Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este liveblog, que acompanhou a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo desta quarta-feira.

    Continue a seguir-nos nesta nova ligação.

    Covid-19 causou a perda de 28 milhões de anos de vida, diz estudo

  • Guiné-Bissau regista mais uma vítima mortal e sete novos casos

    A Guiné-Bissau registou mais uma vítima mortal e sete novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

    Segundo os dados, na terça-feira, foram registados mais sete novos casos para um total acumulado de 6.144 e realizados 130 testes.

    Mais 30 pessoas foram dadas como recuperadas da doença para um total acumulado de 5.641 e há 355 casos ativos no país.

    Na terça-feira foi também registada mais uma vítima mortal elevando para 142 o total de morte ocorridas desde o início da pandemia.

  • Brasil soma 164 mortes e 14.661 infeções nas últimas 24 horas

    O Brasil contabilizou 164 mortes e 14.661 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 608.235 óbitos e 21.835.785 infeções desde o início da pandemia, informou hoje o executivo brasileiro.

    De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de incidência da doença no Brasil, com 213 milhões de habitantes, é hoje de 289 mortes e 10.391 casos por 100 mil habitantes, num momento em que as médias diárias de óbitos (222) e infeções (9.945) estão no nível mais baixo desde abril e maio do ano passado, respetivamente.

    Em abril, no auge da segunda vaga da pandemia, o Brasil chegou a registar uma média recorde de 3.124 mortes.

  • Madeira com mais 25 casos e 227 situações ativas

    As autoridades madeirenses sinalizaram 25 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, estando identificadas 227 situações ativas e 11 pessoas hospitalizadas, indica hoje a Direção Regional de Saúde (DRS).

    No boletim diário sobre a situação epidemiológica na Madeira é mencionado que a região totaliza 12.214 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia.

    Dos novos casos registados, quatro são importados, nomeadamente da Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e região Norte, sendo os restantes 21 de transmissão local.

  • Mais de mil ucranianos protestam contra vacinas

    Os manifestantes reuniram-se em frente ao parlamento antes de bloquearem, por alguns instantes, o tráfego no bairro onde se situa a sede do Governo.

    Mais de mil ucranianos protestam contra vacinas

  • Comissária europeia preocupada com cinco países que podem tornar-se berço de novas variantes

    Baixas coberturas vacinais na Roménia, Bulgária, Letónia, Lituânia e Estónia fazem deles os berços mais prováveis de variantes capazes de derrubar a Delta. Uma análise aos números nos cinco países.

    Comissária europeia preocupada com cinco países que podem tornar-se berço de novas variantes

  • Angola com 46 novos casos, três óbitos e 1.420 recuperações em 24 horas

    Angola registou 46 novos casos de Covid-19, três óbitos e 1.420 recuperações da doença, nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades sanitárias do país.

    De acordo com o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, Luanda registou o maior número do total de casos, com idades entre 1 e 78 anos, sendo 27 do sexo masculino e 19 do sexo feminino, com 27 notificações.

    Relativamente aos óbitos reportados, dois homens e uma mulher, entre 57 e 75 anos, dois ocorreram em Luanda e um no Huambo.

  • Portugal entrega mais vacinas a Moçambique e supera o meio milhão

    Portugal entrega esta semana a Moçambique um novo lote de 187.200 vacinas contra a Covid-19, da AstraZeneca, superando mais de meio milhão de vacinas doadas a este país lusófono, anunciou hoje o Governo português.

    Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) refere que, com a entrega deste quarto lote, Portugal entrega um total de 547 mil vacinas já disponibilizadas a Moçambique.

    Segundo o Governo português, as vacinas, que chegam na quinta-feira a Maputo, são acompanhadas do material necessário para a sua administração, “contribuindo para os esforços que o Estado moçambicano tem encetado para reforçar a resposta à Covid-19 através da vacinação alargada da população”.

    Na semana passada, em 30 de outubro, foi entregue um terceiro lote de 200.000 doses de vacina.

  • Espanha regista 2.287 novos casos e 39 mortes nas últimas 24 horas

    A Espanha registou 2.287 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, tendo o Ministério da Saúde espanhol também notificado mais 39 mortes atribuídas à doença Covid-19 durante o mesmo período.

    O número total de casos registados no país desde o início da pandemia é de 5.019.255 e já morreram 87.462 pessoas devido à doença.

    A incidência acumulada de contágios subiu ligeiramente, tendo passado de 49,0 casos (terça-feira) para 49,3 (hoje) por cada 100.000 habitantes diagnosticados nos últimos 14 dias.

  • Liga defende terceira dose da vacina para bombeiros

    A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defendeu hoje o reforço da vacinação para os bombeiros com a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

    “A Liga dos Bombeiros Portugueses defende o reforço das vacinas contra a Covid-19 inoculadas nos bombeiros com uma nova dose que permita salvaguardar a saúde e a garantia de níveis apreciáveis de imunidade”, refere a LBP, em comunicado.

    A LBP refere que este reforço para os bombeiros acompanha a proposta feita pela Ordem dos Médicos que apelou ao Governo para administrar a terceira dose da vacina aos profissionais de saúde.

  • Cerca de 7.000 pedidos de reembolso de voos continuam pendentes, anuncia Anac

    “Pretende-se que até ao final do ano — até porque há esse compromisso das transportadoras — a situação fique regularizada”, disse a vogal do Conselho de Administração da Anac.

    Cerca de 7.000 pedidos de reembolso de voos continuam pendentes, anuncia Anac

  • Profissionais de saúde e do setor social vacinados “muito em breve” com terceira dose, anuncia Lacerda Sales

    O secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou hoje que será iniciado “muito em breve” o reforço de vacinação dos profissionais de saúde e do setor social com a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

    Profissionais de saúde e do setor social vacinados “muito em breve” com terceira dose, anuncia Lacerda Sales

    “Porque nunca perdemos de vista aqueles que têm de cuidar de nós, vamos muito em breve começar com a terceira dose de reforço para profissionais de saúde, algo que já estava programado e aprovado pela Comissão Técnica de Vacinação”, afirmou António Lacerda Sales na sessão pública de apresentação de resultados de um inquérito à população sobre a saúde em Portugal, bem como novos indicadores do acesso a cuidados no Serviço Nacional de Saúde do Movimento Saúde em Dia, que decorreu na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

    O governante explicou que “não tinha sido publicitada” esta ação porque do ponto de vista operacional e logístico “é sempre um processo complexo”, mas assegurou que até ao final da semana será divulgada uma orientação.

  • Ministro da Saúde moçambicano alerta para risco de quarta vaga 

    O ministro da Saúde de Moçambique alertou hoje para o risco de uma quarta vaga “de alta transmissão” do novo coronavírus no país, referindo que a melhoria da situação epidemiológica “não deve ser confundida com o fim da pandemia”.

    “A maior parte dos pressupostos que determinaram a ocorrência das três vagas anteriores continuam válidos, havendo, por isso, o risco de uma eventual quarta vaga de alta transmissão”, disse Armindo Tiago, na abertura do Conselho Coordenador Nacional de Saúde.

    O governante referiu que há necessidade de se preparar o sistema de saúde do país para um eventual “aumento do número de casos e hospitalizações”, bem como de se continuarem a implementar as medidas de prevenção da doença.

  • Covid-19: Moçambique registou mais nove casos nas últimas 24 horas 

    Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais nove novos casos de infeção pelo novo coronavírus e sem vítimas mortais, anunciou hoje o Ministério da Saúde, em comunicado.

    O país mantém-se com um total acumulado de 1.932 óbitos associados à Covid-19, elevando o número de infeções para 151.325, dos quais 98% recuperados da doença e oito internados.

    No documento, o ministério avança ainda que o país tem atualmente 136 casos ativos, do total de 945.519 casos suspeitos testados, dos quais 1.456 nas últimas 24 horas.

  • Vice-Almirante Gouveia e Melo distinguido com o Prémio Nacional de Bioética

    O vice-almirante foi aplaudido de pé na faculdade de medicina do Porto e disse que o sucesso da vacinação se deve ao facto de os portugueses não caírem na “tentação fácil da dúvida”.

    Vice-Almirante Gouveia e Melo distinguido com o Prémio Nacional de Bioética

  • Boletim DGS: região Centro com 31% dos novos casos

    No que toca à distribuição geográfica dos novos casos, a região Centro concentra a maioria das novas infeções, com 336 dos 1.074 novos casos, o que diz respeito a 31% das novas infeções.

    Logo atrás está Lisboa e Vale do Tejo, com 320 novas infeções, o que corresponde a 29,8%.

    O Norte é a terceira região com mais casos, totalizando 243 novas infeções. Segue-se o Algarve com 77, a Madeira com 56, o Alentejo com 25 e os Açores com 17.

  • Boletim DGS. Há mais 1.163 recuperados e menos 98 casos ativos

    Neste momento há 31.938 casos ativos de infeção pelo SARS-CoV-2 em Portugal (são menos 98 face ao dia anterior).

    No total, o número de recuperados ascende a 1.042.548.

  • Boletim DGS: mais 12 internamentos, mais 8 pessoas em UCI

    O número de doentes internados com Covid-19 nos hospitais portugueses subiu para 384 (são mais 12 face ao dia anterior).

    Nos cuidados intensivos estão 67 pessoas, mais 8 do que na terça-feira.

  • Boletim DGS. Incidência sobe, mas R(t) desce

    A incidência (o número de novos casos nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes) é agora de 104,3 casos a nível nacional (na última atualização, terça-feira, estava nos 101,5).

    Já o índice de transmissibilidade — o R(t) — a nível nacional está em 1,03 (na última atualização estava nos 1,05).

  • Boletim DGS. Mais 1.074 casos e 9 mortes nas últimas 24 horas

    Nas últimas 24 horas foram registados 1.074 novos casos de Covid-19 em Portugal, segundo a informação que acaba de ser divulgada pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

    Não se registavam tantos novos casos diários desde 15 de setembro.

    Foram também registadas mais 9 mortes, sendo esta quarta-feira o segundo dia consecutivo com este valor diário.

1 de 2