A Rússia iniciou esta sexta-feira a vacinação da população com a Sputnik Light. Como o nome indica, é uma versão mais leve da Sputnik V, que será administrada numa só dose, embora tenha uma eficácia um pouco menor.

Rússia aprova versão light da vacina Sputnik V contra a Covid-19

O excesso de produção das primeiras doses da vacina já em circulação — relativamente ao fabrico das segundas — e o facto de, por sua vez, a segunda dose ser mais difícil de desenvolver, são os fatores que levaram a esta nova solução, explica a Reuters nesta sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como ainda avança a agência de notícias, a dose única da Sputnik Light vai ser usada como reforço para pessoas já vacinadas há seis ou mais meses com duas doses, para acompanhar o programa nacional de revacinação que será brevemente lançado para enfrentar o aumento acentuado de novos casos.

Esta versão da Sputnik, aprovada a 6 de maio, tem uma eficácia de 79,4% — menor do que 91,6% da solução original, dada com duas doses.

Além da primeira vacina contra a Covid-19 aprovada na Rússia, o país ratificou também a EpiVacCorona e a CoviVac, todas elas antes da conclusão dos ensaios clínicos da fase 3, o padrão científico internacional que visa garantir a segurança e a eficácia, de acordo com a publicação DW.