Momentos-chave
- 35.999 pessoas tomaram dose de reforço nas últimas 24 horas
- "Comboio da Liberdade" já está em Bruxelas, mas não consegue chegar ao centro da capital belga
- Depois das restrições, Dinamarca pondera abandonar vacinas
- António Costa convoca para quarta-feira reunião para avaliar situação no país
- Nova Zelândia toca "Macarena" para dispersar protestos antivacinas
- Suécia recomenda quarta dose para maiores de 80 anos
- Alemanha acaba com maioria das restrições em março
- Polícia belga interceta dezenas de carros que se dirigiam para protesto em Bruxelas
- Nova variante pode ser mais mortal do que a Ómicron, avisam os especialistas
- Hong Kong "sobrecarregada" pela quinta onda de Covid-19
- Nova Zelândia enfrenta novo pico de infeções
Histórico de atualizações
-
Vamos encerrar por aqui este liveblog, que acompanhou a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo desta segunda-feira.
Continue a seguir-nos nesta nova ligação.
Graça Freitas fala de um alívio “progressivo e em segurança” das medidas contra a Covid-19
-
Corpo de homem que morreu afogado em Itália testa positivo à Covid 28 vezes
O corpo, que foi mantido durante 41 dias a uma temperatura constante de 4 graus Celsius, testou 28 vezes positivo à Covid-19. Os médicos acreditam que o homem estava assintomático aquando da morte.
Corpo de homem que morreu afogado em Itália testa positivo à Covid 28 vezes
-
"Não podem continuar." Trudeau invoca poderes de emergência sem precedentes para reprimir protestos contra "Comboio da Liberdade"
Os poderes de emergência dão ao Governo mais poder para pôr fim ao “Comboio da Liberdade”. “Não podemos e não vamos permitir que estas atividades perigosas e ilegais continuem”, disse Trudeau.
-
Moçambique com seis mortes e 372 casos na última semana
Moçambique registou seis mortes e 372 casos de covid-19 na última semana, desde dia 07 até hoje, inclusive, de acordo com os dados do Ministério da Saúde analisados pela Lusa.
Os indicadores estão a recuar desde o início de janeiro, pico da quarta vaga em Moçambique, e o total de casos ativos caiu de cerca de 38.000 (em 10 de janeiro) para 4.093 registados hoje.
O número de pessoas internadas é hoje de 15, metade das registadas há uma semana.
-
EUA doam mais 840 mil doses de vacina a Moçambique
Os Estados Unidos da América (EUA) doaram hoje 840 mil doses da vacina Johnson & Johnson contra a Covid-19 a Moçambique, anunciou a representação diplomática norte-americana em Maputo.
“Estas vacinas de dose única irão permitir ao Ministério da Saúde proteger mais moçambicanos contra o vírus e atingir rapidamente os seus objetivos da campanha nacional de vacinação”, destacou em comunicado.
Com esta remessa, as doações dos EUA ascendem a mais de 4,3 milhões de doses da vacina Johnson & Johnson entregues a Moçambique, acrescentou.
“Cerca de 80 milhões de dólares em assistência do Governo dos EUA” para combater a covid-19 no país lusófono “incluem o fornecimento de suprimentos”, a melhoria da “capacidade dos laboratórios e instalações de saúde” bem como apoio à distribuição da vacina.
-
Marcelo antecipa reunião do Infarmed: "Representa entrada na fase de transição da pandemia para a endemia"
Presidente diz que a data da reunião ainda não está fechada, mas sabe que Costa “andava a preparar uma reunião”. Deve haver “redução das restrições” porque está “tudo a caminhar no mesmo sentido”
-
Câmara da Guarda adia Feira Ibérica de Turismo para 2023
A Câmara Municipal da Guarda cancelou a edição deste ano da Feira Ibérica de Turismo (FIT) devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje o seu presidente.
“A dimensão que a FIT alcançou, quer em termos de investimento necessário, cujo montante é mais de 400 mil euros, o elevado número de participantes e a afluência massiva de pessoas, não permitem que o município da Guarda promova e realize [o evento], salvaguardando as necessárias e fundamentais condições de saúde pública e com as condições de sucesso garantido”, justificou hoje o autarca Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda), no final da reunião quinzenal do executivo.
O autarca disse aos jornalistas que a FIT deveria ocorrer, como é hábito, no último fim de semana de abril e no primeiro dia do mês de maio, mas a autarquia teve de decidir pelo cancelamento “dadas as condições da evolução da pandemia” no concelho da Guarda.
Sérgio Costa referiu que o município pretende organizar um certame “com sucesso” e com “retorno” económico.
-
Cabo Verde sublinha “dados animadores” com melhorias em todos os indicadores
Cabo Verde voltou a registar uma “melhoria considerável” em todos os indicadores da pandemia de Covid-19 nos últimos 14 dias, em dados considerados “animadores” pelo diretor nacional de Saúde, que reforçou o apelo à colaboração de todos.
Na habitual conferência de imprensa semanal sobre o ponto de situação da pandemia no país, Jorge Noel Barreto avançou que de 31 de janeiro a 13 de fevereiro o país registou um total de 161 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, numa média de 12 casos por dia e uma taxa de positividade de 2,4%.
Nos 14 dias anteriores, foram notificados 1.462 casos novos de SARS-CoV-2, com uma média de 104 casos por dia e uma taxa de positividade de 11,6%.
-
Novo centro de vacinação abriu hoje em Águeda
O novo Centro de Vacinação contra a Covid-19 de Águeda entrou hoje em funcionamento, no pavilhão do Ginásio Clube de Águeda (GICA), informou fonte municipal.
“A instalação desta nova unidade resulta de um trabalho de cooperação entre a Câmara Municipal de Águeda e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, e em articulação com o GICA, a quem a autarquia agradece publicamente a disponibilização deste espaço”, dá conta uma nota de imprensa da autarquia.
A Câmara de Águeda assumiu os custos diretos relacionados com a adaptação do espaço do GICA, nomeadamente no que respeita à instalação de mobiliário, equipamento e sinalética, sistema de senhas e infraestruturas de telecomunicações.
-
Marcelo fala em "fase de transição da pandemia para a endemia"
Marcelo Rebelo de Sousa diz que da próxima reunião do Infarmed deve sair uma “redução das medidas” de controlo sanitário associadas à pandemia. Em declarações aos jornalistas depois da inauguração de um banco de jardim “alusivo à amizade” entre Portugal e a Eslovénia, o Presidente da República confirma que estará para breve um novo encontro de especialistas e políticos com vista a “fazer um ponto de situação”.
Marcelo não confirma a data que “deve ser fechada ainda hoje com o Primeiro-Ministro”, mas a reunião deve ajudar a entrar na “fase de transição da pandemia para a endemia”.
-
Província canadiana de Ontário alivia restrições e governo procura solução para Otava
No dia 1 de março, em Otário, vai cair a exigência de que as pessoas mostrem prova de vacinação contra a Covid-19 para entrar em restaurantes, ginásios e eventos desportivos.
Província canadiana de Ontário alivia restrições e governo procura solução para Otava
-
Alívio das restrições só quando baixar mais incidência e número de mortos, alerta investigador Miguel Castanho
O alívio das restrições só deve acontecer quando se atingir “valores bastante mais baixo” de incidência, internamentos e vítimas mortais, alerta Miguel Castanho.
-
35.999 pessoas tomaram dose de reforço nas últimas 24 horas
Segundo o relatório de vacinação diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas foram vacinadas mais 35.999 pessoas com a dose de reforço contra a Covid-19. No total, já receberam a dose de reforço mais de cinco milhões de portugueses (5.683.501).
Em termos percentuais, o progresso da vacinação da dose de reforço por faixas etárias encontra-se neste momento da seguinte forma:
- 94% das pessoas com mais de 80 anos já tomaram a dose de reforço.
- 96% das pessoas entre os 70 e os 79 anos já tomaram a dose de reforço.
- 90% das pessoas entre os 60 e os 69 anos já tomaram a dose de reforço.
- 79% da faixa etária dos 50 aos 59 anos já tomaram a dose de reforço.
- 63% da faixa etária dos 40 aos 59 anos já tomaram a dose de reforço.
- 38% da faixa etária dos 30 aos 39 anos já tomaram a dose de reforço.
- 34% da faixa etária dos 20 aos 29 anos já tomaram a dose de reforço.
Completaram ainda o esquema vacinal da Covid-19 mais 1.367 pessoas, contabilizando-se 8.877.894 pessoas totalmente vacinadas.
E mais nenhuma criança recebeu a primeira dose da vacina (327.905 com a vacinação iniciada), enquanto mais três completaram o esquema vacinal (80.147).
Foram ainda vacinadas mais 641 pessoas com a vacina da gripe, tendo-a já tomado 2.589.217 cidadãos.
-
Canadá. Trudeau admite recorrer a poder constitucional nunca antes usado para pôr fim a protestos
No Canadá, os protestos continuam a bloquear estradas e a ter impacto na vida dos canadianos. Para tentar pôr fim ao “Comboio da Liberdade”, o primeiro-ministro Justin Trudeau pondera recorrer a um poder constitucional nunca antes utilizado no país: o Emergency Act.
De acordo com o CBC, Justin Trudeau deverá comunicar hoje a decisão aos ministros que compõem o governo. O Emergency Act define uma emergência nacional como uma situação “urgente e crítica”, que coloca “seriamente” em risco as “vidas, a saúde e a segurança dos canadianos”.
“As proporções são de tal modo, que excedem a capacidade ou autoridade da província para lidar” com o problema.
Este poder constitucional, nunca utilizado até hoje, dá a possibilidade de “tomar medidas temporárias especiais que podem não ser apropriadas em tempos normais”, de modo a lidar com uma “situação urgente e crítica”.
Esta garantia é temporária e dá o governo poderes limitados, tendo de ser, no entanto, aprovada no Parlamento.
-
"Comboio da Liberdade" já está em Bruxelas, mas não consegue chegar ao centro da capital belga
Após ter estado em França no fim de semana, o protesto designado de “Comboio em Liberdade” chegou a Bruxelas, na Bélgica. No entanto, a polícia bloqueou a entrada para o centro da capital belga, noticia hoje o Brussels Times.
Inspirado nos protestos canadianos, o “Comboio da Liberdade” reuniu cerca de 60 veículos na capital belga.
-
Universidade de Coimbra com mais alunos em mobilidade do que antes da pandemia
A Universidade de Coimbra regista um aumento de alunos em programas de mobilidade no presente ano letivo face ao registado no período pré-pandémico, afirmou hoje o vice-reitor João Nuno Calvão da Silva.
“Há um ressurgimento muito significativo. Os números que temos (que ainda não estão fechados) mostram uma tendência para aumentarmos um bocadinho”, disse o vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) para as Relações Externas e Alumni, que falava à agência Lusa à margem da sessão de boas-vindas a estudantes Erasmus naquela instituição.
Segundo este responsável, a recuperação e o reforço face ao ano letivo de 2019/2020 tanto acontece nos estudantes da UC que ingressam em programas de mobilidade para fora, como naqueles que a instituição recebe.
-
Boletim DGS. Dois mortos com idades entre 20 e 39 anos
O boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde sobre a Covid-19 dá conta da morte de dois homens com idades entre os 20 e os 39 anos.
Na lista de novos óbitos há também registo de três pessoas (dois homens e uma mulher) com idades entre os 50 e os 59. As restantes 28 mortes registadas nas últimas 24 horas correspondem a pessoas com mais de 70 anos — a maioria (22), acima dos 80 anos.
-
Boletim DGS. Região Norte concentra maior número de novos casos
É na região Norte que se concentra, esta segunda-feira, a maioria das novas infeções por Covid-19. De acordo com o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), há registo de 2.764 novos casos nesta zona do país. A segunda zona mais afetada é a de Lisboa e Vale do Tejo com 2.529 novos casos de Covid-19.
No sentido oposto, é no Alentejo que há menor registo de infeções: 313.
No que toca os óbitos, o Norte também lidera, com 16 mortes a lamentar, seguido de Lisboa e Vale do Tejo, com 11 mortos nas últimas 24 horas. Nas ilhas não há qualquer registo de óbitos.
-
Boletim DGS. Recuperados são mais do triplo dos novos casos
O boletim da Direção-Geral de Saúde revela um total de 29.289 recuperados esta segunda-feira, um valor que representa mais do triplo das novas infeções, 8.463.
Portugal já regista um acumulado de doentes recuperados da Covid-19 que supera os 2,5 milhões de pessoas.
-
Boletim DGS. Doentes em cuidados intensivos a descer
O boletim epidemiológico da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 66 doentes internados, num total de 2.364. É um número muito inferior ao registado na mesma data de 2021: havia nessa altura 4.826 pessoas internadas.
Em unidades de cuidados intensivos há 148 pessoas internadas, menos 7 em relação ao dia anterior.
Há um ano, havia em Portugal um total de 795 doentes internados em unidades de cuidados intensivos.