Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Encerramos por aqui este liveblog diário dedicado à pandemia de Covid-19. Pode continuar a seguir-nos, esta sexta-feira, aqui.

    Doses de reforço são eficazes a aumentar a proteção contra a Covid-19 e são seguras, segundo novo estudo

  • Vizela diz que jogo com Belenenses SAD foi adiado pelas autoridades de saúde

    O Vizela acrescenta que a justificação para esta decisão ocorre porque “todos os elementos da Belenenses SAD estão em isolamento profilático no domicilio entre o dia 27 de novembro e 10 de dezembro”.

    Vizela diz que jogo com Belenenses SAD foi adiado pelas autoridades de saúde

  • Resposta imunitária a doses de reforço varia conforme a vacina, revela estudo

    Participaram no estudo 2.878 pessoas com 30 anos ou mais de idade. Mais de 900 reportaram no total mais de mil efeitos adversos para além dos mais comuns.

    Resposta imunitária a doses de reforço varia conforme a vacina, revela estudo

  • Afinal, centros de testagens noturnos de Lisboa estão encerrados à quinta-feira

    Os quatro centros de testagens noturnos estão encerrados à quinta-feira, ao contrário do que Carlos Moedas tinha dito na terça-feira, em visita ao novo centro de vacinação na FIL.

    O vereador Ângelo Pereira clarificou hoje, em declarações à CNN Portugal, que os centros de vacinação noturnos — abertos das 20h00 às 02h00 — funcionam apenas às vésperas de feriados, sextas, sábados e domingos.

    O social-democrata diz ter-se tratado de um “lapso” do presidente da câmara da capital.

  • Hospitais do Médio Tejo abrem laboratórios à população para realização de testes

    O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou hoje a abertura dos seus Serviços de Patologia Clínica à população, e a possibilidade, mediante marcação, da realização de testes à Covid-19 nas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas.

    “Os testes podem ser solicitados por qualquer cidadão e para quaisquer fins, independentemente de o motivo estar ou não relacionado com a visita ou acompanhamento de doentes internados no CHMT”, refere a instituição hospitalar em comunicado, podendo os mesmos ser agendados “a partir de 6 de dezembro”, realizando-se “todos os dias úteis, nas três Unidades e também aos sábados, apenas na Unidade de Tomar”, no distrito de Santarém.

    Segundo afirma o CHMT, “trata-se de uma inovadora iniciativa a nível nacional, que tem como objetivo contribuir para o esforço de testagem nacional, com vista ao controlo da pandemia, oferecendo à comunidade e aos utentes servidos pelos três hospitais do CHMT uma resposta de proximidade e qualidade, dentro da esfera do Serviço Nacional de Saúde”.

  • Joe Biden pede à população que tome dose de reforço da vacina para conter vírus

    Alguns países estão a encerrar fronteiras ou a decretar confinamentos devido à mais recente variante da Covid-19, mas Joe Biden referiu que não vai implementar mais restrições para já.

    Joe Biden pede à população que tome dose de reforço da vacina para conter vírus

  • Surto de reinfeções no B. SAD. Maioria dos jogadores infetados com variante Ómicron já teve Covid-19 antes

    Dos 12 atletas com a Ómicron no surto no Belenenses SAD, todos os que já pertenciam ao plantel do ano passado já estiveram infetados antes. Assessor do clube ficou infetado após 5 minutos de contacto.

    Surto de reinfeções no B. SAD. Maioria dos jogadores infetados com variante Ómicron já teve Covid-19 antes

  • Moedas anuncia "grandes restrições" na passagem de ano em Lisboa

    Carlos Moedas prepara-se para anunciar “grandes restrições” na passagem de ano em Lisboa.

    Em declarações à CNN Portugal, o presidente da Câmara Municipal da capital revelou que vai anunciar nos próximos dias “a decisão de restringir os festejos de fim de ano”.

    Não devem ser realizados “os típicos concertos na noite de 31 porque isso criaria um grande aglomerado de pessoas”, e ainda está a ser estudado “se haverá ou não fogo-de-artifício.

  • Hospital de Almada sem novos casos dois dias depois de encerrar urgência pediátrica

    O Hospital Garcia de Orta, em Almada, anunciou que até à data não foram identificados casos positivos nos 28 profissionais em isolamento profilático imediato após um caso da variante Ómicron relacionado com o surto na Belenenses SAD.

    Este caso de Covid-19 da variante Ómicron levou ao encerramento temporário dos serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, a partir das 22h00 de hoje e por um período de 14 dias.

    O hospital aplicou a medida de isolamento profilático imediato a todos os contactos de risco identificados, cumprindo assim as orientações da autoridade de saúde.

    Foram detetados 28 contactos de risco entre os profissionais de saúde, os quais estão a ser acompanhados pelo Departamento de Saúde Ocupacional da unidade hospitalar e que vão permanecer em isolamento profilático durante 14 dias.

  • Bolsonaro reafirma que não haverá “passaporte de vacinação” no Brasil

    O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, reafirmou hoje que o seu Governo não pretende implementar o chamado “passaporte sanitário” no país para certificar pessoas vacinadas contra a Covid-19.

    “A liberdade vem antes de tudo” e cada cidadão pode decidir se quer imunizar-se ou não, segundo o Presidente brasileiro.

    A adoção do chamado “passaporte sanitário” tem sido defendida nos últimos dias por diversos setores da sociedade brasileira, principalmente depois de os primeiros casos da variante Ómicron do vírus SARS-Cov-2, causador da covid-19, terem sido confirmados no país.

    Os três primeiros casos foram detetados na cidade de São Paulo, e outros dois foram confirmados hoje em Brasília, enquanto se analisam outras infeções de passageiros que também voltaram do continente africano.

  • Teste e certificado na entrada em Portugal. "Para evitar situação de há um ano", diz Secretária de Estado das Comunidades

    Depois do apelo de Bruxelas a propósito da variante Ómicron, Berta Nunes insiste na exigência de teste e certificado à entrada no país. “Queremos que os imigrantes venham, mas em segurança”, diz a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, que sublinha a “incerteza” que ainda existe em torno da pandemia de Covid-19 e da nova variante.

    Em declarações à Rádio Observador, Berta Nunes assinala ainda que as viagens de repatriamento, como por exemplo a partir de Moçambique, vão prosseguir e podem vir a aumentar caso seja necessário.

    Sobre um avião fretado pelo governo espanhol que saiu de Maputo com 122 passageiros, entre os quais 15 portugueses retidos em solo moçambicano devido à variante Ómicron, avisa: “Terão sempre de fazer quarentena de 14 dias em Portugal. Se testarem positivo em Espanha, têm de fazer quarentena em território espanhol”.

    Teste e certificado na entrada em Portugal. “Para evitar situação de há um ano”, diz Secretária de Estado das Comunidades

  • Sporting de Braga disponibiliza serviço alternativo de testagem para sócios

    O Sporting de Braga vai colocar à disposição dos seus sócios um serviço alternativo de testagem à Covid-19 para os jogos disputados no seu estádio, informou hoje o clube quarto classificado da I Liga de futebol.

    O custo desta operação será maioritariamente suportado pelo Sporting de Braga, cabendo aos associados o pagamento unitário de 2,5 euros.

    Este serviço alternativo de testagem (antigénio) e certificação surge para “minimizar os condicionalismos provocados pelas novas regras de acesso a recintos desportivos delineadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS)” e inicia-se já diante do Estoril Praia, no domingo (20h30).

    O clube frisa que “a capacidade deste serviço é limitada e, por isso, solicita-se a todos os sócios interessados que se desloquem ao local de testagem o mais rapidamente possível, cumprindo sempre com as normas de segurança previstas pela DGS”.

  • Ómicron. Quantos casos existem e que países fecharam fronteiras? Veja no mapa

    O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo da Doença alerta que fechar as fronteiras na Europa só nos fará ganhar, no máximo, 2 semanas e que, em poucos meses, a Ómicron poderá ter dominado a Delta.

    Ómicron. Quantos casos existem e que países fecharam fronteiras? Veja no mapa

  • Madeira com mais uma morte e 88 novos casos

    As autoridades de saúde da Madeira sinalizaram 88 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, reportando 780 situações ativas e mais um óbito associado à doença, foi hoje anunciado.

    Uma informação divulgada pelo gabinete do secretário da Saúde e Proteção Civil do arquipélago indica que a vítima mortal é uma mulher com 94 anos, residente na Madeira, que faleceu no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, elevando para 108 o número de óbitos associados à infeção por SARS-CoV-2.

    Por seu turno, o boletim sobre a situação epidemiológica neste arquipélago distribuída pela Direção Regional da Saúde (DRS) indica que, com a identificação de mais estes 88 casos de Covid-19, a Madeira passa a contabilizar um total de 14.017 infetados desde o início da pandemia.

    No documento, a DRS menciona que a região tem 780 situações ativas, das quais 717 são de transmissão local e 63 importadas.

  • Bruxelas espera que Portugal reavalie exigência de teste aos passageiros na UE

    A reação surge depois de, há precisamente uma semana, o Governo português ter anunciado a imposição de um teste a todos os cidadãos que cheguem a território nacional.

    Bruxelas espera que Portugal reavalie exigência de teste aos passageiros na UE

  • Associação Comercial cancela programa de Natal na Nazaré

    A Associação Comercial da Nazaré cancelou o programa de Natal naquele concelho do distrito de Leiria, após o parecer negativo da autoridade de saúde que desaconselhou eventos que promovessem a concentração de pessoas para evitar a propagação do coronavírus.

    Denominado “Nazaré, Onda de Natal” o programa deveria aliar a animação de Natal às comemorações dos 10 anos da onda gigante surfada por Garrett McNamara em 2011, mas a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACISN) “foi desaconselhada pelo delegado de saúde a realizar as atividades para evitar a concentração de pessoas e aumentar o risco de contágio [de Covid-19]”, disse à agência Lusa o presidente da direção, Ricardo Gomes.

    O cancelamento do programa foi anunciado num comunicado, em que a direção informa que o Delegado da Autoridade de Saúde de Âmbito Local da Nazaré deu parecer negativo a grande parte das atividades, alegando que o concelho tem “uma transmissão comunitária do vírus SARS-CoV-2 a um nível muito elevado”, apresentando uma taxa de incidência “de aproximadamente 2,5 vezes a média nacional”.

  • Presidente da República promulgou fim do regime excecional de libertação de reclusos

    O Presidente da República promulgou esta quinta-feira o decreto que põe fim ao regime excecional de flexibilização da execução das penas e das medidas de graça, criado na pandemia e que permitiu libertar milhares de reclusos, incluindo Armando Vara.

    “O Presidente da República promulgou hoje o decreto da Assembleia da República que determina a cessação de vigência do regime excecional de flexibilização da execução das penas e das medidas de graça, no âmbito da pandemia Covid-19, aprovado pela Lei n.º 9/2020, de 10 de abril, procedendo consequentemente à sua revogação”, lê-se numa nota publicada na página oficial da Presidência da República.

    A Assembleia da República aprovou a 19 de novembro, em votação final global, o projeto de lei do CDS-PP que propunha o fim do regime excecional de libertação de reclusos criado devido à pandemia de Covid-19.

  • Itália vai começar a vacinar crianças a partir de 16 de dezembro

    Itália vai começar a vacinar crianças entre os cinco e 12 anos contra a Covid-19 a partir de 16 de dezembro, anunciou hoje o gabinete do comissário especial designado pelo governo para gerir a pandemia.

    As doses da vacina Pfizer-BioNTech “representam uma primeira parcela que vai continuar em janeiro e estará disponível a partir de 15 de dezembro, para que todos os postos de vacinação nas regiões e províncias autónomas possam vacinar as crianças a partir de 16 de dezembro”, indicou o gabinete do general Francesco Figliuolo, em comunicado.

    A Agência Farmacêutica Italiana (AIFA) aprovou na noite de quarta-feira a injeção da vacina em menores, seguindo a recomendação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), em novembro.

  • Açores exigem teste negativo à chegada a passageiros do estrangeiro

    Os passageiros provenientes do estrangeiro vão passar a estar obrigados a apresentar um teste negativo à Covid-19 para entrar nos Açores a partir das 00h00 desta sexta-feira, tal como acontece no continente português.

    Na resolução do Conselho do Governo Regional, publicada esta quinta-feira em Jornal Oficial, lê-se que “aos passageiros que pretendam viajar do estrangeiro para o território da Região Autónoma dos Açores, por via aérea ou marítima, aplica-se o disposto na Resolução do Conselho de Ministros”, que deliberou a apresentação de um teste à Covid-19 para entrar no território nacional, independentemente de a pessoa estar vacinada contra o vírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19.

    Quanto aos passageiros provenientes do continente ou da Madeira, vão ter de apresentar o certificado digital de vacinação ou recuperação da Covid-19 ou, no caso de não terem nem um nem outro, um teste negativo realizado até 72 horas antes do embarque para os Açores.

  • Portugal continua no laranja, Europa praticamente pintada de vermelho

    Portugal e as regiões autónomas continuam no laranja, o que corresponde a risco elevado, de acordo com o mapa divulgado hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, sigla em inglês).

    Na Europa, o cenário é pior. Praticamente toda a Europa está pintada a vermelho, em risco máximo. O centro do continente é a região mais afetada, principalmente países como a Áustria, a República Checa e a Hungria. A própria Alemanha está na pior categoria.

    Só algumas regiões italianas e a Extremadura espanhola estão pintadas de amarelo.

1 de 4