Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Obrigado por ter estado connosco. Vamos continuar a acompanhar todas as atualizações referentes à evolução da pandemia em Portugal e no mundo aqui. Fique connosco.

  • Sub-23 do Portimonense com 15 casos e 14 durante o GP de Portugal

    Ana Cristina Guerreiro assegurou que no caso de surgirem surtos em consequência do GP, há forma de saber “na maior parte das bancadas”, quem lá esteve, já que há “identificação por bilhete”.

    Sub-23 do Portimonense com 15 casos e 14 durante o GP de Portugal

  • Covid-19. Câmara do Funchal com dois funcionários infetados ativou plano de contingência

    Dois funcionários da Câmara do Funchal testaram positivo ao novo coronavírus. A autarquia revela que os casos não estão relacionados e o plano de contingência já foi acionado.

    Covid-19. Câmara do Funchal com dois funcionários infetados ativou plano de contingência

  • Economia, empresas e ‘shoppings’ “não suportam mais paragens”, diz Associação de Centros Comerciais

    Para a Assoicação de Centros Comerciais, horários reduzidos “são contraproducentes” porque contribuem para uma maior concentração de pessoas em determinados períodos do dia.

    Economia, empresas e ‘shoppings’ “não suportam mais paragens”, diz Associação de Centros Comerciais

  • Bolsonaro diz que pandemia está a acabar, “está a ir embora”, e ironiza com pressa para comprar vacina

    “O que é que eu vejo na questão da pandemia? Ela está a ir embora, isso já aconteceu, a gente vê em livros de história”, diz o presidente do Brasil. Voltou a defender a hidroxicloroquina.

    Bolsonaro diz que pandemia está a acabar, “está a ir embora”, e ironiza com pressa para comprar vacina

  • Lar em Leiria: infetados todos os 23 utentes e cinco profissionais

    Um lar em Leiria tem todos os 23 utentes e cinco profissionais infetados. Os utentes estão assintomáticos. O lar “não está legalizado, mas tem vários processos de legação a decorrer”.

    Lar em Leiria: infetados todos os 23 utentes e cinco profissionais

  • Lar em Leiria: infetados todos os 23 utentes e cinco profissionais

    Um lar em Leiria tem todos os 23 utentes e cinco profissionais infetados. Os utentes estão assintomáticos. O lar “não está legalizado, mas tem vários processos de legação a decorrer”.

    Lar em Leiria: infetados todos os 23 utentes e cinco profissionais

  • Covid-19. Rede consular de Portugal em França continua a funcionar “sem alterações”

    Neste confinamento, ao contrário do anterior, as autoridades francesas decidiram que os serviços públicos ficam abertos e acessíveis a todos. Os consulados portugueses não são exceção.

    Covid-19. Rede consular de Portugal em França continua a funcionar “sem alterações”

  • Manifestação para desvalorizar gravidade da Covid-19 termina em confrontos em Barcelona

    “Espanha — 2009 — 150.000 mortos pela gripe. 2020 — 35.000 pela Covid-19. Chega de mentiras”, lia-se num dos cartazes do protesto, que foi organizado nas redes sociais e que 500 pessoas presentes.

    Manifestação para desvalorizar gravidade da Covid-19 termina em confrontos em Barcelona

  • Beja tem mais 30 camas para pessoas infetadas ou em isolamento

    Segundo o autarca, um dos novos postos destina-se a pessoas sem condições para cumprir em casa isolamento profilático determinado por autoridades de saúde e dispõe de 24 camas.

    Beja tem mais 30 camas para pessoas infetadas ou em isolamento

  • PS: "Momento é muito crítico e vai tornar-se ainda mais crítico nas próximas semanas"

    Antes do Conselho de Ministros extraordinário de sábado onde ficarão fechadas as medidas para fazer face ao aumento de casos, o PS sai da reunião com o Governo com um tom pesaroso, que pretende alertar os portugueses para a atual situação.

    “O momento é muito crítico e vai tornar-se ainda mais crítico nas próximas semanas. É muito importante estarmos todos preparados para momentos muito críticos que se irão colocar de novo ao país”, afirmou José Luís Carneiro.

    O secretário-geral adjunto do PS lembrou o “esforço acrescido que será necessário de cada um para garantir que todos os meios de saúde conseguem garantir resposta aos momentos críticos” que o país irá passar. “Novembro é um mês bastante exigente”, frisou.

  • CDS critica "gestão desastrosa" feita pelo Governo. Quer "medidas cirúrgicas, zona a zona e temporárias"

    Já só falta ouvir o PS, numa reunião que se espera breve a encerrar a maratona desta quinta-feira. O CDS saiu da reunião com o Governo com críticas à “gestão desastrosa que deita por terra o mito do milagre português”.

    Lembrando o alerta da ministra da Saúde que afirmou que a capacidade de internamento podia esgotar-se já a 4 de novembro, Francisco Rodrigues dos Santos criticou a inércia do Governo em alargar a capacidade de resposta do sistema de saúde recorrendo ao setor social e privado.

    Quanto às medidas a aplicar a partir de amanhã, o CDS recusa o estado de emergência e pede ao Governo “medidas que sejam localizadas, cirúrgicas, zona a zona e temporárias”.

    O CDS insistiu ainda necessidade de criar um mapa de cores, com o risco de contágio em cada localidade.

  • Novos casos diários voltam a subir em França e superam os 49 mil

    Os novos casos de infeção pelo novo coronavírus voltaram a subir em França, com o país a contabilizar 49.215 contágios nas últimas 24 horas, contra os 47.637 verificados no dia anterior, divulgaram hoje as autoridades francesas.

    Com este novo valor, o número total de infetados no país desde o início da crise pandémica eleva-se para 1.331.984, segundo os dados fornecidos pela Agência de Saúde Pública francesa.

    Os mesmos dados indicaram que um total de 36.565 pessoas morreram, até à data, no território francês por causa da doença Covid-19, incluindo 256 nas últimas 24 horas.

    O índice de positividade nos testes de diagnóstico está agora nos 20%, mais do que os 19,4% e 18,6% indicados nos últimos dois dias e bastante mais do que os 4,5% registados no início de setembro, indicou a mesma entidade no seu portal online.

  • EUA ultrapassam barreira dos nove milhões de infetados

    Os Estados Unidos da América (EUA) ultrapassaram esta sexta-feira a barreira dos nove milhões de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus desde o início da crise pandémica, segundo os números divulgados pela universidade norte-americana Johns Hopkins.

    De acordo com a universidade, o país registou, até à data, 9.007.298 casos de infeção.

    Os EUA são o país mais afetado a nível mundial pela atual pandemia da doença Covid-19 em termos absolutos (infetados e vítimas mortais), registando igualmente mais de 229 mil mortes relacionadas com o novo coronavírus.

    Este número provisório de mortes excede em muito o limite inferior das estimativas iniciais da Casa Branca (administração norte-americana), que projetava no melhor dos cenários entre 100.000 e 240.000 vítimas mortais associadas à doença Covid-19.

  • Autoridade de Saúde dos Açores desaconselha realização de Pão por Deus

    A Autoridade de Saúde Regional dos Açores “desaconselha” a realização da tradição do Pão por Deus, em que as crianças batem de porta em porta nas suas localidades, recebendo guloseimas, devido à pandemia de Covid-19.

    A Autoridade de Saúde Regional alerta para a importância de se “cumprir as medidas de prevenção contra a covid-19, como sejam a higienização das mãos, distanciamento físico e etiqueta respiratória”, alegando que essas medidas “poderão ficar comprometidas na efetivação desta tradição por parte das crianças mais pequenas”.

  • Chega quer restrições avaliadas em cada concelho e alerta para efeito de confinamento no início de dezembro

    O Chega saiu da reunião com o Governo a alertar para aquilo que pode ser o resultado de um confinamento de duas semanas no início de dezembro: “pode ser contraproducente, nefasto”.

    Pedir aos portugueses que fiquem em casa no início do mês de dezembro pode “ter um efeito ainda mais negativo nas semanas seguintes” com as pessoas que estiveram confinadas nas semanas antes a concentrar toda a atividade no período pós-confinamento. Além disso, considerou André Ventura decretar novo estado de emergência poderá dar um sinal aos portugueses que se “voltou ao início, dando uma ideia de falta de estabilidade tremenda aos agentes económicos”.

    Já sobre o alargamento das restrições aos municípios que ultrapassem os 240 novos casos diários por 100 mil habitantes, o Chega quer que essas restrições possam ser avaliadas “casuisticamente” para que não surjam “sentimentos de injustiça”. E exemplifica, num concelho onde haja surtos em lares, o rácio de infeções aumentará automaticamente, estando o surto circunscrito a lugares específicos, todos os munícipes poderão ser afetados pelas imposições mais restritivas.

  • Madeira com 13 novos casos e um total 172 de infeções ativas

    A Madeira assinalou esta sexta-feira 13 novos casos de Covid-19, sete dos quais de transmissão local, elevando para 172 o número de infeções ativas no arquipélago, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

  • Hospital de Penafiel transfere 30 doentes para unidades do Grande Porto

    O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) transferiu 10 doentes Covid-19 para o polo do Porto do Hospital das Forças Armadas (HFA) e 20 para o Fernando Pessoa em Gondomar, confirmaram à Lusa fontes ligadas à saúde.

    Em comunicado enviado à agência Lusa, o Hospital das Forças Armadas precisa que os 10 doentes foram “encaminhados para as enfermarias de isolamento, onde lhes está a ser prestado o devido acompanhamento médico” e que este apoio surge “na sequência de um pedido do Hospital de Penafiel [que pertence ao CHTS]”.

  • PEV insiste em ações pedagógicas porque "punição não muda comportamentos"

    A longa maratona de audição dos partidos continua em São Bento e no final da reunião Os Verdes consideram que “todas as medidas que tiverem base dos técnicos de saúde serão as mais indicadas para apresentar ao país”.

    Ainda assim, o PEV prefere um reforço na aposta em “ações pedagógicas” porque “não é pela punição que se mudam comportamentos”.

    Os Verdes pediram ao Governo um reforço em ações pedagógicas, nos transportes públicas e maior fiscalização nos locais de trabalho bem como a um reforço do Serviço Nacional de Saúde.

  • Angola sobe para 10.558 casos com 289 novas infeções

    Angola registou desde quinta-feira quatro mortes devido à Covid-19 e 289 infeções, além de 371 pessoas recuperadas, um número recorde, anunciou hoje o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

    Com o balanço epidemiológico divulgado esta sexta-feira, Angola passou a um total de 10.558 casos, com 279 óbitos, 4.107 recuperados e 6.172 ativos, incluindo 16 críticos e 29 graves.

1 de 6