Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Boa noite.

    A cobertura do casamento real da infanta Maria Francisca hoje fica por aqui, mas prometemos voltar amanhã com mais novidades.

    Obrigada por ter estado connosco!

  • O pai, a mãe e os irmãos. O papel dos Bragança no casamento da sua infanta

    Duarte Pio de Bragança levou a infanta Maria Francisca ao altar e Isabel de Herédia levantou o véu da noiva após a troca de alianças. A família de Bragança protagonizou vários momentos da boda real.

    O pai, a mãe e os irmãos. O papel dos Bragança no casamento da sua infanta

  • Bandas filarmónicas, o bolo e a população à espera dos noivos: as imagens da festa popular do casamento real

    Os escuteiros de Mafra e as bandas filarmónicas animaram os simpatizantes que desde manhã esperavam os noivos. À hora de cortar o bolo, foram muitos os que o puderam provar.

    Bandas filarmónicas, o bolo e a população à espera dos noivos: as imagens da festa popular do casamento real

  • Uma noiva "muito feliz", dois bolos, mais de mil convidados e um mega monumento. O conto de fadas à portuguesa da infanta de Bragança

    A infanta Maria Francisca foi noiva/princesa neste dia de festa em Mafra, que contou com convidados ilustres na basílica, gulosos e curiosos que se reuniram na rua, dois bolos e looks coloridos.

    Uma noiva “muito feliz”, dois bolos, mais de mil convidados e um mega monumento. O conto de fadas à portuguesa da infanta de Bragança

  • A chegada da infanta, a troca das alianças e os dois bolos: 30 imagens do dia de festa dos noivos

    Da chegada da noiva ao partir do bolo, passando pela troca de alianças, o dia da boda real foi marcado por vários momentos entre os noivos. Maria Francisca e Duarte de Sousa casaram este sábado.

    A chegada da infanta, a troca das alianças e os dois bolos: 27 imagens do dia de festa dos noivos

  • Vestidos coloridos, chapéus vistosos e jóias. Como se vestiram os convidados do casamento real

    Foram mais de 1.000 os convidados que assistiram à cerimónia na Basílica de Mafra. Infanta Maria Francisca casou e entre as personalidades presentes estiveram a duquesa de Cadaval e a família.

    Vestidos coloridos, chapéus vistosos e joias. Como se vestiram os convidados do casamento real

  • Convidados seguem para Sintra a partir das 19h00 para o copo de água. Qual o menu?

    A partir das 19h00 o cocktail nos claustros do convento chega ao fim. De seguida, cerca de metade dos convidados vai seguir para o copo de água na casa de família dos Bragança, em São Pedro de Sintra. Assim como os dois bolos, Hélio Loureiro é responsável pelo menu do jantar.

    Este será composto por três momentos: um robalo, servido com arroz caldoso carolino, um dos preferidos do receituário nacional, “bem português e bem tradicional”, notou o chef em conversa com o Observador. De seguida, entra a vitela Barrosã, vinda diretamente da Cooperativa de Boticas, em Trás-os-Montes. “Optámos por uma carne DOP (Denominação de Origem Protegida)”, nota. ” No final, a sobremesa, feita pela empregada da casa dos Duques de Bragança, o cheesecake “de sempre”, que faz “divinamente”, descreve o chef.

    Haverá ainda opções vegetarianas e veganas: um chili de abóbora, raviolis de cogumelos com creme de soja e, para terminar, um bolo de chocolate vegan.

  • "Estava tudo espetacular" confessa a infanta Maria Francisca depois da cerimónia

    “Estou muito feliz”, disse a noiva ao Observador depois do casamento. A infanta Maria Francisca acrescentou que “Dom Manuel Clemente falou muito bem e o coro também estava fantástico.” Em resumo: “Estava tudo espetacular”.

    A perspetiva para a festa que se segue logo à noite é de diversão. “Vamos estar com todos os nossos amigos e família, que é o que nós queremos neste momento”, concluiu a infanta.

  • Noivos partem o segundo bolo com espada

    Os noivos cortam o segundo bolo com espada, tal como o primeiro, que entregaram ao povo. Inspirado na filigrana de Gondomar, com recheio de nozes e ovos moles, o bolo vai ser servido no cocktail nos claustros do convento.

  • Noivo agradece às pessoas presentes

    No cocktail, Duarte Araújo Martins descreveu o casamento real como “indescritível” e agradeceu o cuidado e carinho de todos os convidados e pessoas que esperaram pelos noivos no Terreiro Dom João V.

    “Comovem-nos muito. Obrigado pela vossa presença”, afirmou.

  • O que está a ser servido no cocktail?

    Já casados, os noivos seguem agora para o cocktail levado a cabo pela Quinta do Roseiral. O menu, focado na gastronomia tradicional portuguesa, conta com pratos como choco frito com mousse de aneto, empadinhas de cogumelos silvestres, croquetes com carnes nacionais e até pastéis de bacalhau que, a par dos pastéis de nata, foram pedidos especificamente pelos duques.

    O polvo e o bacalhau à brás também vão estar presentes. No entanto, aqui existem referências a outros países, como o ceviche ou os canapés de foie gras.

    Para os mais novos, Ana Batalha, CEO da empresa de catering, revelou ao Observador que há opções em formato mini de cachorros, hambúrgueres e waffles. Tudo servido num ambiente simples e elegante, onde as flores e os tons pastel não vão faltar.

  • As imagens do segundo bolo

  • A infanta Maria Francisca e Duarte Araújo Martins cumprimentam o público

    © Melissa Vieira

  • Imagens dos noivos à saída da basílica

    © Melissa Vieira

  • Já está a decorrer o cocktail em Mafra

    O cocktail já está a decorrer nos claustros do Convento de Mafra. À espera de ser cortado está o segundo bolo, de quatro andares, e cuja decoração é inspirada na filigrana de Gondomar. No topo, surge um Coração de Viana.

  • Segundo bolo é servido durante o cocktail junto dos convidados

    Acabada a cerimónia, os convidados dirigem-se para o cocktail, nos claustros do Convento de Mafra, onde será servido o segundo bolo de noiva.

    Inspirado na filigrana de Gondomar, é “um bolo que fala de Portugal e da identidade portuguesa”, explicou o chef Hélio Loureiro ao Observador. Com quatro andares, o recheio é de nozes e ovos moles — seguindo o imaginário daquilo que são os doces conventuais — e vai ser trabalhado com uma cobertura em glacê real (ou royal frosting), uma mistura de açúcar em pó, creme tártaro, sumo de limão e claras de ovo. A base, prateada, também conta com alguns artefatos alusivos à filigrana.

    150 quilos, 250 ovos e inspiração na filigrana de Gondomar: o bolo da boda real

  • Noivos cortam bolo com espada, que vai ser distribuído pelo público

    Noivos dirigem-se ao Terreiro Dom João V e cortam com uma espada o primeiro bolo, que vai ser distribuído pelos populares. Inspirado na identidade portuguesa, o recheio é de nozes e ovos moles.

    Ainda esta semana o chef Hélio Loureiro, responsável pelos dois bolos, falou com a rádio Observador e revelou as “grandes quantidades usadas” na receita: 250 quilos de açúcar, 250 quilos de nozes, 500 ovos — já a contar com os ovos moles — e mais 100 quilos de açúcar para recheios.

  • Cerimónia chega ao fim. Noivos saem da Basílica

    Noivos dirigem-se para a saída da Basílica de Mafra ao som dos seis órgãos e do aplauso dos convidados.

  • Noivos recebem terços benzidos pelo Papa

    Noivos receberam terços benzidos pelo Papa Francisco após a leitura da Benção Papal.

  • Noiva entrega bouquet a Nossa Senhora da Soledade

    Noivos levantam-se e dirigem-se à imagem de Nossa Senhora da Soledade, a quem Infanta Maria Francisca entrega o bouquet ao som do cante alentejano.

1 de 4