Momentos-chave
- Fogo rodeia Vale de Telhas e obriga moradores a sair de casa
- Fogo em Valpaços atingiu casas devolutas e já chegou a Mirandela
- Espanha acaba com evacuações em Madrid, permitindo que 8500 pessoas voltem a casa
- Regiões de Landes e Gironde deixam de estar sob alerta laranja esta quinta-feira
- Jovem de 27 anos em prisão preventiva por suspeita de atear fogos em Ponte de Lima
- Fogo em Zamora, Espanha, obrigou a evacuação e confinamento de localidades próximas
- Incêndio de Valpaços obriga a corte da EN123 que tinha sido reaberta esta manhã
- Governo espanhol afirma que fogos em Madrid e Ávila estão estabilizados
- Fogo em Valpaços obriga a contenção no uso da água da rede pública
- Gironde. Autarcas alertam que situação continua crítica nas zonas afetadas pelos incêndios
- "Estamos cada vez mais perto de vencer o incêndio". Sánchez diz que próximas 12 horas são "decisivas"
- Incêndio em Valpaços obriga ao corte das estradas EN206 e EM544
- Ponto da situação. 1085 operacionais combatem 27 incêndios em Portugal continental. Valpaços é o que preocupa mais
- Espanha. Incêndio em Vall d'Uixó já consumiu 9.300 hectares e continua por controlar
- Quatro detidos por furtos e burlas relacionados com os incêndios em Gironde
- Mais de 500 operacionais permanecem em ações de consolidação e rescaldo na Guarda
- Incêndios em Espanha mantêm ainda 29 estradas encerradas
- Especialistas avisam para fragilidades do Mecanismo de Proteção Civil da UE
- Incêndio de Gironde já consumiu 42 mil hectares, mas autoridades francesas apontam estabilização
- Incêndio em Vall d'Uixó (Castellón) continua fora de controlo e já consumiu mais de 10 mil hectares
- Incêndio de Valpaços continua ativo e mobiliza mais de 400 operacionais na manhã desta quarta-feira
- Dezenas de concelhos seguem em risco máximo de incêndio, apesar da descida de temperatura
- Incêndio na Guarda dominado durante a madrugada
Histórico de atualizações
-
Este liveblog fica por aqui.
Continue a acompanhar todos os desenvolvimentos da situação dos incêndios em Portugal, Espanha e França neste novo liveblog, que agora abrimos.
Mais de 50 concelhos do interior em perigo máximo de incêndios
-
Fogo em Valpaços atingiu pelo menos 8 casas de primeira ou segunda habitação
O incêndio que deflagrou na terça-feira em Valpaços e atingiu o concelho de Mirandela causou danos em pelo menos 21 casas, oito de primeira ou segunda habitação, e fez cinco feridos, adiantou hoje à Lusa fonte da Proteção Civil.
Num balanço pelas 23:20, fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indicou que devido ao incêndio três bombeiros e um GNR sofreram ferimentos leves, bem como um civil.
No concelho de Valpaços, na localidade de Gorgoço, o fogo atingiu oito casas devolutas e três casas de primeira habitação.
Em Santa Valha, cinco casas devolutas, duas de primeira habitação, duas de segunda habitação e um armazém agrícola foram atingidos pelo incêndio que deflagrou durante a tarde de segunda-feira.
Ainda segundo a fonte da ANEPC, no Cabeço uma casa de primeira habitação ardeu, deixando três desalojados, enquanto em Vilarandelo, duas indústrias, sucatas de automóveis, foram atingidas pelo fogo.
Pelas 23:20 de hoje, estavam 638 operacionais no terreno, com o apoio de 206 meios terrestres, mas havia reforços a caminho, detalhou ainda.
-
Habitantes retirados de localidades de Ávila devido ao fogo em Espanha podem regressar
Todos os habitantes retirados de diferentes localidades nos últimos dias na província de Ávila, a noroeste de Madrid, devido ao violento incêndio que aí ocorre, estão autorizados a regressar a casa, anunciou hoje o Ministério do Interior.
“Está declarado, com efeito imediato, o fim do confinamento” e “das retiradas” de populações de “todas as localidades que ainda se encontravam nesta situação na província de Ávila”, indicou o ministério, enumerando a lista das cidades e aldeias afetadas, graças a uma melhoria das condições meteorológicas e aos progressos dos bombeiros no local.
-
Fogo rodeia Vale de Telhas e obriga moradores a sair de casa
Os moradores da localidade de Vale de Telhas, no concelho de Mirandela, foram retirados de casa e estão concentrados na Junta de Freguesia devido ao fogo que está a rodear toda a aldeia, disse a tesoureira da autarquia.
Sónia Mota adiantou à Lusa que todos os habitantes estão a ser confinados na Junta de Freguesia por recomendação das autoridades.
A aldeia, com 150 moradores, está “rodeada pelo fogo”, disse a tesoureira, garantindo que a progressão do fogo foi “muito rápida”.
Às 20h30, 764 operacionais, 232 meio terrestres e seis meios aéreos faziam o combate às chamas.
-
Fogo em Valpaços atingiu casas devolutas e já chegou a Mirandela
O incêndio que deflagrou na terça-feira em Valpaços e mobiliza mais de 650 operacionais atingiu casas devolutas e uma sucata e chegou ao concelho de Mirandela, no distrito de Bragança, segundo a Proteção Civil.
“O fogo ainda está bastante ativo, já passou para o lado de Bragança. Há muito vento no local e o combate está a ser difícil, portanto, neste momento, ainda está para durar”, adiantou à Lusa o comandante Artur Mota, do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Tâmega e Barroso.
Num ponto de situação às 19:00, o responsável disse ainda que as chamas já consumiram “algumas casas devolutas em Santa Valha”, bem como “uma sucata” em Vilarandelo, no concelho de Valpaços, distrito de Vila Real.
Segundo fonte do Comando Territorial de Vila Real da GNR, a Estrada Nacional (EN) 213, que liga Valpaços a Chaves, a EN 206, entre Valpaços e Bouça, concelho de Mirandela, e a Estrada Municipal (EM) 544, entre as localidades de Possacos e Fornos do Pinhal, no concelho de Valpaços, mantinham-se cortadas ao trânsito.
Também a EM544-1 se encontra cortada na zona do incêndio.
Em declarações à Lusa, a presidente da junta de freguesia de Fradizela, Ana Pimpão, adiantou que o fogo atravessou o rio e entrou no concelho de Mirandela pela localidade de Bouças, estando às 19:00 nas aldeias de Fradizela, Vale de Telhas e São Pedro Velho.
A autarca revelou ainda que, em Fradizela, o incêndio esteve “muito próximo das casas, mas o grupo de sapadores conseguiu atuar sempre na linha das casas”.
Ainda assim, foram evacuadas por precaução duas casas, onde moram pessoas idosas, devido ao perigo de inalação de fumos.
Os moradores foram encaminhados para a escola primária da aldeia.
-
Espanha acaba com evacuações em Madrid, permitindo que 8500 pessoas voltem a casa
O governo espanhol começou acabou com as evacuações das últimas localidades de Madrid de onde os habitantes foram retirados, Valdemaqueda y Robledo de Chavela.
Assim, escreve o El País, 8500 pessoas podem voltar às suas casas, com as autoridades a considerarem que o incêndio que tem devastado Madrid está a perder dimensão e força.
-
Câmaras de Almeida, Pinhel e Guarda iniciam levantamento de prejuízos
As Câmaras de Almeida, Guarda e Pinhel já estão a proceder ao levantamento dos prejuízos causados pelo incêndio que começou na segunda-feira, no Rochoso (Guarda), e que foi hoje dominado depois de alastrar aos municípios vizinhos e destruir 5.000 hectares.
“Arderam pastagens de animais, terrenos florestais, de azinheiras, castanheiros e carvalhos, alguns terrenos agrícolas e pequenos palheiros. Sem dúvida alguma que chegaremos rapidamente a algumas centenas de milhares de euros de prejuízos”, disse o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, à agência Lusa.
Para o autarca da coligação Pela Guarda/Nós Cidadãos, “a boa notícia é que não há dano humano, a não ser um ou outro ferido, muito ligeiro, nem arderam propriedades ou habitações”.
O município vai iniciar o levantamento dos prejuízos, com o apoio das Juntas de Freguesia afetadas.
-
Regiões de Landes e Gironde deixam de estar sob alerta laranja esta quinta-feira
Uma notícia que pode ajudar ao combate aos grandes incêndios em França: as regiões de Landes e Gironde vão deixar de estar sob alerta laranja, por causa da onda de calor que se tem registado, na manhã de quinta-feira.
A previsão de que voltarão ao nível “verde”, menos perigoso, foi avançada pela agência de meteorologia do país, falando num “claro arrefecimento” na costa atlântica, e citada pelo Le Monde.
-
Jovem de 27 anos em prisão preventiva por suspeita de atear fogos em Ponte de Lima
O Tribunal de Ponte de Lima decretou prisão preventiva para um jovem de 27 anos, suspeito de atear cinco focos de incêndio em Ponte de Lima, “num curto espaço de tempo”, revelou esta quarta-feira a GNR.
Segundo o Comando Territorial de Viana do Castelo, durante “a realização de diligências com vista a apurar a origem dos incêndios”, os militares “depararam-se com um novo foco de reduzidas dimensões e em fase inicial de ignição, junto a uma habitação, tendo as diligências desenvolvidas permitido identificar o suspeito”.
Os militares da GNR “deslocaram-se à residência do suspeito, onde o mesmo confessou ter ateado os vários focos de incêndio com recurso a um isqueiro”. Da ação policial “resultou a apreensão de dois isqueiros e um telemóvel”.
O suspeito foi detido na segunda-feira e presente ao Tribunal Judicial de Ponte de Lima, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
-
Tomar alarga kits de primeira intervenção a todo o concelho
O município de Tomar concluiu a cobertura das 12 freguesias e uniões de freguesia com meios de primeira intervenção em incêndios rurais, culminando uma estratégia iniciada em 2011 para reforçar a resposta num concelho de forte implantação florestal.
“O objetivo é permitir uma atuação nos primeiros minutos após a deteção de uma ignição, período que pode ser decisivo para conter um foco de incêndio antes de este ganhar dimensão, enquanto os meios de socorro se deslocam para o local”, afirmou esta quarta-feira à Lusa o presidente da Câmara de Tomar, no distrito de Santarém.
Segundo Tiago Carrão (PSD), a decisão de dotar este ano a União das Freguesias de Tomar, a União das Freguesias de Madalena e Beselga e a freguesia da Junceira com ‘kits’ de primeira intervenção foi reforçada na sequência da tempestade Kristin, que atingiu o concelho em janeiro, permitindo concluir a cobertura integral do território municipal.
O concelho de Tomar, com cerca de 351 quilómetros quadrados e uma vasta mancha florestal distribuída pela maioria das freguesias, passou assim a dispor de 13 ‘kits’ de primeira intervenção, distribuídos pelas 12 freguesias e uniões de freguesia.
Cada ‘kit’ é composto por um depósito em aço inoxidável com capacidade para 500 litros de água, motobomba, motor a gasolina, mangueira e agulheta, sendo instalado em viaturas ligeiras de mercadorias pertencentes às juntas de freguesia para permitir uma intervenção rápida sobre focos de incêndio em fase inicial.
-
Fogo em Zamora, Espanha, obrigou a evacuação e confinamento de localidades próximas
Em Espanha, e numa altura em que o governo considera o grande incêndio de Madrid “estabilizado”, um fogo na zona de Zamora preocupa e, segundo o El País, já obrigou a evacuar sete localidades.
A comunidade autónoma de Castilla y León decretou a evacuação das localidades próximas e o confinamento em Fermoselle, o município em que o incêndio de nível dois começou.
-
Incêndio de Valpaços obriga a corte da EN123 que tinha sido reaberta esta manhã
O incêndio que deflagrou na terça-feira em Ervões, Valpaços, continua esta quarta-feira a mobilizar mais de 400 operacionais e obrigou ao corte da Estrada Nacional 213, que liga Valpaços a Chaves, disse à Lusa fonte da GNR.
Segundo fonte do Comando Territorial de Vila Real, a EN 213, que esteve cortada na zona do incêndio durante a noite e foi reaberta esta manhã, estava novamente cortada pelas 16h00.
Também a EN 206, entre Valpaços e Bouça, concelho de Mirandela, se mantém cortada, com a circulação a ser desviada para a EN 315.
A mesma fonte adiantou que se mantém também o corte da Estrada Municipal 544, entre as localidades de Possacos e Fornos do Pinhal, no concelho de Valpaços, com a EM 543 como alternativa.
De acordo com a informação disponível no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 16h00 encontravam-se mobilizados no local do incêndio rural 444 operacionais, 134 viaturas terrestres e nove meios aéreos.
O fogo deflagrou em Ervões, no distrito de Vila Real, cerca das 15h00 de terça-feira.
-
Governo espanhol afirma que fogos em Madrid e Ávila estão estabilizados
Os incêndios nas províncias espanholas de Madrid e Ávila, que levaram a decretar a situação de emergência nacional na semana passada, estão “tecnicamente estabilizados”, anunciou esta quarta-feira o Governo de Espanha.
O ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska, disse manter-se, porém, a situação de emergência nacional nestas províncias do centro de Espanha, com a resposta no terreno a continuar sob coordenação da Unidade Militar de Emergência (UME).
Com a estabilização dos incêndios, as autoridades decretaram o fim de todas as evacuações de localidades e urbanizações na província de Ávila e da quase totalidade em Madrid, assim como dos confinamentos, disse Grande-Marlaska, que falava no posto de comando de combate aos fogos instalado em Navalcarnero, na serra oeste madrilenha.
Estes incêndios levaram a retirar de casa ou a confinar mais de 90.000 pessoas desde quinta-feira.
-
A nova geografia do fogo. Cada vez mais a norte, cada vez maiores e até em altitude: até onde vai arder a Europa?
A zona do Mediterrâneo continua a concentrar os grandes incêndios, mas há terras mais a norte, a maiores altitudes e durante períodos mais longos, onde o fogo começa a ganhar dimensão. Havia alertas.
-
Fogo em Valpaços obriga a contenção no uso da água da rede pública
A Junta de Freguesia de Vilarandelo apelou hoje à população que não efetue regas com água da rede pública, alertando que o caudal de abastecimento da vila do concelho de Valpaços se encontra no limite, disse à Lusa a autarca.
“Pedimos à população que evite regar os jardins e afins com a água da rede pública, porque, coincidência ou não, [devido ao incêndio] temos tido várias tubagens que têm rebentado, em Vilarandelo. Estamos por isso a fazer contenção, a tentar dosear a água da rede pública para que não falte nas habitações nem haja desperdício”, adiantou à Lusa a presidente da Junta de Freguesia de Vilarandelo, Sónia Barreira.
A autarca reiterou que “toda a água é pouca” para combater as chamas, sendo que “os bombeiros têm, inclusive, abastecido em poços particulares”.
Sónia Barreira explicou ainda que, devido ao fogo que deflagrou na terça-feira na freguesia vizinha de Ervões, durante a noite houve falhas no abastecimento de água em Vilarandelo, “numa altura em que os carros dos bombeiros tiveram necessidade de reabastecer nas bocas de incêndio”.
“Todas as casas que ficavam acima do nível do caudal normal da água [da rede pública] deixaram de ser abastecidas, mas por volta das 23h00 tudo voltou ao normal e, até agora, ninguém comunicou novos cortes”, frisou.
Após uma noite “de muito trabalho”, com reforço de meios “ao longo da madrugada, de diferentes concelhos e distritos”, a manhã tem sido mais calma, existindo apenas “pequenos focos de incêndio, mas que estão todos a ser controlados”.
-
Gironde. Autarcas alertam que situação continua crítica nas zonas afetadas pelos incêndios
Os presidentes das câmaras de Le Porge e Le Barp, na região francesa de Gironde, alertaram esta quarta-feira que a situação provocada pelos incêndios continua a ser preocupante, apesar dos progressos registados no combate às chamas, noticia o Le Monde.
Martial Zaninetti, presidente da Câmara de Le Porge, afirmou que a localidade “continua sem estar totalmente segura”, depois de terem sido registados vários reacendimentos durante a noite. O autarca acrescentou que a qualidade do ar está muito degradada e classificou a situação como “crítica”.
Também a presidente da Câmara de Le Barp, Blandine Sarrazin, revelou que, na terça-feira, foram registados dois novos focos de incêndio, rapidamente dominados, e que outro reacendimento, detetado na manhã desta quarta-feira, foi igualmente controlado.
Apesar disso, a autarca avisou que a subida das temperaturas está a agravar as condições no terreno e adiantou que o dispositivo de combate será reforçado ao longo do dia.
-
"Estamos cada vez mais perto de vencer o incêndio". Sánchez diz que próximas 12 horas são "decisivas"
O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, afirmou esta quarta-feira que as próximas 12 horas serão “decisivas” para conseguir controlar os incêndios que já consumiram cerca de 77 mil hectares no centro de Espanha.
Durante uma visita ao centro de comando das operações, em Navalcarnero, a sudoeste de Madrid, Sánchez considerou que a evolução do combate às chamas é “favorável” e mostrou-se otimista quanto à possibilidade de dominar o fogo.
“Hoje, acredito que estamos cada vez mais perto de vencer o incêndio”, afirmou o chefe do Governo espanhol, citado pelo El País.
-
Incêndio em Valpaços obriga ao corte das estradas EN206 e EM544
O incêndio que deflagrou na terça-feira em Ervões, Valpaços, obrigou ao corte da Estrada Nacional (EN) 206, entre Valpaços e Bouça, concelho de Mirandela, disse à Lusa fonte da GNR.
Segundo fonte do Comando Territorial de Vila Real, a EN206 estava cortada pelas 10h00, com a circulação a ser desviada para a EN315.
A mesma fonte adiantou que o fogo também obrigou ao corte da Estrada Municipal (EM) 544, entre as localidades de Possacos e Fornos do Pinhal, no concelho de Valpaços, com a M543 como alternativa.
A EN213, que liga Valpaços a Chaves, que esteve cortada na zona do incêndio durante a noite, já foi reaberta.
-
Ponto da situação. 1085 operacionais combatem 27 incêndios em Portugal continental. Valpaços é o que preocupa mais
O ponto de situação dos incêndios em Portugal pelas 10h40:
- 1085 operacionais estão no terreno a combater 27 incêndios em todo o território do continente português;
- 335 meios terrestres e 12 meios aéreos estão envolvidos no combate aos fogos.
Há apenas um incêndio classificado pela Proteção Civil como ocorrência significativa, em Valpaços, no distrito de Vila Real. Este é o fogo que mobiliza mais meios, contando com 413 operacionais apoiados por 128 meios terrestres e oito meios aéreos.
-
Espanha. Incêndio em Vall d'Uixó já consumiu 9.300 hectares e continua por controlar
O incêndio florestal que lavra em Vall d’Uixó, na Comunidade Valenciana, já consumiu cerca de 9.300 hectares, uma revisão em baixa face aos mais de 10 mil hectares inicialmente estimados pelas autoridades espanholas.
Cinco dias após o início do fogo, as chamas continuam por controlar, numa altura em que a aproximação de uma nova vaga de calor aumenta as preocupações dos serviços de emergência, que receiam um agravamento das condições de combate ao incêndio.
No terreno, segundo o El País, estão mobilizados mais de 1.200 operacionais, dos quais 352 combatem diretamente as chamas. Ao longo desta quarta-feira deverão juntar-se mais de 30 meios aéreos, aproveitando uma melhoria temporária das condições meteorológicas, sobretudo na frente oeste do incêndio, entre os municípios de Tales e Alfondeguilla.