Histórico de atualizações
  • "Não se deve impedir a entrada de cidadãos russos, mas há riscos". Paulo Rangel analisa bloqueios no acesso à UE"

    Finlândia proíbe entrada de cidadãos russos numa altura em que muitos fogem da mobilização. “Temos que encontrar remédios” para “situação difícil”. Dissidentes “são importantes para pressionar Putin”.

    Ouça aqui.

    “Não se deve impedir a entrada de cidadãos russos, mas há riscos”. Paulo Rangel analisa bloqueios no acesso à UE”

  • Chega pede debate de urgência sobre o Novo Aeroporto na AR porque "Governo não pode esconder-se nos gabinetes com um dos partidos"

    O Chega enviou esta sexta-feira um requerimento ao presidente da Assembleia da República para marcar um “debate de urgência sobre a localização e construção do novo aeroporto de Lisboa”.

    O requerimento, assinado pelo líder parlamentar do Chega, defende que “é da máxima importância que o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, responda aos deputados sobre os planos do Governo relativamente ao novo aeroporto de Lisboa, bem como os fatores e condicionantes que foram tidos em conta no processo de decisão.”

    Segundo o Chega, “o Governo da República não pode, numa decisão que vinculará várias gerações e governos, esconder-se nos gabinetes ou em reuniões com um dos partidos parlamentares”.

  • "Solução de Santarém vai ser considerada na avaliação", diz Costa

    O primeiro-ministro revela também que a hipótese de Santarém vai ser considerada no estudo de avaliação estratégica.

    António Costa promete ainda obras na Portela o mais rapidamente possível e obras na aeródromo de Cascais para que possa receber jatos privados, por exemplo— que eram exigências do PSD.

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • "Precisamos de ter a solidez técnica e científica", diz Costa

    “Os portugueses têm noção da urgência desta matéria. Depois de durante 50 anos ter havido tantas alternativas, tantas dúvidas, todos precisamos de ter a solidez científica e técnica que conforte uma decisão que será sempre política”, reforça António Costa.

  • Governo vai estudar mais soluções do que Alcochete e Montijo

    Costa revela agora que será ele a nomear o coordenador-geral a liderar o processo de avaliação ambiental estratégia, sob proposta de três entidades independentes.

    O primeiro-ministro diz que vão ser estudadas mais soluções para lá de Alcochete e Montijo e até admite que a comissão independente pode propor também outras propostas.

  • "Era essencial termos um acordo de como chegar a uma solução final", diz Costa

    É a vez de António Costa, que surge ao lado de Pedro Nuno Santos. O primeiro-ministro começa por dizer que o Governo apresentou a metodologia para conseguir uma solução “consistente”.

    Costa diz depois ter muita “muita satisfação” por ter sido possível chegar a acordo em relação à “metodologia a adotar”.

    “Era essencial termos um acordo de como chegar a uma solução final”, nota Costa. “É fundamental que exista o maior consenso possível.”

  • Avaliação ambiental será feita por "equipa com pendor académico"

    Quanto a quem fará a avaliação ambiental estratégia será feita por “uma equipa com um coordenador geral que terá um pendor académico”, explica o líder do PSD.

    A localização ficará fechada no final deste processo, diz Montenegro que não esclarece que localizações estarão em cima da mesa.

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • Montenegro diz que a proposta do PSD teve "acolhimento generalizado" do Governo

    Já fala o líder do PSD que diz que a carta que enviou ao Governo teve “acolhimento generalizado” e “nas próximas semanas o Governo diligenciará” para avançar com obras na Portela e estudar a localização do novo aeroporto.

    Estão criadas as condições para avançar nesta matéria de forma que daqui a um ano esteja decidida localização do novo aeroporto, diz Luís Montenegro.

  • A reunião foi marcada há dois dias e António Costa acabou por chamar o seu ministro Pedro Nuno Santos depois de um polémico despacho sobre o novo aeroporto que teve de revogar, fazendo mea culpa público por ter avançado sem o aval do primeiro-ministro.

    Costa chama Pedro Nuno para reunião com Montenegro sobre aeroporto

    Na delegação do PSD esteve não só Luís Montenegro como o seu vice Miguel Pinto Luz.

  • Boa tarde,

    O primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas estiveram reunidos com o líder do PSD e o vice do partido. Em cima da mesa esteve a metodologia para a decisão sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa. O Observador estará aqui a acompanhar ao minuto as declarações que se seguirem à reunião.

1 de 1