Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que seguiu a atualidade relacionada com a Covid-19 ao longo desta segunda-feira. Continue a seguir-nos nesta nova ligação.

    ECDC. Natal com menos restrições significa mais internados em janeiro

    Muito obrigado!

  • Covid-19. Paços de Ferreira diz que “medidas suficientes” do Governo “estão a surtir efeito”

    Paços de Ferreira, a par de Lousada e de Felgueiras foram os primeiros concelhos do país a ficar semiconfinados na segunda vaga da pandemia. O município diz que as medidas “estão a surtir efeito”.

    Covid-19. Paços de Ferreira diz que “medidas suficientes” do Governo “estão a surtir efeito”

  • Covid-19. Jair Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

    Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. Bolsonaro responsabiliza os estados e municípios.

    Covid-19. Jair Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

  • Teste negativo cinco dias após chegada a Inglaterra reduz quarentena

    Os viajantes que entrarem em Inglaterra e que são obrigados a cumprir quarentena, poderão, em dezembro, encurtar esse isolamento, caso tenham um teste negativo para o novo coronavírus cinco dias após sua chegada, anunciou hoje o Governo britânico.

    Esta decisão visa revitalizar a indústria de viagens e, em particular, o setor dos transportes aéreos, que sofreu uma queda considerável no tráfego devido às restrições impostas para combater a pandemia de Covid-19.

    A partir de 15 de dezembro, os viajantes que chegarem à Inglaterra de avião, barco ou comboio poderão terminar o período de 15 dias de quarentena se comprovarem que fizeram um teste à Covid-19 cinco dias após a sua chegada ao país e que o resultado foi negativo.

  • OMS. Vacinação em grande escala possível mesmo em cenários de conflito

    Christopher Maher, assessor do diretor geral da OMS, garantiu que os cenários de crise humanitária não representam um obstáculo para introduzir a vacinação em grande escala contra a Covid-19.

    OMS. Vacinação em grande escala possível mesmo em cenários de conflito

  • Medidas do novo estado de emergência aplicam-se nos Açores

    Os Açores não têm concelhos com mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 15 dias, por isso não são abrangidos pelas medidas mais restritivas, mas ficam sujeitos às restantes medidas.

    Medidas do novo estado de emergência aplicam-se nos Açores

  • Hospital de Évora tem unidade de cuidados intensivos com “lotação completa”

    A unidade de cuidados intensivos para doentes com Covid-19 no Hospital do Espírito Santo de Évora, que conta com 8 camas, atingiu a “lotação completa” pela segunda vez nos últimos dias.

    Hospital de Évora tem unidade de cuidados intensivos com “lotação completa”

  • Covid-19. Uma morte e 12 infetados no lar da Imaculada Conceição da Trofa

    A morte ocorreu na quarta-feira, logo após a utente do lar da Imaculada Conceição ter sido hospitalizada com “doença respiratória e testado positivo”. Há sete idosos infetados e cinco funcionários.

    Covid-19. Uma morte e 12 infetados no lar da Imaculada Conceição da Trofa

  • Covid-19. PSD diz que Governo está “sem rei nem roque” nos surtos em prisões e apela ao Presidente da República

    O PSD apontou um “descambar” de casos de Covid-19 nas prisões e atribuiu este aumento à falta de eficácia do plano de contingência do Governo para os estabelecimentos prisionais.

    Covid-19. PSD diz que Governo está “sem rei nem roque” nos surtos em prisões e apela ao Presidente da República

  • Covid-19. Rastreio deteta 18 casos positivos em escola básica de Vila Pouca de Aguiar

    Apesar dos novos casos positivos não houve isolamento de turmas porque a maioria dos alunos pertence a turmas anteriormente isoladas. Outros foram considerados contactos de baixo risco.

    Covid-19. Rastreio deteta 18 casos positivos em escola básica de Vila Pouca de Aguiar

  • Hospital de Évora tem unidade de cuidados intensivos com "lotação completa"

    O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) está esta segunda-feira com a unidade de cuidados intensivos (UCI) para doentes com Covid-19 com “lotação completa”, o que acontece pela segunda vez nos últimos dias, revelou fonte hospitalar.

    “A primeira lotação da UCI Covid registou-se na passada quinta-feira e, apesar de algumas vagas, entretanto, hoje voltou a ter a lotação completa”, indicou a fonte do gabinete de comunicação e marketing do HESE, numa resposta por correio eletrónico a questões colocadas pela agência Lusa.

    A mesma fonte precisou que a UCI Covid do HESE tem oito doentes com Covid-19, que se juntam aos 15 que se encontram em enfermaria, num total de 23 pessoas infetadas com Covid-19 internadas naquela unidade hospitalar alentejana.

    Segundo a fonte do Gabinete de Comunicação e Marketing do HESE, estão em curso as obras para a criação de uma nova unidade de cuidados intensivos Covid, que vai “nascer” no quarto piso do edifício do Espírito Santo. A futura UCI Covid, cujas obras deverão estar concluídas até ao final deste ano, vai ter “mais 11 camas”, que acrescem às “oito já existentes” na unidade de cuidados intensivos polivalente (UCIP), perfazendo “um total de 19 camas para doentes críticos”.

  • Mais 302 mortos e 16.207 infetados em 24 horas no Brasil

    O Brasil contabilizou 302 mortos e 16.207 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas, momento em que a taxa de letalidade da doença se encontrada fixada em 2,8% informou esta segunda-feira o executivo.

    No total, o país sul-americano concentra 169.485 óbitos e 6.087.608 casos de infeção, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde brasileiro.

    O Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, tem agora uma taxa de incidência de 80,7 mortes e 2.896,8 casos por cada 100 mil habitantes.

    Em relação ao número de recuperados, 5.445.095 de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 estão curadas da doença, enquanto que 473.028 pacientes infetados encontram-se sob acompanhamento médico.

    Geograficamente, São Paulo (1.210.625), Minas Gerais (398.014), Bahia (386.321) e Rio de Janeiro (338.688) são os estados brasileiros que totalizam maior número de infeções.

    Já as unidades federativas com mais mortes são São Paulo (41.276), Rio de Janeiro (22.028), Minas Gerais (9.794) e Ceará (9.492).

  • Covid-19: Situação nas prisões está completamente controlada

    A ministra da Justiça disse que a situação da pandemia de Covid-19 nas prisões está “completamente controlada”. E espera ainda a deliberação da DGS sobre o uso de máscaras obrigatório nas cadeias.

    Covid-19: Situação nas prisões está completamente controlada

  • Covid-19. Bastonário dos Médicos não exclui necessidade de confinamento “mais agressivo”

    O bastonário da Ordem dos Médicos considera que as medidas do Governo de resposta ao aumento de casos de Covid-19 deveriam ter chegado antes. E não exclui “confinamento mais agressivo”.

    Covid-19. Bastonário dos Médicos não exclui necessidade de confinamento “mais agressivo”

  • Mais fácil de transportar e de armazenar. Pfizer prepara vacina em pó contra o novo coronavírus

    A vacina da Pfizer tem de ser armazenada a temperaturas baixíssimas e são poucas as unidades hospitalares com condições para tal. Uma versão em pó da vacina pretende combater o problema.

    Mais fácil de transportar e de armazenar. Pfizer prepara vacina em pó contra o novo coronavírus

  • Covid-19. Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana

    A AMRR estima que o retalho e a restauração tenham registado perdas de 76% no último fim de semana, devido às restrições no funcionamento. Sem Natal, o retalho “entra em colapso”, diz a associação.

    Covid-19. Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana

  • Covid-19. Associação Empresarial de Portugal diz que medidas deviam equilibrar saúde e economia

    A Associação Empresarial de Portugal mostrou-se preocupada com a situação que as empresas estão a atravessar, notando ainda que esta pode agravar-se “num futuro próximo”.

    Covid-19. Associação Empresarial de Portugal diz que medidas deviam equilibrar saúde e economia

  • Covid-19. Escola básica em Évora com três infetados reabre parcialmente

    A Escola Básica André de Resende reabriu de forma parcial, apenas de manhã, sem servir refeições, já que dois dos três funcionários infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2 trabalham no refeitório.

    Covid-19. Escola básica em Évora com três infetados reabre parcialmente

  • Centro de Dia de Freixo de Espada à Cinta com 11 casos positivos

    O Centro de Dia da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta regista 11 casos positivos de Covid-19, depois de um rastreio de despiste à infeção, que envolveu 40 utentes e funcionários, disse hoje a Lusa o provedor da instituição.

    Após testes de despiste à Covid-19, foram detetados 11 casos positivos para o novo coronavírus [seis utentes e 5 funcionários]. Os utentes estão isolados nos seus quartos e os funcionários cumprem isolamento profiláticos nos seus domiciliários”, concretizou José Santos.

    Também a Unidade de Cuidados Continuados (UCC), outra valência tutelada pela Misericórdia, regista três casos positivos de Covid-19, após um rastreio para despiste da infeção, que envolveu quase uma centena de utentes e funcionários.

    O provedor disse ainda que os dois utentes infetados estão em isolamento e que o funcionário permanece em isolamento profilático em casa.

    Já no lar também tutelado pela Misericórdia há o registo de dois infetados, depois de no dia 9 de novembro ter sido registado um surto de Covid-19 que infetou cinco funcionários e quatro idosos.

  • Madeira regista oito novos casos e mantém total de 166 infeções ativas

    A Madeira registou hoje oito casos de Covid-19, todos de transmissão local, e oito recuperações, mantendo-se o total de 166 infeções ativas, indicou a Direção Regional da Saúde, referindo que entre os infetados contam-se três crianças.

    “Hoje há oito novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 691 casos confirmados de Covid-19”, refere o boletim epidemiológico, esclarecendo que se trata de situações de transmissão local associadas a contactos de casos positivos anteriormente identificados.

    Três dos infetados são crianças com idades entre os 7 e os 9 anos, que frequentam estabelecimentos de ensino no concelho do Funchal, cujos planos de contingência estão ativos.

    A Madeira assinalou também oito recuperações, passando a contabilizar um total de 523. Até à data, foram registados dois óbitos associados à Covid-19 na região autónoma.

1 de 5