Histórico de atualizações
  • Bom dia! Este liveblog fica por aqui. Obrigada por nos ter acompanhado. Vamos continuar a acompanhar os desenvolvimentos da pandemia de Covid-19 em Portugal e no mundo, neste novo liveblog.

    Após quase dois anos de pandemia, hoje é o último dia de uso obrigatório de máscara

  • Ordem dos Solicitadores distingue Sampaio com título póstumo de Solicitador Honorário

    A Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução vai atribuir, a título póstumo, o título de Solicitador Honorário ao antigo presidente da República Jorge Sampaio.

    Ordem dos Solicitadores distingue Sampaio com título póstumo de Solicitador Honorário

  • Covid-19. Angola com 399 novos casos e cinco mortes nas últimas 24 horas

    Angola registou 399 casos de ovid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando os 50.000, bem como cinco mortes e 46 doentes recuperados segundo a Direção Nacional de Saúde Pública.

    Covid-19. Angola com 399 novos casos e cinco mortes nas últimas 24 horas

  • Covid-19. Madeira regista 20 novos casos, 19 recuperações e 170 infeções ativas

    A Madeira registou este sábado 20 novos casos de Covid-19 e 19 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 170.

    Covid-19. Madeira regista 20 novos casos, 19 recuperações e 170 infeções ativas

  • Moçambique sem mortes nas últimas 24 horas

    Moçambique não registou mortes no âmbito da Covid-19, o que não se verificava desde 21 de junho, segundo o boletim diário sobre a evolução da pandemia no país divulgado pelo Ministério da Saúde.

    Moçambique sem mortes nas últimas 24 horas

  • Covid-19. Governo guineense determina fim do recolher obrigatório

    O Governo da Guiné-Bissau levantou a medida de recolher obrigatório parcial, em vigor há 15 dias no âmbito do combate à pandemia, mas manteve o estado de calamidade sanitária por duas semanas.

    Covid-19. Governo guineense determina fim do recolher obrigatório

  • Fotogaleria. Fomos tirar a máscara na rua — ao líder do PSD, a um estudante, a uma reformada e muitos outros

    A partir deste domingo, acaba a obrigatoriedade de uso de máscara nas ruas. O Observador pegou numa máquina Polaroid e foi fotografar pessoas com e sem máscara. Do líder do PSD a um estudante.

    Fotogaleria. Fomos tirar a máscara na rua — ao líder do PSD, a um estudante, a uma reformada e muitos outros

  • Protestos contra medidas anti-Covid-19 em França e na Grécia levam a carga policial

    A polícia grega disparou gás lacrimogénio contra manifestantes antivacinação que se concentraram na cidade de Thessaloniki, antes de um discurso do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, avança o The Guardian. Na Grécia tem havido uma forte oposição à vacinação obrigatória contra a Covid-19.

    Também em França a polícia teve que intervir em Paris num protesto contra o passe sanitário. Este sábado houve manifestações contra o certificado Covid-19 em várias cidades, incluindo Lyon e Toulouse.

    O passe sanitário vai aplicar-se a crianças a partir dos 12 anos e dois meses como condição de acesso a locais como restaurantes ou cinemas, sendo mais um incentivo à vacinação.

  • Covid-19. Mais 27 infeções e nove recuperados em São Tomé e Príncipe

    Sã São Tomé e Príncipe registou 27 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e nove recuperações nas últimas 24 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 2.814.

    Covid-19. Mais 27 infeções e nove recuperados em São Tomé e Príncipe

  • Reino Unido. Mais 29.547 casos e 156 mortes nas últimas 24 horas

    O Reino Unido registou 29.547 casos de infeção nas últimas 24 horas — menos 7.187 do que esta sexta-feira.

    O número de mortes associadas à pandemia aumentou ligeiramente, de 147 ontem para 156 este sábado.

  • Covid-19. 99% do pessoal docente e não docente vacinado

    A ‘task force’ de vacinação avançou que, no final desta semana, atingiu-se os 99% de pessoal docente e não docente das escolas portuguesas vacinados contra o SARS-CoV-2.

    Covid-19. 99% do pessoal docente e não docente vacinado

  • Centro de Vacinação de Matosinhos reduz horário de atendimento

    O Centro de Vacinação de Matosinhos vai reduzir, a partir de segunda-feira, o horário de atendimento para o período das 9h às 14h, dadas as “elevadas taxas de vacinação” no concelho, anunciou a unidade local de saúde.

    “Alcançadas que estão elevadas taxas de vacinação no concelho de Matosinhos, estamos agora em condições de reduzir o horário de atendimento à população”, lê-se num aviso publicado na página do Facebook da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

    Segundo acrescenta, quem “ainda não se vacinou, tem mais de 12 anos de idade e não esteve infetado com covid-10 nos últimos seis meses, pode dirigir-se em regime de Casa Aberta ao CVC [Centro de Vacinação de Matosinhos], sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h”.

  • Boletim DGS. Morreu um homem na casa dos 40, restantes óbitos acima dos 70

    Nas últimas 24 horas morreu um homem, entre os 40 e os 49 anos, com Covid-19.

    Todos os restantes óbitos foram registados acima dos 70 anos: 3 septuagenários e 6 octogenários, quatro homens e duas mulheres.

  • Boletim DGS. Há mais 2.096 recuperados

    Nas últimas 24 horas, 2.096 pessoas foram dadas como recuperadas, o que significa que também há menos casos ativos — 883.

    Neste momento, são 37.737 os casos de infeção ativa em todo o país e 37.838 as pessoas sob vigilância, menos 626 do que ontem.

    Desde o início da pandemia, a DGS já registou 1.054.673 casos positivos; 999.083 já recuperaram.

  • Boletim DGS. Lisboa e Vale do Tejo com 38,9% dos casos

    Mais uma vez, é na região de Lisboa e Vale do Tejo que se regista a maior parte dos novos casos de infeção pelo coronavírus: 38,9% do total. Seis dos dez óbitos das últimas 24 horas também aconteceram aqui; a Norte morreram mais duas pessoas, e no Centro outra duas.

    Na região Norte registaram-se 32,5% dos novos casos; no Centro 13,2%; e no Algarve 10%.

    No resto das regiões os números de novas infeções são residuais: há mais 32 infetados na Madeira, 28 no Alentejo e 5 nos Açores.

  • Boletim DGS. Número de internamentos continua a baixar, mas há mais 3 pessoas em UCI

    Nas últimas 24 horas o número de internados com complicações associadas à Covid-19 voltou a baixar, pelo quinto dia consecutivo: são agora 552 as pessoas hospitalizadas, menos 17 do que ontem.

    Em unidades de cuidados intensivos, contudo, houve um ligeiro aumento, de 3 pessoas. São agora 121.

  • Boletim DGS. Mais 1.223 casos de infeção e 10 mortes

    Nas últimas 24 horas registaram-se em Portugal mais 1.223 casos de infeção pelo coronavírus (esta sexta-feira tinham sido 1.323).

    De acordo com o habitual boletim da Direção-Geral da Saúde, há mais 10 mortes a juntar às contas da pandemia. Desde março de 2020, já morreram 17.853 pessoas com Covid-19.

  • Máscaras podem regressar ao Reino Unido no inverno se casos não abrandarem

    Com uma média diária de mais de 37 mil casos ao longo dos últimos sete dias, o Reino Unido está a assistir a um recrudescimento da pandemia, mas o serviço nacional de saúde mantém-se longe do pico registado em janeiro.

    Se isso mudar ao longo do inverno, as máscaras, que deixaram de ser obrigatórias nos locais fechados, podem voltar, prevê o plano de Boris Johnson, que só vai ser apresentado na próxima terça-feira mas que o Guardian está já este sábado a avançar.

    Para além da imposição das máscaras, do plano do Primeiro-ministro para evitar um regresso ao lockdown, deverão constar doses adicionais das vacinas anti-Covid-19 e a maior campanha de sempre de vacinação contra a gripe no país.

    Fontes do governo avançaram àquele jornal que, embora inicialmente estejam previstas apenas para a população mais idosa e vulnerável, as doses de reforço poderão ser alargadas a outros grupos etários, se a pressão sobre o NHS, o serviço nacional de saúde, se começar a fazer sentir.

  • Covid-19: África ultrapassa os oito milhões de casos

    O continente africano ultrapassou os oito milhões de casos (8.008.802) de infeção de covid-19 desde o início da pandemia, tendo registado 202.534 mortes associadas à doença.

    Covid-19: África ultrapassa os oito milhões de casos

  • O Brasil teve esta sexta-feira a menor média móvel de mortes devido à covid-19 desde novembro de 2020: registou 672 óbitos e 15.951 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados oficiais.

    Porém, os números são parciais, uma vez que o estado do Mato Grosso do Sul não conseguiu comunicar atempadamente os registos da doença das últimas 24 horas devido a problemas técnicos no acesso às bases de dados, situação que ocorreu em outras unidades federativas ao longo desta semana.

    Mesmo assim, as médias móveis de óbitos e casos no país continuam em declínio, ficando em 454 para as mortes, e 16.970 para as infeções, os menores registos desde novembro do ano passado.

    No total, o Brasil concentra 585.846 vítimas mortais e 20.974.850 diagnósticos positivos de covid-19 desde o início da pandemia, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

    Estes números confirmam o Brasil como a segunda nação com mais mortes em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e a terceira com mais diagnósticos positivos, antecedida pelos norte-americanos e pela Índia.

1 de 2