Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Caso gémeas: comissão parlamentar de inquérito inicia diligências para ouvir Marcelo

    O presidente da comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras revelou, em declarações ao Expresso, que os deputados decidiram iniciar os procedimentos necessários para ouvir o Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa.

    “Na última reunião de Mesa e Coordenadores foi decidido iniciarmos diligências para ouvir o Presidente da República na CPI”, disse ao Expresso Rui Paulo Sousa, deputado do Chega.

    Ao Observador, Rui Paulo Sousa adiantou que o pedido vai ser enviado para a Presidência da República até ao final de julho. O presidente da CPI explicou ainda que Marcelo Rebelo de Sousa é a única pessoa que pode recusar ser ouvida em audição parlamentar e até responder aos deputados por escrito.

    O semanário avança ainda que o Chega avançou com um requerimento potestativo para que a CPI peça “todas as comunicações (nomeadamente, cartas, mensagens escritas por meio de telemóvel ou via internet – Whatsapp, Messenger, Telegram e mensagens de correio eletrónico)”. O pedido inclui o Chefe de Estado, mas também o filho de Marcelo, Nuno Rebelo de Sousa, a mãe das crianças, Daniela Martins, e o ex-secretário de Estado da Saúde Lacerda Sales, entre outros.

  • Este liveblog sobre a política nacional fica por aqui. Obrigado por nos ter acompanhado!

  • Paulo Lona: "Há críticas que são injustificadas"

    O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público nega qualquer resposta direta ao Manifesto dos 50. Paulo Lona defende ainda que determinadas críticas são injustificadas.

    [Ouça aqui o Direto ao Assunto]

    Paulo Lona: “Há críticas que são injustificadas”

  • PS avisa: "Luís Meira ainda é o presidente do INEM"

    O coordenador do PS na comissão parlamentar de Saúde, João Paulo Correia, diz que Vítor Almeida não foi formalmente nomeado pelo que o presidente em exercício ainda é Luís Meira.

    [Ouça aqui o Direto ao Assunto]

    PS avisa: “Luís Meira ainda é o presidente do INEM”

  • PCP pede esclarecimentos ao governo e câmara sobre eventual saída de Coimbra do TAF

    O PCP mostrou-se hoje preocupado com a eventual saída de Coimbra do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF), solicitando ao Governo e Câmara Municipal esclarecimentos sobre a sua relocalização, bem como sobre a construção do novo Palácio da Justiça.

    Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, o PCP informa que o seu grupo parlamentar tem acompanhado com preocupação a situação da justiça no concelho de Coimbra, nomeadamente em relação à necessidade de relocalização do TAF, depois do proprietário do edifício não ter renovado o seu arrendamento, que terminará em 2025.

    “Tem o governo conhecimento da atual situação do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra? Qual é o ponto de situação sobre uma nova localização do TAF de Coimbra e se está garantida a sua permanência no concelho de Coimbra?”, questiona o PCP num documento enviado hoje à ministra da Justiça.

  • IL diz que Orçamento da Madeira para 2024 é socialista e vai votar contra

    O deputado único da IL no parlamento da Madeira indicou hoje que vai votar contra o Orçamento Regional para 2024, apontando que se trata de uma proposta de base socialista assente em subsídios para “tudo e mais alguma coisa”.

    “Nós somos contrários a este orçamento, vamos votar contra porque é um orçamento de base socialista, que mantém os princípios da subsidiação de tudo e mais alguma coisa. Recusamos também o assistencialismo que está contido em quase todos os pontos e vírgulas deste Orçamento”, afirmou Nuno Morna, numa conferência de imprensa, na Assembleia Legislativa Regional, no Funchal.

    O deputado considerou que o documento, que será discutido e votado na próxima semana, “apresenta falhas graves que precisam de ser urgentemente corrigidas” e reivindicou um executivo regional “mais eficiente”.

  • Fotogaleria. A visita da Princesa Leonor, de Belém ao Oceanário

    Na primeira visita oficial ao estrangeiro, a Princesa começou a manhã em Belém, onde foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, e à tarde visitou o Oceanário. Veja as imagens.

    Fotogaleria. A visita da Princesa Leonor, de Belém ao Oceanário

  • Termina visita oficial da Princesa das Astúrias a Portugal

    Depois de fotografias, autógrafos e cumprimentos, terminou, no Oceanário, a visita oficial da Princesa Leonor a Portugal.

    Herdeira da coroa espanhola despediu-se de Marcelo Rebelo de Sousa e seguiu viagem de volta para o Aeroporto de Figo Maduro.

  • Princesa Leonor e Marcelo cumprimentam crianças no Oceanário

    A terminar a visita, Princesa Leonor, junto de Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimenta um grupo de crianças que a esperava à porta do Oceanário.

    Princesa e Presidente tiram fotografia com o grupo.

    “Portugal! Espanha!”, ouvem-se as crianças a gritar.

  • Ventura admite comissão de inquérito sobre relações entre INEM e empresas de meios aéreos

    O presidente do Chega admitiu hoje propor uma comissão parlamentar de inquérito, a partir de setembro, com incidência nas relações contratuais entre o INEM e empresas fornecedores de meios aéreos, admitindo mesmo avançar de forma potestativa.

    Esta posição foi transmitida por André Ventura numa conferência de imprensa, no parlamento, em que referiu que o primeiro passo do Chega será o de ouvir com caráter de urgência, ainda antes das férias do verão, o ex-presidente do INEM Vítor Almeida, que recuou na decisão de aceitar aquele cargo depois de ter sido nomeado há uma semana pelo Governo.

    Além desse pedido de audição, André Ventura afirmou que o Chega vai já pedir que toda a documentação sobre as relações contratuais entre o INEM e empresas fornecedoras de meios aéreos, sobretudo helicópteros, seja enviada para a Assembleia da República.

  • Princesa Leonor na zona do Oceano Pacífico do Oceanário

  • Líder do PAN considera que razões da saída de Vitor Almeida no INEM “não estão claras”

    A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, afirmou hoje em Matosinhos, sobre a nomeação de Sérgio Dias Janeiro para a presidência do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que as razões da saída de Vítor Almeida “não estão claras”.

    Na reação ao comunicado de hoje do Governo que anuncia nova presidência do INEM uma semana depois de ter nomeado para o cargo Vítor Almeida, a líder do PAN-Pessoas-Animais-Natureza acusou o executivo liderado por Luís Montenegro de fazer “quase uma política de propaganda, seja nas agendas que apresenta, seja depois nas medidas estruturais e nas reformas que são feitas”.

    “Nas nomeações o mesmo tem acontecido. Vimos isso, por exemplo, no SNS [Serviço Nacional de Saúde] em relação à demissão do diretor executivo, agora, com o INEM, pelos vistos o ‘casting’ acabou por não resultar por razões que não estão ainda bem claras em relação à saída de Vítor Almeida”.

  • Montenegro surge ao lado de Joe Biden, em fotografia capturada durante a cimeira da NATO

    Numa fotografia que publicou na rede social X, Luís Montenegro surge ao lado da mulher, do Presidente norte-americano Joe Biden, e da primeira-dama, Jill Biden.

    “Obrigado, Joe e Jill Biden, pela fantástica hospitalidade em Washington. Portugal e os Estados Unidos têm uma longa e forte relação e a nossa amizade perdurará”, escreveu o primeiro-ministro na publicação.

  • Lontras Odi e Kasi esperam chegada de Princesa no Oceanário

    Na zona do Oceano Pacífico dentro do Oceanário, os jornalistas e as famosas lontras Odi e Kasi esperam a visita da Princesa Leonor.

  • Princesa Leonor chega ao Oceanário

    A Princesa das Astúrias já chegou ao Oceanário de Lisboa, onde vai participar num evento dedicado aos oceanos.

    Marcelo Rebelo de Sousa vai acompanhar a princesa ao longo desta visita.

  • Princesa Leonor e Marcelo Rebelo de Sousa ainda no Palácio de Belém

    DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

    DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

    DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

    DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

    DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

    DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

    DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

    DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

  • Princesa Leonor deixa Palácio de Belém e segue para o Oceanário de Lisboa

    A Princesa Leonor despediu-se do Palácio de Belém e segue a sua agenda para o dia de hoje, em direção à Fundação Oceano Azul, no Oceanário de Lisboa,

  • BE envia queixa à Comissão Europeia por violação de normas na atribuição de fundos PRR e ajudas de Estado

    O BE vai enviar uma queixa à Comissão Europeia por violação das normas na atribuição de fundos do PRR, em causa está o SIFIDE que consiste num benefício fiscal sob a forma de dedução à coleta de IRC.

    BE envia queixa à Comissão Europeia por violação de normas na atribuição de fundos PRR e ajudas de Estado

  • Associação dos Técnicos de Emergência Médica saúda nomeação de novo presidente do INEM

    A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) saudou hoje a nomeação de Sérgio Dias Janeiro como presidente do INEM, alertando que o instituto “precisa urgentemente de um rumo”.

    “Temos grandes expectativas, relembrando que o criador e primeiro presidente do INEM, IP, era militar (Dr. Francisco Rocha da Silva)”, refere em comunicado.

    O Ministério da Saúde nomeou o médico e militar Sérgio Dias Janeiro para a presidência do Instituto Nacional de Emergência Médica, depois de o anterior nomeado, Vitor Almeida, ter voltado atrás na decisão de aceitar o cargo.

  • Princesa Leonor brinda à amizade de Portugal e Espanha e afirma sentir-se em casa

    Depois de Marcelo Rebelo de Sousa, a Princesa Leonor discursou e deixou uma mensagem de carinho a Portugal, afirmando estar “muito feliz” e em casa.

    “Há 10 anos este querido país foi o primeiro destino dos meus pais como reis de Espanha então é evidente o quão especial é para mim estar aqui hoje”, começou por dizer.

    “Eles, que vieram em tantas ocasiões, falaram-me com grande afeto, com saudade, das suas visitas a Portugal e do carinho que receberam pelas ruas e de como vocês fizeram com que se sentissem sempre em casa. Assim, sinto-me eu hoje.”

    “Esta é uma viagem da qual eu estava muito ansiosa e sinto-me muito feliz”, acrescentou.

    “Portugal e Espanha partilham uma vizinhança que vai muito mais além do que a mera proximidade geográfica. É uma vizinhança que abarca muitas dimensões e que se traduz numa amizade sincera e de respeito profundo e mutuo entre os dois países”, continuou.

    Antes de brindar as estas “magnificas relações, a Marcelo Rebelo de Sousa e ao querido povo português que tanto estimo”, a herdeira da coroa espanhola afirmou estar ansiosa pela sua visita ao Oceanário de Lisboa, que decorrerá durante a tarde, “e falar com os jovens científicos que aí trabalham para juntos refletirmos sobre o nosso futuro e o do nosso planeta”.

1 de 2