O primeiro-ministro chama o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, para se reunir ainda esta semana (sexta-feira) com uma delegação do PSD liderada por Luís Montenegro sobre o novo aeroporto de Lisboa.

Numa curta nota enviada às redações, António Costa, o primeiro-ministro diz ter tomado  “conhecimento da carta que lhe foi dirigida pelo Dr. Luís Montenegro em nome do PPD/PSD” e “regista a reafirmação da total disponibilidade para se alcançar a maior convergência possível sobre a estratégia de desenvolvimento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa e, em especial, da aceitação recíproca da metodologia a seguir'”.

“Para dar sequência útil a esta disponibilidade, o primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas e Habitação terão na próxima sexta-feira, às 17h00, na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, uma reunião de trabalho com uma delegação do PPD/PSD liderada pelo seu presidente, Dr. Luís Montenegro”, pode ler-se na mesma nota.

A inclusão do ministro nesta negociação é uma novidade, depois da polémica em torno de um despacho que Pedro Nuno Santos teve de revogar, fazendo um mea culpa público por ter avançado sem o respaldo do primeiro-ministro quanto à localização do novo aeroporto de Lisboa. As indicações que tinham sido dadas pelo próprio primeiro-ministro não iam neste sentido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda na semana passada, em entrevista à CNN Portugal, António Costa tinha dito que Pedro Nuno Santos estaria “presente nos momentos em que tivermos que encerrar o acordo e sobretudo quando tivermos que executar o que for decidido”, dando a ideia que o ministro apenas executaria, não decidiria.

Na prática, os sociais-democratas definiram três grandes condições para darem luz verde ao processo: obras imediatas na Portela, um estudo que analise e compare as soluções de Alcochete e Montijo, e que essa avaliação seja feita por várias entidades independentes e não apenas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Montenegro propõe a Costa obras imediatas na Portela e avaliação ambiental de Alcochete e Montijo