Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog do Observador termina aqui. Pode continuar a acompanhar as notícias relativas à pandemia de Covid-19 no novo liveblog, a que pode aceder aqui.

    “A guerra mudou”. CDC avisa que variante delta é tão contagiosa como a varicela

  • Governo confiante na retoma do turismo com regiões próximas de níveis pré-pandemia

    A secretária de Estado do Turismo referiu que com o plano de vacinação a progredir, tem-se assistido a uma abertura gradual e segura do setor do turismo.

    Governo confiante na retoma do turismo com regiões próximas de níveis pré-pandemia

  • Madeira prevê vacinar 20 mil jovens a partir dos 12 anos

    Miguel Albuquerque afirma estar a cumprir as regras da OMS e que outros países do Ocidente estão a seguir, como tal, iniciará o processo de vacinação de jovens com mais de 12 anos.

    Madeira prevê vacinar 20 mil jovens a partir dos 12 anos

  • Angola soma cinco mortes e 160 novos casos nas últimas 24 horas

    Angola registou cinco óbitos associados à Covid-19 e 160 novos casos nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades angolanas, precisando que as novas infeções atingem pessoas com idades compreendidas entre os dois meses e os 91 anos.

    A Direção Nacional de Saúde Pública angolana, no seu boletim epidemiológico diário, informou que os cinco óbitos, todos doentes do sexo masculino, foram contabilizados em cinco províncias do país: Cunene, Lunda Sul, Malanje, Moxico e Namibe.

  • Faixa etária entre os 20 e os 29 anos é a que regista maior incidência, mas houve um crescimento de 23% no grupo com mais de 80 anos

    O grupo etário com uma incidência a 14 dias mais elevado é o grupo dos 20 aos 29 anos com 969 casos por 100 000 habitantes.

    No entanto, registou-se um crescimento de 23% na faixa etária com mais de 80 anos, o que pode vir a “traduzir-se no aumento de internamentos e mortes nas próximas semanas”, sinaliza o INSA.

  • Faixa etária entre os 40 e os 59 anos com mais internados em UCI

    O grupo etário onde se registaram mais internamentos nas unidades de cuidados intensivos foi entre os 40 e os 59 anos, estando 85 pessoas hospitalizadas.

    O relatório de linhas vermelhas também salienta o “aumento” de hospitalizações no grupo etário dos 60 aos 79 anos.

    Nos restantes grupos etários, incluindo nos mais de 80 anos, os internamentos nas UCI mantiveram-se estáveis na última semana.

  • Variante Delta representa 97,8% dos casos de Covid-19 na última semana. Não houve nenhum caso da variante Lambda

    A variante Delta representa 97,8% dos casos de Covid-19 na última semana e é a “mais prevalente em Portugal”, tendo a sua frequência “aumentado em todas as regiões”.

    Já a variante Delta Plus representa 0,8% e foram detetados 59 casos e a sua circulação “é muito limitada em Portugal”.

    Em relação à variante Lambda, na última semana não foi identificada qualquer caso na última semana. A variante Alpha apresenta uma “tendência decrescente em todo o território nacional”.

  • Lisboa já ultrapassou "limiar crítico" de internados nas UCI

    Um total de 82% das camas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) já estão ocupadas em Portugal, tendo-se registado uma “tendência crescente” na última semana.

    O maior número de internados em UCI está em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), onde já foi “ultrapassado o limite crítico regional definido”, com um total de 105%.

  • Linhas Vermelhas. Tendência de novos casos "estável" a "descrescente"

    A incidência de novos casos de Covid-19 acumulados nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes está com “tendência estável a decrescente”. As exceções são o Norte, que registou uma subida de 6%, e o Alentejo que teve um aumento de 21% na incidência.

    Já o rácio de transmissibilidade R(t) está a 0,98 na “maioria das regiões do continente”, ainda que Norte e no Algarve se mantenha acima de 1, revela as Linhas Vermelhas publicadas pelo Instituto Ricardo Jorge (INSA).

  • GNR dispersa 600 pessoas de festa ilegal em Vilamoura e restaurante em Albufeira

    GNR dispersou em Albufeira uma festa com 600 pessoas. Foram denunciadas diversas agressões, que obrigaram a uma intervenção imediata e foram detidas três pessoas.

    GNR dispersa 600 pessoas de festa ilegal em Vilamoura e restaurante em Albufeira

  • Jorge Amil Dias. "Decisão da Direção-geral da Saúde é prudente e sensata"

    DGS recomenda vacinação a partir dos 12 anos apenas em casos de doenças associadas. “Decisão não é irreversível”, lembra Jorge Amil Dias, presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos.

    Jorge Amil Dias. “Decisão da Direção-geral da Saúde é prudente e sensata”

  • "Se fosse esmagado pela responsabilidade, já estava esmagado há muito"

    Gouveia e Melo não se mostrou relutante quanto a depositar sobre a taxa de vacinação a definição das medidas de combate à Covid-19, mesmo que venha acentuar o trabalho da task force.

    “Se fosse esmagado pela responsabilidade, já estava esmagado há muito”

  • Incidência em Espanha em descida lenta para 687 casos por 100.000 habitantes

    A incidência acumulada de infetados por Covid-19 em Espanha desceu para 687,3 casos por cada 100.000 habitantes diagnosticados nas últimas duas semanas, tendo-se registado 44 mortes nas últimas 24 horas, segundo o mais recente relatório do Ministério da Saúde.

    A curva da pandemia parece ter chegado ao seu pico e começa a descer ligeiramente, mas de forma mais acelerada na faixa etária dos jovens entre 20 e 29 anos, onde a incidência caiu 230 pontos numa semana, indica o relatório oficial.

    O número de doentes nas unidades de cuidados intensivos é que continua a aumentar, registando hoje uma ocupação de 18,31%, quase mais sete pontos percentuais que há uma semana, e mais seis décimas que na véspera.

    Quase 27 milhões de espanhóis já têm a vacinação completa, o que corresponde a 56,8% da população, segundo o Ministério, que revela que três regiões já conseguiram imunizar 70% da sua população: Astúrias, Galiza e Extremadura.

    Ontem, o primeiro-ministro espanhol anunciou que está prevista a chegada, durante o mês de agosto, de um novo carregamento de 3,4 milhões de vacinas Pfizer, o que permitirá antecipar para esse mês o objetivo de ter 70% da população espanhola com a vacinação completa.

  • OMS estima mais de 200 milhões de infeções nas próximas duas semanas

    A Organização Mundial de Saúde alerta para a necessidade de uma “vigilância mais forte” para fazer frente às 200 milhões de infeções esperadas para as duas próximas semanas.

    OMS estima mais de 200 milhões de infeções nas próximas duas semanas

  • Madeira regista 27 novos casos e 25 recuperações

    A Madeira registou 27 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e 25 recuperações, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

    Em relação aos novos casos, a DRS indica que 11 são importados — nove do Reino Unido, um de Espanha e um do Líbano — e os restantes 16 são de transmissão local. O arquipélago contabiliza, até à data, um total de 74 óbitos associados à doença.

    A direção regional refere também que dos 243 casos atualmente ativos, “87 são casos importados e 156 são de transmissão local”.

    Em relação ao isolamento dos casos positivos, quatro pessoas encontram-se internadas numa unidade polivalente no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, sem registo de doentes nos cuidados intensivos.

  • Desconfinamento nos Açores está "mais avançado" do que no resto do país

    O presidente do Governo dos Açores afirmou que a região sempre esteve mais avançada que o continente no desconfinamento, porque chegou a ter momentos com várias ilhas em “Covid-free”.

    Desconfinamento nos Açores está “mais avançado” do que no resto do país

  • Cabo Verde regista 42 novos infetados

    Cabo Verde registou mais 42 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde.

    O país voltou a não registar qualquer óbito provocado pela Covid-19 e deu alta a mais 41 pessoas, elevando para 32.976 os casos recuperados da infeção.

    Com os novos dados, Cabo Verde aumentou para 33.763 os casos positivos acumulados no país desde o início da pandemia, dois quais 298 resultaram em óbito e há 468 casos ativos.

    Cerca de 38% da população já recebeu pelo menos a primeira dose de uma das vacinas e o país estima atingir ainda este ano a meta de ter pelo menos 70% da população adulta vacinada.

  • Itália regista 6.619 novos casos, sobretudo entre jovens

    Itália registou nas últimas 24 horas 6.619 novos casos de Covid-19 e 18 mortes, segundo os dados hoje apresentados pelo Ministério da Saúde, que constatam uma intensificação da pandemia principalmente entre os jovens.

    No total, foram infetadas com o coronavírus SARS-CoV-2 em Itália 4.343.525 pessoas, desde o início da emergência sanitária, e 128.047 morreram.

    Nos hospitais, a pressão aumenta, embora esteja ainda longe de fazer soar alarmes: no total, há 2.013 doentes internados, mais 89 que na véspera, e 201 requerem cuidados intensivos, mais sete que ontem.

    Quanto à campanha de vacinação, 31.918.616 pessoas têm o processo de inoculação concluído, o que equivale a 59.10% da população maior de 12 anos.

    O presidente do Instituto Superior de Saúde explicou hoje que a pandemia está a avançar em Itália e que o índice de transmissão (Rt) se situa em 1,69, com a variante Delta já como dominante.

  • Mais 19 mortos e 2.290 novos infetados em Moçambique

    Moçambique registou 19 óbitos devido ao novo coronavírus e 2.290 casos de infeção nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

    As vítimas mortais são de nacionalidade moçambicana, cujos óbitos foram declarados nos últimos quatro dias, explicou o ministério moçambicano no boletim diário de atualização de dados sobre a pandemia.

    Moçambique sobe o total de óbitos por Covid-19 para 1.407 e o de casos para 119.950, dos quais 74% recuperados. O país africano tem 30.458 casos ativos da doença e, destes, 493 estão internados.

  • PSP põe fim a festa em Elvas onde estavam cerca de 150 pessoas

    Polícia interrompe festa em Elvas que reunia 150 pessoas. A intervenção resultou num detido por injúria e ameaça a um polícia e a um auto ao organizador do evento por infringir normas restritivas.

    PSP põe fim a festa em Elvas onde estavam cerca de 150 pessoas

1 de 3