Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog fica por aqui. Para acompanhar esta sexta-feira as novas informações relativas à evolução da pandemia da Covid-19, em Portugal e no mundo, pode ler-nos aqui. Obrigado por estar connosco.

  • Berlim admite rever posição sobre Portugal face a progressão da variante Delta na Alemanha

    O ministro da Saúde alemão admitiu que será possível, em breve, desagravar a avaliação de Portugal e do Reino Unido, ambos classificados como zonas de risco devido a variantes do novo coronavírus.

    Berlim admite rever posição sobre Portugal face a progressão da variante Delta na Alemanha

  • Vacina da CureVac falha patamar de eficácia de 50% nos ensaios

    O presidente da CureVac, Franz-Werner Haas, espera conseguir uma aprovação das autoridades de regulação para comercializar a sua vacina, apesar de a taxa de eficácia ser abaixo das outras vacinas.

    Vacina da CureVac falha patamar de eficácia de 50% nos ensaios

  • Von der Leyen diz que 27 concordaram com travão de emergência à livre circulação

    Em causa está “um travão de emergência, que permite atuar rapidamente se houver uma variante preocupante” — à qual “todos os 27 Estados-membros concordaram”, diz Von der Leyen.

    Von der Leyen diz que 27 concordaram com travão de emergência à livre circulação

  • Um milhão (de quatro) de mensagens falhou, mas Gouveia e Melo garante que pessoas não "escaparam" à vacinação

    Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo deixa claro: “Um milhão de comunicações sem resposta não significa que me tenham escapado um milhão de pessoas por vacinar, porque não escaparam”.

    Um milhão (de quatro) de mensagens falhou, mas Gouveia e Melo garante que pessoas não “escaparam” à vacinação

    Leia mais aqui..

  • Santos Silva: "O que está a acontecer agora é um pouco o que aconteceu em janeiro"

    Santos Silva recorda a vaga de janeiro para explicar o que prevê que aconteça nos próximos meses: “O que está a acontecer agora é um pouco o que aconteceu em janeiro, primeiro começou em no Reino Unido, depois em Portugal e quando em Portugal descia, no resto da Europa estava a crescer”, disse.

    “É uma pandemia que temos de enfrentar em conjunto e ao mesmo tempo não podemos parar a vida. As pessoas vacinadas, com teste negativo ou imunizadas podem circular porque não constituem um perigo assinalável para as outras”, aponta o responsável pelos Negócios Estrangeiros no dia em que entra em vigor o certificado digital.

    Recorde-se que a Alemanha foi o único país que accionou o travão de emergência e mantém restrições aos portugueses que pretendem viajar para o país.

  • Santos Silva: "A melhor maneira de relançarmos a nossa economia é não perder tempo no combate à pandemia"

    “Não podemos deixar o número de novas infeções crescerem ao ritmo que estavam a crescer”, disse esta noite o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

    Em entrevista à RTP3, Santos Silva considerou que “o combate à pandemia é uma das primeiras medidas para recupera a economia” e que a restrição de circulação a partir das 23 horas em alguns concelhos, “a manutenção das restrições na Área Metropolitana de Lisboa e o recuo de vários concelhos nas fases de desconfinameto são medidas essenciais para retoma da economia”.

  • "Julho é de porcelana, todos temos que fazer a nossa parte." As reações dos especialistas às medidas do Governo

    Há recolher obrigatório em 45 concelhos, mas “pode ser um convite a que as pessoas se juntem às escondidas”. Não fazer nada não é opção. Que medidas podiam ter sido tomadas, segundo os especialistas?

    “Julho é de porcelana, todos temos que fazer a nossa parte.” As reações dos especialistas às medidas do Governo

  • Portugal lidera vacinação na União Europeia na média dos últimos sete dias

    Portugal apresenta um valor de 1,38, seguindo-se a Espanha com 1,12 e o Luxemburgo com 1,04, enquanto a média da União Europeia está nos 0,70, diz o site estatístico Our World in Data.

    Portugal lidera vacinação na União Europeia na média dos últimos sete dias

  • Cabo Verde regista um óbito e 70 novos casos em 24 horas

    As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram hoje mais uma morte por Covid-19, aumentando para 287 o total de óbitos associados à doença no país, que contabilizou mais 70 infetados nas últimas 24 horas.

    De um total de 1.109 amostras analisadas desde quarta-feira, o Ministério da Saúde informou, em comunicado, que foram encontrados 70 novos casos positivos, numa taxa de positividade de 6,3%.

    Há mais 12 casos na ilha de Santiago, sendo 10 na Praia e dois em Tarrafal, 11 no Fogo, distribuídos por São Filipe (cinco), Mosteiros (cinco) e Santa Catarina (um), 19 na Brava, seis no Maio, três em São Vicente, dois no Sal e um na Boa Vista.

    Os restantes infetados foram diagnosticados em Santo Antão (11), sendo oito no Porto Novo, dois na Ribeira Grande e um no Paul, e cinco na Ribeira Brava de São Nicolau.

  • Covid-19. Rui Moreira diz que medidas vão ter "impacto negativo" nos portuenses

    Rui Moreira disse não querer pronunciar-se sobre algumas das medidas adotadas, considerando que “num país com tantos especialistas, não é o presidente da Câmara do Porto que se pode pronunciar”.

    Covid-19. Rui Moreira diz que medidas vão ter “impacto negativo” nos portuenses

  • Governo dos Açores não se pronuncia sobre membros do executivo numa festa sem máscara

    O Bloco de Esquerda dos Açores divulgou um vídeo em que é possível ver sem máscara num evento, o secretário regional da Agricultura, António Ventura, e o diretor regional da Cultura, Ricardo Tavares.

    Governo dos Açores não se pronuncia sobre membros do executivo numa festa sem máscara

  • Apoiantes do Chega manifestaram-se em Lisboa contra restrições

    Alguns dos participantes estavam sem máscara e muitos não cumpriam o distanciamento físico recomendado, tendo havido também cumprimentos com abraços e beijos na face.

    Apoiantes do Chega manifestaram-se em Lisboa contra restrições

  • Associação de retalho e restauração contestam mais uma "machadada" no setor

    Associação considera que “as novas medidas restritivas, que se aplicam a um número cada vez mais significativo de municípios, representa mais uma machadada no setor do retalho e da restauração”.

    Associação de retalho e restauração contestam mais uma “machadada” no setor

  • Governo comparticipa quatro testes rápidos por pessoa, mas Câmara de Lisboa mantém rastreios gratuitos sem limite

    Apesar da comparticipação a 100% pelo Estado, a autarquia vai continuar a pagar testes a quem vive ou trabalha em Lisboa. Procura tem aumentado e Cruz Vermelha fala em “milhares de testes diários”.

    Governo comparticipa quatro testes rápidos por pessoa, mas Câmara de Lisboa mantém rastreios gratuitos sem limite

  • TAP subscreve carta europeia que pede validação do certificado digital antes da chegada ao aeroporto

    Companhias aéreas e aeroportos europeus pedem que a verificação do certificado se realize “antes da saída do voo” e antes que os passageiros “cheguem ao aeroporto”.

    TAP subscreve carta europeia que pede validação do certificado digital antes da chegada ao aeroporto

  • Arouca identifica surto com mais de 40 casos em várias escolas e suspende aulas presenciais

    A autarquia de Arouca anunciou esta quinta-feira ter identificado um surto já com “42 casos” depois de no dia 25 de junho ter “detetado um caso de Covid-19 em residente numa instituição de apoio social em Arouca”.

    “Até ao momento, foram identificados 42 casos, a maioria destes dispersos por estabelecimentos de educação e ensino do concelho de Arouca”, o que levou à suspensão das aulas presenciais nas EB2 de Arouca “até estar concluída a testagem dos alunos e profissionais”.

  • Covid-19. Viseu tem 25 turmas em isolamento profilático

    Viseu tem “500 pessoas, entre alunos, professores e não docentes, em isolamento profilático” — no total de 25 turmas — que vão desde a creche ao ensino secundário.

    Covid-19. Viseu tem 25 turmas em isolamento profilático

  • Angola com 116 novas infeções e três mortes nas últimas 24 horas

    Angola registou mais 116 infeções de Covid-19 em 13 províncias, três óbitos e 29 recuperados da doença, nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pela Direção Nacional de Saúde Pública.

    O país contabiliza por agora 38.965 casos positivos, 903 mortes, 33.271 recuperados da doença e tem ativos 4.791 casos, dos quais 15 encontram-se em estado crítico, 21 graves, 53 moderados, nove leves e 4.693 assintomáticos.

    Estão internadas 98 pessoas, em quarentena institucional outras 152 e sob vigilância epidemiológica 2.237 contactos.

  • Rui Rio: "Apoio o governo em todas as medidas restritivas que possam ser difíceis e impopulares"

    Rui Rio diz que vai manter a postura de não-oposição em relação às medidas do Governo de combate à pandemia. O líder do PSD diz que não é técnico de saúde e que confia que as medidas do Governo estão bem fundamentadas — ainda que, por vezes, mal comunicadas.

    “Apoio o governo em todas as medidas restritivas que possam ser difíceis e impopulares, mas necessárias ao país”, disse Rui Rio em relação às medidas anunciadas após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. “Aí não vou fazer oposição, porque o país tem de estar em primeiro lugar.”

    O líder do PSD acrescentou: “Quero acreditar que o Governo está a fazer é o que é tecnicamente adequado, mas o Governo tem de comunicar de uma forma absolutamente linear para que toda a gente entenda”.

1 de 5