Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Continuaremos a acompanhar a situação relativa à pandemia da Covid-19 aqui:

    Berlim e Frankfurt com recolher obrigatório e novas restrições sociais

  • Trump promete regresso rápido à campanha

    Foi o último tweet de Donald Trump na cama do hospital. Minutos antes regressar à Casa Branca, o presidente escreveu: “Estarei de volta à trilha da campanha em breve !! As Fake News só mostram as sondagens falsas.”

  • Brasil perto dos 5 milhões de casos de coronavírus

    Foram quase mais 12 mil infetados (11.946) que o Brasil contabilizou nas últimas 24 horas, o que o faz aproximar-se cada vez mais dos 5 milhões de casos acumulados (4.927.235).

    O total de mortes está nos 146.675 óbitos, somados os 323 mais recentes.

  • O vídeo do momento em que Donald Trump tira a máscara

    O momento em que o Presidente retira a máscara, partilhado por Jim Acosta, jornalista da CNN, no Twitter.

    Apesar de ter deixado o hospital, Donald Trump continua a ser um caso ativo de Covid-19, capaz de infetar terceiros. A máscara serve, neste caso específico, não como uma proteção para o chefe de Estado, mas como uma forma de evitar que contagie quem o rodeiam.

  • Doentes nos cuidados intensivos em França superam os 1.400, valor mais alto desde maio

    França registou 5.084 novos casos nas últimas 24 horas, com 1.415 doentes em unidades de cuidados intensivos, o valor mais alto desde 28 de maio.

    O número acumulado de infetados eleva-se assim para 624.274.

    A Agência de Saúde Pública francesa contabilizou ainda 70 óbitos, com o número total de vítimas mortais a aumentar para 32.299.

  • Donald Trump já está na Casa Branca

    Donald Trump já está na Casa Branca.

    Depois de uma rápida viagem do Hospital Walter Reed, o helicóptero que transporta o presidente norte-americano, o Marine One, aterra no relvado da Casa Branca.

    Donald Trump sai sozinho e depois de subir a escadaria retira a máscara (apesar de continuar com Covid-19) e faz continência. A entrada foi feita pela varanda da Sala Azul e não pela entrada principal da Casa Branca.

    US-VOTE-HEALTH-VIRUS

    Trump faz continência

    President Trump Arrives Back At White House After Stay At Walter Reed Medical Center For Covid

    Trump faz sinal de OK

    President Trump Arrives Back At White House After Stay At Walter Reed Medical Center For Covid

    O Presidente retira a máscara

    President Trump Arrives Back At White House After Stay At Walter Reed Medical Center For Covid

    O Marine One chega à Casa Branca

  • Trump partilha texto do New York Post sobre "vírus chinês"

    É com aspas que Donald Trump começa um dos seus mais recentes tweets, já que está a citar um artigo de Miranda Devine, do New York Post. O presidente é retratado como o “herói invencível” que venceu o “vírus chinês”.

    https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1313236041315373057

    “Vê-se isso no entusiasmo pelo presidente do lado de fora do Hospital Walter Reed. Vê-se nas inscrições, da Florida à Pensilvânia e Virgínia Ocidental, onde os republicanos estão a ultrapassar os democratas por 2 a 1. Se o presidente voltar à campanha, ele será um herói invencível, que sobreviveu a todos os truques sujos que os democratas lançaram contra ele, mas também ao vírus chinês. Ele vai mostrar à América que não precisamos mais ter medo”. mdevine@nypost.com Obrigado Miranda. Acabou até que a peste veio da China. Vamos ganhar de qualquer maneira!”, escreve o presidente dos Estados Unidos.

  • Trump já saiu do hospital e segue para a Casa Branca

    O presidente norte-americano já saiu do hospital e está a caminho da Casa Branca no Marine One, o helicóptero presidencial.

    Donald Trump saiu em silêncio do Hospital Walter Reed e não fez qualquer declaração nem respondeu às perguntas dos jornalistas.

  • Biden para Trump: "Oiça os cientista, apoie as máscaras"

    Falando em Little Havana, Miami, Joe Biden disse que as suas orações continuam a ser com o presidente e a primeira-dama, mas deixou um recado ao presidente Trump: dê ouvidos à ciência.

    “Fiquei feliz de ver que o presidente falou e gravou vídeos durante fim de semana. Agora que ele está ocupado a tweetar mensagens de campanha, eu peço-lhe o seguinte: ouça os cientistas, apoie as máscaras.”

  • Mike Pence e Kamala Harris vão estar separados por acrílico no debate

    Esta quarta-feira, uma placa de acrílico irá separar Mike Pence e Kamala Harris durante o debate presidencial, avança a CNN, citando fonte da Casa Branca.

    O vice-presidente e a candidata democrata à vice-presidência estarão também a uma distância maior do que a inicialmente prevista.

    A decisão foi tomada depois de o número de casos positivos na Casa Branca continuar a aumentar e depois de o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) garantir que é possível que o coronavírus se transmita pelo simples ato de respirar.

  • Covid-19. Novo coronavírus terá infetado 10% da população mundial

    O novo coronavírus terá infetado 10% da população mundial, cerca de 780 milhões de pessoas, muito acima dos 35 milhões de casos oficialmente confirmados , admitiu a OMS

    Covid-19. Novo coronavírus terá infetado 10% da população mundial

  • Trump vai participar do próximo debate, dia 15 de outubro

    Donald Trump conta estar presente no próximo debate presidencial, marcado para 15 de outubro, garantiu Tim Murtaugh, o seu diretor de campanha, citado pela CNN.

    “A intenção do presidente é debater”, disse.

  • Coronavírus transmite-se mesmo por aerossóis emitidos durante a respiração

    A discussão era sobre as partículas extremamente pequenas, os aerossóis, libertadas durante a simples respiração e que não devem ser confundidas com as gotículas (que são maiores) libertadas com a tosse, espirros ou até enquanto se fala. Afinal, depois de um passo em frente e dois atrás, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano garante que é mesmo possível que o vírus da Covid-19 se transmita pelo simples ato de respirar.

    No entanto, faz várias ressalvas: só acontece em situações excecionais e está longe de ser a forma mais comum de contágio. Ainda assim, é possível ficar infetado mesmo mantendo um distanciamento de mais de 1,8 metros do portador do vírus.

    Leia aqui o artigo completo.

    Um erro, a correção e a confirmação: coronavírus transmite-se mesmo por aerossóis emitidos durante a respiração

  • Trump não toma nada para a febre há 72 horas (mas toma dexametasona)

    A equipa médica de Trump tem sublinhado por diversas vezes que o Presidente não tem febre desde sábado, o que será um indício de que está a melhorar. “O Presidente não toma nenhum medicamento para reduzir a febre há mais de 72 horas”, garantiu Sean Conley.

    Acontece que Trump está a tomar dexametasona — um corticosteroide usado como um potencial tratamento para a Covid-19 graças à sua capacidade para reduzir a inflamação — e que mascara a febre. Isso mesmo sublinhou Céline Gounder, analista médica da CNN, no Twitter.

    “O Dr. Conley acabou de dizer que o POTUS não toma medicamentos para reduzir a febre há 72 horas. Isso está errado”, escreveu Céline Gounder. “A dexametasona é um medicamento para reduzir a febre.”

    Trump começou a tomar o fármaco depois de os seus níveis de oxigénio terem descido abaixo da saturação de 95%.

  • Trump já recebeu oxigénio por duas vezes

    Por duas vezes os níveis de oxigénio do presidente dos EUA caíram e, nesses momentos, Donald Trump teve de receber oxigénio suplementar.

    A primeira informação era conhecida desde domingo, mas a equipa médica não tinha ainda revelado quantas vezes o chefe de Estado precisou de receber oxigénio.

    “Nas duas vezes, o Presidente recebeu um pouco de oxigénio e recuperou imediatamente”, precisou Sean Conley.

  • Último teste negativo de Trump? Médico prefere não dizer

    “Não quero andar para trás.” Foi assim que o médico de Donald Trump respondeu quando questionado sobre o último teste negativo do presidente norte-americano.

    Sean Conley recusou-se a fornecer qualquer tipo de detalhe sobre esse assunto.

  • Médico de Trump defende "passeio" para saudar apoiantes

    Sobre o passeio de Donald Trump para saudar apoiantes, apesar da infeção com o novo coronavírus, o médico do Presidente, Sean Conley, começou por lembrar que Trump “tem estado rodeado de pessoal médico e de segurança há várias dias, usando Equipamento de Proteção Individual Integral”.

    Conley acrescentou que os agentes dos serviços secretos norte-americanos presentes no passeio de Trump este domingo “estavam com o mesmo nível de EPI e estiveram presentes por um período muito curto de tempo”.

    Já sobre o regresso à Casa Banca, garantiu: “Trabalhámos em coordenação com os nossos especialistas de defesas infecciosas, que nos deram algumas recomendações sobre como manter tudo seguro na Casa Branca e para quem rodeia o Presidente”.

  • Trump sai do hospital, mas vai ser acompanhado em "Unidade Médica da Casa Branca"

    Donald Trump vai ter alta hospitalar no sentido formal do termo, mas vai continuar a ser acompanhado de forma estrita e rigorosa por uma equipa médica na Casa Branca.

    O médico do Presidente norte-americano, Sean Conley, afirmou agora em resposta aos jornalistas que Trump vai “vai voltar para uma instalação, a Unidade Médica da Casa Branca, que tem médicos, enfermeiros e outros profissionais de excelência em vigilância “24/7″, ou seja, em permanência”.

  • Trump ainda vai tomar uma dose de Remdesivir na Casa Branca

    Donald Trump já recebeu três doses de Remdesivir, medicamento usado no combate à Covid-19. Segundo a sua equipa clínica, “tolerou essa infusão sem dificuldades e as suas funções hepáticas e renais continuaram normais”.

    O plano é agora administrar a quarta dose do medicamento nas próximas horas, antes do regresso de Donald Trump à Casa Branca. Foi ainda alinhavada a administração de uma quinta dose — a “final” — esta terça-feira, 6 de outubro, na Casa Branca.

    Remdesivir mostrou benefícios em casos de doença moderada. Mas compensará os custos?

  • Trump "superou critérios" para ter alta: sem febre há mais de 72h e níveis de oxigénio normais, diz médico

    Sean Conley, médico pessoal de Donald Trump, está a falar sobre a evolução do estado de saúde do Presidente norte-americano. Diz que “nas últimas 24 horas o Presidente continuou a melhorar” e que “superou todos os critérios habituais para a alta hospitalar”.

    Trump tomou mais uma dose de Remdesivir esta segunda-feira. “Passaram mais de 72 horas desde a última febre e os níveis de oxigénio estão normais”, diz o médico.

    Mesmo admitindo que Trump possa não estar “inteiramente fora de perigo”, Sean Conley vinca: “A equipa e eu concordámos que as nossas avaliações e o seu estado clínico permitem um regresso seguro do Presidente a casa”.

    Depois do seu “regresso seguro a casa”, Trump vai ter ao seu dispor “cuidados médicos de excelência 24 horas por dia, sete dias por semana”, lembra o médico.

1 de 3