Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que acompanhou a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo deste domingo.

    Continue a seguir-nos nesta nova ligação.

    Hospital de Évora atingiu limite dos cuidados intensivos

    Muito obrigado por nos acompanhar.

  • G20 promete encetar esforços para garantir acesso equitativo às vacinas contra Covid-19

    “Não desistiremos de nenhum esforço para garantir o acesso acessível e equitativo [às vacinas, testes e tratamentos] para todos”, dizem os dirigentes do G20.

    G20 promete encetar esforços para garantir acesso equitativo às vacinas contra Covid-19

  • CIP. Novas medidas restritivas “são incoerentes” e prejudicam as empresas

    As novas medidas do Estado de Emergência “não são consistentes, ponderadas e não estão sequer cientificamente fundamentadas”, diz a Confederação Empresarial de Portugal.

    CIP. Novas medidas restritivas “são incoerentes” e prejudicam as empresas

  • MPT marca congresso digital para 20 de dezembro

    O Partido da Terra-MPT vai realizar o XII Congresso Nacional Extraordinário através da aplicação Zoom, “como forma de preservar a saúde dos portugueses”.

    MPT marca congresso digital para 20 de dezembro

  • Covid-19: Centro de Retaguarda de Paços de Ferreira abre com 20 profissionais de saúde

    O novo centro vai abrir na segunda-feira com “cerca de 20 profissionais de saúde” e poderá acolher numa fase de arranque 35 doentes.

    Covid-19: Centro de Retaguarda de Paços de Ferreira abre com 20 profissionais de saúde

  • Brasil com 18.615 novos casos e 194 mortes

    O Brasil contabilizou 18.615 novos casos e 194 mortes nas últimas 24 horas, registando mais de seis milhões de infetados no acumulado e mais de 169 mil óbitos.

    Os dados fazem parte do último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, que indica que o país sul-americano regista hoje 5.432.505 pacientes recuperados..

    A taxa de incidência é de 2,9%, com 2.889 casos por cada 100 mil habitantes.

    O foco da pandemia no país continua a ser São Paulo (sudeste), o estado mais rico e populoso do país, com 4.153 novos casos e 11 mortes nas últimas 24 horas, contabilizando total de 1.209.588 pessoas diagnosticadas desde o início da pandemia e 41.267 vítimas mortais.

    Segue-se o estado de Minas Gerais com 396.933 casos acumulados e 9.777 mortes desde o início da pandemia, tendo registado nas últimas 24 horas 1.399 novos infetados e 45 mortes.

    O Brasil tornou-se, na sexta-feira, no terceiro país do mundo a transpor a marca dos seis milhões de infetados, apenas atrás dos Estados Unidos e da Índia, de acordo com o portal Worldometer, que compila quase em tempo real informações da Organização Mundial da Saúde, dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, de fontes oficiais dos países, de publicações científicas e de órgãos de informação.

  • António Filipe: "Não vamos fazer um congresso para nos infetarmos uns aos outros"

    No programa apresentado por Ricardo Araújo Pereira, “Isto é Gozar Com Quem Trabalha”, António Filipe, deputado do PCP, garantiu que “se houvesse algum risco” o congresso do partido não se realizaria.

    “Sentir-me-ei tão seguro no congresso como aqui [no estúdio do programa]. Somos pessoas civilizadas, não vamos fazer uma daquelas iniciativas em que esteja tudo ao molho, uns com máscara, outros sem máscara”, disse este domingo à noite.

    O deputado afirmou que o distanciamento físico vai ser mantido e que o congresso vai acontecer com metade dos lugares inicialmente previstos. “Não haverá as dezenas de convidados estrangeiros e, portanto, não é o congresso que iríamos ter.”

    António Filipe assegurou ainda que ao longo de 2020 o PCP deixou várias iniciativas por realizar e que apenas se fez o que era possível mediante “totais garantias de segurança”. “Não vamos fazer um congresso para nos infetarmos uns aos outros, nem para infetarmos ninguém.”

    O congresso acontece de 27 a 29 de novembro, de sexta a domingo, em Loures, um dos concelhos em risco muito elevado.

  • Alemanha prepara-se para prolongar confinamento até 20 de dezembro

    A Alemanha vai ter de estender as medidas de confinamento para conter a pandemia de Covid-19 até 20 de dezembro, de acordo com a agência Reuters.

    O confinamento parcial que foi imposto a 2 de novembro para combater a segunda vaga da pandemia deveria ter a duração de um mês. Mas, segundo a agência de notícias, o facto de os números de novos casos não terem descido como o executivo pretendia vai obrigar o governo a estender o prazo.

    “Tudo aponta para que as atuais medidas tenham de ser alargadas para depois de 30 de novembro”, disse o ministro das Finanças Olaf Scholz. Atualmente, apenas as escolas e lojas estão abertas na Alemanha. Bares e restaurantes estão fechados.

    Segundo o ministro, os hotéis, bares e cinemas também vão ter de permanecer fechados. E o consumo de álcool vai ser proibido na noite de Ano Novo nas maiores praças. Também os fogos de artifício ficam de fora.

     

  • Marques Mendes: "António Costa devia fazer um apelo ao PCP para adiar o congresso"

    António Costa devia fazer um apelo ao PCP para adiar o congresso, afirmou este domingo Luís Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário político na SIC, defendendo que o congresso não pode ser proibido, mas sim “adiado por iniciativa própria”.

    O congresso acontece de sexta a domingo em Loures, um dos concelhos em risco muito elevado e que tem de respeitar as regras aplicadas a estes concelhos, como o recolher obrigatório a partir das 13h.

    Marques Mendes: “António Costa devia fazer um apelo ao PCP para adiar o congresso”

  • Plano de vacinação do Reino Unido pode começar já no início de dezembro, antes do dos EUA

    A vacina que está a ser produzida pela americana Pfizer e alemã BioNTech contra a Covid-19 pode ter luz verde dos reguladores britânicos já no final da próxima semana, avança o The Telegraph. A confirmar-se o Reino Unido pode antecipar-se aos Estados Unidos e começar a vacinar a população já em dezembro.

    Os reguladores estão prestes a iniciar a avaliação formal da vacina.”Na melhor das hipóteses”, as autoridades podem ter a decisão final num prazo inferior a uma semana, segundo fontes ligadas ao governo britânico. Desta forma, o Sistema Nacional de Saúde do país está a preparar-se para começar a administrar a vacina a 1 de dezembro.

    Nos EUA, o regulador não vai reunir antes de 10 de dezembro, pelo que antes dessa data não será possível começar a vacinar a população. Os planos do Reino Unido estimam terminar o plano de vacinação em abril.

  • Madeira regista 11 novos casos

    A Madeira registou hoje 11 novos casos de covid-19 – três importados e oito de transmissão local – elevando para 683 as situações confirmadas, das quais 166 estão ativas, revelou a Direção Regional de Saúde.

    Segundo este organismo, até hoje foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 2.143 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram.

    “Hoje há 11 novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 683 casos confirmados de covid-19 no território regional, tratando-se de três casos importados (um proveniente do Reino Unido, um da Região de Lisboa e Vale do Tejo e um da Região Norte de Portugal) e oito casos de transmissão local, todos associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados”, refere o boletim diário sobre a situação epidemiológica da pandemia no arquipélago.

    O boletim assinala que um dos casos de transmissão local identificados hoje diz respeito a um estudante da Universidade da Madeira.

    “O estabelecimento já foi informado e foi ativado o respetivo plano de contingência”, refere.

    Hoje há mais 11 casos recuperados a reportar passando a região a contabilizar 515 casos recuperados de covid-19.

  • Serviços prisionais com 435 casos positivos de Covid-19

    DGRSP contabiliza 435 casos positivos de Covid-19 entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em Centros Educativos. Em Tires, há duas crianças infetadas.

    Serviços prisionais com 435 casos positivos de Covid-19

  • Portugal é o 12.º país da Europa com mais novos casos por 100 mil habitantes

    De acordo com os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, Portugal é o 12.º país da Europa com mais novos casos por 100 mil habitantes, considerando os últimos 14 dias. O país soma 802,11 novos casos, enquanto a vizinha Espanha acumula cerca de metade: 485,54. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.788 casos e 73 mortes.

    Portugal é o 12.º país da Europa com mais novos casos por 100 mil habitantes

  • Turquia: mais 6.017 novos casos e 139 mortes

    Nas últimas 24 horas mais 139 pessoas morreram na Turquia após contraírem o novo coronavírus, elevando o total de mortes no país para 12.358.

    O país bateu um recorde face ao número de novos casos diários confirmados, 6.017. Os números de novas infeções num espaço de 24 horas estão agora mais elevados do que no pico da vaga anterior, em abril último.

    Desde que a pandemia começou a Turquia registou um total de 446.882 infeções.

  • Restaurantes vão poder servir em take-away aos fins de semana e feriados após as 13h nos concelhos de maior risco

    Os restaurantes em concelhos de risco “muito elevado” e “extremamente elevado”podem funcionar para take-away depois das 13h nos dois próximos fins de semana e feriados de 1 e 8 de dezembro.

    Restaurantes vão poder servir em take-away aos fins de semana e feriados após as 13h nos concelhos de maior risco

  • França regista ligeira descida em novos casos diários: 13.157 nas últimas 24 horas

    França registou mais 13.157 novos casos este domingo — ao todo, são já 2.14 milhões de infeções. Nas últimas 24 horas morreram 215 pessoas. Desde o início da pandemia já morreram naquele país 48.732 pessoas.

    Os novos casos representam, ainda assim, uma ligeira descida: este sábado contabilizaram-se 17.881 novas infeções.

  • Covid-19. Proibição de circulação entre concelhos tem 10 exceções

    As exceções enquadram coisas como deslocações para trabalhar, por motivos de saúde ou outros “de urgência imperiosa”. É ainda permitido o “retorno ao domicílio”.

    Covid-19. Proibição de circulação entre concelhos tem 10 exceções

  • Espanha vai começar programa de vacinação em janeiro. Haverá 13 mil postos pelo país

    Pedro Sánchez anunciou este domingo que a campanha de vacinação contra a Covid-19 vai começar em janeiro. Estará disponível em 13 mil pontos de vacinação em todo o país.

    O plano de vacinação vai ser apresentado no Conselho de Ministros espanhol, que vai decorrer na próxima terça-feira, escreve o El País. Sánchez explicou que a incidência acumulada de casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias se encontra abaixo de 400, menos do que o que foi registados nas duas semanas anteriores. Apesar do decréscimo, o líder do Executivo espanhol diz que ainda é uma taxa de incidência “muito alta” e deixa avisos quanto à quadra natalícia. Será uma celebração “diferente” este ano e é “preciso” tecer recomendações específicas para essa altura.

  • Reino Unido com mais 18.662 casos. São mais de um milhão e meio de infeções desde o início da pandemia

    O Reino Unido regista mais 18.662 casos de infeção e 398 mortes.

    O total diário de óbitos inclui 141 mortes que foram omitidas do boletim de sábado por engano, dia que ficou marcado por mais 19.875 novos casos e 341 mortes.

    Os dados representam, no entanto, uma ligeira descida face a sexta-feira, dia em que os novos contágios ascendiam aos 20.252 e as mortes chegam às 511.

    Os números surgem numa altura em que sobram 10 dias para o segundo confinamento obrigatório em Inglaterra.

    O número total de casos no Reino Unido desde o início da pandemia é 1.512.045, ainda que, de acordo com o The Guardian, existem suspeitas de que os valores reais sejam bastante mais elevados.

  • Itália. Número de mortos baixa mas foram mais 562 as vítimas da Covid-19 nas últimas 24h

    Em Itália, o número diário de mortos baixou um pouco mas, mesmo assim, foram mais 562 as vítimas da Covid-19 nas últimas 24h. Na véspera tinham sido registados 692 óbitos associados à doença causada pelo novo coronavírus.

    Também baixou, segundo os dados que acabam de ser divulgados, o número de novas infeções confirmadas. Nas 24 horas até à meia-noite deste domingo foram feitos mais de 188 mil testes e, desses, 28.337 foram positivos. No dia anterior tinha havido 34.767 novos casos reportados às autoridades de saúde.

    No país existem 3.801 doentes internados em cuidados intensivos, 43 mais do que no dia anterior. E as hospitalizações gerais somaram mais 216 do que na véspera: 34.279 pessoas.

    Itália tem uma população de cerca de 60 milhões de pessoas.

1 de 3