Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog vai ser arquivado, mas já abrimos um novo para acompanhar as notícias sobre a Covid-19 ao longo deste sábado. Pode seguir aqui.

  • Covid-19. Serviço de Saúde da Madeira ativou plano de contingência em dois hospitais

    O hospital do Marmeleiros e o hospital João de Almada, da Madeira, ativaram o plano de contingência devido â Covid-19. As visitas aos utentes estão, por isso, suspensas.

    Covid-19. Serviço de Saúde da Madeira ativou plano de contingência em dois hospitais

  • Covid-19. Governador de Góias anuncia que Ministério da Saúde vai requisitar vacinas certificadas no Brasil

    O governador de Goiás avançou que o Ministério da Saúde brasileiro deverá requisitar qualquer vacina certificada no país. Vai ser uma medida que trata da “centralização e distribuição” da vacina.

    Covid-19. Governador de Góias anuncia que Ministério da Saúde vai requisitar vacinas certificadas no Brasil

  • Covid-19. Casa Branca terá pressionado responsável da FDA para aprovar vacina da Pfizer até esta sexta-feira

    O chefe de gabinete da Casa Branca terá dito ao responsável máximo da Food and Drug Administration que tinha de aprovar a vacina da Pfizer até esta esta sexta-feira. Caso contrário, seria despedido.

    Covid-19. Casa Branca terá pressionado responsável da FDA para aprovar vacina da Pfizer até esta sexta-feira

  • Covid-19. Propagação do vírus dispara nos EUA após celebração do Dia de Ação de Graças

    As celebrações do Dia de Ação de Graça, a 26 de novembro, levaram a um aumento de casos de Covid-19 nos EUA. E agora as autoridades estão a pedir que a população não cometa “o mesmo erro” no Natal.

    Covid-19. Propagação do vírus dispara nos EUA após celebração do Dia de Ação de Graças

  • EUA compram mais 100 milhões de doses da vacina da Moderna

    O governo dos Estados Unidos da América anunciou a aquisição de mais de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 que está a ser desenvolvida pela Moderna.

    Ao todo, os Estados Unidos compraram 200 milhões de doses do tratamento.

    Covid-19. Novo estudo sugere que vacina da Moderna produz imunidade duradoura

    De acordo com um comunicado da farmacêutica, citado pelo The Guardian, as primeiras 20 milhões de doses serão entregues até ao final de dezembro e 80 milhões durante o primeiro trimestre de 2021.

    As restantes doses adquiridas pelo governo norte-americano deverão ser disponibilizadas no terceiro trimestre de 2021.

  • Brasil com o maior número de casos diários desde 3 de outubro

    O Brasil reportou hoje mais 54.428 casos diários de Covid-19, sendo já o terceiro dia consecutivo que o país ultrapassa os 50.000 contágios. Os dados de hoje também são os mais altos desde o dia 3 de outubro, em que o país contabilizou 59.741 contágios do novo coronavírus.

    As autoridades de saúde brasileiras registaram ainda 672 óbitos — uma descida face às 770 mortes de ontem.

    Desde o início da pandemia, o Brasil registou 6.836.227 casos do SARS-CoV-2 e 180.437 mortes resultantes da doença.

    Jair Bolsonaro afirmou ontem que o país vivia o “finalzinho da pandemia”, apesar do recente aumento de casos que se tem vindo a verificar.

  • Suécia regista mais de 7 mil casos diários

    A Suécia registou 7.370 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, menos 565 que na quinta-feira quando o país bateu o máximo diário de infeções, avança a Reuters.

    As autoridades de saúde suecas também contabilizaram mais 160 mortes, um dos maiores números diários desde o início da pandemia.

    A Suécia tem um total de 320.098 casos e 7514 óbitos. A média de mortes por 1.000 habitantes é maior do que a dos vizinhos nórdicos, mas menor em relação à média europeia.

  • OMS pede vigilância redobrada durante o Natal e Ano Novo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje vigilância redobrada durante as celebrações do Natal e do Ano Novo, uma vez que o número de mortes semanais de Covid-19 aumentou 60% nas últimas semanas.

    A época de festividades é um momento de descontração e de celebração, mas não devemos relaxar na nossa vigilância. A celebração pode rapidamente transformar-se em luto se não tivermos os devidos cuidados”, alertou o diretor-geral da OMS em conferência de imprensa.

    As pessoas que vivem em zonas de elevada transmissão, acrescentou Tedros Adhanom Ghebreyesus, devem considerar os seus planos “com cuidado”. E disse ainda: “Este pode ser o melhor presente que podem dar. O presente da saúde, da vida, do amor, da alegria e da esperança”.

  • Nova Iorque proíbe refeições em sítios fechados a partir de segunda-feira

    O estado de Nova Iorque vai proibir, a partir de segunda-feira, refeições em lugares fechados. O anúncio foi feito pelo governador, Andrew Cuomo, que explicou a nova medida com o contínuo aumento de hospitalizações.

    “As hospitalizações não estabilizaram, e com o aumento da taxa de infeções e a densidade [populacional] de Nova Iorque, significa que comer em sítios fechados é um risco demasiado grande”, afirmou Cuomo.

    As refeições em sítios abertos, take-away e entregas irão continuar a funcionar normalmente.

  • Moçambique anuncia mais 159 casos. Não houve registo de mortes nas últimas 24 horas

    Moçambique registou mais 159 casos de infeção pelo novo coronavírus, sem registo de mortes nas últimas 24 horas, mantendo um total acumulado de 139 óbitos por Covid-19, anunciaram as autoridades de saúde.

    O total de casos subiu para 16.680, com 88% considerados recuperados.

    A quase totalidade dos 159 casos anunciados esta sexta-feira foi registada na área administrativa da cidade de Maputo (125) e em redor, na província de Maputo (25). A capital moçambicana concentra 1.463 (83%) dos 1.744 casos ativos no país.

    O país já internou 678 pacientes de Covid-19, dos quais 32 estão atualmente nos centros de internamento específicos e noutras unidades hospitalares (85,5% encontram-se na cidade de Maputo).

    Moçambique testou 245.388 casos suspeitos, dos quais 2.074 nas últimas 24 horas.

  • França regista descida nos novos casos

    França registou esta sexta-feira uma ligeira descida no número de casos diários.

    Segundo as autoridades de saúde francesas, foram confirmados 13.406 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, menos 344 do que no dia anterior. O número total de casos é superior a dois milhões.

    O número de mortes foi 627, elevando o total para 57.567.

  • Reino Unido com 21.672 novos casos e 424 mortes

    O Reino Unido registou esta sexta-feira um aumento no número de casos de Covid-19, ao confirmar 21.672 novas infeções. São mais 708 do que no dia anterior.

    A maioria dos novos casos foi confirmada em Inglaterra (17.899), seguida do País de Gales (2.234), Escócia (1.001) e Irlanda do Norte (538).

    O número total de casos no Reino Unido é agora 1.809.455.

    O número de mortes desceu. Esta sexta-feira, foram anunciadas 424 vítimas mortais devido à Covid-19, menos 92 do que ontem. Inglaterra foi também o país onde foram confirmados mais óbitos, com 353 do total diário. Na Escócia, morreram 31; no País de Gales, 29; e na Irlanda do Norte, 12.

    O novo coronavírus levou à morte de 63.506 britânicos desde o início da pandemia.

  • Mais duas mortes e um infetado no surto no lar da Misericórdia de Serpa

    Mais dois idosos morreram e mais um está infetado devido ao surto de Covid-19 no lar da Misericórdia de Serpa, subindo para seis o número de mortes e para 89 o total de infeções, foi hoje divulgado.

    Os dois idosos, dois homens utentes do Lar de S. Francisco, morreram no hospital de Beja, onde estavam internados, disse à agência Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS), António Sargento.

    Segundo o provedor, foi feito um novo teste e confirmada a infeção em mais um utente do lar, que tinha tido resultado inconclusivo numa testagem anterior, o que fez subir de 88 para 89 o total de infeções, nomeadamente 75 utentes — seis dos quais morreram — e 14 funcionários.

    Atualmente, há 69 utentes infetados com o vírus que provoca a doença Covid-19, sendo que seis estão internados no hospital de Beja e os restantes no lar e a maioria sem sintomas, precisou.

  • Autoridades brasileiras analisam 58 possíveis casos de reinfeção

    As autoridades brasileiras estão a analisar 58 possíveis casos de reinfeção pelo novo coronavírus, confirmou à Reuters um porta-voz do Ministério da Saúde do Brasil.

    A confirmação chega alguns dias depois de o governo brasileiro ter anunciado o primeiro caso de reinfeção no país. Trata-se de uma médica de 37 anos, residente no Rio Grande do Norte, que trabalha em Paraíba.

    O caso estava a ser investigado desde 23 de outubro, quando a profissional de saúde voltou a testar positivo para 116 dias após ter estado infetada pela primeira vez, e foi confirmado no passado dia 9 de dezembro.

    Até ao momento, foram reportados 58 casos suspeitos de reinfeção, que estão a ser analisados pelas autoridades competentes. Segundo explica a Reuters, é necessário confirmar que se trata de facto de uma segunda infeção.

  • França quer reabrir estâncias de ski a 7 de janeiro

    Se a evolução da pandemia assim o permitir França poderá ver as estâncias de ski reabertas logo na primeira semana de janeiro, segundo fontes governamentais à Reuters.

    Recorde-se que na primeira vaga da pandemia, que coincidiu com as férias de carnaval e da Páscoa, as estâncias de ski na Europa estiveram associadas à rápida propagação da Covid-19. Em França há 250 estâncias e serão feitos testes aleatórios nas fronteiras aos cidadãos que estejam a entrar no país depois de terem viajado até aos países vizinhos que mantêm as estâncias abertas.

    A Suiça mantém as estâncias abertas para turismo doméstico, enquanto a Itália e a Alemanha mantêm as instalações para prática de desportos de inverno fechadas durante a quadra festiva que se avizinha, numa tentativa de manter sob controlo o número de pessoas infetadas com Covid-19 na Europa.

    O ministro das finanças francês Bruno Le Maire anunciou na sexta-feira que o Orçamento para 2021 destina 400 milhões de euros às estâncias de ski obrigadas a fechar durante a quadra natalícia.

  • Câmara de Lisboa já recebeu 1.168 pedidos de apoio da restauração, comércio e cultura

    Desde quarta-feira, dia em que abriram as candidaturas, foram solicitados 1.168 pedidos de apoio, dos quais 31% dizem respeito a empresas ou empresários em nome individual no centro histórico.

    Covid-19. Câmara de Lisboa já recebeu 1.168 pedidos de apoio da restauração, comércio e cultura

  • Mondim de Basto, Chaves e Vimioso com dobro da incidência do Norte

    Nos concelhos abrangidos pela ARS-Norte, Mondim de Basto, Chaves e Vimioso são os que apresentam as maiores incidências, com mais de 2.200, 2.000 e 1.600 casos por 10 mil habitantes.

    Covid-19. Mondim de Basto, Chaves e Vimioso com dobro da incidência do Norte

  • Espanha tem mais de 10.000 novos casos e 280 mortes nas últimas 24 horas

    A Espanha registou nas últimas 24 horas 10.519 novos casos de Covid-19, elevando para 1.730.575 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

    As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 280 mortes atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 47.624.

    O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha aumentou hoje, depois de várias semanas a baixar, em um caso, para 190 registos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a do País Basco (276), Cantábria (258) e La Rioja (247).

  • Novo surto no Hospital das Caldas da Rainha com 16 doentes infetados

    O segundo surto no Hospital das Caldas da Rainha tem 16 doentes infetados, mas ainda poderão surgir mais, uma vez que o surto implica testar “um total de 101 profissionais e 53 utentes”.

    Covid-19. Novo surto no Hospital das Caldas da Rainha com 16 doentes infetados

1 de 4