Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia! Obrigado por ter acompanhado este liveblog. Para ler as notícias referentes à pandemia desta terça-feira, siga este link.

    Dia D para a vacina da Johnson & Johnson na União Europeia

  • Taiwan vende vacinas AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

    Horas depois de o sistema começar a admitir reservas para administração da vacina, por 17 euros, quatro dos cinco hospitais onde estão disponíveis já não tinham vagas para as próximas duas semanas.

    Taiwan vende vacinas AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

  • Risco de disseminação da Covid-19 nas superfícies é baixo, diz Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA

    O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) reafirmou hoje que o risco de transmissão do vírus SARS-COV-2 através de superfícies é baixo. O risco de transmissão, concluiu o mesmo estudo, é mais elevado por via aérea.

    Numa entrevista promovida pelo CDC, o chefe da Divisão de Prevenção de Doenças Transmitidas pela Água, citado pela CNN, explicou que o risco de transmissão ao tocar numa superfície, embora pequeno, é elevado em ambientes fechados. Ao ar livre, o sol e outros fatores podem destruir os vírus mais facilmente. Vincent Hill afirmou ainda que o vírus morre “rapidamente” em superfícies moles, mas pode persistir por mais tempo em superfícies sólidas e que estejam num espaço interior.

    O estudo também sugeriu que a transmissão nas superfícies é mais provável se tiver havido contacto nas últimas 24 horas com uma pessoa infetado com o vírus. Foi verificado que, nas casas onde tinha estado um doente com Covid-19 e que tinham sido limpas e as superfícies desinfectadas, a taxa de transmissão era mais baixa.

    Com base neste estudo, a agência atualizou as orientações para limpeza e desinfeção em ambientes comuns, onde clarificou que “na maioria das situações, limpar as superfícies com sabão ou detergente, sem necessidade de desinfetar, é suficiente para reduzir o já baixo risco de transmissão do vírus pelas superfícies”. A limpeza deve concentrar-se em áreas de alto contacto, como, por exemplo, maçanetas e interruptores de luz.

  • Joe Biden anuncia que todos os adultos dos EUA estão a partir de hoje elegíveis a tomar a vacina

    Joe Biden, presidente dos Estados Unidos da América, afirmou hoje que todos os adultos do país (norte-americanos com mais de 16 anos) estão a partir de agora elegíveis para tomar a vacina contra a Covid-19.

    Através da rede social Twitter, o presidente norte-americano falou diretamente para os cidadãos e salientou a importância da vacinação no combate à pandemia: “Nós temos [vacinas] suficientes, você precisa de ser vacinado e precisa de proteger os seus vizinhos e a sua família”.

  • Covid-19. DGS reforça medidas de vigilância junto das escolas e delegados de saúde

    Caso seja detetado um caso positivo de Covid-19 numa turma deve ser determinada, “de imediato e preventivamente” pela autoridade de saúde local, a suspensão de atividades dessa mesa turma.

    Covid-19. DGS reforça medidas de vigilância junto das escolas e delegados de saúde

  • Covid-19. Portugal deve atingir dois milhões com primeira dose da vacina esta terça-feira

    Sobre a vacinação do pessoal docente e não docente das escolas, a task force realça as mais de 184 mil pessoas vacinadas no fim de semana, com o sábado a registar o recorde diário de inoculações.

    Covid-19. Portugal deve atingir dois milhões com primeira dose da vacina esta terça-feira

  • Quase metade das empresas diz que Plano de Recuperação e Resiliência "não terá significado"

    Na opinião de empresários e gestores de topo das empresas, 48% consideram que o PRR “não terá significado para a atividade da sua empresa”, enquanto que apenas 5% consideram “muito significativo”.

    Quase metade das empresas diz que Plano de Recuperação e Resiliência “não terá significado”

  • Regresso às aulas na universidade Nova de Lisboa será "sobretudo presencial" ou misto

    O objetivo de João Sàágua é “permitir que os estudantes tenham o ensino de melhor qualidade” na situação que se vive neste momento, mas também na “máxima segurança”.

    Regresso às aulas na universidade Nova de Lisboa será “sobretudo presencial” ou misto

  • Madeira admite aligeirar medidas restritivas na próxima semana

    O Governo regional refere que uma mudança nas medidas dependerá da análise da situação sanitária no arquipélago nos últimos 15 dias e lembra que houve uma “reabertura cautelosa de muitas atividades”.

    Madeira admite aligeirar medidas restritivas na próxima semana

  • Novo presidente do NERGA quer ajudar empresas da Guarda a vencer a crise

    O novo presidente da direção da Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) disse hoje que pretende ajudar as empresas a ultrapassar as dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19.

    “Nós [direção do NERGA] não podemos fazer o trabalho dos empresários. Nós conseguimos ajudar e o que nós pretendemos fazer é trazer ferramentas diferentes, diferenciadoras, que permitam aos empresários colmatar as suas dificuldades e consigam prosperar, e consigam aumentar as vendas e consigam sair desta crise”, disse hoje Orlando Faísca.

    O novo presidente, que hoje tomou posse do cargo, assumiu, em declarações aos jornalistas, que devido à pandemia “nem todas as empresas vão poder continuar” o seu percurso.

    Na opinião do empresário, que vai dirigir a associação nos próximos três anos, as empresas da região da Guarda têm de estar melhor preparadas no futuro, daí que a equipa que lidera vai apostar em áreas como a formação e a internacionalização.

    O NERGA tem atualmente cerca de 300 associados, um número que a nova direção pretende ampliar nos próximos anos.

  • Aprovado apoio de emergência a 216 associações do Porto

    A Câmara do Porto aprovou hoje, por unanimidade, o apoio de emergência a 216 associações da cidade para ajudar a mitigar as dificuldades de tesouraria que enfrentam devido à pandemia de Covid-19.

    A autarquia aprovou em 8 de fevereiro a criação da “Linha de Apoio de Emergência às Associações do Porto — COVID.19” com uma dotação de 200 mil euros.

    De acordo com a proposta hoje discutida na reunião do executivo, foram rececionadas 225 candidaturas, tendo sido admitidas 216.

    Nesta segunda edição, a autarquia propôs um aumento, no valor de 16 mil euros, da verba afeta ao programa, que no ano de 2021 passará a ter uma dotação de 216 mil euros. Aquando da discussão da proposta em fevereiro, tinha já sido estipulado um reforço de 50 mil euros.

    De acordo com a documentação constante da proposta, as candidaturas selecionadas dividem-se pelas áreas da animação; educação; cultura; desporto; juventude; área social; feiras e mercados; e associações de moradores, tendo sido atribuído a cada uma delas o valor máximo de mil euros.

  • OMS. Número de infeções por Covid-19 com novo máximo na semana passada

    Secretário-geral da Organização Mundial de Saúde alerta para um novo máximo mundial de contágios por Covid-19 e lembra que apesar dos “grandes números”, cada morte é uma “tragédia”.

    OMS. Número de infeções por Covid-19 com novo máximo na semana passada

  • "A vida precisa de Cultura." Ministra "feliz" com a reabertura de salas de espetáculo

    “A vida precisa de Cultura, por isso, precisamos muito de voltar a ter as salas abertas”, disse a ministra da Cultura, no dia em que reabrem os equipamentos culturais.

    “A vida precisa de Cultura.” Ministra “feliz” com a reabertura de salas de espetáculo

  • Reforço de prevenção em escolas coloca “centenas” em isolamento no Alto Minho

    O delegado distrital de Saúde Pública de Viana do Castelo disse hoje que as novas medidas cautelares da Direção-Geral da Saúde colocaram centenas de pessoas das escolas da região em isolamento profilático para “estancar” a propagação da Covid-19.

    “Não há motivos para alarme social. É uma medida cautelar de saúde pública. O número de alunos infetados pela doença não aumentou em relação a janeiro, nem pouco mais ou menos. Agora estratégia mudou, é outra e está relacionada com a transmissibilidade entre os alunos, eventualmente da variante inglesa. Estamos a acautelar a saúde publica, afirmou hoje à agência Lusa, Luís Delgado.

  • Gaia abre um segundo centro de vacinação em Grijó

    O concelho de Vila Nova de Gaia conta, a partir de hoje, com um segundo centro de vacinação contra a Covid-19, o que eleva para 3.500 o número de doses administradas por dia neste concelho do distrito do Porto.

    Com 12 postos, e para servir a população da zona sul do concelho, foi instalado um centro de vacinação no outlet de Grijó que se soma ao que está já em funcionamento no Pavilhão das Pedras que fica situado no centro do concelho.

    O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, revelou hoje que a abertura deste centro implicou que o Município contratasse 54 enfermeiros.

  • Mais um morto em São Vicente e 161 novos infetados em Cabo Verde

    As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram hoje mais uma morte por Covid-19 na ilha de São Vicente e 162 novos infetados pelo novo coronavírus, elevando para 20.627 os casos positivos acumulados em todo o arquipélago.

    O Ministério da Saúde e da Segurança Social informou em comunicado que os laboratórios de virologia analisaram 940 amostras nas últimas 24 horas, dos quais 161 deram resultado positivo para o novo coronavírus, numa taxa de positividade de 17,1%.

    Com 215 amostras analisadas, a cidade da Praia diagnosticou mais 41 novos casos, enquanto ainda na ilha de Santiago há mais infetados em São Domingos (6), São Lourenço dos Órgãos (3) e São Salvador do Mundo, Tarrafal, Santa Cruz e São Miguel, todos com um cada.

  • França vai aliviar restrições para viagens na Europa e EUA em maio

    O Presidente francês disse que França vai aliviar progressivamente as restrições de viagens, apesar de o número de doentes hospitalizados estar há várias semanas acima dos 30 mil.

    Numa entrevista à cadeia de televisão americana CBS, divulgada no domingo ao final do dia, Emmanuel Macron reiterou que as restrições às viagens entre França e os restantes países europeus, assim como com os Estados Unidos, vão ser progressivamente aliviadas a partir do início de maio.

    Ao mesmo tempo, quem vier de países como Brasil, Argentina, Chile ou África do Sul e não cumprir a quarentena obrigatória pode pagar uma multa de 1.500 euros e o valor pode ir até aos 3.000 euros em caso de reincidência.

    A ambição de retomar as viagens internacionais acontece numa altura em que os números da progressão da Covid-19 estabilizaram em níveis bastante elevados.

  • Madeira com 20 novos casos e 23 recuperações

    A Madeira tem hoje 20 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, todos de transmissão local, e 23 recuperações, revela a Direção Regional de Saúde (DRS).

    A região passa assim a contabilizar 8.757 casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais 8.347 recuperaram e 71 morreram.

    Atualmente, a Madeira regista 312 situações ativas de Covid-19. Entre os casos ativos, a DRS realça que 21 são casos importados e 291 de transmissão local, encontrando-se cinco pessoas internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça em Unidades Polivalentes e nenhuma na Unidade de Cuidados Intensivos, 22 cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e as restantes permanecem em alojamento próprio.

    “No total, há 87 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24” ou às autoridades de saúde, revela.

  • Professores dos 2.º e 3.º ciclos alertam para incumprimento das regras de segurança

    No dia em que se começa a terceira fase do desconfinamento em Portugal, os professores alertam para incumprimento de regras por parte dos alunos desde que as escolas reabriram, a 5 de abril.

    Professores dos 2.º e 3.º ciclos alertam para incumprimento das regras de segurança

  • Apenas uma em 500 pessoas foi vacinada contra a Covid-19 nos países pobres

    As vacinas continuam concentradas em cerca de uma dúzia de países e OMS anunciou que a jovem ativista Greta Thunberg doou 100 mil euros para apoiar a organização na distribuição equitativa de vacinas.

    Apenas uma em 500 pessoas foi vacinada contra a Covid-19 nos países pobres

1 de 5