Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Encerramos por aqui mais um liveblog diário, mas continuamos atentos a todas as novidades sobre a pandemia de Covid-19 aqui.

    É raro as crianças terem sintomas de Covid-19 de longa duração, conclui estudo

  • Utilização de Tinder e outras aplicações de namoro aumenta durante a pandemia

    As aplicações de namoro dizem que as suas pesquisas mostram que os “chats” de vídeo vieram para ficar, mesmo quando a vida já começa a voltar ao normal em algumas partes do mundo, após a pandemia.

    Utilização de Tinder e outras aplicações de namoro aumenta durante a pandemia

  • Macron avisa que sem passe sanitário França teria de reconfinar

    O passe sanitário é uma das medidas que tem causado mais controvérsia em França, com muitos franceses a recusarem vacinar-se para frequentarem locais como bares, restaurantes ou cinemas.

    Macron avisa que sem passe sanitário França teria de reconfinar

  • Vacinas sem marcação para maiores de 18 da ilha de São Miguel na quarta-feira

    Ponta Delgada entrará em modo “Casa Aberta” para vacinar o maior número de pessoas possível com mais de 18 anos. O Governo pretende que sejam vacinados 2.000 indivíduos por dia.

    Vacinas sem marcação para maiores de 18 da ilha de São Miguel na quarta-feira

  • Israel impõe novas restrições para travar propagação da variante Delta

    O Governo israelita anunciou hoje a imposição de novas restrições para travar a propagação da variante Delta do novo coronavírus, incluindo estender a obrigatoriedade de uso de máscara e do ‘passe sanitário’.

    Segundo comunicado oficial, após reunião ministerial sobre a situação do coronavírus, as novas restrições entrarão em vigor no dia 8 de agosto, sendo estendida a obrigatoriedade do ‘passe sanitário’ aos locais públicos que reúnem menos de 100 pessoas em local fechado, além do uso de máscara obrigatória em locais ao ar livre com mais de 100 pessoas.

    Também decidido foi que a quarentena será obrigatória para pessoas que retornam da maioria dos países do mundo, vacinadas ou não.

    O período de quarentena havia sido reduzido em meados de julho para sete dias, em vez dos dez dias anteriores, sujeito a um teste negativo.

  • Todos os utentes e colaboradores do Lar de Urrós em Mogadouro dados como curados

    Os 17 utentes e colaboradores do Lar de Urrós em Mogadouro foram dados esta terça-feira como curados. Após 19 dias de confinamento ninguém apresentou sintomas da doença.

    Todos os utentes e colaboradores do Lar de Urrós em Mogadouro dados como curados

  • Portugal vai reconhecer vacina da AstraZeneca de fabrico indiano e chinesa Sinovac

    A Autoridade Nacional do Medicamento reconheceu a vacina da AstraZeneca de fabrico indiano e a chinesa Sinovac, avança a SIC Notícias. A decisão será depois incluída na norma da Direção-Geral da Saúde.

    Enquanto países como a França ou a Croácia reconhecem a AstraZeneca de fabrico indiano, Portugal está entre aqueles que se limita às quatro vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA): Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

    Os países da União Europeia têm liberdade para reconhecerem as vacinas.

  • Crianças com cancro, diabetes, obesidade entre as prioritárias para vacinação

    A Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou que crianças com cancro ativo, diabetes, obesidade, paralisia cerebral, Trissomia 21, doença pulmonar crónica, entre outras, são prioritárias na vacinação.

    Crianças com cancro, diabetes, obesidade entre as prioritárias para vacinação

  • Marcelo Rebelo de Sousa isento de isolamento profilático após visita ao Brasil

    Marcelo Rebelo de Sousa está isento de fazer isolamento profilático durante 14 dias após a visita ao Brasil. Isto porque, apesar de a exceção não estar incluída na resolução resultante do último Conselho de Ministros (que restringe a circulação a quem chegar do Brasil, da África do Sul, da Índia ou do Nepal), ela configura num decreto-lei, publicado em junho, correspondente ao Certificado Digital Covid-19 da União Europeia.

    No decreto-lei em questão é possível ler que “a apresentação de Certificado Digital Covid da UE de vacinação ou recuperação dispensa o cumprimento de quarentena ou isolamento por motivos de viagem.” Explica a SIC Notícias, um decreto-lei tem mais força do que uma resolução do Governo.

    Encontro de Marcelo e Bolsonaro marcado por contrastes no uso de máscara, mas Presidente não quis “formular juízos” sobre anfitriões

    Esta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo chefe de Estado brasileiro, Jair Bolsonaro, em Brasília para um encontro de trabalho seguido de almoço. O encontro ficou marcado pelo contraste das duas comitivas no uso de máscaras e por cumprimentos desaconselhados em período de pandemia: apertos de mão.

  • Falhas nas medidas de prevenção causam surto na China e levam ao encerramento de várias cidades e províncias

    A China não via crescer o número de casos em várias regiões do país desde o início da pandemia. Falhas nas medidas de higiene e viajantes estão na origem do surto. Há, pelo menos, uma pessoa detida.

    Falhas nas medidas de prevenção causam surto na China e levam ao encerramento de várias cidades e províncias

  • Sindicato dos profissionais de saúde convoca greve nacional por tempo indeterminado contra vacinação obrigatória em França

    O sindicato representa cerca de 10% do total dos trabalhadores, não sendo o maior do setor. O secretário-geral esclarece que não são antivacina, mas sim que defendem uma “escolha livre”.

    Sindicato dos profissionais de saúde convoca greve nacional por tempo indeterminado contra vacinação obrigatória em França

  • Taxa de vacinação completa mais elevada no Centro, Alentejo e Algarve

    Em Lisboa e Vale do Tejo foram administradas 4.294.749 doses (mais 196.152 na semana em análise), sendo que 55% da população residente apresenta a vacinação completa; 67% das pessoas têm pelo menos uma dose.

    As percentagens são semelhantes no Norte: 69% levaram uma dose e 56% ambas as doses (à exceção da vacina da Janssen). Foram administradas 4.218.924 doses (mais 200.697 na semana em análise).

    Embora o Centro (2.051.518), o Alentejo (576.008) e o Algarve (508.249) sejam regiões com menos doses administradas, a percentagem relativa à vacinação completa é mais elevada do que em LVT e no Norte do país: 60%, 61% e 57%, respetivamente.

    Nos Açores, 57% da população tem o esquema vacinal completo e na Madeira a percentagem corresponde a 56%.

  • Mais de 7 milhões de portugueses têm a primeira dose da vacina

    De acordo com o mais recente relatório de vacinação divulgado pela Direção-Geral da Saúde, mais de 7 milhões de portugueses têm a primeira dose da vacina. São 7.059.701 pessoas, o que equivale a 69% da população. O número de pessoas com a vacinação completa aproxima-se dos 6 milhões (5.851.054; 57%).

    As percentagens de vacinação são mais elevadas na faixas etárias mais altas. Assim, 96% das pessoas com 80 ou mais anos têm o esquema vacinal completo, bem como 96% dos indivíduos entre os 65 e os 79 anos; 99% das pessoas com 80 ou mais anos têm pelo menos uma dose da vacina, bem como 99% daquelas entre os 65 e os 79 anos.

    Tendo em conta as pessoas entre os 25 e os 49 anos, 50% têm a vacinação completa e 76% pelo menos uma dose. De destacar ainda que 12% das pessoas na faixa dos 18 aos 24 anos também já apresentam o esquema vacinal completo (20% têm uma dose).

    Até agora, Portugal recebeu mais de 13 milhões de vacinas (13.644.850), 12.597.147 correspondem às doses distribuídas.

  • Rede Aga Khan doa material para combater pandemia no norte de Moçambique

    O material doado pela fundação a Moçambique é constituído, entre outros, por máscaras, colchões, luvas, material de higiene e recolha de amostras, segundo Rahim Bangy, diretor regional da Aga Khan.

    Rede Aga Khan doa material para combater pandemia no norte de Moçambique

  • "Casa Aberta" disponível para primeiras doses para utentes com idade igual ou superior a 30 anos

    A partir desta terça-feira, 3 de agosto, a modalidade “Casa Aberta” fica disponível para a vacinação de primeiras doses para utentes que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses, com idade igual ou superior a 30 anos.

    Segundo nota da Direção-Geral da Saúde, a modalidade em questão “está, desde 19 de julho, condicionada apenas à utilização da vacina da Janssen”, no entanto, já a partir de quarta-feira em cerca de 80 centros de vacinação esse condicionamento deixará de ser aplicado.

    “Estima-se que nos restantes centros de vacinação a modalidade ‘Casa Aberta’ deixe de estar condicionada apenas à vacina da Janssen durante a próxima semana.”

    Os horários de funcionamento desta modalidade nos centros de vacinação podem ser consultados aqui.

  • Itália regista 27 mortes e 4.845 novos casos nas últimas 24 horas

    A Itália registou 4.845 novos casos de Covid-19 e 27 mortes nas últimas 24 horas, o segundo pior número de falecidos no último mês, anunciou hoje o Ministério da Saúde. O número total de contágios desde fevereiro de 2020 subiu para 4.363.374, enquanto o total de óbitos é de 128.115.

    Os dados de mortalidade, em queda na última semana, sofreram hoje um aumento para 27 óbitos, o pior número desde 5 de julho, quando 31 pessoas morreram. Por outro lado, o aumento de infeções continua e hoje foram registados um aumento de 323 casos em relação a terça-feira da semana passada.

  • Moçambique regista mais 21 óbitos e 1.429 casos

    Moçambique registou mais 21 óbitos associados à Covid-19 e 1.429 casos de infeção nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

    Os óbitos foram registados nos últimos cinco dias. As vítimas eram todas de nacionalidade moçambicana, com idades entre 40 e 83 anos, referiu o ministério em nota diária de atualização de dados.

    Moçambique eleva o total acumulado de mortes por Covid-19 para 1.500 e o de casos para 126.391, dos quais 76% recuperados da doença. O país tem 28.441 casos ativos da doença e, destes, 507 estão internados.

  • Reino Unido contabiliza 138 mortes nas últimas 24 horas, o máximo desde março

    O Reino Unido registou 138 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, o máximo diário desde 17 de março, segundo dados divulgados pelo governo britânico.

    Nos últimos sete dias, morreram 542 pessoas com Covid-19, 12,9% mais do que na semana anterior, tendo sido identificados 182.730 contágios (menos 20,5%), sendo que nas últimas 24 horas foram contabilizados 21.691 novos casos.

  • Quatro mortes na faixa etária entre os 40 e os 59 anos devido à Covid-19

    Duas das mortes registadas esta terça-feira aconteceram na faixa etária entre os 40 e os 49 anos, com o óbito de um homem e uma mulher nas últimas 24 horas. Relativamente ao último boletim registou-se ainda a morte de duas mulheres entre os 50 e os 59 anos.

    Na faixa etária entre os 60 e 69 morreram dois homens e entre os 70 e os 79 anos houve mais um óbito do género masculino. Há ainda 12 mortes em pessoas com mais de 80 anos.

  • Mais de metade das mortes ocorreram em Lisboa

    Relativamente ao número de mortes, mais de metade dos óbitos ocorreu em Lisboa e Vale do Tejo, com 10 pessoas a perderem a vida devido à Covid-19 nesta região. O Norte registou cinco mortes, duas aconteceram no Centro, uma no Alentejo e uma no Algarve.

1 de 3