Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia! Obrigado por ter acompanhado este liveblog. Para ler as notícias referentes à pandemia desta sexta-feira, siga este link.

    Portugueses podem ir para o Algarve “com segurança”. Governo descarta medidas mais restritivas para a região

  • Brasil soma 1.548 mortos e 52.789 casos nas últimas 24 horas

    O Brasil contabilizou 1.548 mortes e 52.789 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 538.942 óbitos e 19.262.518 diagnósticos positivos da doença desde o início da pandemia, informou hoje o executivo.

    De acordo com último boletim epidemiológico difundido pelo Ministério da Saúde, a taxa de incidência da covid-19 no Brasil é agora de 256 mortes e 9.166 casos por 100 mil habitantes e a taxa de letalidade permanece em 2,8%, num momento em que o número de casos e mortes no país continua em queda.

    Contudo, os números de hoje são parciais, não contendo os dados do estado de Roraima que, devido a problemas técnicos de acesso à base de dados do sistema de informação, não conseguiu comunicar os eventuais óbitos e casos registados entre quarta-feira e hoje.

  • Portugal entrega a Angola primeira remessa de 50 mil vacinas contra a Covid-19

    O Presidente da República e o ministro dos Negócios Estrangeiros entregaram hoje, no aeroporto de Luanda, uma primeira remessa de 50 mil vacinas contra a Covid-19 destinadas a Angola no âmbito da cooperação da CPLP.

    Este ato de Marcelo Rebelo de Sousa e do Governo português, que esteve representado por Augusto Santos Silva, aconteceu na antevéspera do início da cimeira de Luanda da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

    Perante o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e da ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta, tendo o chefe de Estado português ao seu lado, Augusto Santos Silva referiu-se a esta doação de 50 mil vacinas da AstraZeneca.

    O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros disse que o programa de cooperação português prevê a entrega de pelo menos 5% das vacinas, num total que será superior a um milhão para países de língua portuguesa.

  • ASAE fiscaliza acesso a 105 hotéis para verificar apresentação de certificado digital, sem detetar nenhuma infração

    A operação, que decorreu entre as 11h00 e as 17h00, implicou a abordagem dos profissionais dos hotéis e clientes, tendo os inspetores presenciado, nalguns casos, a realização de autotestes.

    ASAE fiscaliza acesso a 105 hotéis para verificar apresentação de certificado digital, sem detetar nenhuma infração

  • AMRR reclama mais apoios e menos restrições na lotação das lojas

    A Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) apelou ao primeiro-ministro para que sejam tomadas “com urgência” medidas de reforço ou reativação de apoios e que a lotação dos espaços de retalho possa aumentar para o dobro.

    Numa carta dirigida a António Costa, datada de quarta-feira e hoje divulgada, a AMRR insiste na necessidade de serem concretizadas cinco das seis medidas que já tinha proposto em fevereiro — quando o país entrava no segundo confinamento geral — e acrescenta-lhe duas: menos restrições na lotação dos espaços comerciais e fim de discriminação de horários.

  • UACS critica horário restritivo do retalho não alimentar nos concelhos mais afetados

    A União de Associações do Comércio e Serviços (UACS) criticou hoje o horário restritivo do comércio a retalho não alimentar e dos serviços ao fim de semana nos concelhos mais afetados pela pandemia, reclamando funcionamento até às 19h00.

    Em comunicado, a UACS sublinha que o setor é “afetado com as medidas anunciadas” pelo Governo sobre as restrições horárias nos concelhos mais afetados, entre os quais Lisboa, e defende “a abertura do comércio a retalho não alimentar e serviços até às 19h00 aos fins de semana”.

    Segundo as regras em vigor, o retalho não alimentar tem aos fins de semana um horário mais restritivo do que o retalho alimentar (os supermercados), nos concelhos considerados de risco elevado ou muito elevado no âmbito da pandemia de Covid-19, tendo que encerrar às 15h30.

  • Todos os parques aquáticos podem reabrir na sexta-feira

    Os parques aquáticos situados nos municípios de risco elevado e muito elevado de contágio da Covid-19 podem reabrir já esta sexta-feira, mas têm de cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde, segundo decisão do ministério da Economia.

    O Governo publicou hoje um despacho, assinado pelo ministro de Economia, Pedro Siza Vieira, autorizando a reabertura dos parques aquáticos situados nas zonas onde a pandemia de Covid-19 está mais descontrolada, pondo fim à decisão tomada há pouco mais de um mês de mandar encerrar estes espaços de diversão caso estivessem num município de risco elevado ou muito elevado de contágio.

    A situação pandémica tem vindo a agravar-se nos últimos tempos: Se na semana passada havia 60 concelhos que causavam especial preocupação, agora são 90, segundo dados avançados hoje pela ministra da Presidência.

    E é precisamente nestas zonas do país que os parques estavam impedidos de abrir ao público e agora poderão voltar a funcionar, mas cumprindo as orientações da Direção-Geral da Saúde.

  • Infeção com o VIH/sida aumenta risco de doença grave e morte

    Estudo da Organização Mundial da Saúde demonstra que a infeção com o vírus VIH/sida aumenta o risco de morte em caso de infeção com Covid-19. No entanto, há outros fatores a ter consideração.

    Infeção com o VIH/sida aumenta risco de doença grave e morte

  • Genética ajuda a reescrever a história do primeiro surto de Covid-19 em Portugal

    Não era caso de justiça, mas a genética acabou por ilibar quem tinha sido acusado de ser a origem do primeiro surto de Covid-19 em Portugal. A história não andava longe e tem contornos familiares.

    Genética ajuda a reescrever a história do primeiro surto de Covid-19 em Portugal

  • Dez infetados em surto na Casa da Criança de Tires

    Oito crianças e dois voluntários (ou pessoas relacionadas com a instituição) estão infetados com SARS-CoV-2. Nenhum dos funcionários está infetado e podem continuar a trabalhar.

    Dez infetados em surto na Casa da Criança de Tires

  • Lote da vacina da Janssen deixa de estar suspenso

    O Infarmed concluiu a sua investigação após o relato de vários desmaios num centro de vacinação em Mafra, 20 no total, e decidiu levantar a suspensão temporária desse lote de vacinas.

    “Deste lote, foram inoculadas nos centros de vacinação portugueses, até 14 de julho, cerca de 20.000 doses, não tendo sido reportados mais casos de reações adversas” para além do número anormal de desmaios em Mafra.

    No âmbito da investigação, o Infarmed recolheu amostras de todos os lotes da vacina da Janssen que se encontravam no circuito de distribuição, tendo procedido à sua análise laboratorial. “Foram realizados ensaios relativos às características físico químicas da vacina, que comprovam a conformidade de todos os lotes que se encontram no circuito de distribuição, de acordo com as especificações aprovadas em sede de avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).”

    O Infarmed lembra ainda que o lote em questão — XE393 — foi distribuído a todos os Estados-membros da União Europeia, não tendo sido registo, até à data, de qualquer suspeita de defeito de qualidade com o mesmo.

  • Guiné-Bissau regista 29 novos casos

    A Guiné-Bissau registou mais 29 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

    Segundo os dados, na quarta-feira, foram registados mais 29 novos casos para um total acumulado de 3.998 e realizados 445 testes.

    Mais 13 pessoas foram dadas como recuperadas da doença para um total acumulado de 3.664 e há 258 casos ativos no país.

    O número de vítimas mortais registadas desde o início da pandemia é de 70.

    Segundo o boletim diário, 11 pessoas estão internadas devido à doença.

  • Madeira com 13 novos casos e 14 doentes recuperados

    As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram 13 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e mais 14 recuperados nas últimas 24 horas, existindo 137 situações ativas, informou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS).

    A DRS indica que o arquipélago “passa a contabilizar 9.840 casos confirmados de Covid-19” desde o início da pandemia e soma um total de 9.630 pessoas curadas.

    No boletim epidemiológico, a autoridade regional adianta que, dos novos casos diagnosticados, 10 são de transmissão local e três são importados, dois da região Norte e um da região de Lisboa e Vale do Tejo.

    Atualmente, a região tem “137 casos ativos, dos quais 49 são casos importados e 88 são de transmissão local”.

    O arquipélago contabiliza, até à data, um total de 73 óbitos associados à doença.

  • Cabo Verde regista mais duas mortes e 53 novos casos positivos

    Cabo Verde registou mais duas mortes pelo novo coronavírus e chegou aos 294 óbitos provocados pela doença no país, que contabilizou 53 novos casos positivos nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

    O Ministério da Saúde informou em comunicado que do total de 1.244 resultados recebidos dos laboratórios de virologia, somam-se 53 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 4,3%.

    Na ilha de Santiago, há mais 21 novos infetados, sendo 13 na Praia, cinco em Santa Catarina, e em cada no Tarrafal, São Miguel e São Lourenço dos Órgãos, enquanto o Fogo tem seis, com cinco em São Filipe e um em Santa Catarina.

  • Angola com cinco mortes e 203 novos casos em 24 horas

    Angola registou 203 novos casos de Covid-19 em 24 horas, assim como cinco mortes e 36 recuperações da doença, anunciaram hoje as autoridades para a saúde pública.

    Dos novos casos, 61 foram registados na província de Luanda, 56 na Lunda Norte, 38 no Cunene, 24 no Moxico, oito no Huambo, quatro na Huila, quatro no Zaire, três no Bié, dois na Lunda Sul e um cada em Malanje, Cabinda e Cuanza Norte, com idades entre os 10 meses e 74 anos, sendo 113 do sexo masculino e 90 do sexo feminino, afirmou o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, numa declaração.

    De acordo com as autoridades de saúde angolanas foram registadas cinco mortes, das quais duas no Cunene, duas na Huila e uma em Luanda, tendo as vítimas, três mulheres e dois homens, entre 35 e 88 anos.

    No mesmo período foram também consideradas recuperadas da doença 36 pessoas, das quais 11 em Benguela, oito em Malanje

  • Espanha homenageia vítimas da Covid-19

    A Espanha prestou hoje em Madrid uma homenagem solene às vítimas da Covid-19 e ao pessoal médico, numa altura em que enfrenta um aumento acentuado de novos casos, apesar do progresso da campanha de vacinação.

    A cerimónia que se realizou esta manhã foi presidida pelo Rei Felipe VI e teve lugar em frente ao palácio real em Madrid, na presença da família real, membros do governo, famílias das vítimas e representantes do setor da saúde.

    Este foi o segundo ato institucional deste tipo, depois de uma primeira homenagem ter sido realizada em julho de 2020.

  • Contágios em Espanha voltam a superar os 500 casos por 100.000 habitantes

    A incidência acumulada em Espanha volta a superar os 500 casos por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas, num dia em que houve 27.688 novas infeções de Covid-19 e 41 mortes com a doença.

    Segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde, os últimos contágios levam para 4.069.162 o número de infetados desde o início da pandemia, havendo agora um total de 81.084 óbitos com a doença.

    O nível relativo de contágios teve uma subida de 32 unidades, tendo a incidência acumulada passado dos 469 (ontem) para 501 casos (hoje) diagnosticados por cada 100.000 habitantes nas últimas duas semanas.

    Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais de todo o país 838 pessoas com a doença, havendo 4.705 pessoas hospitalizadas, o que corresponde a 3,9% das camas, das quais 838 pacientes estão em unidades de cuidados intensivos, 9,18% das camas desses serviços.

    De acordo com os dados oficiais, há 22,9 milhões de pessoas completamente vacinadas (48,4% da população total), e 28,8 milhões têm pelo menos uma das doses (60,6%), em cerca de 47,4 milhões de habitantes que tem o país.

  • Moçambique anuncia mais 24 mortos e 1.304 casos

    Moçambique registou mais 24 mortes e 1.304 casos por Covid-19, de acordo com o boletim de hoje de atualização diária sobre a pandemia.

    As vítimas mortais, todas de nacionalidade moçambicana, tinham entre 25 e 98 anos.

    O número de internamentos continua a subir à medida que a terceira vaga avança e hoje há 406 pessoas em centros de internamento e unidades hospitalares, a maioria na cidade de Maputo.

    O número de casos recuperados da doença registados hoje é de 510, o que faz com que o país tenha 18.754 casos ativos.

  • Portugal já administrou 10 milhões de doses de vacinas

    Portugal continental ultrapassou esta quinta-feira a marca dos 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 administradas à população.

    Segundo um comunicado enviado às redações pelo ministério da saúde, 6 milhões correspondem a primeiras doses e cerca de 4 milhões a pessoas com o esquema vacinal completo.

    Neste momento, cerca de 74% da população adulta residente no continente já tem uma dose da vacina administrada e 55% tem a vacinação completa.

  • Ministra da Agricultura em isolamento profilático, mas com teste negativo

    A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, encontra-se em isolamento profilático, depois de ter tido um contacto de risco com uma pessoa infetada com SARS-CoV-2, segundo comunicado do ministério.

    O gabinete informa que a ministra não apresenta quaisquer sintomas e o teste de diagnóstico teve um resultado negativo.

    A ministra vai continuar a trabalhar à distância sempre que possível.

1 de 3