Momentos-chave
- Madeira sinaliza 30 novos casos e um total de 256 infeções ativas
- Gouveia e Melo apela novamente à vacinação: "Não podemos dar férias ao vírus"
- Gouveia e Melo: "Espero que os pais desses jovens percebam uma coisa muito simples: a vacina é segura"
- Web Summit vai ser presencial em Lisboa em novembro
- Regulador espanhol autorizou os ensaios clínicos da primeira vacina espanhola contra a Covid-19
- Vaticano não pede passaporte sanitário aos participantes da audiência com o Papa
- Variantes da Covid-19 podem vir a ter o nome de constelações quando terminarem as letras do alfabeto grego
- Desde o início da pandemia, apenas 58 crianças e jovens foram internados em UCI
- Imunidade de grupo é "mito", mas vacinas continuam eficazes
Histórico de atualizações
-
Bom dia. Terminamos por aqui o liveblog desta quarta-feira, mas poderá continuar a acompanhar-nos aqui. Até já.
-
Testes à Covid-19 podem deixar de ser gratuitos a partir de setembro
Os testes gratuitos em farmácias podem acabar já no final do mês por faltarem pessoas para os fazer, uma vez que a vacinação está muito avançada, afirma fonte do Governo ao Expresso.
Testes à Covid-19 podem deixar de ser gratuitos a partir de setembro
-
DGS "parece evoluir mais ao sabor da pressão política do que da fundamentação científica", acusa Iniciativa Liberal
A Iniciativa Liberal criticou a DGS, afirmando que coloca “a sua agenda política à frente da análise científica que suporta a decisão” sobre a vacinação de jovens entre os 12 e os 15 anos.
-
Vacinação sem agendamento nos Açores disponível para maiores de 16 anos
O Governo dos Açores avançou que a vacinação sem agendamento para jovens com idade igual ou superior a 16 anos começará esta quinta-feira em São Miguel e dia 16, na ilha Terceira.
Vacinação sem agendamento nos Açores disponível para maiores de 16 anos
-
Rio de Janeiro é o novo foco da variante Delta no Brasil
O Rio de Janeiro é o atual foco da variante Delta com 206 casos confirmados, o que equivale a 36% das notificações da estirpe no Brasil.
-
Casal português retido nas Maldivas por não conseguir certificado de recuperação Covid-19. "Agora, há uma luz ao fundo do túnel"
O casal testou positivo à Covid-19 antes do regresso a casa. A mulher conseguiu o certificado de recuperação, mas o homem não porque já tinha estado infetado. PSD pede resolução com “máxima urgência”.
-
Perdidas 20 mil doses de vacinas em 13 milhões administradas
O coordenador da task-force afirma que foram perdidas cerca de 20 mil doses de vacinas em 13 milhões de doses administradas.
Perdidas 20 mil doses de vacinas em 13 milhões administradas
-
Mais 59 novos infetados em Cabo Verde em 24 horas
Cabo Verde registou mais 59 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para um total de 34.171 casos positivos acumulados desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde.
Do total de 1.301 resultados recebidos, o ministério cabo-verdiano avançou que há 59 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 4,5%.
A maioria dos novos infetados foi registada na cidade da Praia (26), na ilha de Santiago, cujos outros municípios também têm novos casos, nomeadamente Santa Catarina (sete), dois cada em Santa Cruz e São Salvador do Mundo, e um em São Miguel.
-
Angola com 108 novos casos e seis mortes nas últimas 24 horas
Angola registou 108 novos casos de Covid-19, seis óbitos e 146 recuperações da doença, nas últimas 24 horas, refere o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública hoje divulgado.
Os casos foram reportados em 11 províncias do país, com Luanda, capital do país, a liderar a lista, sendo 71 do sexo masculino e 37 do sexo feminino, com idades entre 2 e 87 anos.
Quanto aos óbitos, foram notificados dois na província da Lunda Norte, dois no Moxico e um no Cunene, sendo cinco homens e uma mulher, entre 18 e 75 anos.
-
Espanha com 17.023 novos casos e 93 mortes nas últimas 24 horas
A Espanha contabilizou 17.023 novos casos de Covid-19 e 93 mortes nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde espanhol.
Com os novos números, o total de casos desde o início da pandemia em Espanha, em fevereiro de 2020, ascende a 4.660.473, enquanto o de mortes subiu para 82.320.
A pressão nas unidades de cuidados intensivos caiu hoje pelo segundo dia consecutivo, havendo 1.947 internados, menos 40 do que no dia anterior.
-
Terceira dose da vacina chega em setembro para os franceses mais frágeis
A França revelou novas medidas no combate à pandemia. O país vai começar a administrar a terceira dose a pessoas mais frágeis a partir de setembro.
Terceira dose da vacina chega em setembro para os franceses mais frágeis
-
Madeira sinaliza 30 novos casos e um total de 256 infeções ativas
A Madeira sinalizou esta quarta-feira 30 novos casos de Covid-19 e 23 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 256, com oito doentes hospitalizados.
De acordo com autoridade regional, 27 dos novos positivos são de transmissão local e três foram importados (um do Reino Unido, um de Lisboa e Vale do Tejo e um dos EUA), pelo que a Madeira passa a contabilizar 10.573 casos confirmados de SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, já com 10.242 recuperados.
O arquipélago regista também 75 óbitos associados à doença.
Os dados da autoridade regional diferem dos apresentados hoje pela Direção-Geral da Saúde, que atribui à Madeira 27 novos casos, num total de 10.945 confirmados desde março de 2020 e 72 mortos.
-
Gouveia e Melo apela novamente à vacinação: "Não podemos dar férias ao vírus"
O vice-almirante Gouveia e Melo, agora em Braga, falou novamente na imunidade de grupo e na necessidade de ter 80/85% da população vacinada. “Nós temos vacinas, fizemos um processo de negociação difícil com a Europa para este conjunto final de vacinas”, disse, elogiando o trabalho da Direção Geral da Saúde e do Ministério da Saúde. “Só falta um último esforço: a população portuguesa vir à vacinação”.
“Não podemos dar férias ao vírus”, diz.
-
São Tomé e Príncipe regista dois novos casos e quatro recuperações em 24 horas
São Tomé e Príncipe registou dois novos casos de Covid-19, elevando o total acumulado para 2.478 infeções, e quatro recuperações da doença nas últimas 24 horas, foi hoje anunciado.
O boletim diário da Covid-19 divulgado pelas autoridades locais, revela dois novos casos registados na ilha de São Tomé, onde se concentram as 63 pessoas infetadas no país, estando uma internada na unidade de sintomático respiratório do Hospital Central de São Tomé e 62 em isolamento domiciliar.
Há um mês que a ilha do Príncipe não tem registo de casos positivos de Covid-19.
As autoridades locais vão retomar em 15 de setembro a campanha de vacinação com a administração da segunda dose da vacina a 19 mil pessoas.
Até finais de agosto o país vai receber mais 37 mil doses de vacinas doadas por Portugal para dar continuidade ao seu plano nacional de vacinação que prevê a vacinação de 70% da população até março de 2022.
-
OMS: não existe um "número mágico" para a imunidade de grupo
A Organização Mundial da Saúde refere que à medida que surgem variantes mais contagiosas mais pessoas terão de ser vacinadas. A Delta é mais contagiosa que o vírus da gripe sazonal e a varíola.
OMS: não existe um “número mágico” para a imunidade de grupo
-
Como mudaram os sintomas da Covid-19? Conheça os cinco mais comuns em cada situação
A febre alta já não é um sintoma comum, nem a tosse ou a perda de paladar. Agora, os sintomas são mais leves e incluem pingo no nariz e dor de cabeça. Identifique-os na infografia.
Como mudaram os sintomas da Covid-19? Conheça os cinco mais comuns em cada situação
-
Julho foi o mês com mais testes realizados desde o início da pandemia
Durante o mês de julho foram realizados dois milhões de testes à Covid-19, sendo o mês com mais testes feitos em apenas um mês.
Julho foi o mês com mais testes realizados desde o início da pandemia
-
Itália confirma quase 7.000 novos casos e 31 mortes
A Itália contabilizou 6.968 novos casos de covid-19 e 31 mortes nas últimas 24 horas, segundo o boletim do Ministério da Saúde italiano divulgado hoje, cujos dados relevam um aumento das hospitalizações, embora de forma moderada.
Com os novos dados, em linha com os das últimas semanas, o total de infeções desde o início da pandemia do novo coronavírus em Itália, em fevereiro de 2020, ascende a 4.413.162, enquanto o de mortes subiu para 128.304.
Atualmente, Itália conta com mais de 118 mil casos ativos de Covid-19, na grande maioria com poucos ou nenhuns sintomas e que estão em confinamento em casa.
Desse total, 3.285 estão hospitalizadas, mais 83 do que terça-feira, enquanto 337 estão internados em unidades de cuidados intensivos, mais 15 do que na véspera.
Em relação à campanha de vacinação, Itália vacinou com as duas doses pouco mais de 35 milhões de pessoas, o que representa 64,83% da população com idade superior a 12 anos.
No total, foram administradas 72,67 milhões de doses.
-
Moçambique anuncia mais 14 mortes, 1.185 casos e 5.525 recuperações
Moçambique registou mais 14 óbitos devido ao novo coronavírus, 1.185 casos de infeção e 5.525 recuperações da doença, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Saúde.
As mortes ocorreram nos últimos três dias, em pessoas com idades entre 4 meses e 81 anos. As vítimas são de nacionalidade moçambicana, indicou o ministério em nota de atualização de dados.
O país eleva o número total de mortes por Covid-19 para 1.655 e o de casos para 135.528, dos quais 84% recuperados e 336 internados.
Moçambique tem ainda um total de 19.828 casos ativos do novo coronavírus.
-
OMS vai testar três medicamentos para tratar doentes hospitalizados
A Organização Mundial da Saúde irá testar três medicamentos em pacientes hospitalizados até 1 de maio de 2022. Os medicamentos foram doados para o ensino clinico que decorre em 52 países.
OMS vai testar três medicamentos para tratar doentes hospitalizados