Momentos-chave
- Bolsonaro não quer comprar vacina chinesa que está a ser testada no Brasil
- SNS tem capacidade para gerir aumento de casos no Norte
- Concelhos mais afetados não devem sofrer cerco sanitário
- Três concelhos com maior subida de casos vão ter medidas específicas de contenção do vírus
- Morreu voluntário brasileiro que participava nos testes da vacina da Oxford
- Ministro da Saúde brasileiro testa positivo à Covid-19
- Espanha ultrapassa um milhão de casos com recorde diário de novas infeções
- Reino Unido bate recorde de novos casos de Covid-19
- Ministro da Saúde alemão testa positivo à Covid-19
- Governo francês estuda prolongar estado de emergência até fevereiro
- Mais de 1,126 milhões de mortos no mundo desde início da pandemia
- Itália regista novo máximo de casos e de óbitos desde maio
- Irão com novo recorde diário de casos, mais de 5.600
- Países Baixos batem novo recorde de infeções em 24 horas. Foram mais 8.743 casos
- Profissionais de saúde infetados até hoje: 5.908 (4.386 recuperados)
- "Maioria dos contágios não ocorre na utilização de transportes mas, sim, em contexto familiar e em contexto social"
- 28 surtos em estabelecimentos de saúde, uns maiores outros menores (bastam dois casos para ser um surto)
- Há 49 surtos ativos, com 449 casos reportados em escolas
- Enfermeiros: "As necessidades vão ser colmatadas à medida que elas existirem, assim existam profissionais disponíveis"
- Graça Freitas pede que empregadores recebam pessoas que tiveram alta "sem qualquer receio"
- Serviços hospitalares da Defesa e Forças Armadas serão "primeira linha de resposta" se SNS precisar
- Taxa de ocupação de camas Covid é, em termos nacionais, de 72%. Norte está pior
- Vive-se "momento de grande preocupação", diz secretário de Estado da Saúde
- Mais 1.272 internamentos e mais 1.340 recuperados
- 16 mortes e 2.535 novos casos nas últimas 24 horas — segundo pior dia de sempre
- Visita do presidente do Parlamento Europeu a Portugal adiada devido à Covid-19
- Cristiano Ronaldo publica vídeo a fazer exercício
- Europa com novo recorde semanal de 927 mil novos casos
- Recolher obrigatório. Madrid hesita em fazer pedido formal ao Governo
- Rússia atinge recorde de mortes
- Vox ataca Pedro Sánchez: “Este Governo é o responsável pela pior gestão da pandemia em todo o mundo"
- Ministro do Interior da República Checa testa positivo
- 23 mil telefonemas. SNS24 bate recorde de chamadas atendidas esta segunda-feira
- Em abril, o vírus da Covid-19 matava seis vezes mais do que em outubro
- Alemanha tem o segundo pior dia da pandemia em número de novos casos
- "Só estamos a perder tempo", diz Ricardo Mexia. "Não é com conferências de imprensa que se controla a doença"
Histórico de atualizações
-
Bom dia! Este liveblog termina por aqui, pode continuar a seguir a evolução da pandemia e todos as notícias sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo a partir desta ligação.
-
Rússia propõe a Angola construção de fábrica para produção de vacinas
Esta quarta-feira, Angola recebeu mais de 18 toneladas de equipamento hospitalar da Rússia e também mais de 1 milhão de máscaras cirúrgicas para auxiliar o combate à pandemia de Covid-19.
Rússia propõe a Angola construção de fábrica para produção de vacinas
-
Brasil dá conta de quase 25 mil casos de Covid-19
O Brasil registou mais 24.818 infeções diárias de Covid-19. Foram também registadas mais 566 mortes, de acordo com o ministério da Saúde brasileiro.
Desde o início da pandemia, o Brasil contabiliza 5.298.772 casos de Covid-19 e o número de mortos pelo novo coronavírus situa-se nos 155.403.
-
Cimeira virtual dos líderes da União Europeia para discutir pandemia
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão reunir-se pela terceira vez em outubro, desta feita por videoconferência, dia 29, para discutir a situação da pandemia de Covid-19, anunciou esta quarta-feira o presidente do Conselho Europeu.
“Convido os líderes para uma videoconferência informal em 29 de outubro de 2020 sobre a Covid-19. Temos de reforçar o nosso esforço coletivo para combater a Covid-19“, escreveu ao início da noite Charles Michel na sua conta oficial na rede social Twitter.
Esta reunião dos 27 segue-se aos Conselhos Europeus presenciais, realizados em Bruxelas em 1 e 2 de outubro e na passada semana, dias 15 e 16, tendo nesta última cimeira os chefes de Estado e de Governo acordado falar entre si “regularmente” sobre a situação da pandemia na Europa.
“Ficou estabelecido que não só em todos os Conselhos presenciais haverá um ponto dedicado à Covid-19, como a presidência alemã [do Conselho da UE] irá organizar com alguma regularidade reuniões informais por videoconferência, para todos irmos continuando a acompanhar a evolução da pandemia, procurar harmonizar práticas, definir critérios idênticos para as quarentenas e reconhecimento mútuo dos testes”, indicou na passada sexta-feira o primeiro-ministro, António Costa, no final da cimeira de Bruxelas.
-
Comércio e mercados mais expostos à infeção na província de Maputo
Funcionários de estabelecimentos comerciais e vendedores de mercados são o grupo mais exposto ao novo coronavírus na província de Maputo, revela um inquérito sero-epidemiológico divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Saúde (INS).
O estudo, que inquiriu 8.536 pessoas, revela que os estabelecimentos comerciais e mercados apresentam a maior taxa de exposição à covid-19, com 5,88% e 4,97%, respetivamente.
“A taxa de seropositividade nos mercados é heterogénea e na maioria dos mercados é superior à taxa na comunidade [que é de 3,56 %]”, acrescenta o documento.
O inquérito revela ainda que a transmissão ocorre de maneira dispersa, com as mulheres a apresentarem a maior taxa de seropositividade , com 3,80%, contra 3,20% dos homens.
-
Cidadãos com 65 ou mais anos da Amadora podem ir à farmácia levar a vacina da gripe
Os cidadãos com 65 ou mais anos da Amadora, no distrito de Lisboa, poderão tomar a vacina gratuita para a gripe nas farmácias do concelho, para facilitar a vacinação em ano de pandemia, anunciou esta quarta-feira a Câmara Municipal.
De acordo com a Câmara Municipal da Amadora (CMA), o alargamento e diversificação dos locais de vacinação contra a gripe sazonal às farmácias comunitárias do concelho abrange cerca de 4.300 beneficiários.
Os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos que pretendam ser vacinados podem escolher livremente uma das 27 farmácias do programa, através de marcação prévia e com a apresentação do número de utente do Serviço Nacional de Saúde.
A iniciativa surge a partir de um protocolo entre a autarquia e a Associação Dignitude, responsável pela gestão do programa “Vacinação SNS Local”, e pretende que estes munícipes sejam vacinados “de forma mais segura e cómoda, evitando deslocações aos centros de saúde ou centros de vacinação contra a gripe”, destacou numa nota, a CMA.
O pagamento deste serviço fica a cargo da Câmara (90%) e da Dignitude (10%), acrescentou.
-
Sobe para 18 número de infetados em lar de Belmonte
O número de pessoas com resultado positivo para o novo coronavírus no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte subiu de sete para 18, havendo ainda um caso de uma criança do berçário, revelou esta quarta-feira aquela instituição.
“Registam-se, neste momento [quarta-feira], 18 infetados com Covid-19, sendo que nove são utentes e nove são funcionários. Há ainda um caso de uma criança que testou positivo e por esse motivo, a sala do berçário foi encerrada”, é referido em comunicado assinado pelo provedor da Misericórdia de Belmonte, José Figueiredo.
-
Bastonária dos farmacêuticos diz que o país falhou planeamento do inverno
A bastonária dos farmacêuticos defendeu esta quarta-feira que o país, nomeadamente a área da Saúde, falhou a preparação do período de outono-inverno e criticou a “comunicação bastante irregular” que tem sido feita da pandemia, que não se combate com “normativos”.
“Penso que não nos preparámos, não nos preparámos ao nível do que devíamos ter feito […] Não estamos pior do que estávamos e sabemos muito mais do que aquilo que sabíamos. Agora que podíamos ter feito muito mais nestes sete meses para nos prepararmos e organizarmos mais, isso seguramente, isso digo-o objetivamente”, disse Ana Paula Martins.
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos foi recebida esta quarta-feira à tarde em audiência pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito de um conjunto de reuniões promovidas pelo chefe de Estado com responsáveis do setor da saúde sobre o combate à pandemia.
A bastonária entende que houve “um défice de coordenação” involuntário e que “claramente existem dificuldade de planeamento na área da saúde” para respostas que devem existir, acrescentando que os últimos sete meses deviam ter servido para esse planeamento.
Ana Paula Martins defendeu que além da resposta ao dia-a-dia da pandemia, devia ter sido encontrado “um pedaço para preparar o futuro” que se sabia que iria acontecer. “Penso que essa parte para preparar o futuro falhou”, disse.
A bastonária deixou ainda críticas à forma como tem sido feita a comunicação da pandemia: para ela, o contexto exige “quatro ou cinco mensagens muito direcionadas, que envolvam as pessoas e que as façam sentir-se responsáveis”.
“Penso que a comunicação tem falhado. Poderíamos e deveríamos comunicar melhor e deveríamos ter campanhas nos meios de comunicação social. As conferências de imprensa respondem a necessidades específicas, mas não são as conferências de imprensa que tiram as dúvidas dos portugueses ou que lhes dão confiança nem que os chamam ao que é voluntariamente a sua responsabilidade”, disse.
A bastonária defendeu que “é preciso continuar a insistir todos os dias” em “coisas básicas” como os processos individuais de proteção contra a Covid-19, que podem ser comunicadas de forma eficaz em campanhas em meios de comunicação social para as quais podem ser chamadas figuras públicas.
“Se não forem os portugueses a querer quebrar esta transmissão e a responder à Covid, nós nunca conseguiremos fazer isso através de processos normativos. Não é possível. Cria tensão, cria problemas de coesão que devemos tentar evitar”, acrescentou.
-
Guimarães dá vacina da gripe a idosos na farmácia para aliviar centros de saúde
Os habitantes de Guimarães com idade igual ou superior a 65 anos vão poder receber gratuitamente a vacina da gripe nas farmácias do concelho, ao abrigo de um protocolo esta quarta-feira assinado, anunciou o município.
Em comunicado, o município refere que, desta forma, pretende-se aliviar o fluxo de pacientes nos centros de saúde. Os custos da administração da vacina são assumidos pela Câmara Municipal e pela Associação Dignitude, no âmbito do programa “Vacinação SNS Local”.
Os beneficiários têm direito à livre escolha das farmácias abrangidas neste programa e para este efeito apenas têm de ser identificados pelo número do utente do Serviço Nacional de Saúde.
O protocolo envolve 31 farmácias do concelho e foi esta quarta-feira assinado entre a Câmara de Guimarães, a Associação Dignitude e a Associação Nacional de Farmácias. Citado no comunicado, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, lembrou que “os profissionais de saúde estão sob uma imensa pressão por causa desta pandemia e que é fundamental esta união de esforços para ultrapassar as dificuldades”.
Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, evidenciou o “exercício de inteligência colaborativo”, enaltecendo a “preocupação de Guimarães em criar soluções para os problemas”, num exemplo a seguir por outros municípios.
“É fundamental este trabalho de articulação no sentido de cada entidade fazer aquilo que lhe compete. Este processo ajuda a evitar a concentração de muitas pessoas nos centros de saúde ao permitir dispersar pelas farmácias, num esforço e salvaguarda da saúde pública”, salientou.
Já o presidente da delegação norte da Associação Nacional de Farmácias, Francisco Faria, afirmou que a assinatura deste protocolo “é um momento que fica registado e que terá impacto na vida das pessoas, resultado de um trabalho de colaboração em prol da população”.
-
Direção-Geral da Saúde reduz presença de público no Sporting de Braga-AEK
O jogo da Liga Europa de futebol Sporting de Braga-AEK Atenas, na quinta-feira, vai ter menos público do que o inicialmente previsto por decisão da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelou hoje o clube minhoto.
A Federação Portuguesa de Futebol informou o Sporting de Braga de que a DGS, “em função do agravamento da situação epidemiológica no país, decidiu reduzir de 15% para 7,5% a presença de público no Estádio Municipal de Braga”, no jogo de quinta-feira, do grupo G da Liga Europa.
Ou seja, em vez de um máximo de 4.500 espetadores, apenas poderão estar presentes 2.250 pessoas. O clube bracarense informa que, uma vez que já foram vendidos 2.200 bilhetes, a venda de ingressos está automaticamente encerrada.
-
Câmara de Vila Viçosa adquire mil testes após surto no concelho
A Câmara de Vila Viçosa, no distrito de Évora, decidiu adquirir mil testes de rastreio à Covid-19, por existir um surto no concelho, relacionado com valências da Misericórdia local, revelou hoje o município.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia indicou que a aquisição destes testes, se destina a testar, “gratuitamente” os trabalhadores da autarquia e a população do concelho.
-
Alemanha confina município de Berchtesgaden, onde fica a antiga casa-refúgio de Hitler
Os habitantes do município da Baviera vão ficar em confinamento durante duas semanas e os turistas tiveram todos de abandonar a zona. Uma festa terá levado ao crescimento descontrolado dos casos.
Alemanha confina município de Berchtesgaden, onde fica a antiga casa-refúgio de Hitler
-
Bolsonaro não quer comprar vacina chinesa que está a ser testada no Brasil
O Presidente Bolsonaro disse que ” vacina chinesa de João Doria”, em referência ao governador de São Paulo onde a vacina está a ser testada, não vai ser adquirida pelo Brasil.
“Para o meu Governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, escreveu o Presidente brasileiro, na sua conta na rede social Facebook.
Covid-19. Bolsonaro diz que governo do Brasil não comprará vacina da Sinovac
-
São Tomé e Príncipe regista mais três novos casos
São Tomé e Príncipe registou nos últimos cinco dias três novos casos de Covid-19, em 62 testes realizados nas ultimas 24 horas, disse esta quarta-feira aos jornalistas a porta-voz do Ministério da saúde, Isabel dos Santos.
Com este três novos casos, elevam-se para 935 o número de infeções acumuladas, tendo as autoridades sanitárias do país registado a recuperação de 898 pacientes.
De acordo com a mesma fonte, 22 pessoas com diagnóstico positivo encontram-se em isolamento domiciliar e as mortes registadas nos últimos sete meses da doença continuam estacionários desde junho.
-
Angola contabiliza 289 novos casos positivos e quatro mortes
As autoridades sanitárias angolanas anunciaram hoje o registo de 289 infeções de Covid-19, nas últimas 24 horas, das quais quatro óbitos, tendo sido recuperados três doentes.
O Secretário de Estado para a Saúde Pública antes de descrever a situação epidemiológica do país leu uma mensagem de condolências pela morte hoje do médico João Sardinha, chefe do departamento dos serviços médicos da Polícia Nacional.
-
Cabo Verde contabiliza mais três mortes e 132 novos casos positivos
Cabo Verde contabilizou mais três óbitos por causa da Covid-19, elevando para 90 o número de mortes no país, que registou mais 132 novos casos positivos da doença, informaram hoje as autoridades de Saúde.
O Ministério da Saúde e da Segurança Social informou em comunicado que os três óbitos foram registados nos concelhos da Praia e São Lourenço dos Órgãos, na ilha de Santiago, e no Paul, na ilha de Santo Antão, este último que ocorreu dia 14 de outubro.
Com mais estas três mortes, o país passou a registar um total de 90 pessoas que já morreram por causa da Covid-19.
-
Sobe para seis o número de internados ligados ao surto de Vila Viçosa
O número de idosos infetados com Covid-19 internados no hospital de Évora relacionados com o surto em valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) subiu de cinco para seis, disse esta quarta-feira fonte hospitalar.
A fonte do Hospital do Espírito Santo de Évora indicou esta quarta-feira à agência Lusa que, na terça-feira à noite, foi internado mais um homem naquela unidade hospitalar relacionado com este surto.
-
Lar da Misericórdia de Santarém com 35 infetados
Vinte e seis utentes e nove funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS), situado em São Domingos, tiveram testes positivos ao novo coronavírus, anunciou esta quarta-feira a instituição.
O provedor da SCMS, Hermínio Martinho, disse à Lusa que os resultados dos testes realizados na terça-feira aos 65 utentes e a todos os funcionários foram conhecidos hoje, estando os trabalhadores em isolamento nas suas residências e os idosos infetados em instalações contíguas ao lar, que já estavam equipadas para “resposta de retaguarda”.
-
Estádio de Leiria recebe Área Dedicada às Doenças Respiratórias
O Estádio Municipal de Leiria tem a funcionar desde segunda-feira uma Área Dedicada às Doenças Respiratórias para utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Pinhal Litoral, divulgou o Centro Hospitalar de Leiria.
A complementar a rede, a Câmara de Leiria tem a funcionar no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa uma área de atendimento a doentes respiratórios na comunidade, para receber todos os utentes do ACeS Pinhal Litoral referenciados pela Linha SNS 24, pelo centro de saúde onde estão inscritos ou pelo CHL, entre as 14h e as 20h, de segunda-feira a domingo.
-
Profissional de saúde entre os oito novos casos registados na Madeira
A Madeira registou esta quarta-feira oito novos casos de Covid-19, entre os quais um profissional de saúde residente na região, elevando o total de infeções ativas no arquipélago para 109, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).
A região autónoma sinalizou também dois novos casos recuperados nas últimas 24 horas, bem como 15 situações suspeitas que se encontram em estudo.
Dos 109 casos ativos, 101 foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e oito são de transmissão local.