Histórico de atualizações
  • O nosso liveblog fica por aqui. Portugal venceu a Macedónia do Norte com dois golos de Bruno Fernandes e vai estar no Campeonato do Mundo do Qatar ainda este ano, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. Obrigada por ter estado connosco. Boa noite!

  • Selecionador tentou apontar para a falha da Macedónia: o contra-ataque

    “Paciência com respeito, mas sem medo”. Foi desta forma que Fernando Santos definiu o jogo desta quinta-feira.

    “Se entrássemos numa vertigem de achar que íamos ganhar o jogo de qualquer maneira, que era só ir para a frente, corríamos o risco depois, como acontecer com Itália, de que uma bola pudesse dar um golo ao adversário”, afirmou o selecionador.

    A equipa, segundo o técnico, procurou explorar a maior dificuldade do adversário: o contra-ataque.

    “A oportunidade da equipa da Itália foi assim, e foi assim o primeiro golo da Alemanha, foi num lance de contra-ataque claro”, disse.

    “Era um momento do jogo em que sempre que se libertava para o ataque [a Macedónia] deixava poucos jogadores atrás e tínhamos a noção de que quando esse momento surgisse íamos aproveitá-lo”, concluiu o selecionador

  • Fernando Santos: "queríamos muito dar esta alegria aos 11 milhões se portugueses porque estão sempre com a seleção"

    Fernando Santos considera que a equipa tem de ser uma “equipa compacta em todos os momentos do jogo, com criatividade e intensidade, e foi isso que fizemos com exceção dos primeiros dez minutos”.

    O técnico considerou que os primeiros dez minutos da partida se pautaram por alguma dificuldade em acertar nos momentos de jogo, especialmente nos momentos defensivos.”

    No final, contudo, o selecionador salientou o não só a equipa , como todos os adeptos.

    “Queríamos muito dar esta alegria aos 11 milhões se portugueses porque estão sempre com a seleção nacional, e foram fantásticos pelo apoio que deram à seleção, e eu naturalmente quando chegar logo à noite a casa vou dar novamente graças a deus”, concluiu.

  • Quem já lá está e quem ainda pode ir: todas as seleções apuradas para o Mundial do Qatar

    26 estão já qualificadas para o Mundial 2022, sendo que Portugal e Polónia ficaram com duas das últimas três vagas europeias. Quadro final só ficará fechado em junho e Ucrânia ainda pode ir ao Qatar.

    Quem já lá está e quem ainda pode ir: todas as seleções apuradas para o Mundial do Qatar

  • A matemática de um sonho que Fernando Santos quer ir buscar: 22 anos, seis Europeus, seis Mundiais

    Portugal vai ao Qatar e em 22 anos continua sem falhar a fase final de uma competição, entre seis Europeus e seis Mundiais. Fernando Santos diz que a Seleção vai “atrás do sonho”: ganhar o Mundial.

    A matemática de um sonho que Fernando Santos quer ir buscar: 22 anos, seis Europeus, seis Mundiais

  • Fernando Santos: "dou os parabéns aos jogadores pela atitude fantástica que tiveram"

    O selecionador nacional falou ao jornalistas no final do jogo, onde deu “os parabéns aos jogadores pela atitude fantástica que tiveram.”

    “Esta equipa era uma equipa que não era bem o que se pensava, e que sabia jogar, e provou isso nos primeiros dez minutos, em que não conseguimos acertar”, afirmou Fernando Santos.

    O técnico, contudo, considerou que “os jogadores com uma atitude fantástica, um espírito de entreajuda, um sentido coletivo, com a sua criatividade em campo e o apoio fantástico apoio do público deram uma vitória merecida e justa”.

    Já em relação à escolha dos defesas Fernando Santos mantém a plena confiança em todos os jogadores: “Eu confio muito no Fonte, mas achei que neste jogo as características de Pepe e Danilo seriam melhores.”

  • Fernando Santos: "Já ganhei duas grandes competições, sonho muito em ganhar uma terceira"

    Fernando Santos começou por dar os “parabéns aos jogadores pela atitude que tiveram”, lembrando que tal como avisou a Macedónia “criou complicações” e só “a criatividade e espírito de entreajuda dos jogadores e “o apoio fantástico do público” ajudaram à vitória”.

    O selecionador afirmou depois que Portugal está “com todo o mérito no Campeonato do Mundo”, para felicidade de “11 milhões de portugueses”. Quanto a si “o único sonho que tenho, e esse é sempre permitido, já ganhei duas grandes competições, sonho muito em ganhar uma terceira”. Sonha ganhar o Campeonato do Mundo, pergunta-lhe o jornalista. “Sim, é isso que estou a dizer”, responde.

  • Nuno Mendes: "a Macedónia trouxe tudo para nos vencer, mas fomos nós que levámos a vitória"

    Nuno Mendes falou aos jornalistas no final do jogo, e comentou a sua escolha para esta partida em oposição à entrada de Rafael frente à Turquia: “Temos um grupo muito forte, tanto eu como o Rafael queremos jogar muito, e acho que a equipa tem é de dar o máximo dentro de campo.”

    Nuno Mendes explicou que o o jogo desta terça-feira “foi difícil”, mas disse também que “hoje em dia não há jogos fáceis“.

    Acho que a Macedónia [do Norte] trouxe tudo para nos vencer, mas fomos nós que levámos a vitória para casa.”

    O jogador da seleção nacional deixou ainda um elogio ao colega de equipa Bruno Fernandes, autor dos dois golos desta noite.

  • Presidente da República: "Nós os portugueses somos assim: nos momentos decisivos estamos à altura"

    O Presidente da República, que esteve presente no Estádio do Dragão para a vitória da equipa das quinas frente à Macedónia do Norte, considerou que a prestação da equipa “foi excecional”.

    “O país muitas vezes tem de deixar para a última hora, mas hoje não foi assim. Não apanhámos sustos, não tivemos de sofrer nem tivemos de esperar. Jogámos bem, arrancámos bem, metemos o primeiro golo, depois o segundo, dominámos sempre, foi um grande jogo“, considerou Marcelo Rebelo de Sousa, que felicitou pessoalmente os jogadores no final da partida.

    Nós os portugueses somos assim: nos momentos decisivos estamos à altura das circunstâncias, e foi o que aconteceu esta noite.”

  • Bruno Fernandes: "Para mim o mais importante é ajudar a equipa, seja de que maneira for"

    Bruno Fernandes, autor dos dois golos que deram origem à vitória da equipa das quinas, considerou esta noite que “o objetivo foi conseguido, e isso era o mais importante para nós”.

    “Acho que Portugal fez jogos melhores, já tivemos melhores exibições, mas esta é uma das que marca porque nos garante o acesso ao Mundial”, explicou.

    Portugal vai assim marcar a sexta presença consecutiva num mundial.

    Em relação aos dois golos frente à Macedónia do Norte, Bruno Fernandes dá destaque ao ganho coletivo: “Para mim o mais importante é ajudar a equipa, seja de que maneira for, não estou aqui para marcar golos mas sim ajudar a equipa.”

  • O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe os jogadores na entrada dos balneários, começando por Cristiano Ronaldo. Também Ferro Rodrigues está presente no momento de receção aos jogadores da equipa das quinas.

  • As eras não acabam quando existem dinastias. E Bruno é o próximo rei (a crónica do Portugal-Macedónia do Norte)

    Portugal venceu a Macedónia, está no Mundial e a era não acabou. Bruno bisou e, por muito que Ronaldo ainda seja o rei, está pronto para dar continuidade à dinastia e ser quem decide quando é preciso.

    As eras não acabam quando existem dinastias. E Bruno é o próximo rei (a crónica do Portugal-Macedónia do Norte)

  • As estatísticas finais

  • Ouve-se agora novamente o Hino Nacional no Estádio do Dragão, com os jogadores reunidos no centro do campo.

  • Final da partida! Portugal vence a Macedónia do Norte e está no Mundial do Qatar (2-0)

    Fim do jogo! Portugal vence a Macedónia do Norte no Estádio do Dragão e está apurado para o Mundial 2022, no Qatar. Bruno Fernandes marcou os dois golos da partida (2-0)

  • Substituição na Seleção Nacional

    Sai João Moutinho e entra Vitinha, que faz a estreia absoluta pela Seleção Nacional.

  • Três minutos de tempo extra para jogar no Dragão.

  • Dupla substituição na Seleção Nacional

    Saem Bernardo e Bruno Fernandes, entram João Félix e Matheus Nunes.

  • Substituição na Macedónia do Norte

    Sai Elmas, entra Nikolov.

1 de 4