Momentos-chave
- Serviços secretos ucranianos dizem ter impedido assassinato de responsável em Kherson
- Rússia pode estar a preparar um ataque em larga escala a Kharkiv
- Alemanha vai enviar sistema Patriot adicional devido ao aumento dos ataques aéreos russos à Ucrânia
- Rússia reivindica tomada de localidade perto de Avdiivka
- Ucrânia diz que frente de guerra está a deteriorar-se "consideravelmente"
Histórico de atualizações
-
Bom dia.
Este liveblog fica por aqui, pode continuar a acompanhar a atualidade noticiosa da Ucrânia através deste link.
Volodymyr Zelensky admite que situação na linha da frente “está a piorar”
-
Serviços secretos ucranianos dizem ter impedido assassinato de responsável em Kherson
O responsável dos serviços de informações ucranianos, Vasily Malyuk, anunciou que os seus agentes conseguiram impedir uma tentativa de assassinato russa que estaria a ser preparada contra o responsável da administração regional de Kherson, Alexander Prokudin.
“Um residente de Kherson, um patife, foi detido a 10 de abril”, disse Malyuk, segundo o jornal Ukrainska Pravda. “Ele organizou, em parceria com os serviços secretos inimigos, uma tentativa de assassinato do senhor Prokudin.”
-
Rússia pode estar a preparar um ataque em larga escala a Kharkiv
A Rússia poderá estar a preparar um ataque em larga escala a Kharkiv. A notícia está a ser avançada pelo Financial Times, que cita oficiais da Ucrânia e do Ocidente.
De acordo com os oficiais, o regime de Putin estará a preparar uma ofensiva em larga escala para acontecer no final da primavera ou no verão, na esperança de conseguir conquistar mais territórios nas regiões de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporíjia.
Os oficiais também demonstram preocupação com o facto de a Rússia estar a mobilizar “milhares de forças” com vista a um possível ataque em larga escala à cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia.
-
Alemanha vai enviar sistema Patriot adicional devido ao aumento dos ataques aéreos russos à Ucrânia
A Alemanha vai enviar um sistema de defesa antiaérea Patriot “adicional” à Ucrânia para ajudar a proteger-se face ao “aumento dos ataques aéreos russos”, anunciou hoje o Governo alemão, tendo o Presidente ucraniano já agradecido.
“Devido ao aumento dos ataques aéreos russos contra a Ucrânia, o governo alemão decidiu reforçar ainda mais a defesa aérea ucraniana” com o envio de um “sistema Patriot adicional”, informou o Ministério da Defesa da Alemanha, em comunicado, referindo que a transferência deste sistema começa imediatamente.
Em resposta a este anúncio, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu à Alemanha pela “verdadeira demonstração de apoio à Ucrânia num momento crítico” para o país, apelando aos seus aliados para que façam o mesmo.
“Sou grato ao chanceler (alemão Olaf Scholz) pela decisão de fornecer um sistema adicional de defesa aérea Patriot à Ucrânia e mísseis” para os sistemas existentes, escreveu Volodymyr Zelensky, na rede social Telegram.
Ao anunciar a decisão do Governo alemão, o ministro da Defesa, Boris Pistorius, disse que “o terror russo contra as cidades ucranianas e a infraestrutura do país está a causar um sofrimento imensurável”.
“Isso põe em perigo o fornecimento de energia à população e destrói a prontidão operacional das forças armadas ucranianas”, apontou o ministro alemão.
Este é o terceiro sistema Patriot que Berlim fornece a Kiev.
-
Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre ataques a Zaporíjia
A Rússia e a Ucrânia terão atacado diferentes cidades da região de Zaporíjia, informam os governadores da região.
Segundo Ivan Fedorov, governador de Zaporíjia, os russos atacaram a região 410 vezes durante o dia de hoje e bombardearam pelo menos 8 aldeamentos. Os ataques visaram principalmente as cidades de Robotyn, Mala Tokmachka, Levadne, Malynivka, Novoandriivka e Chervonodniprovka. A informação foi divulgada na rede social Telegram.
Na mesma rede social, o governador das zonas ocupadas pela Rússia, Yevgeny Balitsky, diz que as tropas ucranianas atacaram a cidade de Tokmak, no final do dia de ontem, causando 10 mortes, até ao momento.
-
Tropas russas terão matado um homem que ia entregar comida a civis
As autoridades ucranianas reportaram que, esta manhã, um homem, que transportava comida para as comunidades da fronteiriças, morreu no seguimento de um bombardeamento russo na região de Chernihiv, avança a Pravda.
De acordo com a polícia, o ataque russo terá visado deliberadamente um carro civil, que depois se incendiou. O homem de 34 anos, não resistiu aos ferimentos.
-
Tropas russas terão atacado uma ambulância em socorro na região de Kharkiv
As tropas russas atacaram hoje com drones uma ambulância que se encontrava a caminho de um pedido de socorro, na cidade de Kupiansk, região de Kharkiv. Segundo a Pravda, o ataque terá ocorrido depois das 13h00 (11h em Lisboa).
O motorista, de 58 anos, terá ficado ferido devido aos explosivos. A ambulância encontrava-se a caminho da vila de Petropavlivka.
-
Rússia reivindica tomada de localidade perto de Avdiivka
-
Ucrânia diz que frente de guerra está a deteriorar-se "consideravelmente"
O comandante das Forças Armadas ucranianas, Oleksandr Syrsky, declarou este sábado que a situação na frente de guerra está a deteriorar-se “consideravelmente”, com a intensificação da ofensiva russa.
Segundo avança a AFP, o chefe das Forças Armadas indica que a Rússia avança em ChasivYar, cidade onde a situação é considerada “tensa e difícil”, estando sujeita a constantes ataques. ChasivYar está a 20 quilómetros de Bakhmut.
#PDATE "The situation on the eastern front has deteriorated significantly in recent days," Ukraine's commander-in-chief Oleksandr Syrsky says.
"This is primarily due to a significant intensification of the enemy's offensive after the presidential elections in Russia," he says,…
— AFP News Agency (@AFP) April 13, 2024
-
Putin quer reativar central nuclear de Zaporíjia
Vladimir Putint terá dito à Agência Internacional de Energia Atómica que tem planos para reiniciar operações na central nuclear de Zaporíjia, que está sob controlo russo, avançou o Wall Street Journal.
A central de 6 GW está na linha da frente e estará rodeada de minas terrestres.
O Wall Street Journal indica que a Agência recebeu relatórios técnicos sugerindo que a Rússia procura colocar novamente em funcionamento a central nuclear ainda este ano.
-
Bom dia,
Começamos aqui um novo liveblog para acompanhar os acontecimentos na Guerra da Ucrânia.
Pode ver o que se passou na sexta-feira no liveblog que agora arquivamos.
Boris Johnson: “Se a Rússia ganhar, será uma humilhação absoluta para o Ocidente”
Continue connosco.
O exército russo reivindica a tomada de uma localidade perto de Avdiivka, a este da Ucrânia, segundo a AFP, citada pelo El Mundo.
O Ministério da Defesa russo indicou, segundo o El Mundo, que os seus soldados “libertaram” Pervomaiske.