Atualizações em direto
  • Dona do Facebook e WhatsApp decide banir imprensa estatal russa

    A empresa tecnológica Meta, dona das redes sociais Facebook e Instagram e da plataforma de mensagens WhatsApp, proibiu vários meios de comunicação estatais russos, incluindo a RT, de aceder às suas plataformas.

    “A Rossiya Segodnya [um grupo de comunicação estatal russo], antiga Russia Today, e outras entidades relacionadas estão agora banidas das nossas aplicações em todo o mundo devido a atividades de interferência estrangeira”, disse a empresa, num comunicado divulgado na segunda-feira.

    A RT tinha 7,2 milhões de seguidores no Facebook e um milhão de seguidores no Instagram.

    A decisão da Meta surge três dias depois de o governo dos Estados Unidos ter anunciado novas sanções contra os meios de comunicação estatais russos, acusados de trabalhar com os militares russos e participar em campanhas de angariação de fundos para pagar armamento utilizado na Ucrânia.

    Embora a RT já tivesse sido sancionada pelo seu trabalho de difusão da propaganda e da desinformação do Kremlin, o Departamento de Estado norte-americano disse que o papel deste meio vai muito além das operações de influência.

    De acordo com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, a RT é uma parte fundamental da máquina de guerra da Rússia e dos seus esforços para minar os aliados democráticos da Ucrânia.

    “A RT deseja que as suas novas capacidades secretas de informação, bem como os seus esforços de desinformação de longa data, permaneçam ocultos”, destacou Blinken.

    Washington acusou o meio de comunicação de também expandir o uso de operações cibernéticas com uma nova unidade ligada aos serviços de informação russos, criada em 2023.

  • Bom dia, vamos continuar a seguir aqui a guerra na Ucrânia. Pode ler o que se passou ontem neste outro artigo em direto.

    Kiev sob ataque em larga escala de drones

    Obrigada por nos acompanhar, até já!

1 de 1