Momentos-chave
- 74 mil crianças foram vacinadas contra a Covid-19 este fim de semana
- 23 mil crianças tomaram a segunda dose contra a Covid-19 este sábado
- Quase 16.300 crianças vacinadas no sábado, dia com 74 mil agendamentos
- Norte é a região com mais óbitos de infetados e novos casos
- Boletim DGS. Portugal com 31.431 novos casos de Covid-19 e 51 mortes
- Covid-19. Israel com o maior número de sempre de pessoas internadas em estado grave
Histórico de atualizações
-
Bom dia!
Obrigada por ter estado desse lado, neste liveblog que será agora arquivado.
Hoje, segunda-feira, será aqui, neste novo liveblog, que poderá encontrar as principais notícias sobre a pandemia.
Infarmed permite entrada em Portugal de pessoas vacinadas com fármacos não aprovados pela EMA
-
Medidas da Covid-19 alteram esta segunda-feira. O que muda à meia-noite
Nova validade para o teste rápido, mudanças no certificado de vacinação e o fim da testagem para entrar em Portugal. Novas regras contra a Covid-19 entram em vigor à meia-noite de segunda-feira.
Medidas contra a Covid-19 foram alteradas. O que mudou à meia-noite
-
Canadá. Otava declara estado de emergência por causa de protestos que bloqueiam a cidade
Fora de controlo foi como apelidou o presidente da câmara de Otava a situação. Os protestos bloquearam o centro da capital do Canadá. E o estado de emergência foi declarado.
Canadá. Otava declara estado de emergência por causa de protestos que bloqueiam a cidade
-
74 mil crianças foram vacinadas contra a Covid-19 este fim de semana
Cerca de 74 mil crianças foram vacinadas contra a Covid-19 este fim de semana até às 18h, comunicaram este domingo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) — e o número ainda pode aumentar porque alguns centros de vacinação ainda estão em funcionamento este domingo.
Às crianças entre os cinco e os 11 anos juntam-se ainda 77 mil adultos que receberam a vacina contra a Covid-19 este sábado, prosseguem os SPMS. De acordo com o relatório de vacinação da DGS, enviado aos jornalistas pouco antes deste comunicado, 40.478 pessoas tomaram uma dose de reforço contra a Covid-19.
-
23 mil crianças tomaram a segunda dose contra a Covid-19 este sábado
Das 27.479 pessoas que completaram o esquema vacinal primário contra a Covid-19 ao longo do último sábado, 23 mil eram crianças entre os cinco e os 11 anos, acrescenta o relatório da Direção-Geral da Saúde. Com estes números, a população totalmente vacinada em Portugal aumenta para 8.833.163.
De acordo com um balanço das autoridades de saúde, 57 mil crianças na faixa etária dos cinco aos 11 anos estavam agendadas para a toma da segunda dose.
-
Quase 16.300 crianças vacinadas no sábado, dia com 74 mil agendamentos
Quase 16.300 crianças foram vacinadas no sábado contra a Covid-19, aponta o relatório de vacinação da Direção-Geral da Saúde.
As 16.287 crianças vacinadas nas últimas 24 horas dizem respeito ao primeiro sábado de 2022 dedicado especialmente à faixa etária dos cinco aos 11 anos, dia em que havia 17 mil crianças agendadas para a toma da primeira dose e 57 mil para a segunda.
Recorde-se que, apesar das faltas que se verificaram no último sábado (algumas crianças, por estarem isoladas ou mesmo positivas, deixaram de estar elegíveis para a vacinação), as autoridades de saúde disponibilizaram a modalidade “Casa Aberta”, que permitia aos tutores de crianças entre os cinco e os 11 anos dirigirem-se aos centros de vacinação sem agendamento.
-
Protestos contra a vacinação obrigatória de camionistas continuaram nas ruas do Canadá com manifestações de apoio a Trump
Os protestos contra a obrigatoriedade da vacina continuaram este domingo no Canadá, com milhares a concentrarem-se em várias cidades do país, incluindo no centro económico de Otawa.
O movimento “Comboio da Liberdade” tem ocupado as ruas nos últimos oito dias em manifestações maioritariamente pacíficas contra as regras governamentais que exigem aos camionistas transfronteiriços que tomem a vacina contra a Covid-19.
Omar Alghabra, ministro dos Transportes do Canadá, comentou que “os manifestantes em Otawa mostraram o seu ponto de vista, todo o país ouviu o ponto de vista deles”, mas que agora devem “ir para casa e dirigirem-se às suas autoridades eleitas”.
Embora quase sempre pacíficas, a polícia da capital canadiana anunciou que as manifestações resultaram em quatro acusações de crimes de ódio contra quatro cidadãos, assim como várias ameaças dirigidas a figuras públicas. As autoridades do Canadá dizem estar a investigar estes casos em parceria com o FBI.
Segundo a Reuters, os protestos estão a ser parcialmente financiados através de doações de simpatizantes norte-americanos. Vídeos captados nas manifestações mostram um homem a percorrer uma estrada montado a cavalo com uma bandeira de homenagem a Donald Trump.
O ex-presidente dos Estados Unidos comentou o caso e mostrou apoio aos manifestantes, apelidando Justin Trudeau de “lunático de extrema esquerda” e afirmando que o primeiro-ministro canadiano “destruiu o Canadá com obrigatoriedades Covid-19 tresloucadas”.
-
Cidade chinesa em quarentena por surto com a variante Ómicron
A cidade chinesa de Baise, província de Guangxi, foi colocada sob confinamento após a identificação de um surto de casos de Covid-19 alegadamente provocados pela variante Ómicron. Ninguém entra e ninguém sai da cidade com 3,57 milhões de habitantes — sensivelmente a mesma população da região Norte portuguesa.
-
Norte é a região com mais óbitos de infetados e novos casos
16 dos óbitos associados à Covid-19 registaram-se na região Norte que, com 11.227 novos casos, é também a zona que mais infetados teve detetados nas últimas 24 horas.
A segundo lugar surge a região de Lisboa e Vale do Tejo, com 9.839 novos casos e 13 óbitos registados de pessoas positivas. A região Centro, que registou 12 óbitos, teve mais 5.846 novos casos. Seguem-se o Algarve com 1.637 novos casos e quatro mortes, o Alentejo com mais 1.239 infetados e também quatro óbitos; e os Açores, que tiveram mais 1.213 novos casos e outras duas mortes.
Só a Madeira é que não registou novamente qualquer morte de um doente positivo e teve um número de casos abaixo dos quatro dígitos mais uma vez também: foram mais 430.
-
Boletim DGS. Portugal com 31.431 novos casos de Covid-19 e 51 mortes
Foram diagnosticados nas últimas 24 horas em Portugal 31.431 casos de Covid-19 e morreram 51 pessoas infetadas com o coronavírus, de acordo com o boletim divulgado agora mesmo pela Direção-Geral da Saúde.
O número de novos casos fica abaixo dos 40 mil, após vários dias acima deste valor.
Os números deste domingo elevam, assim, a estatística total da pandemia em Portugal para 2.915.971 casos positivos desde março de 2020 — e o total de mortes para 20.222.
O número de internamentos também subiu, tanto nas enfermarias (são agora 2.511, mais 102 do que ontem) como nos cuidados intensivos (são 180, mais 11 do que no sábado).
Nota editorial — Os números do boletim diário da DGS devem ser lidos tendo em conta duas limitações, que o Observador explica aqui: os valores de internamentos Covid incluem um número substancial de doentes hospitalizados por outras doenças; e há hospitais a seguirem critérios diferentes de contabilização de mortos Covid.
-
Bebé nos cuidados intensivos do Hospital São João, no Porto, mantém-se estável
O bebé de 13 meses com covid-19 internado nos cuidados intensivos do Hospital São João, no Porto, e que necessitou de Oxigenação por Membrana Extracorporal (ECMO), mantém-se “estável e a evoluir favoravelmente”, anunciou o hospital, este domingo.
No ponto da situação feito ao início da tarde pelo hospital, a situação do bebé é descrita como mantendo-se “estável e a evoluir favoravelmente”.
Na conferência de imprensa dada no sábado, a diretora clínica Maria João Baptista já havia dado conta desse quadro, explicando que a criança, após ter sido ligada à ventilação mecânica, “foi ficando estável”, estando a “equipa clínica a prestar todos os cuidados de que necessita”.
Ao início da tarde de sábado, fonte daquela unidade hospitalar disse à Lusa que a criança estava internada no Centro Materno Infantil do Norte por covid-19, mas teve que ser transferida para o Hospital de S. João por “alterações cardíacas”.
À tarde, a especialista revelou que o bebé deu entrada no hospital “com covid-19 e com um quadro clínico compatível com a existência de uma miocardite”.
Detalhando, Maria João Baptista explicou que o bebé “estava clinicamente muito doente, tinha arritmias cardíacas que foram muito difíceis de controlar (…), necessitou de ser ventilado mecanicamente e, apesar de todas as medidas que foram instituídas, entrou num choque cardiogénico, em que o coração deixa de ser capaz de assegurar a circulação do sangue pelo corpo e houve a necessidade de colocá-lo em ECMO”.
A covid-19 provocou pelo menos 5.710.711 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, divulgado na sexta-feira.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.171 pessoas e foram contabilizados 2.884.540 casos de infeção, segundo dados de hoje da Direção-Geral da Saúde.
A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.
A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante do mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.
-
Covid-19. Cinco pessoas detidas na Turquia por mensagens de ódio ao presidente Erdogan
A polícia turca deteve, este domingo, cinco pessoas por terem espalhado mensagens de suposto ódio contra o presidente Recep Tayyip Erdogam, ao fazerem piadas do seu contágio com covid-19 nas redes sociais.
A unidade de cibercrime investigou 36 contas nas redes sociais por este tipo de mensagens e ordenou a prisão de oito pessoas, mas até agora só conseguiu encontrar cinco, noticiou o jornal turco Hurriyet.
O nome mais conhecido da lista é o de Derya Buyukuncu, nadador olímpico retirado desde 2012 e também conhecido por participar em programas de celebridades, que respondeu no sábado com um ‘tweet’ sarcástico à mensagem do presidente, que pediu “orações” aos seus seguidores para melhorar.
“Ele foi infetado com coronavírus e quer orações. Vamos orar, não se preocupe. Já comecei a fazer 20 frascos de doces, que distribuirei pelo bairro quando chegar a hora”, escreveu Buyukuncu na sua conta do Twitter, referindo-se à tradição de distribuir doces tradicionais aos moradores e vizinhos após um funeral.
O ‘tweet’ foi posteriormente apagado, mas ‘helva’, o nome do doce turco, virou tendência no Twitter, tanto para expressar ironicamente o desejo de ver o presidente morto, quanto para criticar essa atitude.
A polícia não prendeu Buyukuncu, pois foi confirmado que está fora da Turquia, segundo aquele jornal.
Ao meio-dia de hoje, Erdogan anunciou em uma nova mensagem que um check-up de rotina mostrou que não havia complicações e que a doença era leve, pelo que continua a trabalhar em casa com sua esposa, Emine Erdogan, que também estava infetada.
Durante a manhã, o presidente agradeceu no Twitter as mensagens de recuperação de vários chefes de Estado ou de governo, incluindo da Guatemala, de El Salvador, da Grécia, da Sérvia e da Somália.
-
Rússia bate novo recorde de infeções diárias com 180 mil contágios
A Rússia registou 180.071 infeções por coronavírus nas últimas 24 horas, um ligeiro aumento em relação ao dia anterior, embora as autoridades tenham decidido levantar as medidas de confinamento para quem contactar uma pessoa positiva.
Quanto aos hospitalizados, o número subiu para 12.749, quase 30% menos do que no sábado, segundo as informações das autoridades de saúde russas divulgadas hoje.
O número de mortes também diminuiu, já que a covid-19 foi a causa da morte de 661 russos, menos 53 do que no dia anterior.
Em Moscovo registou-se uma queda de 15% nos casos positivos, que somaram 18.856, ou seja, caíram abaixo de 20.000 diários pela primeira vez desde janeiro.
A chefe de saúde russa, Anna Popova, decidiu eliminar a partir de hoje o confinamento obrigatório para quem mantém contacto com uma pessoa infetada, que já havia sido reduzido para uma semana.
A razão é que a variante predominante agora na Rússia, o Ómicron, é duas vezes mais contagiosa do que o vírus da gripe, mas na maioria dos casos passa sem sintomas, pelo que as autoridades referem que a quarentena “não tem sentido”.
Anna Popova também expressou a sua confiança de que o sistema imunológico de quem sofre de Ómicron irá protegerá de contrair a variante Delta, muito mais perigosa.
-
Incidência acumulada na Alemanha ultrapassa barreira de 1.400 infeções
A incidência acumulada a sete dias de Covid-19 na Alemanha superou hoje, pela primeira vez, a barreira de 1.400 infeções por 100 mil habitantes, de acordo com dados atualizados do Instituto de Virologia Robert Kocht (RKI).
O número de contágios por Covid-19 verificados na Alemanha nas últimas 24 horas é de 1.400,8 de novas infeções por 100 mil pessoas, contra os 1.388 casos registados no sábado e os 1.156,8 contabilizados na semana passada.
Nas últimas 24 horas, os serviços de saúde locais detetaram 133.174 infeções, abaixo do pico registado na sexta-feira, com 248.838 novos casos, embora os especialistas admitam que os dados não refletem o número real de infeções.
A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, 41 óbitos por Covid-19, quando, há uma semana, ocorreram 59.
O Ministério da Saúde alemão e o RKI esperam que o pico desta onda de contágios associada à variante Ómicron ocorra em meados de fevereiro, quando preveem que poderá haver “centenas de milhares de infeções todos os dias”.
-
Covid-19. Israel com o maior número de sempre de pessoas internadas em estado grave
Israel tem 1.229 pessoas internadas em estado crítico. Número de infetados com Ómicron está a diminuir.
Covid-19. Israel com o maior número de sempre de pessoas internadas em estado grave
-
Bom domingo.
O Observador vai acompanhar neste liveblog as notícias relativas à pandemia da Covid-19. Pode rever as notícias de sábado aqui.