Atualizações em direto
  • Ana Cabecinha despede-se da marcha em Paris: “Foi muito difícil a nível emocional, são 28 anos”

    A atleta Ana Cabecinha cumpriu hoje os seus últimos 20km de marcha nos Jogos de Paris. A atleta chegou à competição cerca de três meses depois de ter sido mãe e esse facto, diz em declarações à RTP, condicionou à partida as expectativas com que partiu para a prova da despedida.

    “Em dois meses e meia, não se prepara para 20km, muito menos depois de ser mãe”, diz a atleta. “O meu intuito sempre foi começar e acabar, nunca foi ficar em nenhum lugar, já parti com esse cuidado”, admite.

    Durante a prova, Cabecinha contou com o apoio da família e do filho recém-nascido — e isso fez toda a diferença nos momentos mais duros da marcha. “Depois de cada volta, ver o meu bebé na parte de fora do percurso deu-me uma motivação extra para fazer mais uma volta e mais uma volta. E cheguei ao fim.”

    Aos 40 anos, a atleta confirmou que em Paris, onde recebeu bastante apoio do público que assistia à prova, cumpriu a sua prestação nuns Jogos Olímpicos. Admitiu que durante o percurso — que na última parte foi realizada já com lágrimas a correr pelo rosto — a “emoção” foi muito: “São muitos anos, muitos grandes campeonatos a andar na frente, hoje foi só desfrutar.”

  • Patrícia Sampaio nas meias-finais!

    Depois de ter ganho os dois primeiros combates do dia, Patrícia Sampaio tinha agora pela frente a chinesa Zhenzhao Ma, quinta do ranking mundial de -78kg. Uma vitória valia meias-finais, uma derrota colocava a atleta nacional nas repescagens e a portuguesa somou o terceiro triunfo de novo em menos de um minuto!

  • Camila Rebelo falha apuramento para as meias-finais dos 200m costas

    Camila Rebelo não conseguiu o apuramento para as meias-finais dos 200m costas. A nadadora portuguesa, que é campeã europeia da distância, ficou no 5.º lugar da respetiva eliminatória e no 19.º da classificação geral, a três da qualificação.

  • Jorge Fonseca perde por ippon no último segundo com campeão olímpico

    Jorge Fonseca, que ficou isento da primeira ronda, entrou no primeiro combate do dia logo com o atual campeão olímpico, o japonês Aaron Wolf, e perdeu por ippon no último segundo do combate

  • Diogo Ribeiro garante apuramento para as meias-finais dos 50m livres

    Está feito! Diogo Ribeiro fez o 13.º melhor tempo das eliminatórias ao vencer a 7.ª série e vai às meias-finais dos 50m livres. Curiosamente, o nadador português fez exatamente o mesmo tempo que Caeleb Dressel, norte-americano que é o atual campeão olímpico da distância.

    Já Miguel Nascimento, que também disputou o apuramento, ficou no 36.º lugar e não conseguiu chegar à ronda seguinte.

  • Com oito de dez séries já cumpridas, Diogo Ribeiro tem o sexto melhor tempo

    Ponto de situação sobre o apuramento de Diogo Ribeiro: com já oito de dez séries cumpridas, o nadador português tem atualmente o sexto melhor tempo das eliminatórias. Precisa de estar entre os 16 melhores para chegar às meias-finais.

  • Judocas portugueses podem cruzar-se em ação

    Jorge Fonseca, que ficou isento da primeira ronda nos -100kg, e Patrícia Sampaio, que já ganhou dois combates em -78kg, estão quase a entrar em ação e podem até coincidir nos tatamis, dependendo de quanto demoram os combates anteriores

  • Se conseguirem chegar às meias-finais, Diogo Ribeiro e Camila Rebelo voltam à piscina ainda hoje

    A confirmar-se o apuramento para as meias-finais, Diogo Ribeiro e Camila Rebelo voltam a entrar em ação ainda hoje. As meias-finais dos 50m livres estão marcadas para as 19h46, enquanto que as meias-finais dos 200m costas estão agendadas para as 20h19.

  • Diogo Ribeiro vence a respetiva eliminatória e fica com boas chances de chegar às meias-finais dos 50m livres

    Grande resultado de Diogo Ribeiro! O nadador português faz a segunda melhor marca nacional de sempre nos 50m livres, 21.91, e vence a respetiva bateria, ficando com boas perspetivas de chegar às meias-finais da distância.

  • Foi a última a cortar a meta mas conseguiu: Ana Cabecinha fica em 43.ª

    Ana Cabecinha, veterana atleta nacional que foi uma das porta-estandartes na cerimónia de abertura e que já conta com três diplomas olímpicos na carreira, esteve sempre em último, viu duas atletas desistirem e terminou em 43.º. De recordar que Cabecinha foi mãe há cerca de três meses, regressando nas últimas semanas aos treinos e à competição para a despedida com o tempo de 1.46,30, a 20.36 minutos da vencedora

  • Miguel Nascimento fica no 6.º lugar da respetiva bateria e dificilmente estará na meia-final de 50m livres

    Miguel Nascimento nadou na pista 3 da respetiva eliminatória de acesso às meias-finais dos 50m livres e terminou no sexto lugar, com 22.49. Com este tempo, dificilmente o nadador português estará na ronda seguinte da distância.

  • Vitória Oliveira termina a prova de marcha em 38.º lugar

    Vitória Oliveira foi a primeira atleta portuguesa a terminar a prova de 20km marcha, com um 38.º lugar com o tempo de 1.36,22, a mais de dez minutos da vencedora. As medalhas foram para a chinesa Jiayu Yang (1.25,54, melhor registo pessoal do ano), seguindo-se a espanhola Maria Pérez (1.26,19, melhor registo pessoal do ano) e a australiana Jemima Montag (1.26,25, recorde continental)

  • Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento procuram acesso à meia-final dos 50m livres

    Entretanto, na La Defènse Arena, Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento estão prestes a entrar em ação nas eliminatórias de acesso às meias-finais dos 50m livres.

  • Camila Rebelo fica em 5.º nas eliminatórias dos 200m costas e pode chegar às meias-finais

    Na estreia nos Jogos Olímpicos, Camila Rebelo acabou de ficar no 5.º lugar da respetiva bateria de qualificação para as meias-finais dos 200m costas.

    A nadadora portuguesa terminou a prova em 2 minutos, 11 segundos e 26 milésimos e tem boas perspetivas para chegar à próxima fase, sendo que ainda restam duas eliminatórias.

  • Allez Patrícia! Portuguesa elimina Madeleine Malonga

    Num ambiente infernal de apoio à atleta francesa numa Arena Champ-de-Mars cheia, Patrícia Sampaio elimina Madeleine Malonga! Contra os gritos de apoio à número seis do mundo, que foi prata em Tóquio-2020 e já se sagrou campeã mundial na categoria, a portuguesa não deu hipóteses e ganhou por ippon em menos de um minuto

  • Patrícia Sampaio prestes a regressar ao tatami

    Depois da vitória em 20 segundos, Patrícia Sampaio está prestes a voltar ao tatami para defrontar a francesa Madeleine Malonga, sexta do ranking de -78kg e outra grande aposta dos gauleses para medalha nestes Jogos

  • A meio da prova de 20km marcha, portuguesas mantêm posições

    Atletas portuguesas mantêm a posição a meio da prova de 20km marcha: Vitória Oliveira está em 35.º, Ana Cabecinha é 45.ª e última já com alguma diferença em relação à penúltima atleta. Jiayu Yang mantém a liderança, agora com 40 segundos de avanço sobre um grupo de dez perseguidoras

  • Portuguesas nas últimas posições da prova de 20km marcha

    As duas atletas portuguesas que participam na prova de 20km marcha vão ocupando as últimas posições com sete equilómetros percorridos, com Vítória Oliveira em 33.º e Ana Cabecinha em 45.º. Jiayu Chang, da China, lidera com 12 segundos de avanço

  • Patrícia Sampaio vence primeira ronda em -78kg

    Patrícia Sampaio, atual 13.ª do ranking mundial de -78kg, venceu a queniana Zeddy Cherotich na primeira ronda da categoria em 20 segundos! Na próxima fase, a portuguesa vai enfrentar a francesa Madeleine Malonga, sexta da hierarquia mundial

  • Patrícia Sampaio vai entra em ação no judo

    Patrícia Sampaio prepara-se para entrar em ação na categoria de -78kg de judo, tendo pela frente na primeira ronda a queniana Zeddy Cherotich, 79.ª do ranking mundial. De recordar que Jorge Fonseca, em -100kg, ficou isento da primeira ronda

1 de 2