Momentos-chave
- Vacinação em lares arranca no início da próxima semana nos concelhos de maior risco
- França supera os 10.000 casos. Número de mortes mais elevado desde 24 de novembro
- Espanha com 14.089 novos casos e 320 mortes
- Epidemiologista admite que pandemia está descontrolada nos EUA
- Reino Unido regista o pior dia de casos e ultrapassa a barreira dos 50.000 diários
- DGS. Não haverá registo de quem não quiser ser vacinado
- DGS. Quase 17.000 profissionais de saúde já foram infetados com o coronavírus em Portugal
- INSA. Portugal é o segundo país com mais casos reportados da nova variante
- DGS. Lares prioritários: em concelhos de risco e com mais residentes
- DGS. Os grupos prioritários podem ser vacinados em simultâneo, a decisão é da equipa de logística
- DGS. Até ao fim do dia já estará cumprida a primeira etapa de vacinação com a primeira remessa de vacinas
- INSA. "Não se confirma" que a nova variante do Reino Unido esteja na região de Lisboa e Vale do Tejo
- INSA vai seguir duas pistas para detetar a nova variante em Portugal
- DGS. Cerca de 480 casos por 100 mil habitantes em Portugal
- DGS. Vacinação vai ser feita "gradualmente", com "critérios de prioridade transparentes"
- DGS. Os três objetivos da vacinação para a Saúde Pública
- Boletim DGS. Morreu uma pessoa na casa dos 20 anos
- Boletim DGS. Faixa etária dos 40 anos continua a ser a mais preocupante em novos casos
- Boletim DGS. Norte com mais casos, Lisboa com mais mortes
- Boletim DGS. Número de casos ativos voltou a diminuir
- Boletim DGS. Internamentos diminuíram, doentes em UCI abaixo dos 500
- Boletim DGS. 74 mortes e 3.336 novos casos em 24 horas
- Médicos do setor privado e social sem informação sobre vacina contra a Covid-19
- Argentina arranca com vacinação contra a Covid-19 com a Sputnik V
- Países Baixos adiam vacinação alertando que a "pressa é perigosa"
- Espanha vai ter registo de pessoas que não querem ser vacinadas
- Lacerda Sales diz que vacina é eficaz contra nova variante do SARS-CoV-2
- Mais 12 hospitais recebem a vacina contra a Covid-19 esta terça-feira
- Vacina não vai erradicar Covid-19, avisa a OMS
Histórico de atualizações
-
Bom dia. Este liveblog vai ser arquivado, mas já abrimos um novo para acompanhar as notícias sobre a pandemia da Covid-19 ao longo desta quarta-feira. Pode acompanhar aqui.
Profissionais de saúde do privado e do INEM serão vacinados a partir de 11 de janeiro
-
EUA. Detetado caso de variante do Reino Unido no Colorado
As autoridades do Colorado, EUA, confirmaram esta terça-feira a existência de um caso da variante do Reino Unido nesse estado norte-americano. Trata-se de um homem de cerca de 20 anos que está atualmente em isolamento na zona do condado de Elbert.
De acordo com a informação disponibilizada pelo gabinete do governador, Jared Polis, o doente com Covid-19 não viajou nos últimos tempos e não tem, por isso, qualquer ligação com os casos que surgiram no sul do Reino Unido.
-
Brasil regista 1.111 mortes e 58.718 casos em 24 horas
O Brasil registou 1.111 mortes e 58.718 casos de infeções provocadas pelo novo coronavirus nas últimas 24 horas, segundo uma atualização divulgada pelo Ministério da Saúde.
O maior país da América Latina e um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19 no mundo já registou 192.681 vítimas mortais e 7.563.551 casos notificados da doença.
O Governo brasileiro também informou que 6.647.538 pessoas infetadas já recuperaram da doença, enquanto que 723.332 pacientes contaminados estão sob acompanhamento médico.
-
Joe Biden diz que campanha de vacinação nos EUA está “muito aquém” do esperado
O Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, criticou esta terça-feira a administração do Presidente cessante, o republicano Donald Trump, pelo atraso na vacinação contra o SARS-CoV-2, considerando que está “muito aquém” do esperado.
“Vai demorar anos, não meses, a vacinar o povo norte-americano” ao ritmo atual, considerou Biden, através de uma declaração transmitida na rede social Twitter, a partir de Wilmington, no Delaware.
O dedo foi apontado ao que Biden considera ser a falta de esforços reais da administração do Presidente cessante, o republicano Donald Trump, na campanha de vacinação, que ficou “muito aquém” do previsto.
-
Presidente da Argélia anuncia regresso mas ainda a recuperar da Covid-19
O presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, anunciou esta terça-feira que está de volta ao país, mas ainda a recuperar da Covid-19, após dois meses afastado das suas funções e a receber tratamentos na Alemanha.
“Passei momentos difíceis. Estou feliz por estar de volta, graças a Deus”, disse Abdelmadjid Tebboune numa mensagem em vídeo difundida pela televisão pública nacional.
O presidente, de 75 anos, que adoeceu no final de outubro, referiu na sua mensagem que precisa de apenas “alguns dias” para terminar a recuperação, depois de em meados de dezembro ter anunciado que poderiam demorar várias semanas até que estivesse apto para voltar à Argélia.
-
Covid-19. Hospital de Aveiro "bastante pressionado" admite abrir quarta enfermaria
O Hospital de Aveiro está “bastante pressionado” com o número de internamentos por Covid-19 e admite abrir uma quarta enfermaria, subindo a capacidade de camas de 61 para 82.
Covid-19. Hospital de Aveiro “bastante pressionado” admite abrir quarta enfermaria
-
Escolta das vacinas pertencia à GNR e PSP não podia ter bloqueado o transporte
A PSP terá bloqueado indevidamente o carro da GNR que escoltava o transporte das vacinas na terça-feira à saída do Hospital de Évora. Segundo um documento a que a TVI teve acesso, o acompanhamento desta viatura é sempre efetuado pela Guarda Nacional Repúblicana.
A GNR assegura o desembaraçamento de trânsito nos itinerários que compreendem passagens por áreas de responsabilidade de ambas as forças”.
Por desembaraçamento entende-se a abertura de caminho, acompanhamento e guarda permanente do medicamento.
No mesmo documento, é explicado que a Polícia de Segurança Pública apenas pode reforçar a segurança quando o transporte se encontra na sua área de ação, uma situação que se verificou ontem.
O problema foi o bloqueio à saída, uma vez que “a PSP assegura o desembaraçamento de trânsito apenas quando o fim do percurso se realize na sua área“, o que não era o caso uma vez que o veículo tinha como destino final o Algarve.
-
França admite antecipar recolher obrigatório para as 18h. Governo afasta novo confinamento
O governo francês admitiu a possibilidade de vir a impor um recolher obrigatório a partir das 18h nas áreas mais afetadas pelo novo coronavírus. O recolher atual entra em vigor às 20h.
Olivier Véran afastou, no entanto, um novo confinamento, apesar de o país continuar a registar dia após dias um número elevado de novos casos.
Esta terça-feira, as autoridades francesas anunciaram 11.395 casos de Covid-19, um aumento significativo face aos 2.960 registados no dia anterior. Os óbitos foram 969, também uma subida em relação aos 363 de segunda-feira.
É o maior número de mortes diários desde 24 de novembro, quando o país contabilizou 1.005 mortes.
-
Dinamarca prolonga encerramento de estabelecimentos para combater aumento de casos
A Dinamarca vai prolongar o encerramento de estabelecimentos comerciais até 17 de janeiro, anunciou o governo dinamarquês.
“A situação relativamente às taxas de infeção, hospitalização e morte é ainda mais séria do que era na primavera”, declarou o primeiro-ministro, Mette Frederiksen, esta terça-feira, alertando para a necessidade de tomar medidas urgentes para impedir que o número de casos continue a aumentar.
O executivo decretou o encerramento de todos os estabelecimentos não essenciais a meio de dezembro devido ao aumento do número de casos provocado pela segunda vaga do novo coronavírus. Escolas e universidades tiveram também de fechar portas e as aulas têm estado a decorrer à distância, refere a Efe.
A Dinamarca, um país com 5,8 milhões de habitantes, anunciou esta terça-feira 2,621 novos casos de Covid-19. De acordo com o The Guardian, o número de hospitalizações atingiu o novo recorde, 900, depois de 28 pessoas terem dado entrada em hospitais nas últimas 24 horas.
Segundo a John Hopkins University, a Dinamarca tem 158.447 casos confirmados e 1.226 mortes devido à Covid-19.
-
Aveirense quer pessoas à janela na contagem decrescente para o novo ano
A ideia partiu de Miguel Bento que pretende criar um clima de comunidade e evitar que alguém fique sozinho na noite da passagem de ano. Quase mil pessoas já responderam ao evento no Facebook.
Aveirense quer pessoas à janela na contagem decrescente para o novo ano
-
Presidente do Governo dos Açores apela para cumprimento de regras na passagem do ano
José Manuel Bolieiro apelou a que população respeite as regras sanitárias durante a noite de passagem de ano. E destaca: “A saúde pública, a saúde de cada um é mais importante”.
Presidente do Governo dos Açores apela a cumprimento de regras na passagem do ano
-
Até agora não foram detetadas quaisquer reações à vacina
Já na fase de perguntas, Marta Temida revelou que, “até agora, não foram detetadas quaisquer reações em relação à administração da vacina” em profissionais de saúde.
Quando a vacinação se estender à população em geral, Marta Temido sugere que, no caso de uma reação, se contacte a linha SNS 24.
-
Vacinação de profissionais de saúde e residentes de lares irá continuar na semana seguinte
Na semana seguinte, que se inicia a 11 de janeiro, está estimado, com base na chegada de novas vacinas, “o avanço relativamente a estas duas linhas que identificámos como elegíveis para esta operação do mês de janeiro, profissionais de saúde e estruturas residenciais para pessoas idosas, avançando para os concelhos que têm outros níveis de risco”, esclareceu Marta Temido.
-
Vacinação em lares arranca no início da próxima semana nos concelhos de maior risco
A vacinação em estruturas residenciais para pessoas idosas e similares será iniciada no início da próxima semana, anuncia Marta Temido.
O início desta vacinação coincide com a chegada de uma nova entrega de vacinas da Pzifer, na semana de 4 de janeiro.
O critério seguido está relacionado com os concelhos onde existe maior incidência de Covid-19. De acordo com o critério da estratificação do risco, existem 25 concelhos com risco extremo por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, a maioria no norte do país.
Estes concelhos têm cerca de 150 lares e estruturas de cuidados continuados e será nestes que se iniciará esta vacinação, explicou a ministra da Saúde.
Marta Temido informou também que, até às 18h desta terça-feira, tinham sido administradas 16.701 vacinas contra a Covid-19.
Este “número que ultrapassa as doses que chegaram no dia 26, mas que também reflete aquilo que foram as doses que chegaram ontem e que começaram hoje a ser administradas”.
-
A ministra da Saúde está a fazer o balanço do 3.º dia de vacinação contra a Covid-19.
-
França supera os 10.000 casos. Número de mortes mais elevado desde 24 de novembro
França reportou, nas últimas 24 horas, mais 11.395 casos de Covid-19, um aumento significativo face aos 2.960 registados no dia anterior.
Já em relação ao número de óbitos, o país registou 969 óbitos, uma forte subida quando comparado com os últimos dados (ontem registaram-se 363). É o maior número de mortes diários desde 24 de novembro, em que o país contabilizou 1.005 óbitos. Há também mais 98 doentes hospitalizados, de acordo com informações divulgadas pelo ministério de Saúde francês.
Desde o início da pandemia, França contabiliza 2.574.041 casos do novo coronavírus, sendo o segundo país europeu com mais contágios (só superado pela Rússia). O número de óbitos situa-se nos 64.078.
-
Portugal doa 75 mil euros a Cabo Verde para compra de equipamentos
Portugal disponibilizou 75 mil euros a Cabo Verde para o país africano adquirir equipamentos de proteção individual no âmbito do plano de ação contra a pandemia de Covid-19, foi anunciado esta terça-feira.
A embaixada de Portugal em Cabo Verde informou em comunicado que o apoio enquadra-se no âmbito do plano de ação e resposta sanitária à pandemia que se estende ainda aos restantes Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.
Através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal assinou o acordo com a Direção Nacional de Saúde (DNS) de Cabo Verde para apoio extraordinário de 75 mil euros, para disponibilização de equipamento de proteção individual, equipamentos para testes PCR, designadamente zaragatoas e outros produtos, no âmbito da pandemia de Covid-19.
Este apoio enquadra-se no Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia covid-19 entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste, cuja estruturação teve em linha de conta o contexto de pandemia mundial e a determinação do Governo Português em contribuir para os esforços dos seus principais países parceiros no combate ao novo coronavírus e aos seus efeitos”.
A mesma fonte concluiu que o apoio visa promover a capacidade de resposta de Cabo Verde na proteção dos que diariamente lidam com a pandemia nas estruturas de saúde, designadamente médicos e enfermeiros, assim como no plano de testagem, nomeadamente com a aquisição de testes antigénios
-
Cabo Verde anuncia mais 29 casos nas últimas 24 horas
Cabo Verde registou 29 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para 11.752 o total de infeções acumuladas no país desde 19 de março, informou o Ministério da Saúde.
Em comunicado, o ministério cabo-verdiano avançou que do total de 443 resultados recebidos, somam-se 29 casos novos positivos para o novo coronavírus, a maioria (16) na ilha de São Vicente, seguida da cidade da Praia (9).
Os restantes casos foram diagnosticados em São Filipe (1), na ilha do Fogo, na Ribeira Grande (1) e no Porto Novo (1), em Santo Antão, e na ilha do Maio (1).
-
Vendas no comércio a retalho acentuam queda para 5,1% em novembro
A diminuição homóloga do índice de volume de negócios no comércio a retalho foi de “5,1% em novembro, em termos homólogos, taxa inferior em 4,7 pontos percentual à observada no mês anterior”.
Vendas no comércio a retalho acentuam queda para 5,1% em novembro
-
Espanha com 14.089 novos casos e 320 mortes
O Ministério da Saúde espanhol anunciou esta terça-feira 14.089 novos casos e 320 mortes devido à Covid-19.
A incidência nos últimos 14 dias era, até esta segunda-feira, de 246 por 100 mil habitantes, tendo agora subido para 255.
O El País lembra que estes números podem não refletir a evolução real da pandemia devido a eventuais atrasos nos testes provocados pela época festiva.
Até ao momento, foram confirmados 1.893.502 casos e 50.442 óbitos em Espanha devido à pandemia do novo coronavírus.