Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aí, mas vamos continuar a acompanhar a evolução da pandemia, minuto a minuto.

    Encontra a informação mais recente neste liveblog.

    França tem 23.794 novos casos, Itália mais 40.902 e Reino Unido contabiliza 27.301 novas infeções

  • Covid-19. Suspensa atividade assistencial dos centros de saúde de São Miguel

    A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, que gere os cinco centros de saúde da ilha, justificou a decisão com o facto de ter reforçado a capacidade de resposta da Linha de Vigilância Epidemiológica.

    Covid-19. Suspensa atividade assistencial dos centros de saúde de São Miguel

  • Covid-19. Coronavírus “vai ser domesticado” e as pessoas vão habituar-se a ele

    “Todos os anos temos gripe sazonal, aceitamos pacificamente. O coronavírus vai ser domesticado como o vírus da gripe. Vamos habituarmo-nos aos seus malefícios”, disse Constantino Sakellarides.

    Covid-19. Coronavírus “vai ser domesticado” e as pessoas vão habituar-se a ele

  • Brasil regista mais de 900 mortes em 24 horas e ultrapassa 164 mil óbitos

    O Brasil ultrapassou esta quinta-feira a barreira das 164 mil mortes (164.281) devido à Covid-19, após terem sido contabilizados 908 óbitos no último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

    Em relação ao número de infeções, foram diagnosticadas 33.207 nas últimas 24 horas, num total de 5.781.582 casos confirmados.

  • Ljubomir Stanisic: apoio do Governo é "gozar com a cara das pessoas"

    Ljubomir Stanisic considerou “ridículo” o apoio do Governo de 20% da receita para restauração: “É gozar com a cara das pessoas”, afirmou à Rádio Observador.

    O chef afirma que não está contra o fecho dos estabelecimentos durante o fim de semana mas, na sua opinião, o Governo tem que apoiar o setor que “levantou o turismo” em Portugal desde a crise de 2012 e que desde então tem pago os “seus impostos”.

    Relembrando que nos últimos seis meses 50 mil funcionários foram despedidos e que 30 mil estabelecimentos pediram insolvência no último trimestre, Ljubomir Stanisic afirma que “não nos podemos deixar enganar” por um Governo que paga dívidas do “BES e da TAP” e não ajuda quem investiu no país.

    “Estão a gozar com a cara das pessoas. Apoio do Governo para restaurantes é ridículo”, acusa Ljubomir Stanisic

  • Portugal com mais casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias do que Espanha, Reino Unido ou EUA

    No número de casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, Portugal (620.63) está melhor do que França, Bélgica ou Itália, mas pior do que Espanha (548.88), Reino Unido (471.81) e EUA (468.94).

    Portugal com mais casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias do que Espanha, Reino Unido ou EUA

  • Dois utentes morreram e infetados sobem para 52 em lar de Mirandela

    Os dois utentes que morreram estavam internados no Hospital de Mirandela. A Santa Casa da Misericórdia de Mirandela registou 29 novos positivos, 19 utentes e 10 funcionários.

    Dois utentes morreram e infetados sobem para 52 em lar de Mirandela

  • Belmonte encerra serviços municipais

    A Câmara de Belmonte encerrou os serviços municipais, que funcionam na Rua Pedro Álvares Cabral, devido a um foco de Covid-19 verificado entre funcionários municipais.

    Em despacho assinado pelo presidente desta autarquia do distrito de Castelo Branco, António Dias Rocha, é referido que o encerramento tem início esta quinta-feira à tarde e que os serviços serão reabertos na segunda-feira, a partir das 9h.

    O documento não especifica quantas pessoas estão infetadas ou em isolamento profilático, mas sublinha que o atendimento digital vai manter-se, bem como através do telefone número 275082260.

  • Covid-19. Psiquiatra Júlio Machado Vaz alerta para risco, lento mas crescente, de problemas psicológicos

    Júlio Machado Vaz afirma que a “patologia psiquiátrica” poderá “exigir uma atenção aturada” dentro de seis meses a um ano, apesar de haver “a esperança de uma ou mais vacinas” contra a Covid-19.

    Covid-19. Psiquiatra Júlio Machado Vaz alerta para risco, lento mas crescente, de problemas psicológicos

  • Famalicão põe estafetas a levar refeições às pessoas aos fins de semana

    A Câmara de Famalicão vai disponibilizar nos próximos dois fins de semana um serviço de estafetas gratuito para entrega de jantares ao domicilio de restaurantes deste concelho do distrito de Braga, foi divulgado esta quinta-feira.

    Em comunicado, a autarquia refere que a campanha é válida para encomendas de valor superior a 10 euros no período das 19h às 22h30, e, até agora, já aderiram a esta iniciativa cerca de 30 restaurantes, podendo os consumidores ver quais através da página do município.

  • Évora discorda de inclusão em concelhos de risco e alerta para impactos

    O presidente da Câmara de Évora disse esta quinta-feira discordar da inclusão do município na lista dos concelhos com elevado risco devido à Covid-19 e alertou para as consequências sociais e económicas da medida.

    Ainda que reconhecendo a “precaução para que a pandemia não aumente”, Carlos Pinto de Sá considerou que o concelho não devia ser incluído porque tem sido possível “estancar os casos” de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 “que vão aparecendo”.

  • Presidente da Câmara Municipal de Espinho em quarentena

    O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Joaquim Pinto Moreira, está desde hoje em quarentena devido a contacto próximo com um infetado com Covid-19, revelou fonte dessa autarquia do distrito de Aveiro.

    Em declarações à Lusa, o próprio autarca revela que não apresenta nenhum dos sintomas que são associados ao vírus SARS-CoV-2 e que continua a exercer funções a partir de casa, em regime de teletrabalho.

    Sinto-me muito bem, já fiz o teste hoje à tarde e agora vou aguardar pelo resultado para saber se permaneço em isolamento profilático 10 dias, se o diagnóstico for negativo, ou 14, se for positivo”, conta Pinto Moreira.

    Casado e com três filhos, o advogado social-democrata tem 52 anos e é um utente de risco devidos a três patologias crónicas, entre as quais asma brônquica.

  • Miranda do Corvo acusa DGS de falhas graves no reporte de informação

    O presidente da Câmara de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, acusou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS) de falhas graves na comunicação de informação rigorosa ao município sobre o número de casos de Covid-19.

    Chegámos hoje à conclusão que os dados que nos são fornecidos pela Proteção Civil distrital, com base no reporte do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior e Baixo Mondego, não incluem todos os casos, nomeadamente os que são realizados por laboratórios privados e que, afinal, constam de uma plataforma da DGS”, lamentou Miguel Baptista.

    As declarações do autarca à agência Lusa surgem poucas horas depois de ter sido surpreendido com a inclusão do município na lista de concelhos mais afetados pela pandemia da Covid-19, divulgada hoje ao final da tarde, após a reunião do Conselho de Ministros.

  • Marcelo volta a chamar partidos com Orçamento e pandemia em cima da mesa

    O Presidente da República marcou para 17 e 18 de novembro, na próxima semana, novas audiências com os partidos com assento parlamentar para os ouvir sobre o Orçamento do Estado para 2021, cuja discussão na especialidade está a começar, e sobre a situação de pandemia e o estado de emergência, fez saber Marcelo Rebelo de Sousa numa nota publicada no site da Presidência.

  • O novo coronavírus pode provocar uma síndrome rara e grave em crianças. Já há jovens com MIS-C em Portugal

    Chama-se síndrome inflamatória multi-sistema em crianças. Nos EUA há mais de mil casos e morreram 20 jovens. Em Lisboa já 8 crianças desenvolveram este síndrome, que afeta vários órgãos, avança a RTP.

    O novo coronavírus pode provocar uma síndrome rara e grave em crianças. Já há jovens com MIS-C em Portugal

  • Madeira regista quatro novos casos e estuda 113 contactos com infetados

    A autoridade regional de Saúde da Madeira informou terem sido confirmados esta quinta-feira quatro novos casos de Covid-19 na região e um total de 199 doentes ativos, estando em análise outras 113 situações de contactos com pessoas infetadas.

    A Madeira mantém o registo de duas mortes associadas à covid-19, uma mulher de 94 anos e um homem de 97.

  • Açores com 16 novos casos e oito cadeias de transmissão ativas

    Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 16 casos positivos de Covid-19, sendo 13 em São Miguel, dois em São Jorge e um na ilha do Pico, e há atualmente oito cadeias de transmissão ativas na região.

    Até ao momento, foram detetados na região 550 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19.

    Há atualmente 147 casos positivos ativos, dos quais 118 em São Miguel, 16 na Terceira, oito em São Jorge, três no Pico, um no Faial e um na ilha de Santa Maria.

  • Morreram quase 43 mil pessoas em França, 418 nas últimas 24 horas

    A França registou 418 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas elevando o número total de mortos no país para 42.960 pessoas desde o início da pandemia, anunciaram esta quinta-feira as autoridades francesas.

    O número de hospitalizações está agora em 32.654, ultrapassando o pico de hospitalizações de abril, e 4.884 desses pacientes estão nos cuidados intensivos.

    Foram registados 33.172 novos casos de Covid-19 desde quarta-feira, tendo já sido registados 1.898.710 casos no país desde o início da pandemia.

  • Ouça aqui na íntegra as declarações de António Costa

    Depois da reunião do Conselho de Ministros, António Costa anuncia que são agora 191 os concelhos com alto risco de contágio, clarifica as regras sanitárias e avisa que a “situação é agora muito mais crítica” que na 1ª vaga.

    [Ouça aqui na íntegra a conferência de imprensa do primeiro-ministro depois da reunião do conselho de ministros]

    António Costa: “A regra é clara, ao fim de semana fecha tudo às 13h00”

  • "O esforço que é pedido não é para a eternidade. Isto não é mudar a nossa vida para todo o sempre"

    António Costa lembra que a vacina pode vir no primeiro semestre do próximo ano e que por isso “o esforço que é pedido não é para a eternidade, mas para os próximos meses até haver tratamento eficaz ou vacina”. E acrescenta: “Isto não é mudar a nossa vida para todo o sempre. É um esforço adicional que tem de ser aplicado já”.

1 de 5