Histórico de atualizações
  • Bom dia!

    Obrigada por nos ter acompanhado neste liveblog.

    Durante este domingo, poderá ler aqui as atualizações sobre a Covid-19.

    Subida de 200% do desemprego no Algarve “preocupa” IEFP. México ultrapassa França no número de óbitos

  • Mais de 527 mil mortos e mais de 11,1 milhões de casos em todo o mundo

    Pelo menos 527.241 pessoas morreram em todo o mundo devido à pandemia do novo coronavírus, desde que este surgiu, em dezembro na China, segundo um balanço da Agência France Presse, às 20h deste sábado, a partir de dados oficiais.

    Mais de 11.145.640 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 5.727.400 foram considerados curados. No entanto, este número de diagnósticos representa apenas uma parte do número real de contaminações. Alguns países testam apenas os casos graves, outros usam os testes como prioridade no rastreamento, e muitos países pobres têm uma capacidade de rastreamento limitada.

    Covid-19: Mais de 527 mil mortos e mais de 11,1 milhões de casos em todo o mundo

  • Madeira regista um novo caso positivo, total acumulado sobe para 93

    A Madeira registou hoje um novo caso de covid-19, elevando o total acumulado para 93, já com 90 recuperados, ficando agora com três doentes ativos, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

    Há um novo caso positivo a reportar identificado durante o dia de hoje, no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira”, refere a entidade em comunicado, esclarecendo que se trata de um passageiro que fez o teste no local.

    O viajante permanece em confinamento numa residência, no concelho de Santa Cruz, zona leste da ilha, e a investigação epidemiológica está em curso. Por outro lado, um outro caso suspeito, sinalizado no dia 2 de julho, também no contexto da operação no aeroporto, aguarda ainda resultados laboratoriais definitivos. “Este viajante permanece em confinamento numa residência, no concelho do Funchal”, refere o comunicado.

    Lusa

  • Angola com mais 18 casos e uma morte

    Angola anunciou hoje 18 novos casos de covid-19, com mais um óbito, elevando o total de infeções para 346, das quais 19 resultaram em morte, segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública. Franco Mufinda adiantou que os novos casos foram registados no Cuanza Norte (2) e em Luanda (16), sendo nesta província as localidades mais afetadas Maianga, Belas, Viana, Kilamba Kiaxi e Talatona.

    Entre estes casos, doze mulheres e seis homens com idades entre os 27 e 67 anos, oito são de transmissão local e dez sem vínculo epidemiológico conhecido. Quanto ao óbito, trata-se de um angolano de 67 anos com historial de tuberculose. Segundo Franco Mufinda, o homem viu agravado o seu quadro clínico e chegou praticamente com paragem cardiorespiratória ao hospital Américo Boavida, sendo a covid-19 detetada após a morte.

    Os casos sem vínculo conhecido ascendem agora a 68, sendo declarada a transmissão comunitária quando atingirem a contagem de 100. O secretário de Estado voltou por isso a apelar à revisão da conduta dos angolanos face a”um inimigo invisível, que mata”.

    Angola tem agora um total de 346 infetados, dos quais 19 óbitos, 108 recuperados e 219 ativos.

    Lusa

  • OMS vai descontinuar uso de hidroxicloroquina em doentes hospitalizados

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai descontinuar a utilização de hidroxicloroquina e de lopinavir/ritonavir no tratamento de pacientes hospitalizados com covid-19, pela falta de evidências da redução da mortalidade de pacientes infetados, foi hoje anunciado. De acordo com um comunicado divulgado, a OMS “aceitou hoje a recomendação do Estudo de Solidariedade do Comité de Direção Internacional para descontinuar” os testes de hidroxicloroquina e de lopinavir/ritonavir.

    Covid-19. OMS vai descontinuar uso de hidroxicloroquina em doentes hospitalizados

  • Moçambique anuncia sétima morte e total de 969 casos

    Moçambique anunciou hoje mais uma morte provocada pelo novo coronavírus, elevando o total para sete desde o início da pandemia, de acordo com comunicado do Ministério da Saúde. A sétima vítima mortal é um homem de 58 anos residente na província de Tete, centro do país, que esteve internado devido a várias doenças graves e posteriormente, em 29 de junho, foi-lhe diagnosticada covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

    Nas últimas 24 horas, Moçambique notificou mais 30 casos de infeção pelo novo coronavírus, passando a ter um cumulativo de 969 casos confirmados em laboratório. Todos os novos casos estão “em isolamento domiciliar e decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”, refere o mesmo comunicado.

    Foi ainda anunciado que há mais sete pessoas livres da doença, pelo que Moçambique conta com 256 pessoas totalmente recuperadas.

    Lusa

  • Reino Unido. 67 mortos e 624 novos casos

    O Reino Unido registou 67 mortes nas últimas 24 horas, elevando para 44.198 o total de vítimas mortais desde o início da pandemia covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico. De acordo com a mesma fonte, foram detetados mais 624 novos casos, e foram realizados 171.540 testes de diagnóstico em todo o país.

    O número de vítimas mortais das últimas 24 horas é inferior ao do dia anterior, com um registo de 137 mortos.

    Hoje, a Inglaterra deu um novo passo para a reativação da economia, ao permitir a reabertura de bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos pela primeira vez, ao fim de três meses. A Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte optaram por demarcar-se do roteiro do Governo central, e estão a desenhar medidas para um desconfinamento mais lento.

    Lusa

  • Itália: 21 mortos e 235 infetados nas últimas 24 horas

    Itália registou 21 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de vítimas mortais para 34.854 desde 21 de fevereiro, informou hoje a Proteção Civil.

    Desde sexta-feira foram registados mais 235 casos de contágio, o pior número desde 26 de junho, e isso tendo em conta que foram realizados 51 mil testes, quando chegaram a ser realizados mais de 70 mil. O número total de casos é de 241.419.

    O número de recuperados desde o início da emergência é de 191.944, ou seja, mais 477 em 24 horas e o número atual de doentes desceu para 14.621 (-259).

    As autoridades do país vigiam com particular atenção três regiões, Emilia-Romagna, Veneto e Lazio, depois de na sexta-feira o Ministério da Saúde ter indicado que a capacidade de contágio do vírus (RT) está acima de 1 nestas zonas.

    Hoje, foram confirmados 51 novos casos na Emilia-Romagna, quatro em Veneto e 31 em Lazio, números que estão ainda longe dos relativos à região mais afetada, a Lombardia, que teve 95.

    Lusa

  • 11.458 novos casos em 24 horas na Flórida

    As autoridades da Flórida registaram uma subida recorde de novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo a agência Reuters, foram 11.458 casos apenas num dia. É a segunda vez em três dias que o número diário de infetados fica acima dos 10 mil naquele estado norte-americano.

  • DGS reafirma "rigor e transparência" nos números da Covid-19 em Portugal

    A Direção-Geral da Saúde (DGS) garante que o seu trabalho se tem pautado “por uma relação de rigor e transparência nos relatórios diários,
    comunicações, conferências e entrevistas”. Depois de, na sexta-feira, a ministra da Saúde ter revelado que cerca de 200 casos, nos últimos três dias, não foram incluídos nos dados oficiais, por não terem sido registados no sistema de vigilância epidemiológica (SINAVE) por um laboratório privado, a DGS enviou um comunicado às redações onde reafirma que todos os dados são sujeitos a um “controlo de qualidade” antes de chegarem ao boletim diário.

    Todos os dias existe um processamento dos dados no sentido de agregar os dados clínicos e laboratoriais à mesma pessoa, confirmar o estado de doente COVID-19 e identificar duplicados. Posteriormente estes dados são ainda sujeitos a um controlo de qualidade antes da publicação do relatório de situação epidemiológica”, lê-se na nota.

    O comunicado relembra que a contabilização feita através do SINAVE só funciona que houver uma “notificação atempada pelos médicos e laboratórios
    que identificam os casos em todo o território nacional”.

  • Com um surto ativo, Reguengos de Monsaraz tem mais 7 infetados

    Em Reguengos de Monsaraz, que se vê a braços com um surto (que levou a autarquia a ativar o Plano Municipal de Emergência), os dados da DGS mostram que há mais 7 infetados, para um total de 132.

    Este sábado, foi confirmada a morte de uma idosa de 87 anos, que se encontrava internada no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), aumentando, assim, para nove o número de vítimas mortais do surto de Covid-19 de Reguengos de Monsaraz, informou o município.

    Covid-19: Total de mortos do surto em lar de Reguengos de Monsaraz sobe para nove

  • Lisboa e Vale do Tejo. Concelhos de Lisboa, Sintra e Odivelas são os que têm mais novos casos

    Na região de Lisboa e Vale do Tejo, o concelho com maior número de novos infetados foi Lisboa (61, para um total de 3.645), seguido de Sintra (35, para 2850), Odivelas (26, totalizando 1183), Loures (23 para um total de 1910), Cascais (20, somando 1061), Almada (17, para 624), Seixal (16, para 643) e Oeiras (14, num total de 852).

  • Uma das vítimas mortais tinha entre 40 e 49 anos

    As vítimas mortais nas últimas 24 horas com Covid-19 foram uma mulher que tinha entre 40 e 49 anos, um homem com entre 60 e 69 anos e cinco pessoas com mais de 80 anos (dois homens e três mulheres).

  • Menos 6 pessoas internadas, mas mais uma nos cuidados intensivos

    O boletim da DGS mostra ainda que 6 pessoas deixaram de estar internadas (são agora 489), mas há mais uma nos cuidados intensivos (num total de 73). O país conta com 43.569 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo que 28.772 pessoas já recuperaram (mais 348 do que ontem).

  • Lisboa e Vale do Tejo tem mais 317 infetados, quase 77% do total de novos casos

    A região de Lisboa e Vale do Tejo registou mais 317 infetados nas últimas 24 horas, concentrando quase 77% do total de novos casos de Covid-19. Segue-se a região Norte com 59 novos casos, o Centro, que soma mais 20, o Alentejo com 13 (tem a subida percentual mais expressiva, de 2,6%) e a região Sul com 4. Os Açores e a Madeira não registaram qualquer caso nas últimas 24 horas.

  • Mais 7 mortes e 413 infetados nas últimas 24 horas em Portugal

    De acordo com o boletim da DGS, divulgado este sábado, morreram, em Portugal, 7 pessoas na últimas 24 horas (ontem tinham sido registas 11 mortes), com Covid-19, um aumento de 0,4% (no dia anterior, tinha sido de 0,7%). O país contabiliza agora 1.605 óbitos. Há 413 novos casos de infeção (ontem eram 374), uma subida de 1% (ontem foi de 0,9%). São agora 43569 os casos confirmados em Portugal desde o início da pandemia.

    As 7 mortes com Covid-19 nas últimas 24 horas aconteceram, todas elas, na região de Lisboa e Vale do Tejo.

  • Governo autoriza algumas lojas e rent-a-car na área metropolitana de Lisboa a abrir às 6h00

    O Governo permitiu a abertura às 6h00 de comércio e serviços, incluindo em conjuntos comerciais, na Área Metropolitana de Lisboa, autorizados a funcionar 24 horas mas que, por causa da pandemia, estejam obrigados a encerrar às 20h00.

    Em despacho, publicado em suplemento do Diário da República de sexta-feira, o executivo permite ainda aos estabelecimentos que prestam serviços de aluguer de veículos de mercadorias sem condutor (‘rent-a-cargo’) ou de veículos de passageiros sem condutor (‘rent-a-car’) encerrar à 01h00 e reabrir às 06h00, sempre que o respetivo horário de funcionamento o permita, a fim de admitir a possibilidade de entrega ou restituição dos veículos durante períodos mais alargados.

    Covid-19: Governo autoriza algumas lojas e rent-a-car na AML a abrir às 6:00

  • Pandemia ultrapassa os 11 milhões de casos no mundo

    A pandemia do novo coronavírus provocou pelo menos 526.663 mortos em todo o mundo e ultrapassou os 11 milhões de casos desde o início da pandemia, segundo um balanço feito pela agência France Presse, a partir de fontes oficiais. De acordo com o balanço mundial, que reflete a situação epidemiológica da Covid-19 às 11h00 TMG (12h00 em Portugal), foram contabilizados 11.103.630 casos confirmados do novo coronavírus, em que pelo menos 5.715.100 deles são considerados curados.

    Pandemia ultrapassa os 11 milhões de casos no mundo

    Lusa

  • Total de mortos do surto em lar de Reguengos de Monsaraz sobe para nove

    A morte de uma idosa de 87 anos, que se encontrava internada no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), aumentou para nove o total de vítimas mortais do surto de covid-19 de Reguengos de Monsaraz, informou este sábado o município.

    Covid-19: Total de mortos do surto em lar de Reguengos de Monsaraz sobe para nove

  • Covid-19: Rússia ultrapassa ‘barreira’ dos 10.000 mortos

    O número de vítimas mortais da covid-19 na Rússia ultrapassou este sábado a ‘barreira’ dos 10.000 óbitos, após a morte de 168 infetados elevar o total para 10.027, informaram as autoridades sanitárias do país. Nas últimas 24 horas, Moscovo detetou 6.632 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, em 84 regiões, dos quais 1.960 (29,6%) são assintomáticos, aumentando o total de casos no país para 674.515. Além disso, 9.986 pacientes foram dados como curados nas últimas 24 horas, o que eleva o total de recuperados para 446.879.

    Na capital, Moscovo, o principal foco de covid-19 no país, foram detetados 680 novos casos, 25 mortes e 1.620 curados. A Rússia ocupa atualmente o terceiro lugar na lista de países com mais contágios de covid-19, superada apenas pelos Estados Unidos e pelo Brasil.

    Lusa

1 de 2