Atualizações em direto
  • O egocentrismo de Trump pode fazer milagres?

    Bruno Cardoso Reis sublinha o egocentrismo sem limites de Donald Trump que acha que pode fazer milagres negociais. O historiador destaca as raízes históricas e a complexidade do conflito na Ucrânia.

    Ouça aqui o novo episódio do “Gabinete de Guerra” da Rádio Observador.

    O egocentrismo de Trump pode fazer milagres?

  • Orbán já chegou a Kiev

    Depois de assumir ontem a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, o primeiro-ministro húngaro já chegou a Kiev onde se vai reunir com o Presidente ucraniano.

    “O tema mais importante das conversações é a oportunidade de criar paz”, disse o chefe de imprensa de Viktor Orbán à agência de notícias britânica Reuters, numa resposta enviada por correio eletrónico, acrescentando que os dois líderes também irão discutir as relações bilaterais húngaro-ucranianas.

    Opositor da entrada da Ucrânia na NATO e das sanções à Rússia, com quem tem relações muito próximas, Orbán bloqueou várias vezes o apoio financeiro e militar da UE a Kiev.

    As relações entre os dois países têm sido tensas, mas antes desta visita Orbán e Zelensky terão chegado a acordo sobre a defesa dos direitos da minoria étnica húngara que vive no sudoeste ucraniano, explicou ontem uma fonte oficial ao The Guardian.

  • Opositor cazaque asilado em Kiev morre depois de tentativa de assassinato

    Aidos Sadykov, ativista e jornalista da oposição do Cazaquistão morreu hoje em Kiev. Não sobreviveu aos ferimentos graves sofridos a 18 de junho numa tentativa de assassinato, informou a sua mulher, Natalya Sadykova, citada pelo Kyiv Independent.

    O jornalista, que vivia na Ucrânia desde 2014 — quando lhe foi concedido asilo — foi baleado num carro estacionado no distrito de Shevchenkivskyi tendo ficado gravemente ferido. Depois de 13 dias hospitalizado numa unidade de cuidados intensivos, não resistiu.

    “Aidos Sadykov deixou-nos hoje às 3 da manhã, hora de Kiev, o meu amado marido, pai dos nossos três filhos e o grande filho do povo cazaque”, declarou Natalya Sadykova no Facebook.

  • Primeiro-ministro húngaro visita Kiev pela primeira vez desde o início da guerra

    Principal aliado de Moscovo dentro da União Europeia, o controverso primeiro-ministro húngaro visita hoje Kiev, onde se vai reunir com o Presidente ucraniano. É a primeira vez que Viktor Orbán vai à Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país a 24 de fevereiro de 2022.
    O chefe do governo húngaro tem bloqueado a ajuda financeira e militar da UE à Ucrânia mas na semana passada encontrou-se com Volodymyr Zelensky em Bruxelas.

  • Bom dia, vamos continuar a seguir aqui a guerra na Ucrânia. Pode ler o que se passou ontem neste outro artigo em direto.

    Rússia afasta promessa de Trump de que resolveria guerra “num dia”

    Obrigada por nos acompanhar, até já!

1 de 1