Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog fica por aqui. Fique connosco e siga todas as informações sobre o conflito em terreno ucraniano, que já dura há 38 dias, neste link.

    Valas comuns e “corpos no chão” pelas ruas. Reino Unido recolhe provas de crimes de guerra em Bucha

  • Líder humanitário da ONU irá a Moscovo e Kiev para promover cessar-fogo

    Tanto a Rússia como a Ucrânia concordaram em receber o responsável dos serviços humanitários da ONU, Martin Griffiths, que vai visitar Moscovo já este domingo para promover uma trégua na Ucrânia.

    Líder humanitário da ONU irá a Moscovo e Kiev para promover cessar-fogo

  • Mundial2022. Gianni Infantino pede o fim da guerra e diz que este será o torneio da paz

    “Queremos que este Mundial seja o Mundial da paz”, afirmou o presidente da FIFA, que pediu a “todas as autoridades do mundo” para parar a guerra, encetar o diálogo e criar “condições de paz”.

    Mundial2022. Gianni Infantino pede o fim da guerra e diz que este será o torneio da paz

  • Ucrânia. Kiev anuncia troca de 86 prisioneiros de guerra com a Rússia

    Representantes do gabinete presidencial ucraniano anunciaram que “86 membros do Exército da Ucrânia, incluindo 15 mulheres, estão agora a salvo”, após um acordo com a Rússia.

    Ucrânia. Kiev anuncia troca de 86 prisioneiros de guerra com a Rússia

  • Zelensky diz ser um "erro" Ucrânia não se juntar à NATO: "Não somos um Estado fraco"

    Apesar de já ter admitido que para alcançar um cessar-fogo a entrada na NATO pode não acontecer, Zelensky disse ser um “erro” que Ucrânia não esteja na organização. “Somos uma adição.”

    Zelensky diz ser um “erro” Ucrânia não se juntar à NATO: “Não somos um Estado fraco”

  • Joe Biden anuncia que 30 países vão juntar-se aos EUA para aumentar oferta de petróleo

    O Presidente dos EUA anunciou que 30 nações chegaram a acordo para aumentar a oferta de petróleo no mercado, de forma a atender à procura e a tentar baixar os preços.

    Joe Biden anuncia que 30 países vão juntar-se aos EUA para aumentar oferta de petróleo

  • Em Odessa, Ivan, Maxim e Dennis brincam à guerra dos adultos com "checkpoint" para vigiar espiões russos

    A guerra transformou a vida de três crianças que brincam à guerra com “checkpoint” para vigiar espiões russos e por eles só passam quem diz as passwords que apenas os ucranianos sabem dizer.

    Em Odessa, Ivan, Maxim e Dennis brincam à guerra dos adultos com “checkpoint” para vigiar espiões russos

  • China acusada de levar a cabo ciberataque à Ucrânia dias antes da invasão. Reino Unido confirma investigação

    É a primeira acusação de influência chinesa na invasão à Ucrânia. De acordo os serviços de informação de Kiev, a China levou a cabo cibertaques que afetou 600 sites do ministério da Defesa de Kiev.

    China acusada de levar a cabo ciberataque à Ucrânia dias antes da invasão. Reino Unido confirma investigação

  • Ponto de situação. O que aconteceu nas últimas horas?

    Boa noite.

    Aqui fica um resumo das notícias mais marcantes das últimas horas, no 37.º dia de guerra na Ucrânia, invadida pela Rússia.

    • O Governo britânico confirmou explosão de um tanque de combustível na cidade russa de Belgorod, naquele que poderá ter sido o primeiro ataque ucraniano ao território do país vizinho. No entanto, Oleksy Danilov, secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, negou que tenha sido Kiev a atacar a cidade russa.
    • Pelo menos 53 locais históricos, museus e edifícios religiosos terão sido destruídos ou danificados, desde a invasão da Rússia à Ucrânia a 24 de fevereiro, segundo dados da UNESCO.

    • Um soldado russo terá morrido por envenenamento por radiação após ter estado na central nuclear de Chernobyl. Alegadamente, o soldado russo terá acampado na zona da Floresta Vermelha, uma zona que concentra altos níveis de radiação após o acidente de 1986.

    • Os chefes da diplomacia dos EUA, Antony Blinken, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, voltaram a falar e discutiram as “formas como os aliados e os parceiros dos EUA estão a ajudar a Ucrânia a defender-se contra a guerra não provocada e injustificada”.

    • Três mísseis atingiram a região de Odessa. Segundo Maksym Marchenko, autarca da cidade, os mísseis foram lançados a partir da Crimeia.
    • Mais de seis mil pessoas foram retiradas esta sexta-feira de cidades ucranianas através de corredores humanitário — 3.071 conseguiram sair de Mariupol. A informação foi avançada pelo gabinete do Presidente ucraniano

    • A Ucrânia reconquistou a cidade de Bucha, situada nas proximidades de Kiev. O anúncio foi feito em vídeo pelo autraca Anatolii Fedoruk. Também Irpin foi recuperada pelas tropas ucranianas.

  • Ministério britânico confirma explosão de tanque de combustível na cidade russa de Belgorod

    O Ministério da Defesa britânico fez mais uma atualização sobre a atual situação na Ucrânia e avançou que foi registado um incêndio na cidade russa de Belgorod, que destruiu tanques de petróleo.

    Belgorod fica perto da fronteira com a Ucrânia e foram relatadas explosões na quarta-feira.

    “A provável perda de combustível desses depósitos provavelmente vai acrescentar tensão de curto prazo às cadeias logísticas da Rússia”, refere o ministério.

  • Mais de 50 locais históricos, edifícios religiosos e museus foram destruídos ou danificados

    Pelo menos 53 locais históricos, museus e edifícios religiosos terão sido destruídos ou danificados, desde que a invasão da Rússia à Ucrânia, no dia 24 de fevereiro.

    Os dados foram avançados esta sexta-feira pela UNESCO, que alertou para a possibilidade deste número aumentar.

    No total, os relatórios da UNESCO apontam para a destruição de 29 locais religiosos, 16 edifícios históricos, quatro monumentos e quatro museus. A maioria dos edifícios estão em Kharkiv e não são conhecidos os números de Mariupol.

  • Chernobyl. Soldado russo terá morrido devido a envenenamento por radiação

    Um soldado russo terá morrido por envenenamento por radiação após ter estado na central nuclear de Chernobyl, avança hoje o Telegraph.

    Alegadamente, o soldado russo terá acampado na zona da Floresta Vermelha, uma zona que concentra altos níveis de radiação após o acidente de 1986 e cuja entrada é desaconselhada.

    De acordo com o ministério da Defesa ucraniano, os soldados russos deixaram Chernobyl por dois motivos. A primeira prende-se com “as perdas causadas pelo exército ucraniano”, a segunda pela “exposição à radiação”.

    Os soldados russos estarão agora na Bielorrússia, a ser tratados num hospital.

  • Blinken e Kuleba falaram esta sexta-feira. Estados Unidos preparam mais sanções à Rússia

    O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, e Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, falaram esta sexta-feira sobre a situação atual que se vive em território ucraniano.

    Através do Twitter, Blinken disse que foram discutidas “formas como os aliados e parceiros dos EUA estão a ajudar a Ucrânia a defender-se contra a guerra não provocada e injustificada”.

    Também Kuleba fez um balanço da conversa e referiu que estão a ser preparadas mais sanções económicas e comerciais à Rússia.

  • Roberta Metsola ovacionada no parlamento ucraniano: "Não vamos abandonar a Ucrânia. A Ucrânia é Europa"

    Diante do parlamento ucraniano, a presidente do parlamento europeu garantiu que a Ucrânia é bem-vinda na UE. “As bombas nunca tirarão o vosso orgulho e dignidade”, disse antes de ser ovacionada.

    Roberta Metsola ovacionada no parlamento ucraniano: “Não vamos abandonar a Ucrânia. A Ucrânia é Europa”

  • Kiev anuncia nove corredores humanitários, mas Mariupol continua isolada

    Esta sexta-feira à tarde, um comboio de cerca de 2.000 refugiados, escoltados pela Cruz Vermelha, seguia para a cidade de Zaporizhzhia, que está sob controlo ucraniano.

    Kiev anuncia nove corredores humanitários, mas Mariupol continua isolada

  • Crianças ucranianas em Portugal recebem livros infantis e escolares gratuitos

    Os manuais escolares do sistema de ensino ucraniano estão, desde esta semana, disponíveis na plataforma Aula Digital da Leya, e os primeiros livros infantis bilingues foram entregues esta sexta-feira.

    Crianças ucranianas em Portugal recebem livros infantis e escolares gratuitos

  • Rússia ameaça Wikipédia. Ou a empresa apaga informação falsa sobre guerra na Ucrânia ou será multada em 4 milhões de rublos

    Governo de Putin já tinha ameaçado bloquear a enciclopédia online. Agora, diz que vai avançar com uma multa de cerca de 41.900 euros por divulgação de informação falsa sobre a guerra na Ucrânia.

    Rússia ameaça Wikipédia. Ou a empresa apaga informação falsa sobre guerra na Ucrânia ou será multada em 4 milhões de rublos

  • Três mísseis atingem a região de Odessa

    Três mísseis atingiram a região de Odessa. Segundo a CNN, que cita Maksym Marchenko, autarca de Odessa, os mísseis foram lançados a partir da Crimeia.

    Apesar de não apontar números exatos, Maksym Marchenko garante que “há vítimas” a registar.

  • Mais de três mil pessoas conseguiram sair de Mariupol esta sexta-feira

    Mais de seis mil pessoas foram retiradas de cidades ucranianas através de corredores humanitários esta sexta-feira.

    A informação foi avançada por Kyrylo Tymoshenko, chefe-adjunto do gabinete do Presidente ucraniano, que adiantou ainda que 3.071 pessoas conseguiram sair de Mariupol.

    A saída de mais de três mil pessoas da cidade portuária de Mariupol aconteceu esta sexta-feira, mas o Comité Internacional da Cruz Vermelha não conseguiu chegar à cidade ucraniana por falta de segurança, adiando assim a retirada de pessoas para o próximo sábado.

  • Ucrânia reconquistou cidade perto de Kiev

    As forças ucranianas recuperaram a cidade de Bucha, situada nas proximidades de Kiev. De acordo com o jornal The Kyiv Independent, o anúncio foi feito em vídeo por Anatolii Fedoruk, o autarca da cidade ucraniana.

    “O dia 31 de março ficará na história da nossa cidade como o dia da nossa libertação das tropas russas”, referiu Anatolii Fedoruk.

1 de 4