Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Continue a acompanhar os principais acontecimentos da pandemia do novo coronavírus aqui:

    Covid-19. Municípios tomam medidas para evitar ajuntamentos em cemitérios no Dia de Todos os Santos

  • Brasil soma 24.858 novos casos e ultrapassa os 5,3 milhões de infetados

    O Brasil registou 24.858 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando os 5,3 milhões de infetados (5.323.630) desde o início da pandemia, informou o executivo brasileiro na quinta-feira.

    Em relação ao número de mortes, o país sul-americano somou mais 497 óbitos, num total 155.900 vítimas mortais.

    Por outro lado, um consórcio formado pela imprensa brasileira, que colabora na recolha de informações junto das secretarias de Saúde estaduais, anunciou que o país somou 503 vítimas mortais e 25.033 infetados entre terça e quarta-feira, totalizando 5.325.682 casos e 155.962 vítimas mortais.

  • Um terço do total de infetados em Angola registados nos últimos 15 dias

    Angola contabilizou nas últimas 24 horas mais 244 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total para 8.582 infetados, um terço dos quais notificados durante os últimos 15 dias, disse hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

    Para Franco Mufinda, o aumento de casos está “em muito” relacionado com a não observação das medidas de prevenção.

    “A comissão multissetorial recomenda vivamente que se evitem ajuntamentos populacionais, que não ultrapassem as dez pessoas, exceto aqueles absolutamente necessários e relacionados com a satisfação de necessidades básicas, devendo ser observadas as medidas de prevenção e distanciamento físico”, destacou, alertando: “um de nós poderá ser o próximo infetado”.

  • Jogos Tondela-Portimonense e Farense-Rio Ave também vão ter público

    Os jogos Tondela-Portimonense e Farense-Rio Ave, da quinta jornada da I Liga, vão ter público, anunciou esta quinta-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, indicando que os estádios poderão ter uma lotação máxima de 15%.

    A Liga Portugal, após uma reunião onde esteve o Presidente Pedro Proença, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, acordou com estas entidades a realização de mais dois jogos-teste com público, já na próxima jornada da Liga NOS, informa o organismo em comunicado.

  • Borba e Vila Viçosa fecham escolas

    Todos os estabelecimentos de ensino de Borba e de Vila Viçosa vão fechar a partir de amanhã, devido aos surtos do novo coronavírus, após deliberação de delegado de saúde local, avança a SIC Notícias.

    O município de Borba divulgou imagens dos e-mails em que fundamenta esta decisão na sua página de Facebook e a resposta da diretora da Direção Geral de Saúde (DGS) a confirmar o encerramento das escolas na localidade e o regresso à modalidade do ensino à distância.

    Já Vila Viçosa informou sobre o encerramento de escolas no site do Agrupamento de Escolas.

    Com autorização da Unidade de Saúde Pública ACES do Alentejo Central e da DGS, considerando a situação que se vive no concelho de Vila Viçosa devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, a partir de amanhã, dia 23 de outubro de 2020, verificar-se-á o encerramento total deste Agrupamento de Escolas, sendo interrompidas todas as atividades letivas e não letivas presenciais, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, até nova avaliação da situação.

    Mais se informa que as atividades decorrerão na modalidade de ensino à distância, com obrigatoriedade do dever de assiduidade por parte dos alunos, de acordo com o horário de cada turma, durante o período de interrupção das atividades presenciais.

    Vila Viçosa tem 70 casos de Covid-19 e Borba tem, no momento, 24 infeções.

  • “Contido” surto detetado no Hospital da Prelada no Porto

    O Hospital da Prelada, no Porto, garantiu esta quinta-feira que o surto de Covid-19 detetado na última semana e que envolvia 11 colaboradores e cinco doentes está “contido”, mantendo-se a “normal operação” nesta unidade hospitalar.

    “Todos os clientes e colaboradores testados positivo para a Covid-19 encontram-se clinicamente bem, estando prevista uma nova testagem a este grupo nos próximos dias”, refere comunicado enviado à Lusa pela Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), instituição que gere o Hospital da Prelada.

    A 14 de outubro, foi revelada a existência de um surto associado ao novo coronavírus no Hospital da Prelada, situação que envolvia 11 colaboradores do Serviço de Medicina Física e Reabilitação e cinco doentes, todos assintomáticos.

  • Bolsonaro sem máscara faz vídeo encostado ao ministro da Saúde, que está infetado com Covid-19

    Jair Bolsonaro publicou um vídeo esta quinta-feira com o ministro da Saúde brasileiro, infetado com Covid-19. Nenhum usava máscara. E ambos aproveitaram para apelar à utilização da hidroxicloroquina.

    Bolsonaro sem máscara faz vídeo encostado ao ministro da Saúde, que está infetado com Covid-19

  • Lula critica Bolsonaro por rejeitar compra de vacina para a população

    “Se Bolsonaro não acredita na eficácia da vacina, ele que não tome. Mas o papel de um Presidente da República é possibilitar que o povo tenha a vacina à sua disposição”, escreveu Lula nas redes.

    Lula critica Bolsonaro por rejeitar compra de vacina para a população

  • Madeira regista nove novos casos e um total de 115 ativos

    A autoridade regional de saúde da Madeira (IASAÚDE) anunciou que o arquipélago regista esta quinta-feira nove novos casos positivos de Covid-19, oito dos quais importados, totalizando 115 ativos e 354 situações confirmadas na região.

    Dos oito casos importados, cinco são oriundos da Polónia, um do Reino Unido, outro da região de Lisboa e Vale do Tejo e ainda um do Norte de Portugal.

  • Governo da Madeira canaliza 4,4 milhões de euros para os portos da região

    O Governo da Madeira vai atribuir um apoio de 4,4 milhões de euros à APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma para o financiamento do défice de exploração resultante da pandemia de Covid-19, indicou esta quinta-feira o executivo.

    A verba será canalizada através de um contrato-programa e visa cobrir o défice resultante da “perda de receita própria, de forma direta, necessária e involuntária” dos efeitos da pandemia, refere o executivo em comunicado, após reunião do Conselho do Governo.

  • Confirmada morte de infetado nas Águas do Porto, 40 trabalhadores em isolamento

    A Câmara do Porto disse esta quinta-feira que morreu um trabalhador da empresa municipal Águas do Porto com teste positivo à Covid-19, mas que a causa da morte ainda está por apurar, e que há 40 funcionários em isolamento profilático.

    “Efetivamente esta semana faleceu um trabalhador da empresa, cuja morte lamentamos, com teste positivo, desconhecendo-se, contudo, ainda a causa da morte”, assinala a autarquia, em resposta à Lusa.

    O município ressalva, contudo, que a Águas do Porto implementou em março o Plano de Contingência face à pandemia Covid-19, atualizado posteriormente em setembro, plano que foi desenhado de acordo com as diretrizes da Direção-geral da Saúde (DGS).

  • Câmara de Vila Viçosa abre inscrições para testes após surto no concelho

    A Câmara de Vila Viçosa, no distrito de Évora, vai abrir inscrições para os residentes no concelho interessados em efetuar o teste à Covid-19, por existir um surto relacionado com valências da Misericórdia local, revelou esta quinta-feira o município.

    A autarquia anunciou na quarta-feira que decidiu adquirir mil testes rápidos de rastreio à Covid-19, que se destinam a testar “gratuitamente” os trabalhadores da autarquia e a população do concelho.

  • Bélgica, França, Rússia, Roménia, Ucrânia e República Checa quase no limite dos cuidados intensivos

    Há um grande salto no número de hospitalizações e muitos países relatam que vão atingir o limite nas suas unidades de cuidados intensivos nas próximas semanas”, indicou a diretora regional da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), Birgitte Bischoff Ebbesen.

    Cruz Vermelha alerta que cuidados intensivos na Europa estão à beira do limite

  • Senador brasileiro defensor da cloroquina e anti-isolamento morreu de Covid-19

    O senador brasileiro Arolde de Oliveira morreu esta quarta-feira, aos 83 anos, depois de ter sido infetado com o SARS-CoV-2. “Falecido vítima de Covid e como consequência a falência dos órgãos”, referia uma publicação na sua conta do Twitter.

    Arolde de Oliveira foi o primeiro senador em exercício a morrer por causa da Covid-19, destacou a Globo.

    Soube-se que o senador estava internado no dia 11 de setembro e no dia 4 de outubro foi internado devido a complicações resultantes da doença Covid-19, referiu o Diário do Rio.

    BRAZIL-ELECTION-PSL-CONGRESSPERSON

    No dia 20 de outubro, a assessoria do senador informou que Arolde de Oliveira já estava curado da doença, mas ainda apresentava sequelas a nível respiratória.

    Arolde de Oliveira, seguidor de Jair Bolsonaro, defendia o uso da cloroquina para tratar a Covid-19, apesar de este medicamento já ter mostrado que não tinha qualquer efeito benéfico sobre a doença. Além disso, o senador também era contra as medidas de isolamento. “Os números do vírus chinês no mundo e no Brasil demonstram a inutilidade do isolamento social”, escreveu no Twitter em abril.

  • Granada e Valência em recolher obrigatório

    Granada e Valência anunciaram que vão implementar o recolher obrigatório, apesar de o governo espanhol ter adiado a decisão.

    O presidente da autarquia de Granada disse à La Vanguardia que era “lógico” que se aplicasse o recolher obrigatório, das 23h às 06h, para diminuir a mobilidade durante a noite.

    Valência também quer adotar o recolher obrigatório. Ximo Pu, presidente da autarquia valenciano, afirmou, ao El Mundo, que não “ia esperar” pelo adiamento do Governo e vai aplicar a medida, das 00h às 06h.

  • Bósnia-Herzegovina com recorde diário de quase mil casos

    A Bósnia-Herzegovina registou um novo recorde diário de casos de covid-19 nas últimas 24 horas, com 999, e 20 mortes, informaram hoje as autoridades do país balcânico.

    As grandes cidades, Sarajevo, Banja Luka e Mostar são as maiores fontes de contágio e as capacidades dos hospitais locais estão a esgotar-se rapidamente.

    Para interromper a transmissão em Sarajevo, todas as escolas secundárias mudaram para aulas à distância pelo menos até ao final do mês.

  • Espanha adia recolher obrigatório

    O Ministério da Saúde espanhol decidiu adiar para data indefinda a decisão de implementar o recolher obrigatório, em reunião com o Conselho Interterritorial da Saúde espanhol, ainda que conte com o apoio das comunidade autónomas, dá conta o El Pais.

    As medidas também preveem a implementação de quatro níveis de alerta. O mais grave obriga a que, por exemplo, todos os estabelecimentos comerciais não essenciais fechem às 23h00 e os restaurantes reduzam a sua lotação.

    Em todos os níveis, os clubes noturnos encerram.

  • França bate recorde de casos

    França atingiu um novo máximo de casos de Covid-19 em 24 horas, esta quinta-feira. O país reportou nas últimas horas 41.622 novas infeções do novo coronavírus e 165 mortes, avança o Figaro.

    As autoridades francesas contabilizam quase um milhão de casos de Covid-19 desde o início da pandemia — são 999.043 até ao momento. O número de óbitos da doença situa-se nos 34.210.

  • PSP confirma 107 profissionais infetados e outros 233 em confinamento obrigatório

    A PSP anunciou esta quinta-feira que regista 107 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus entre os seus profissionais e que que outros 233 estão em confinamento obrigatório/vigilância ativa.

  • Trabalho e dimensão familiar justificam aumento de casos no Tâmega e Sousa

    A “impossibilidade de recorrer ao teletrabalho” e a “dimensão familiar” são determinantes na origem do aumento de casos de Covid-19 nos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, afirmou esta quinta-feira uma especialista da Universidade do Porto.

1 de 5