Momentos-chave
- Mais de 80 mil crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos já com autoagendamento
- Portugal tem doses suficientes para administrar terceiras doses
- Vacinação dos 12 aos 15 anos. Costa diz que "DGS utilizou o tempo que entendeu ser necessário"
- Pessoas vacinadas no Queimódromo serão contactadas pelas autoridades de saúde
- Boletim DGS. Mais casos até aos 19 anos do que na casa dos 20
- Boletim DGS. Maior parte dos óbitos entre as mulheres
- Boletim DGS. Lisboa e Vale do Tejo tem mais 121 novos casos que a região Norte e mais mortes
- Boletim DGS. Menos 31 pessoas nos internamentos e menos 12 nas unidades de cuidados intensivos
- Boletim DGS. 2.708 novos casos de infeção e 11 óbitos
- Conselho de Ministros reprograma despesa com computadores para as escolas
- Califórnia impõe vacinas ou testes semanais aos professores e funcionários das escolas
- “Casa aberta” disponível para vacinação dos jovens com 16 e 17 anos no fim de semana
- Gouveia e Melo: "Portugal tem mais 1000 doses sob vigilância"
- Gouveia e Melo: "O único risco da vacinação das 980 pessoas é vacina ser considerada nula"
- Foram afetadas 980 pessoas pela "falha na cadeia de frio” da distribuição das doses no Queimódromo, disse Gouveia e Melo
- Menos de uma semana depois dos Jogos Olímpicos, Tóquio regista um aumento acentuado de casos de Covid-19
- AstraZeneca. Coágulos sanguíneos depois de vacina são raros, mas a taxa de mortalidade é alta
- Vacinação suspensa no Queimódromo do Porto
- Pais querem casa aberta dos 12 aos 15 anos. Coordenador da task force prevê flexibilidade
- Aberto autoagendamento para crianças dos 12 aos 15 anos no site do SNS
- Senado brasileiro aprova lei para suspender patentes em situações de emergência
Histórico de atualizações
-
Bom dia.
Terminamos por aqui o nosso liveblog de quinta-feira. Pode continuar a acompanhar-nos aqui.
R(t) abaixo de 1 em praticamente todo o país. Só Alentejo é exceção
-
Incidência cai em Espanha para menos de 500 casos pela primeira vez num mês
Os casos de Covid-19 em Espanha caíram para baixo dos 500 em 14 dias pela primeira vez num mês. A pressão hospitalar também diminuiu, mas foram notificados 17.410 novos casos nas últimas 24 horas.
Incidência cai em Espanha para menos de 500 casos pela primeira vez num mês
-
Guiné-Bissau regista mais um morto e 85 novos casos
A Guiné-Bissau registou mais uma vítima mortal e 85 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados esta quinta-feira divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.
Segundo os dados, na quarta-feira foram registados mais 85 novos casos, elevando o total acumulado a 4.986 casos, e realizados 631 testes.
Mais 45 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, ficando o total acumulado em 4.313 recuperados, e há 583 casos ativos no país.
O Alto Comissariado refere também que foi registado mais um óbito, aumentando para 84 o total acumulado de vítimas mortais devido à Covid-19.
Os dados do Alto Comissariado indicam que 28 pessoas estão internadas devido à doença.
-
Vacinação indevida foi reportada à IGAS e à Polícia Judiciária
Gouveia e Melo confirma agora que todos os casos de vacinação indevida foram reportados “à IGAS e à PJ” e que “terão consequências”.
Diz o vice-Almirante que esses casos o “irritaram” uma vez que aconteceram essencialmente numa altura em que “estavam a morrer pessoas” que precisavam dessas vacinas, numa altura em que o processo de vacinação em Portugal tinha arrancado há pouco tempo.
-
"Tomar a segunda dose reduz em 11 vezes a probabilidade de óbito", diz Gouveia e Melo
O vice-Almirante Gouveia e Melo, responsável pela Task Force, destaca a eficácia da vacinação com dados sobre os surtos de janeiro, quer em número de infetados quer no número de mortos.
“Se olharem para as mortes que tínhamos em janeiro e ao próprio surto pandémico, essa diferença de 300 mortos por dia para 10 ou 15, deve-se essencialmente ao processo de vacinação”, nota Gouveia e Melo frisando a importância do esquema vacinal completo.
“Por isso encurtámos o prazo entre a primeira e segunda dose. Tomar a segunda dose reduz em 11 vezes a probabilidade de óbito”, afirma o responsável que diz que o país está preparado para a terceira dose da vacina, caso seja essa a decisão.
-
Vice-Almirante descarta hipótese de vacinação fora da área de residência
Com o autoagendamento exclusivo para as crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos a decorrer até sábado e a vacinação nos dois últimos fins de semana de agosto, Gouveia e Melo deixa claro, em entrevista à SIC, que a vacinação continuará a acontecer apenas na área de residência, não tendo sido criada qualquer exceção para quem, por exemplo, esteja de férias.
Nos centros de vacinação de Loures e Odivelas, já no próximo fim de semana, que será dedicado aos jovens dos 16 aos 18 anos haverá Djs nos espaços uma vez que logo no sábado, dia 14, os centros de vacinação estarão abertos até à 1 hora de domingo.
-
Angola regista 176 novos casos e sete óbitos nas últimas 24 horas
Angola registou 176 novos casos de Covid-19, mais sete óbitos e 215 recuperações da doença, nas últimas 24 horas, foi hoje anunciado.
De acordo com o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, os casos positivos foram reportados nas províncias da Huíla (62), Luanda (58), Zaire (14), Lunda Sul (13), Huambo (sete), Benguela, Namibe, Moxico (quatro cada), Cuando Cubango, Cuanza Sul (três cada), Lunda Norte (dois), Bié e Cuanza Norte (um cada), com idades entre 1 e 93 anos, sendo 124 do sexo masculino e 52 do feminino.
-
Mais de 80 mil crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos já com autoagendamento
Pelo menos 80 mil crianças e jovens dos 12 aos 15 anos já tinham sido registados no portal do autoagendamento para a vacinação nos fins de semana de 21 e 22 e 28 e 29 de agosto, avançou a Task Force da vacinação ao Observador.
Recorde-se que o autoagendamento para esta faixa está aberto em exclusividade entre hoje e o próximo sábado.
-
São Tomé e Príncipe com dois novos casos e uma recuperação em 24 horas
São Tomé e Príncipe registou mais dois casos de Covid-19, elevando o total acumulado para 2.480 infeções, e uma recuperação da doença nas últimas 24 horas, foi hoje anunciado.
Os dois novos casos foram registados na ilha de São Tomé, elevando para 64 o número de pessoas infetadas no país, estando uma internada na unidade de sintomático respiratório do Hospital Central de São Tomé e 63 em isolamento domiciliar.
-
Portugal tem doses suficientes para administrar terceiras doses
António Costa recordou esta tarde que a União Europeia — e por consequência Portugal — fiz a aquisição de doses suficientes para garantir uma “eventual terceira dose”.
“Essa é uma decisão que não está tomada. Se vier a ser tomada temos as vacinas necessárias, se não vier a ser tomada, é uma decisão técnica nesse sentido”, disse o primeiro-ministro acrescentando que “não está definido nenhum calendário” para a decisão sobre uma terceira dose.
-
Vacinação dos 12 aos 15 anos. Costa diz que "DGS utilizou o tempo que entendeu ser necessário"
Depois da decisão da DGS sobre a vacinação de todas as crianças entre os 12 e os 15 anos, António Costa descarta que tal tenha acontecido devido à pressão política feita pelo Governo e Presidente da República. “As decisões da DGS são puramente técnicas”.
“A DGS utilizou o tempo que entendeu ser necessário para ter informação cientifica suficientemente sólida para concluir as suas recomendações que foram sendo progressivas”, afirmou Costa em declarações aos jornalistas, acrescentando que “a Task Force e o Governo fizeram o que lhes competia”.
“A Task Force e o Governo fizeram também o que lhes competia: termos tudo preparado para quando viesse a decisão final da DGS podermos agir em conformidade”, disse.
Segundo o primeiro-ministro, a decisão das autoridades de saúde dá “confiança acrescida aos pais” e ajuda a uniformizar procedimentos junto dos médicos que até aqui só podiam indicar para vacinação crianças entre os 12 e os 15 anos com determinadas doenças associadas.
-
Pessoas vacinadas no Queimódromo serão contactadas pelas autoridades de saúde
Quem foi vacinado nos dias em que se registou uma falha na cadeia de frio do centro de vacinação instalado no Queimódromo do Porto vai ser contactado “nos próximos dias” pelas autoridades de saúde para acompanhar a resposta imunológica depois da vacinação.
A informação foi dada pelo vice-Almirante Gouveia e Melo, em declarações à RTP, que voltou a frisar que o pior que pode acontecer é “o ato vacinal ser considerado nulo” e os cerca de 1.000 utentes terem que recomeçar a vacinação contra a Covid-19.
-
Moçambique regista mais 16 óbitos e 1.038 novos casos
Moçambique registou mais 16 óbitos devido ao novo coronavírus, e 1.038 novos casos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
As mortes ocorreram nos últimos quatro dias e as vítimas tinham idades entre 26 e 88 anos, sendo todas de nacionalidade moçambicana, refere a nota de atualização de dados.
O país eleva o número total de mortes por Covid-19 para 1.671 e o de casos para 136.566, dos quais 84% recuperados da doença.
-
Variante Delta chegou a Austrália de limusina e espalhou-se porque governador seguiu exemplo britânico
O governador de Novas Gales do Sul é criticado por não ter tomado medidas atempadamente, mas o confinamento também não está a conter o surto. A vacinação decorre muito lentamente.
-
Boletim DGS. Mais casos até aos 19 anos do que na casa dos 20
A faixa etária dos 20 aos 29 anos tem sido a que apresenta mais novos casos diariamente — esta quinta-feira, são 708. Mas o boletim diário revela que até aos 19 anos (com dois grupos etários) houve mais infeções (761).
Da mesma forma, dos 30 aos 49 anos (dois grupos etários) também se registaram mais casos do que na casa dos 20, com 725 casos reportados (412 na casa dos 30 anos).
A soma dos novos casos acima dos 50 anos (514) é menor do que os casos registados só no grupo dos 10 aos 19 anos (567). Dos 70 aos 79 anos registaram-se 79 casos e 82 casos acima dos 80 anos.
Até aos 29 anos há mais casos entre os homens (768) do que entre as mulheres (701), mas, a partir dos 30 anos, todos os grupos etários têm mais casos entre as mulheres (num total de 677, contra 564 nos homens). No total, há mais 46 novos casos de infeção entre as mulheres.
-
Ator brasileiro Tarcísio Meira morre 85 anos
O ator brasileiro Tarcísio Meira morreu hoje vítima de Covid-19 aos 85 anos, avança a imprensa brasileira.
Tarcísio Meira estava internado há mais de uma semana no Hospital Albert Einstein em São Paulo.
-
Boletim DGS. Maior parte dos óbitos entre as mulheres
Esta quinta-feira, a maior parte dos óbitos anunciados foram de mulheres (sete), todas elas acima dos 70 anos (duas dos 70 aos 79 anos e cinco acima de 80 anos).
Três dos quatro óbitos entre os homens também foram acima dos 70 anos, mas o quarto tinha entre 50 e 59 anos.
-
Boletim DGS. Lisboa e Vale do Tejo tem mais 121 novos casos que a região Norte e mais mortes
A região de Lisboa e Vale do Tejo registou 38% dos novos casos de infeção (1.036) e mais de metade dos óbitos (seis).
A região do Norte é a segunda com mais casos (915, 34%), mas registou tantas mortes (duas) como a região do Alentejo, a região com menos novos casos do continente (130).
A região Centro teve 290 novos casos e o Algarve 257 (e uma morte). Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores foram registados 49 e 31 casos, respetivamente.
-
Boletim DGS. Menos 31 pessoas nos internamentos e menos 12 nas unidades de cuidados intensivos
Estão 754 pessoas internadas com Covid-19 — menos 31 do que no dia anterior —, das quais 169 estão nas unidades de cuidados intensivos — menos 12 do que na quarta-feira.
Esta quinta-feira, a DGS reporta ainda 2.209 pessoas recuperadas da infeção e menos 836 contactos em vigilância (num total de 57.278). No total, são 44.407 casos ativos — mais 488 nas últimas 24 horas.
-
Boletim DGS. 2.708 novos casos de infeção e 11 óbitos
Portugal registou 2.708 novos casos de infeção com SARS-CoV-2 e 11 mortes com Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.
Desde o início da pandemia já se registaram 995.949 casos de infeção e 17.525 óbitos.