixo do limiar definido de 4%;
    • A proporção de casos confirmados notificados com atraso foi de 4,2% (semana passada 9,6%), mantendo-se abaixo, do limiar de 10%;
    • Nos últimos sete dias, 86 % dos casos foram isolados em menos de 24 horas após a notificação, e foram rastreados e isolados 78% dos seus contactos;

  • Linhas vermelhas. Aumentam camas ocupadas em cuidados intensivos

    O mais recente relatório do Insa também mostra que a ocupação de camas em cuidados intensivos, no continente, segue em ritmo crescente.

    Atualmente, está perto de metade do nível de ocupação considerado crítico, “correspondendo a 43% (semana passada 36%) do valor crítico definido de 245 camas ocupadas”.

  • Linhas vermelhas. Algarve deve chegar aos 240 casos/100 mil habitantes em menos de duas semanas

    Em menos de 15 dias, o Algarve deve passar o limiar que já foi ultrapassado por Lisboa e Vale do Tejo de 240 casos de infeção por 100 mil habitantes, caso se mantenha a taxa de crescimento atual da pandemia.

    No relatório das linhas vermelhas do Insa, lê-se ainda que a nível nacional o tempo para atingir essa taxa de incidência acumulada será entre 15 e 30 dias.

    A taxa de crescimento atual da pandemia reflete-se nos valores do índice de transmissibilidade e na taxa de incidência. O R(t) apresenta valores superiores a 1 a nível nacional (1,14), indicando uma tendência crescente, com os valores mais altos em Lisboa e Vale do Tejo (1,17) e Algarve (1,34).

    A incidência foi de 142 novos casos de infeção por 100 mil habitantes.

  • Linhas vermelhas. Variante Delta (indiana) já é a dominante em Portugal

    Ultrapassou a variante britânica e é agora a indiana que domina em território nacional. Esta é uma das novidades do relatório das linhas vermelhas da pandemia, divulgado às sextas-feiras pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

    “A variante Alpha (B.1.1.7 ou associada ao Reino Unido) foi a variante dominante durante mês de maio, estimando-se que a variante Delta (B.1.617.2 ou associada à Índia) se tenha já sobreposto a esta à data atual”, lê-se no documento.

    A estimativa da proporção de casos da variante Delta para o continente, de 2 a 15 de junho, foi de 51%, com valores muito diferentes de região para região. No Norte, por exemplo, o valor é de 20%, enquanto que em Lisboa e Vale do Tejo excede os 70%.

    O Insa estima que apenas 3% dos casos pertençam à sublinhagem com mutação K417N, sugerindo uma circulação residual da Delta Plus.

  • Angola com 280 novas infeções e duas mortes nas últimas 24 horas

    Angola registou 280 novas infeções, duas mortes e 265 recuperados, nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados hoje pela diretora nacional de Saúde Pública.

    Helga Freitas referiu que os novos casos foram registados nas províncias de Luanda (221), Huambo (18), Huíla (19), Bié (6), Namibe (5), Malanje (3), Benguela (3), Cunene (3), Cuanza Sul (1) e Cuando Cubango (1), sendo 106 do sexo feminino e 174 do sexo masculino, com idades entre 1 e 77 anos.

    No período em referência, foram reportadas duas mortes, dois homens de 73 e 74 anos, nas províncias do Namibe e Cunene, todos com comorbidades, das quais a hipertensão arterial e diabetes, e recuperaram 265 pessoas.

    O país conta com um total de 38.371 casos positivos, 883 mortos, 32.605 recuperados e 4.883 ativos, dos quais 14 se encontram em estado crítico, 29 grave, 45 moderado, 34 ligeiro e 4.761 assintomáticos, correspondendo a 97,5%.

  • Diagnosticados nove novos casos e mais 11 doentes recuperados na Madeira

    As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram nove novos casos de Covid-19 e mais 11 doentes recuperados na região nas últimas 24 horas, registando 65 casos ativos no arquipélago, foi hoje anunciado.

    No boletim epidemiológico diário distribuído pela Direção Regional de Saúde (DRS) lê-se que hoje “há a reportar nove novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 9.612 casos confirmados de Covid-19” desde o início da pandemia.

    No documento é também referido que destas novas infeções um caso é importado da região de Lisboa e Vale do Tejo e os outros oito são de transmissão local.

  • Alemanha põe Portugal na "lista vermelha"

    A Alemanha decidiu colocar Portugal na “lista vermelha” de viagens, por considerar o país uma zona de risco devido às novas variantes, avança a Reuters.

    A partir do dia 29 de junho, todas as pessoas que entrem ou regressem à Alemanha têm de cumprir uma quarentena de 14 dias imediatamente após a entrada no país.

    Também a Rússia e o Reino Unido, onde a variante Delta é predominante, estão na “lista vermelha” elaborada pelo Instituto Robert Koch.

1 de 4