Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog termina aqui. Pode continuar a acompanhar as novidades relativas à pandemia da Covid-19 no novo liveblog que o Observador abriu esta manhã, a que pode aceder aqui.

    O dia começa com a novidade de que os Estados Unidos recomendaram que a vacina da Pfizer seja aplicada em adolescentes com 12 a 15 anos. A farmacêutica já fez um pedido de autorização no Reino Unido e o caso também está a ser analisado na Agência Europeia do Medicamento.

    Marcelo está convencido que “Orçamento passa” e com “apoio similar” ao último. E põe ónus das falhas nos adeptos do Sporting

  • Covid-19. Dilma Rousseff classifica como "genocídio" gestão de Bolsonaro na pandemia

    “O meu país vive uma situação difícil”, disse Dilma Rousseff acrescentando que o atual “Governo neofascista, é responsável talvez por um dos maiores processos de genocídio da história da humanidade”.

    Covid-19. Dilma Rousseff classifica como “genocídio” gestão de Bolsonaro na pandemia

  • Covid-19. Louvor aos enfermeiros pelo combate à pandemia publicado em Diário da República

    No âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro louva-se o “trabalho árduo” no combate à pandemia de Covid-19 e na execução do Plano Nacional de Vacinação, com louvor publicado em Diário da República.

    Covid-19. Louvor aos enfermeiros pelo combate à pandemia publicado em Diário da República

  • Polícia angolana deteve quase mil pessoas por incumprimento das regras

    A polícia deteve, na semana passada, 929 cidadãos, maioritariamente por violação da cerca sanitária nacional, e aplicou 442 multas, que resultaram na arrecadação para o Estado de 9,2 milhões de kwanzas (11.470 euros).

    Os dados sobre o cumprimento do decreto presidencial relativo à situação de calamidade pública, apresentados nesta quarta-feira em conferência de imprensa, referente ao período entre 5 e 11 de maio, revelam que foram detidos mais 340 cidadãos comparativamente à semana anterior.

    Entre as 929 detenções, realça-se 745 por violação à cerca sanitária nacional, seguindo-se a violação da cerca sanitária provincial (Luanda), com 86 detidos, e 23 por desacato a agente da autoridade.

  • Bolieiro diz que processo de vacinação nos Açores tem “corrido muito bem”

    O presidente do Governo dos Açores disse nesta quarta-feira que o processo regional de vacinação contra a Covid-19 tem “corrido muito bem”, apesar de existir “uma coisa ou outra” que poderá ter falhado.

    “Em qualquer processo há sempre uma coisa ou outra que pode falhar, mas não se pode fazer da exceção a regra. Eu quero aqui enaltecer a regra: é que o processo tem corrido muito bem”, declarou José Manuel Bolieiro aos jornalistas.

    O líder do executivo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, falava no centro de vacinação contra a Covid-19 em Ponta Delgada.

    Bolieiro avançou ter recebido “testemunhos diretos” que “dão nota da excelência da organização e do bom tratamento” nos centros de vacinação nos Açores: “eu vou ao sítio e oiço testemunho direto e tenho por isso plena confiança”, assinalou.

  • Montalegre implementa novas medidas devido a aumento de casos

    A Câmara de Montalegre anunciou nesta quarta-feira a suspensão das feiras, o encerramento do ginásio e pavilhão desportivo e o adiamento da prova do Campeonato Nacional de Ralicross devido ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus.

    Num comunicado assinado pelo presidente da autarquia, o município anunciou a implementação de novas medidas “face ao crescente número de casos covid-19 registado nos últimos dias, e no sentido de acautelar a saúde pública e a contenção da propagação do vírus”.

    Contactado pela Lusa, o vice-presidente da Câmara e responsável pela Proteção Civil referiu não dispor de dados oficiais da Saúde Pública, mas apontou para “três possíveis linhas de contágio” e referiu ter a indicação de que o “grande núcleo de casos (16) é à volta da escola”.

  • Números de vacinação em África são “espantosos” e “inaceitáveis”

    O ex-diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA considerou nesta quarta-feira “espantoso” que África tenha administrado apenas 21,1 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, tantas quantas os EUA ministram semanalmente.

    “É espantoso que o número total de doses de vacinas ministradas até agora em África, 21,1 milhões, seja semelhante ao número de doses de vacinas dadas durante uma semana nos Estados Unidos, que tem menos de metade da população do continente”, afirmou Tom Frieden.

    O antigo diretor do CDC, entre 2009 e 2017, falava na apresentação do novo relatório da PERC (Parceria para Resposta Baseada em Evidência à Covid-19).

    “Isto é inaceitável do ponto de vista ético. O mundo tem que fornecer mais vacinas a África imediatamente”, afirmou Frieden, atualmente presidente e CEO da Resolve to Save Lives, iniciativa da Vital Strategies, responsável pelo estudo.

  • Covid-19. Museus e monumentos nacionais somam 26 mil visitas em três semanas de reabertura

    Relativamente ao balanço de afluência nas primeiras semanas de abertura, a Direção-Geral do Património Cultural indicou que o Mosteiro dos Jerónimos liderou a procura, com 4.115 entradas.

    Covid-19. Museus e monumentos nacionais somam 26 mil visitas em três semanas de reabertura

  • Governo empenhado em retomar a próxima época com público nas bancadas

    “É uma mensagem aos agentes desportivos, aos clubes, aos atletas, de que nós estamos mesmo a trabalhar para que a próxima época desportiva possa retomar com público”, afirmou secretário de Estado.

    Governo empenhado em retomar a próxima época com público nas bancadas

  • Pandemia de Covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

    A combinação de más escolhas estratégicas, falta de vontade de atacar as desigualdades e um sistema mal coordenado permitiram uma crise humana catastrófica, diz painel independente de especialistas.

    Pandemia de Covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

  • Portugal entra para a lista verde das viagens para a Escócia

    A Escócia colocou Portugal na lista verde dos viajantes. É o único país no sul da Europa a partir do qual se pode viajar para a Escócia sem que seja exigida quarentena à chegada.

    Esta medida entrará em vigor a 17 de maio tal como já havia anunciado a Inglaterra, noticiou o Expresso.

    No seguimento desta decisão, a companhia aérea Ryanair anunciou que vai reforçar os voos entre os dois países e lançou uma campanha com voos a 19,99 euros para reservas feitas até 13 de maio, à meia-noite, no site da companhia.

  • Número de casos de duas variantes indianas está a aumentar na União Europeia

    As três variantes indianas “têm perfis de mutação distintos” e “ainda não é possível avaliar o impacto total” na saúde pública — estando cada vez mais abundantes na União Europeia.

    Número de casos de duas variantes indianas está a aumentar na União Europeia

  • Covid-19. Jogos da última jornada da I Liga com 10% da lotação

    “O acesso aos estádios será exclusivamente destinado aos adeptos dos clubes visitados, que devem apresentar, à entrada do recinto, o resultado negativo de um teste rápido”, explica Liga de Clubes.

    Covid-19. Jogos da última jornada da I Liga com 10% da lotação

  • Covid-19. Cumprimento de regras é responsabilidade de cada um, considera o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa

    O também secretário da CEP considerou que, se na terça-feira aconteceu alguma coisa diferente, “foi porque não se seguiram as orientações da Direção-Geral da Saúde e das autoridades”.

    Covid-19. Cumprimento de regras é responsabilidade de cada um, considera o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa

  • Covid-19. 70% da população com pelo menos uma dose da vacina no início de agosto

    O coordenador da task-force do plano de vacinação contra a Covid-19 antecipou esta quarta-feira para final de julho ou início de agosto a cobertura de 70% da população com pelo menos a primeira dose da vacina.

    A capacidade dos centros de vacinação está estimada em 100.000 pessoas/dia, a funcionar seis horas/dia. As autoridades têm ainda como recurso alargar o funcionamento destes locais até às 10 horas/dia.

    Covid-19. 70% da população com pelo menos uma dose da vacina no início de agosto

    O coordenador da task-force explicou também, quando questionado sobre o assunto, que as autoridades têm dificuldades de identificar alguns imigrantes para o processo de vacinação, afirmando: “Essas pessoas fogem muito à identificação perante as autoridades pelos motivos conhecidos”.

    Sublinhou que, desde que a pessoa esteja identificada, “têm todo o direito de ser vacinada”, pois “a pandemia não escolhe nacionalidades, raças ou idades”.

  • Madeira regista 18 novos casos e 19 recuperações

    A Madeira registou hoje 18 novos casos de Covid-19 e 19 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas é de 226, com 11 doentes hospitalizados.

    Entre os novos positivos, dois foram importados — da Polónia e da região de Lisboa e Vale do Tejo — e 16 são de transmissão local, sendo que o arquipélago passa a contabilizar 9.152 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, já com 8.855 recuperados. A região autónoma regista também 71 óbitos associados à doença.

    Em relação ao isolamento dos 226 positivos, a direção regional informa que 11 pessoas estão internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e 22 encontram-se numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

  • Roland Garros autorizado a receber cinco mil espetadores diários

    Roland Garros receberá mais de cinco mil espetadores diários até 8 de junho, um número que superará os 13 mil no dia seguinte, anunciou hoje a diretora-geral da Federação Francesa de Ténis.

    Após semanas de dúvidas, o governo francês deu finalmente “luz verde” à presença de público no torneio francês, segundo “Grand Slam” da temporada, embora tenha negado a solicitação para uma derrogação especial do recolher obrigatório em vigor no país, de modo a permitir espetadores nas sessões noturnas.

    Assim, as nove primeiras sessões noturnas do “major” francês — uma inovação nesta edição, cujo quadro principal decorre entre 30 de maio e 13 de junho — decorrerão à porta fechada, mas, em 9 de junho, o público poderá assistir à última jornada prevista para acolher encontros após o pôr do sol.

    Essa última sessão noturna terá início às 20h00 locais, uma hora antes das sessões dos dias anteriores, uma vez que, a partir de 9 de junho, o recolher obrigatório decretado pelo governo francês, atualmente fixado nas 21h00, terá início pelas 23h00.

  • Angola iniciou imunização com a vacina russa Sputnik V

    Angola começou hoje a vacinar a sua população com a primeira dose da vacina russa Sputnik V, tendo recebido já 40 mil doses, adiantou hoje à Lusa o secretário de Estado para a Saúde Pública.

    Franco Mufinda adiantou que a Sputnik V tem duas componentes, sendo que a segunda reforça a imunidade “despertada” pela primeira.

    “Do ponto de vista da fabricação da vacina, uma componente complementa a outra, ou seja, a segunda componente reforça o processo que despoletou a primeira componente, que é o despertar da imunidade, enquanto a segunda componente assenta essa imunidade que se pretende para estarmos protegidos contra o vírus SARS-CoV-2”, explicou Mufinda.

    Segundo o governante angolano, o intervalo de administração da Sputnik V é de três semanas, podendo ir até três meses. Os estudos mais recentes aconselham o intervalo entre 21 e 45 dias para um melhor alcance da imunidade, adiantou.

  • Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

    A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina contra a doença Covid-19 desenvolvida pelo laboratório anglo-sueco AstraZeneca do seu plano nacional de vacinação, divulgou hoje o governo norueguês.

    O executivo informou igualmente que a vacina unidose da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, será apenas a administrada a pessoas que manifestarem essa intenção de forma voluntária.

    A primeira-ministra da Noruega justificou estas medidas com os riscos raros, mas graves, de complicações após a administração destas vacinas, que utilizam a mesma tecnologia de um adenovírus alterado.

    Estas decisões seguem-se a recomendações emitidas na segunda-feira por especialistas noruegueses, nomeadamente do Instituto Norueguês de Saúde Pública.

    A Agência Europeia de Medicamentos e a Organização Mundial da Saúde mantêm a recomendação de utilização destes fármacos, considerando que os seus benefícios são superiores aos riscos.

  • Esteve nos festejos do Sporting? DGS recomenda atenção a sintomas, resguardo durante 14 dias e teste à Covid-19

    A Direção-Geral da Saúde divulgou esta quarta-feira um conjunto de recomendações para todas as pessoas que tenham estado nos festejos do título do Sporting na terça-feira à noite:

    “Na sequência das celebrações associadas à vitória do Sporting no campeonato, que aumentaram a probabilidade de contacto entre as pessoas presentes, a DGS recomenda o seguinte:

    – Se esteve nestes festejos, esteja atento aos sintomas de COVID-19, nomeadamente febre, tosse (de novo, agravada ou associada a dores de cabeça ou dores generalizadas do corpo), dificuldade respiratória ou perda total ou parcial do olfato ou do paladar, de início súbito, e contacte o SNS24;

    – Procure reduzir os contactos nos próximos 14 dias e cumpra as medidas de prevenção da infeção, como o distanciamento físico, o uso de máscara, a ventilação dos espaços, a higiene das mãos e a etiqueta respiratória.

    – Se houve momentos em que não respeitou as medidas de proteção da COVID-19, a DGS recomenda ainda a realização de um teste no 5.º e no 10.º dia após das celebrações.”

1 de 4