Histórico de atualizações
  • Bom dia. Terminamos por aqui o nosso liveblog diário dedicado à pandemia de Covid-19. Pode continuar a acompanhar-nos esta sexta-feira aqui.

    Vacinados com risco de hospitalização cerca de 3 a 6 vezes inferior aos casos não vacinados

  • Pandemia provoca aumento de mais de 25% de casos de depressão e ansiedade

    Estudo revelou um crescimento de 28% nos casos de depressão e de 26% nas situações de ansiedade. Estes indicadores salientam a “necessidade urgente de fortalecer os sistemas de saúde mental”.

    Pandemia provoca aumento de mais de 25% de casos de depressão e ansiedade

  • Associação de discotecas diz que "grande maioria das empresas foram apoiadas"

    Depois de se ter reunido com o secretário de Estado da Defesa do Consumidor, o presidente da AND congratulou-se com o facto de o governante ter estado “sempre presente e preocupado”.

    Associação de discotecas diz que “grande maioria das empresas foram apoiadas”

  • Madrid autoriza abertura de pistas de dança nas discotecas, com máscara e distanciamento obrigatórios

    A Comunidade de Madrid vai, segundo o El Mundo, voltar a ter pistas de dança abertas nos espaços de diversão noturna a partir de sexta-feira.

    O uso de máscara e o respeito pela distância de segurança de um metro e meio manter-se-ão obrigatórios, pelo que o consumo de bebidas terá de ser feito numa das mesas disponíveis para tal.

    O anúncio foi realizado pela presidente da Comunidade Autónoma, Isabel Díaz Ayuso, que aproveitou para deixar uma mensagem de esperança: “O setor noturno está a ser afetado há 20 meses, e este é um próximo passo em frente”.

    Para Isabel Díaz Ayuso, esta medida tem como objetivo oferecer “alternativas” ao consumo de álcool na rua pelos jovens.

    De modo a oficializar a mudança, será publicada esta sexta-feira no Boletim Oficial da Comunidade de Madrid uma alteração de lei.

  • Organização Mundial de Saúde envia ajuda médica à Coreia do Norte para combate à Covid-19

    O país já recebeu provisões médicas, segundo a Organização Mundial de Saúde, que estão a chegar por via marítima através de um porto chinês. É um dos poucos sinais de abertura de fronteiras do país.

    Organização Mundial de Saúde envia ajuda médica à Coreia do Norte para combate à Covid-19

  • Itália aprova novo aligeiramento das medidas de combate à pandemia

    O Governo italiano decidiu esta quinta-feira um novo aligeiramento das medidas de combate à pandemia de Covid-19, entre as quais uma reabertura parcial das discotecas e a possibilidade de cinemas e teatros acolherem público a 100% da sua capacidade.

    As discotecas só poderão, por seu lado, receber no seu interior um número de clientes correspondente a 50% da sua capacidade máxima e, se forem ao ar livre, 75%, precisou o ministro da Administração Pública, Renato Brunetta, em comunicado.

    Os eventos desportivos que decorram no exterior poderão acolher 75% do máximo previsto de espetadores e em espaços interiores, 60%.

    O passe sanitário continua, de qualquer modo, a ser obrigatório para entrar em todos estes locais.

  • Madeira registou 11 novos casos nas últimas 24 horas

    As autoridades da Madeira reportaram 11 novos casos de Covid-19 e mais 21 recuperados nas últimas 24 horas nesta região, que tem 107 situações ativas sinalizadas e 10 doentes hospitalizados, informou a Direção Regional da Saúde.

    Em relação aos novos casos, indica que três são importados, dois dos quais da Alemanha e um do Reino Unido, sendo os restantes de transmissão local.

    No Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, estão internados 10 doentes nas Unidades Polivalentes dedicadas à Covid-19, outros 18 infetados estão confinados numa unidade hoteleira e os restantes permanecem em alojamento próprio.

  • Surto com 22 infetados em residência de apoio a deficientes em Elvas

    Um surto de Covid-19 no lar residencial da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas (Portalegre) regista 22 infetados, entre utentes e funcionários, disse esta quinta-feira à agência Lusa fonte da instituição.

    De acordo com o presidente da APPACDM de Elvas, Luis Mendes, estão infetados “16 utentes e seis colaboradores”. Luís Mendes acrescentou ainda que, nesse dia, foram testadas “54 pessoas”, entre utentes e funcionários da instituição.

    “Quase toda a gente [utentes e funcionários infetados] está assintomática, não há febres, há algumas faltas de paladar e olfato”, mas, “por enquanto, não é nada alarmante”, argumentou.

  • Cabo Verde fora da lista vermelha da Inglaterra a partir de 11 de outubro

    Cabo Verde vai sair a partir de 11 de outubro da “lista vermelha” de países para os quais a Inglaterra proíbe viagens devido ao nível de risco do novo coronavírus, segundo informação do Governo britânico.

    Até agora, ao permanecer naquela lista, aos passageiros provenientes de Cabo Verde era imposto à entrada na Inglaterra uma quarentena de 10 dias num hotel designado e às custas dos viajantes (apenas permitida a entrada para nacionais britânicos ou estrangeiros residentes), além de dois testes PCR, no segundo e oitavo dias da quarentena.

    O sistema de semáforo é baseado em quatro critérios: as taxas de vacinação, o número de casos, a prevalência de “variantes preocupantes” e a qualidade dos dados de testagem.

    Fora da “lista vermelha”, a entrada na Inglaterra fica dependente dos processos individuais de vacinação contra a covid-19 e apresentação de testes PCR.

    Cabo Verde já ultrapassou 70% da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e o Governo traçou a meta de alcançar a cobertura de 85% até final de outubro.

  • Terceira fase do inquérito serológico vai determinar imunidade após vacinação

    A colheita de dados de 4.600 pessoas vai permitir determinar a imunidade da população portuguesa depois da vacinação contra a Covid-19, na terceira fase do Inquérito Serológico Nacional.

    Terceira fase do inquérito serológico vai determinar imunidade após vacinação

  • Unha Covid: o sintoma invulgar da doença que tem origem num anticorpo

    Alguns doentes que contraem Covid-19 desenvolvem um sintoma invulgar: as unhas dos pés (ou mesmo das mãos) ficam com lesões, muitas vezes dolorosas que podem durar por meses.

    Para tentar entender o motivo pelo qual isto acontece, alguns cientistas publicaram um artigo no Jornal Britânico da Dermatologia citado na BBC. De acordo com o estudo, este efeito ocorre e é um mecanismo do sistema imunitário para lutar contra o vírus.

    Segundo o estudo, uma das maneiras que o corpo usa para lugar contra o coronavírus consiste num anticorpo que erradamente ataca as células do próprio organismo e que acaba por fazer as pequenas feridas nos pés e nas mãos.

  • Recuperados da Covid-19 e com apenas uma dose têm de fazer quarentena de dez dias na chegada ao Reino Unido

    As pessoas que tenham recuperado da Covid-19 e tenham tomado uma dose da vacina contra a doença têm na mesma de fazer quarentena de dez dias na chegada ao Reino Unido.

    As autoridades britânicas aclararam que quem recuperou doença e tomou uma dose é alguém que tem de seguir o protocolo de “não vacinados”, o que incluem não só a quarentena de 10 dias, como também um teste negativo três dias antes de viagem, bem como no segundo e oitavo dia após a chegada ao Reino Unido.

  • Três surtos em lares do distrito de Beja infetaram 136 utentes, dois morreram

    Três lares do distrito de Beja têm surtos ativos de Covid-19, tendo infetado um total de 136 utentes, dois dos quais morreram, revelou esta quinta-feira fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

    A vacina contra o coronavírus que provoca a doença da Covid-19 “deu uma ajuda enorme”, porque estes surtos, se tivessem ocorrido “em janeiro” passado, provocariam “dezenas de óbitos”, afirmou à agência Lusa o Delegado de Saúde Coordenador da ULSBA, Mário Jorge Santos.

    O mesmo responsável precisou que os surtos de Covid-19 estão ativos nos lares da Fundação São Barnabé em Ferreira do Alentejo e das misericórdias de Vila Alva, no concelho de Cuba, e de Alvito.

    No global, segundo os dados fornecidos à Lusa, estas três situações já infetaram 168 pessoas, 136 delas utentes – dois acabaram por morrer e 32 funcionários.

  • Reino Unido regista número de casos a subir

    O Reino Unido registou 40.701 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e 122 mortes, de acordo com os dados oficiais atualizados esta quinta-feira, indicando que as infeções estão a subir, embora a mortalidade e hospitalizações continuem a descer.

    Na terça-feira, o Reino Unido tinha registado 143 mortes e 39.851 casos.

    Nos últimos sete dias, entre 01 e 07 de outubro, a média diária foi de 108 mortes e 34.116 casos, o que corresponde a uma descida de 12,1% no número de mortes e de 0,2% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

    Até agora, 85,2% da população com mais de 12 anos foi imunizada com uma primeira dose e 78,4% tem a vacinação completa.

  • Pneumologista alerta para aumento de doença viral com a retirada de máscaras

    Salvato Feijó afirma também que não pode dizer para que o uso de máscara seja contínuo, pois “isso também representa um risco para a população”.

    Pneumologista alerta para aumento de doença viral com a retirada de máscaras

  • Finlândia suspende vacina Moderna devido a risco de miocardites

    A vacina da Moderna vai ser suspensa em homens com menos de 30 anos na Finlândia, devido a um risco “ligeiramente maior” de desenvolvimento de miocardite, disse responsável pela saúde no país.

    Finlândia suspende vacina Moderna devido a risco de miocardites

  • ONU lança estratégia para vacinar 40% em todos os países até fim do ano

    O plano necessita de 18 mil milhões de dólares. António Guterres considera que “cabe aos Estados-Membros unir-se e fazer o que for necessário para que esta estratégia seja bem-sucedida”.

    ONU lança estratégia para vacinar 40% em todos os países até fim do ano

  • Queima das Fitas de Coimbra com parecer positivo da DGS

    Será exigida a apresentação de um certificado de vacinação ou teste negativo à entrada. DGS exigiu ainda a recolha dos dados das pessoas que entrem no recinto, para o caso de haver algum surto.

    Queima das Fitas de Coimbra com parecer positivo da DGS

  • Pandemia matou pelo menos 4.822.267 pessoas em todo o mundo

    A pandemia de Covid-19 fez pelo menos 4.822.267 mortos em todo o mundo, desde o surgimento da doença na China, em dezembro de 2019, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP, com base em dados oficiais.

    Mais de 236.232.480 casos de infeção foram diagnosticados desde o início da pandemia. A grande maioria dos infetados recuperou da doença, mas uma parte ainda mal avaliada mantém os sintomas durante semanas, às vezes meses.

  • Boletim DGS. Idosos com mais de 80 anos foram o grupo com mais infeções

    Há muito tempo que não acontecia, mas os idosos com mais de 80 anos voltaram a ser o grupo com mais novos casos de infeção com SARS-CoV-2 em 24 horas (142), seguidos dos adultos na casa dos 40 anos (100) e dos 20 (92).

    Dos 142 casos, entre idosos, a larga maioria eram mulheres (106), quase três vezes mais do que os homens (36). Os homens apresentaram mais casos do que as mulheres na faixa etária até aos nove anos (mais 12) e dos 20 aos 29 anos (mais 16).

    A faixa etária com menos casos foi a dos 10 aos 19 anos, com 48 casos, seguida dos 70 aos 79 anos, com 52.

1 de 3