Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar esta terça-feira todas as informações sobre a evolução da Covid-19 em Portugal e no mundo aqui.

  • Hospital de São João resgata mais um doente de ECMO de Leiria

    Está, neste momento, a ser transportado “mais um doente colocado em ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal) pela equipa do Centro Hospitalar Universitário de S. João, resgatado de Leiria”, de acordo com fonte oficial do hospital do Porto.

    Há, neste momento, 16 doentes nestas condições no hospital, 14 dos quais com Covid-19.

    A Oxigenação por Membrana Extracorporal (ECMO) é uma técnica de suporte de vida utilizada em doentes críticos com falência cardíaca ou pulmonar quando todas as outras medidas não resultaram.

  • Mãe do presidente e costureira de centro social em Alfena vacinadas

    A costureira e a mãe do presidente do Centro Social e Paroquial de Alfena (CSPA), em Valongo, foram vacinadas em janeiro juntamente com utentes e funcionários na instituição, confirmou hoje à Lusa o responsável.

    “Confirmo que isso aconteceu”, disse o padre Manuel Fernando Silva que preside ao CSPA, no distrito do Porto, recusando, contudo, que o cenário em que tal se deu possa dar azo a polémica.

    Maria Emília Soares Silva, mãe do padre, e a costureira da instituição, Maria Rosa Duarte, “foram vacinadas no decurso do processo que decorreu no CSPA nos dias 21 e 22 de janeiro e que envolveu 127 utentes e 85 funcionários dos dois polos do centro social”, acrescentou.

  • Maduro chama mesquinho a Bolsonaro e anuncia envio permanente de oxigénio para Manaus

    O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje que o seu país vai passar a enviar oxigénio de forma permanente para Manaus, Brasil, no âmbito do combate à Covid-19, acusando o seu homólogo brasileiro de ser “mesquinho”.

    “Estamos a fazer uns acordos para enviar oxigénio permanentemente para Manaus. Um gesto de amor. A resposta que deu Bolsonaro [ao envio de oxigénio para o Brasil] foi mesquinha, de ódio”, disse o chefe de Estado venezuelano.

    Nicolás Maduro falava, em castelhano, durante uma entrevista ao portal brasileiro Opera Mundi, transmitida pelo canal estatal Venezuela de Televisão (VTV), em que sublinhou que o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, apenas tinha que agradecer o gesto.

    “Apenas tinha que dizer ‘obrigado, muito obrigado'”, disse, em português.

    Maduro apelou para que se abandone “a luta ideológica entre o Trump de Brasil, Jair Bolsonaro, e nós, a esquerda”. “No momento de salvar vidas há que pôr de lado a ideologia, e centrar-se no ser humano, em salvar a vida do ser humano”.

  • Tribunal de Contas põe todos os 16 juízes (e 2 diretores) na lista de prioritários para vacinação

    Na lista de pessoas a serem vacinadas, o Tribunal de Contas incluiu a totalidade dos juízes conselheiros e ainda dois diretores. Tribunal Constitucional também já enviou nomes ao Governo.

    Tribunal de Contas enviou lista de todos os 16 juízes, mas só especificou um como prioritário

  • Alunos micaelenses regressam às escolas ao fim de 25 dias

    As escolas até ao segundo ciclo reabriram em quatro concelhos de São Miguel (Açores), depois de terem estado encerradas, com ensino à distância, devido à pandemia. Pais e alunos estão satisfeitos.

    Alunos micaelenses regressam à escola ao fim de 25 dias

  • Ex-líder da JS Maria Begonha pede para sair da lista de deputados a vacinar já

    A ex-líder da Juventude Socialista Maria Begonha considerou hoje que não faz sentido integrar a lista de 50 deputados que deverão ser vacinados já contra a Covid-19 e salientou que não solicitou a sua inclusão nessa lista.

    Esta posição foi transmitida por Maria Begonha na sua conta pessoal na rede social Facebook, na qual defende também a posição assumida pela bancada socialista no sentido de que o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e os seus vice-presidentes devem ter “prioridade imediata” no processo de vacinação no parlamento.

    O meu nome encontra-se incluído na lista que elenca prioridades, em virtude de ser membro da comissão permanente da Assembleia da República. Nunca pedi ou solicitei essa mesma inclusão”, refere a deputada socialista.

    Depois, a ex-líder da JS afirma que, no seu caso em concreto, não faz sentido “ser vacinada neste momento ou de forma prioritária”.

    “Pertenço à comissão permanente, mas nada impede que, caso me encontre doente, possa ser substituída nessas mesmas funções. Este é um entendimento e uma decisão individual e que só a mim vincula. Recuso proferir qualquer juízo de valor sobre quem entenda o contrário”, escreve.

  • Covid-19. PSP levantou 80 autos e fechou três estabelecimentos no fim de semana

    Os 80 autos de contraordenação estão relacionados com o incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário, de limitação de circulação entre concelhos e de obrigatoriedade do uso de máscaras.

    Covid-19. PSP levantou 80 autos e fechou três estabelecimentos no fim de semana

  • Menor número de casos em França desde 4 de janeiro

    França registou nas últimas 24 horas 4.347 casos de Covid-19, uma descida face aos quase 20 mil reportadas ontem. É também o número de contágios contabilizados desde 4 de janeiro, em que houve 4.022 contágios diários.

    O número de óbitos, por outro lado, voltou a subir, de acordo com dados do ministério da Saúde francês. Nas últimas 24 horas, foram registados 455 óbitos resultantes da doença (face aos 195 da véspera).

    Desde o início da pandemia, 3.201.461 casos de SARS-CoV-2 e 76.512 óbitos.

  • Itália com 7.925 casos no último dia, número mais baixo desde 14 de outubro

    Itália registou 7.925 casos de coronavírus nas últimas 24 horas, o número mais baixo de infeções diárias desde 14 de outubro, e 329 mortos, indicou o Ministério de Saúde italiano.

    O número de novos infetados é o menor desde o passado dia 14 de outubro, embora também se tenham feito menos testes que o habitual, como acontece aos fins de semana.

    O país conta com um total de 2.560.957 infetados, incluindo 88.845 mortos, desde o início da pandemia em fevereiro.

  • Espanha com contágios a baixar teve quase 80.000 casos no fim de semana

    Espanha registou desde sexta-feira 79.686 novos casos de Covid-19, com o número de contágios a baixar, elevando para 2.822.805 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

    As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 762 mortes desde sexta-feira atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 59.081.

    O número de novos casos do fim de semana anterior para este baixou de 93.822 para 79.686 e o de mortes também desceu de 767 para 762.

  • Reino Unido regista menor número de casos desde 15 de dezembro

    O Reino Unido registou 18.607 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo desde 15 de dezembro, indicou o Governo britânico, que desencadeou operações de rastreamento locais para travar uma variante muito infecciosa.

    Os números de hoje foram inferiores às 587 mortes e 21.088 casos notificados na véspera e confirmam uma tendência de melhoria da situação epidemiológica.

    O Reino Unido registou ainda 406 mortes. Relativamente aos dados semanais, foram registadas 8.033 mortes, o que equivale a uma média diária de 1.148 e a um decréscimo de 7,4% em relação aos sete dias anteriores.

    Apesar da evolução positiva, as autoridades mantêm o apelo para as pessoas respeitarem as regras do confinamento em vigor, o qual não deverá ser levantado antes de ser concluída a primeira fase da campanha de vacinação dos quatro grupos prioritários, até 15 de fevereiro.

    Com Agência Lusa

  • República Checa considera Portugal e outros países de “altíssimo risco” e dificulta entradas

    A República Checa incluiu Portugal e Espanha, entre outros, numa nova categoria de países de “altíssimo risco de contágio” da Covid-19 e anunciou hoje um agravamento das condições de entrada no território checo para pessoas procedentes destas zonas.

    Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros checo avançou que o agravamento das medidas entrará em vigor a partir do dia 5 de fevereiro, próxima sexta-feira, justificando que esta decisão pretende evitar o colapso do sistema de saúde da República Checa e proteger o país das “novas variantes” do novo coronavírus.

    O país tem atualmente 5.301 doentes Covid-19 hospitalizados, dos quais 941 se encontram em unidades de cuidados intensivos, enquanto a taxa de contágios registada no território checo nas últimas duas semanas ascende a 982 casos por cada 100.000 habitantes, atrás apenas de Portugal e de Espanha.

  • Marta Temido: ritmo de novos casos é "encorajador", mas próximas semanas "serão muito difíceis ao nível dos cuidados intensivos"

    Marta Temido sublinha o “decréscimo de novos casos nos últimos dias”, dizendo ser “encorajador”, mas a ministra avisa ainda que os números são “muito elevados, nomeadamente em Lisboa e Vale do Tejo”

    “Esta semana será ainda de muita pressão nos internamentos de enfermaria. E as próximas duas semanas serão muito difíceis ao nível dos cuidados intensivos

    O Governo promete “alargar a capacidade instalada no país”, e, por outro lado, “garantir que a melhor articulação entre os hospitais é feita e ter um plano para adotar outras soluções” se necessário.

  • Oferta da Alemanha? Novidades quando houver "certeza total do número de profissionais que nos chega"

    Questionada sobre a oferta de ajuda da Alemanha no SNS, Marta Temido diz que dará conta dessas novidades quando houver “a certeza total do número de profissionais que nos chega, e como vão trabalhar”, daremos conta a toda a população.

    A ministra da Saúde diz não querer falar de hipóteses, mas apenas da realidade, prometendo uma nota à comunicação social sobre o assunto. Isto, apesar de o governo alemão já ter revelado detalhes sobre essa cooperação.

  • Marta Temido garante que Portugal é o sétimo país europeu com mais vacinas administradas por cada 100 pessoas

    A ministra da Saúde nota que, a 31 de janeiro, havia no país 3,3 doses da vacina administradas por cada 100 pessoas, sublinhando que Portugal “o sétimo país” europeu com mais vacinas administradas, tendo em conta este indicador.

    A ministra clarifica que Portugal só comunica os dados sobre vacinação ao Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças uma vez por semana, e, por isso, os dados públicos sobre o andamento dos processos de vacinação estão muitas vezes desatualizados.

    Os dados do portal Our World in Data mostram ainda que Portugal é o 15º com mais doses administradas em todo o mundo.

    Publicação atualizada às 19h30

  • 70 mil pessoas receberam segunda dose até ao momento, de um total de 340 mil doses

    A ministra da Saúde atualiza os dados do processo de vacinação. Foram dadas, até ao momento, 340 mil doses de vacinas contra a Covid-19, das quais 270 mil referentes à primeira dose e 70 mil à segunda dose.

    Esta semana, o processo de vacinação vai ser feito em lares que tinham surtos — que entretanto foram considerados extintos —, e continuará entre profissionais de saúde prioritários, entre pessoas com mais de 80 anos, mas também para quem tenha entre 50 e 79 anos e, ao mesmo tempo, tenha uma das doenças graves consideradas de maior risco. No total, estes grupos representam 900 mil pessoas.

  • Portugal recebeu esta segunda-feira mais 86.500 vacinas da Pfizer, anuncia ministra da Saúde

    Marta Temido diz, em conferência de imprensa, que Portugal recebeu mais de 357 mil doses da vacina da Pfizer até ontem e esta segunda-feira chegaram outras 86.580 doses.

    Da Moderna, chegaram até ao momento 19.200 doses, das quais 10.800 foram entregues ontem. “Era para ter sido na semana passada, mas só se concretizou ontem”, precisou a ministra da Saúde.

    Em relação à vacina da AstraZeneca, espera receber 200 mil vacinas a 9 e 19 de fevereiro, de um total contratualizado de 6,1 milhões de doses.

  • PSD pede anulação de lista de deputados prioritários na vacina enviada por Ferro a Costa

    Líder parlamentar do PSD acusa Ferro Rodrigues de “falta de transparência” e pede que lista dos 50 deputados seja “de imediato anulada” e substituída por uma lista minimal.

    PSD pede anulação de lista de deputados prioritários na vacina enviada na carta de Ferro a Costa

  • Áustria faz levantamento de camas disponíveis para receber doentes portugueses

    O embaixador da Áustria em Lisboa avançou hoje à Lusa que Viena está a fazer um levantamento junto das várias províncias daquele país para saber quantas camas de cuidados intensivos têm disponíveis para receber doentes covid-19 de Portugal.

    O Ministério da Saúde austríaco está a falar com as várias províncias para saber quantas camas e em quais hospitais essas camas estão disponíveis. Um levantamento que será feito muito rapidamente, entre hoje e amanhã [terça-feira]”, afirmou, em declarações à Lusa, o embaixador Robert Zischg, um dia depois do chanceler austríaco, Sebastian Kurz, ter anunciado, através da rede social Twitter, que a Áustria tinha oferecido este apoio a Portugal, num sinal de “solidariedade europeia”.

    O representante diplomático austríaco em Lisboa disse que Viena ainda não sabe, neste momento, quantos pacientes Covid-19 poderão vir a ser transferidos de Portugal para a Áustria e quando o procedimento poderá ser levado a cabo, um levantamento que, segundo frisou, estará a ser feito pelas autoridades portuguesas competentes.

1 de 4