Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Encerramos por aqui este liveblog diário. Pode continuar a acompanhar as notícias mais importantes sobre a pandemia de Covid-19 aqui.

    Alemanha e Japão voltam a ultrapassar o número mais alto de casos de infeção pelo segundo dia consecutivo

  • Covid-19. Infeção prévia dá maior proteção do que a vacina contra variante Delta

    Um estudo dos Centros de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos revelou que quem foi infetado com Covid-19 está mais protegido contra a variante Delta do que as pessoas apenas vacinadas.

    Covid-19. Infeção prévia dá maior proteção do que vacina contra variante Delta

  • República Checa torna vacinação obrigatória para certos setores profissionais e para maiores de 60 anos

    O governo checo aprovou esta quarta-feira a vacinação obrigatória para certos setores profissionais e para maiores de 60 anos.

    Petr Fiala explicou que o novo decreto não significa que a posição em relação à vacinação foi alterada, mas defendeu que esta “é a melhor maneira de combater a Covid-19”.

    “Não queremos abrir fissuras profundas na sociedade”, declarou o governante em conferência de imprensa, de acordo com a Reuters.

    O atual executivo foi muito crítico do governo anterior, que chegou a ordenar a inoculação de profissionais de saúde, funcionários de lares da terceira idade, forças da segurança, militares e maiores de 60 anos a partir de março deste ano.

    A decisão surge numa altura em que o país atinge valores recorde desde o início da pandemia. Na terça-feira, o Ministério da Saúde comunicou 28.469 novos casos de Covid-19, o número mais alto desde o início da pandemia e mais do que o dobro registado no mesmo dia da semana passada.

    Os especialistas prevêem que a República Checa atinge os 50 mil casos diários até ao final do mês.

  • Moçambique já tem vacinas para imunizar toda a população elegível

    Moçambique dispõe de vacinas para 16 milhões de pessoas, correspondentes a toda a população adulta. O país vai arrancar com a dose de reforço para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

    Moçambique já tem vacinas para imunizar toda a população elegível

  • Moçambique baixa quarentena de 14 para sete dias

    Moçambique aliviou as medidas de combate à Covid-19, mas “ainda não é tempo de baixar a guarda”. O tempo de isolamento passa para sete dias e as praias reabrem com horários específicos.

    Moçambique baixa quarentena de 14 para sete dias

  • O 'cerco' aos não vacinados está a apertar por todo o mundo. Mas será que funciona?

    Em fevereiro a Áustria avança com vacinação obrigatória, é o primeiro país europeu a fazê-lo. Em todo o mundo há cada vez restrições aos não vacinados. O “cerco” funciona? Especialistas dizem que sim.

    O ‘cerco’ aos não vacinados está a apertar por todo o mundo. Mas será que funciona?

  • Madeira soma mais três mortes, 1.605 novos casos e 14.127 ativos

    As autoridades de saúde da Madeira reportaram mais três mortes e 1.605 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, estando sinalizadas 14.127 situações ativas no arquipélago, divulgou a Direção Regional da Saúde (DGS).

    Segundo o gabinete do secretário regional da Saúde da Madeira, os casos mortais são referentes a três homens com 66, 76 anos e 91 anos, dois dos quais vacinados, com comorbilidades associadas, que morreram no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

    A região soma agora 150 óbitos associados à doença.

    No relatório sobre a situação epidemiológica neste arquipélago, pode ler-se que esta “região passa a contabilizar 51.185 casos confirmados” de infeções por SAR-CoV-2 desde o início da pandemia.

    Dos novos casos, 1.561 são de transmissão global e 44 importados, complementa a DRS.

  • Feira internacional de calçado MICAM adiada de fevereiro para março

    A feira internacional de calçado MICAM, em Milão, onde vão participar 40 empresas portuguesas, foi adiada de fevereiro para 13 a 15 de março para “oferecer a mais compradores a oportunidade de participar”, anunciou hoje a organização.

    “Todos os eventos de moda e acessórios foram transferidos para março para atender os operadores de todo o mundo da melhor maneira possível e oferecer a mais compradores a oportunidade de participar”, lê-se num comunicado divulgado hoje pelos promotores.

    Inicialmente agendada para os dias 20 a 22 de fevereiro, a MICAM Milano foi adiada para de 13 a 15 de março, assim como a feira internacional de artigos de couro e acessórios MIPEL (onde participará a portuguesa Malas Peixoto Soares) e o evento de moda ‘haut-à-porter’ The One Milano, que decorrem em paralelo, também no centro de exposições Fiera Milano.

  • Cabo Verde quer 2022 como ano da “retoma da economia”

    O vice-primeiro-ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, traçou hoje o objetivo de 2022 ser o ano da “retoma da economia” no arquipélago, em crise há dois anos devido à ausência de turistas provocada pela pandemia de Covid-19.

    Após reunir-se esta tarde na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, com os representantes da Câmara de Comércio do Barlavento, Olavo Correia salientou que Cabo Verde foi “um dos mais impactados pela pandemia, nos diferentes setores de intervenção”, incluindo a recessão económica de quase 15% em 2020.

    “Face ao contexto, temos que reinventar e criar novos paradigmas para atingir novos patamares. Neste sentido, o Governo quer implementar um plano consistente e robusto de apoio à empresas para visando a retoma económica. Um plano que vai possibilitar que as empresas continuem a existir e a operar com confiança em Cabo Verde”, afirmou Olavo Correia, que é também ministro das Finanças.

  • Festejos do Carnaval de Torres Vedras cancelados

    Os desfiles e os festejos do Carnaval de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, foram cancelados “a bem da saúde de todos”, informa esta quarta-feira a Câmara Municipal em comunicado.

    A decisão foi tomada pelo município e pela empresa Promotorres face ao contexto pandémico vivido em Portugal e pela impossibilidade de “realizar a festa na rua”.

    A Câmara Municipal destaca a tradição do Carnaval de Torres Vedras e acredita que os foliões saberão “cumprir as indicações das autoridades de saúde, adotando uma postura de responsabilidade para proteção de toda a comunidade”.

    “Tal como aconteceu em 1984 e em 2021, este será mais um ano em que os torrienses guardarão a sua energia face ao contexto que impede que o Carnaval saia às ruas”, pode ainda ler-se no comunicado.

  • Sindicato critica escolas por marcarem reuniões presenciais de professores

    O Sindicado de Todos os Professores defende que as escolas estão a colocar em risco a saúde pública, numa altura em que há, diariamente, milhares de novos casos de infeção de Covid-19.

    Sindicato critica escolas por marcarem reuniões presenciais de professores

  • Fenprof pede ao Ministério da Educação dados atualizados sobre impacto da pandemia nas escolas

    Fenprof alega que menor número de casos de Covid-19 pode ser resultado de menos registos e não de menos infeções, pedindo, por isso, dados atualizados.

    Fenprof pede ao Ministério da Educação dados atualizados sobre impacto da pandemia nas escolas

  • Encontro internacional sobre turismo religioso adiado para junho

    Os X Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT), previstos para 10 e 11 de março, em Fátima, foram adiados para 23 e 24 de junho, devido ao aumento dos casos de Covid-19, anunciou hoje a organização.

    A Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO), organizadora do evento, em colaboração com os municípios de Ourém e da Guarda e com o Santuário de Fátima, informou hoje, em comunicado, que “considerando o recente aumento dos casos de Covid-19 pelo mundo”, achou “prudente adiar a data de realização do evento, garantindo as melhores condições de higiene e segurança neste encontro mundial de profissionais, que engloba a realização milhares de reuniões de negócio”.

    “Este adiamento pretende viabilizar a vinda dos diversos inscritos, por forma a que o IWRT tenha o retorno esperado junto de todos os empresários presentes, uma vez que este evento tem especial importância para o setor (…), através da promoção de Portugal como destino privilegiado de turismo religioso e do reforço da posição da Fé no contexto do setor turístico mundial”, acrescentou.

  • Mais de quatro milhões de portugueses já receberam a dose de reforço

    Segundo o relatório de vacinação diário da DGS, nas últimas 24 horas foram vacinadas mais 31.335 pessoas com a dose de reforço contra a Covid-19. No total, já receberam a dose de reforço mais de quatro milhões de portugueses (4.004.961).

    Em termos percentuais, 91% das pessoas com mais de 80 anos já tomaram a dose de reforço, enquanto 93% dos cidadãos entre os 70 e os 79 anos já receberam uma toma extra. Dos 60 aos 69 anos, 84% receberam uma dose de reforço, enquanto 59% da faixa etária dos 50 aos 59 anos também já foi vacinado.

    Completaram ainda o esquema vacinal da Covid-19 mais 3.209 pessoas, contabilizando-se 8.762.968 pessoas totalmente vacinadas.

    E receberam a primeira dose da vacina mais 9 crianças dos cinco aos onze anos (300.941 no total).

  • Fenprof pede ao Ministério da Educação dados atualizados sobre impacto da pandemia nas escolas

    A Fenprof pediu ao ministério da Educação novos dados sobre o impacto da Covid-19 nas escolas, neste segundo período de aulas, depois de saber que em novembro mais de 21 mil alunos e trabalhadores estiveram isolados.

    A Federação Nacional de Professores (Fenprof) anunciou hoje que fez novo pedido de dados depois de receber informação pedida em dezembro ao Ministério da Educação que indicaram que até ao final de novembro foram registados na plataforma do Ministério cerca de 7.000 casos de Covid-19, “um número abaixo do registado há um ano”.

    Os dados confirmam informações dadas pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, há cerca de duas semanas segundo as quais no primeiro período foram registados 7.000 casos positivos, contra 16.000 em igual período do ano passado, apontando a vacinação como “fator crucial” para essa diminuição.

  • Ómicron terá impacto no crescimento dos EUA, mas sem o inviabilizar

    A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, está convencida de que o American Rescue Plan, plano de apoio adotado em março, funcionou “como uma vacina para a economia norte-americana”.

    Ómicron terá impacto no crescimento dos EUA, mas sem o inviabilizar

  • Sindicato denuncia que há escolas onde contratados ficam fora da testagem

    Escolas do agrupamento de Massamá e do Restelo não tinham testes à Covid-19 suficientes. “Os professores contratados já são o elo mais fraco em muitas outras situações e esta é mais uma”.

    Sindicato denuncia que há escolas onde contratados ficam fora da testagem

  • Hotelaria “em apneia” devido à falta de mão de obra mas está otimista

    A presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira, considerou hoje que o setor está “em apneia”, após dois anos de pandemia, a enfrentar desafios, como a falta de mão de obra, mas otimista.

    “Diria que estamos em estado de apneia, ainda temos oxigénio no pulmão, mas estamos a atravessar em apneia estes tempos dificílimos, ainda”, afirmou a responsável, durante uma iniciativa do Jornal de Negócios, no âmbito do Prémio Portugal Inspirador/Lado a Lado com as Empresas, dedicada ao turismo, em que participaram também o presidente executivo (CEO) da Coleção Torel Boutiques, João Pedro Tavares, e o administrador do banco Santander Miguel Belo de Carvalho.

    A responsável da AHP sublinhou que o setor do turismo, particularmente o da hotelaria, “está ainda muito combalido” dos últimos dois anos marcados pela pandemia de Covid-19 e que o primeiro trimestre deste ano, afetado pela quinta vaga da pandemia, que atingiu Portugal em dezembro, “vai ser muito desgraçado”.

    No entanto, a expectativa é a de que a partir da Páscoa se possa começar a recuperar e que já se sinta uma maior procura internacional no segundo semestre deste ano.

  • Reino Unido ultrapassa os 100 mil casos e atinge novo máximo

    O Reino Unido confirmou esta quarta-feira 108.069 novos casos de Covid-19, um novo máximo desde o início da pandemia. Trata-se de um crescimento em relação ao ontem, quando foram comunicadas 94.432 infeções.

    Estes números são divulgados no dia em que o primeiro-ministro Boris Johnson informou que o Reino Unido vai deixar de aplicar multas a quem não usar máscaras em locais fechados.

    Inglaterra foi o país onde foram registados mais casos, 96.545, e mais óbitos, 301. Em todo o Reino Unido, foram confirmadas 359 mortes, menos 79 do que na terça-feira.

    Desde o início da pandemia foram registados 15.506.750 casos e 152.872 mortes devido à Covid-19.

  • Pandemia alterou hábitos e formas de votar em vários países

    A pandemia alterou as formas de votar. Há vários países que optaram pela urna móvel, voto por correspondência, eletrónico, ou por procuração. Em Portugal os isolados vão poder sair para ir votar.

    Pandemia alterou hábitos e formas de votar em vários países

1 de 3