Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que seguiu a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo do dia de ontem, segunda-feira.

    Ómicron está a espalhar-se “a um ritmo que nunca vimos antes”. Vacinas não bastam, alerta OMS

    Continue, por favor, a acompanhar-nos nesta nova ligação. Muito obrigado!

  • França investiga 400 possíveis certificados de saúde falsos

    O número de hospitalizações por Covid-19 em França continua a subir, e aumentam também os casos de falsificação de certificados de saúde.

    França investiga 400 possíveis certificados de saúde falsos

  • Madeira com mais uma morte de 909 situações ativas

    As autoridades de saúde da Madeira reportaram hoje mais uma morte associada à Covid-19, 112 novos casos e 909 situações ativas, refere o boletim diário sobre a situação epidemiológica na região hoje anunciado.

    Uma nota divulgada pela secretaria regional da Saúde adianta que a vítima mortal é um homem de 48 anos, vacinado e com comorbilidades associadas que faleceu no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

    A região passa a contabilizar 120 mortes na sequência desta infeção desde o início da pandemia, complementa.

    Quanto ao boletim difundido pela Direção Regional de Saúde (DRS), indica que foram sinalizados 112 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e mais 83 doentes recuperados nas últimas 24 horas.

  • Dificuldades em agendar vacina das crianças? Não é o único

    O autoagendamento para crianças dos 10 aos 11 anos já está disponível no site da DGS, mas vários pais ou encarregados de educação reportaram ao Observador falhas na marcação.

    Ao tentar agendar pode surgir uma mensagem de erro, pelo que se recomenda nova tentativa mais tarde.

    Recorde-se que com diversas faixas etárias foram reportados erros temporários no agendamento da vacina, consequência do elevado número de acessos.

    As crianças destas idades serão vacinadas nos dias 18 e 19 de dezembro.

  • Britânicos fazem filas de espera para terceira dose após alerta sobre Ómicron

    Longas filas de espera formaram-se hoje junto a centros de vacinação em Inglaterra, na sequência do apelo do Governo britânico aos adultos para se protegerem com uma terceira dose de reforço devido ao risco da variante Ómicron.

    A página de agendamento pela Internet esteve inacessível temporariamente devido ao excesso de procura, após o primeiro-ministro, Boris Johnson, apelar no domingo aos adultos elegíveis, ou seja, aqueles que tenham recebido uma segunda dose, para que se apresentassem nos centros.

    O resultado foi uma corrida a centros com tempos de espera de várias horas desde esta manhã.

    No Hospital St. Thomas, na margem sul do Rio Tamisa, em Londres, a fila estendia-se pela Ponte de Westminster em direção ao Parlamento na outra margem.

    O sistema deverá abrir os agendamentos aos menores de 30 anos na quarta-feira, com o objetivo de disponibilizar uma terceira dose a todos os maiores de 18 anos até ao final de mês, o que implica administrar cerca de um milhão de vacinas todos os dias.

  • Incidência em Espanha sobe 58 pontos para 381 casos

    A incidência de Covid-19 em Espanha aumentou hoje para 381 casos por 100.000 habitantes, mais 58 do que na sexta-feira, com 49.802 novas infeções, enquanto a pressão hospitalar nas unidades de cuidados intensivos subiu para 12,60%.

    Segundo a última atualização do Ministério da Saúde espanhol, o indicador da velocidade de transmissão da doença subiu de 323,1 casos (sexta-feira) para 381,3 (hoje) por cada 100.000 habitantes diagnosticados nos últimos 14 dias.

    Por outro lado, o país registou 49.802 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 nos últimos três dias, tendo os serviços de saúde notificado mais 103 mortes atribuídas à doença durante o mesmo período.

    O número total de casos notificados em Espanha desde o início da pandemia é de 5.339.992 e já morreram 88.484 pessoas devido à doença Covid-19.

    Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais de todo o país 746 pessoas com Covid-19 e o número de doentes hospitalizados subiu para 6.347 (eram 5,569 na sexta-feira), o que corresponde a 5,11% das camas ocupadas.

  • Autoagendamento para crianças dos 10 aos 11 anos já disponível

    O autoagendamento para crianças dos 10 aos 11 anos já está disponível no site da DGS.

    As crianças destas idades serão vacinadas nos dias 18 e 19 de dezembro.

  • Surto com mais de 30 casos na fábrica das conservas Ramirez. Sindicato diz que dirigentes de participarem em jantar de Natal

    Um surto com mais de 30 casos foi detetado na fábrica de conservas Ramirez, em Matosinhos.

    Em comunicado enviado às redações, o Sindicato dos Trabalhadores. da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB) acusa os quadros dirigentes de nada fazerem para conter o surto, participando mesmo em “habituais jantares de confraternização da quadra natalícia” de “onde se desconfia ter resultado uma ainda maior potenciação do contágio generalizado”.

    Na última terça-feira existiam 12 casos positivos, mas, à falta de “medidas extraordinárias” (já depois de se ter sinalizado o da semana anterior) e após um novo jantar, há já mais de 30 contágios.

    A Administração Regional de Saúde Norte confirmou ao Observador que está a acompanhar o caso.

  • GNR encerra café em Viana do Castelo com cerca de 150 pessoas no interior

    A GNR encerrou um café em Santa Leocádia de Geraz do Lima, em Viana do Castelo, com cerca de 150 pessoas no interior, em desrespeito pelas medidas de prevenção da pandemia de Covid-19, informou esta segunda-feira aquela força policial.

    Em comunicado enviado às redações, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, adiantou que a operação foi desencadeada na sequência de “uma denúncia de ruído no referido estabelecimento”.

    No local, os militares da GNR verificaram que se encontravam cerca de 150 pessoas no interior do café, que “funcionava fora do horário permitido, e onde estava também a decorrer uma festa com a utilização de um espaço de dança não licenciado, em pleno desrespeito pelas medidas vigentes no âmbito da pandemia Covid-19”.

    Segundo a GNR, “todos os intervenientes foram identificados para se proceder à elaboração dos respetivos autos de contraordenação.

    Aos responsáveis do café “pela falta de observância do dever de verificação do certificado digital ou teste Covid-19, e aos 137 clientes por falta de observância do dever de apresentação e detenção de certificado digital da União Europeia nas modalidades de comprovativo de teste ou de recuperação ou de realização laboratorial de teste com resultado negativo”.

  • Cabo Verde inicia vacinação de 60 mil crianças e adolescentes em 16 dezembro

    Cabo Verde vai começar na quinta-feira a vacinar cerca de 60 mil crianças e adolescentes dos 12 aos 17 anos contra a Covid-19, informou esta segunda-feira o diretor nacional de Saúde, que pediu o consentimento dos pais.

    Em conferência de imprensa semanal para fazer o ponto de situação da pandemia no país, Jorge Noel Barreto disse que já está tudo a postos e os menores vão ser vacinados com as 200.070 vacinas da Pfizer oferecidas esta semana pelos Estados Unidos da América.

    No total, disse que há cerca de 60 mil pessoas com idades entre 12 e 17 anos no país, sendo que a maior parte está nas escolas, um dos locais onde vai decorrer a vacinação, além dos atuais postos em todo o país, sobretudo para aqueles que não frequentam as escolas neste momento.

    “Nós pensamos que a vacinação dos adolescentes deverá decorrer sem sobressaltos, porque nós já temos a experiência da vacinação de adultos”, realçou o especialista sanitário, que aproveitou para pedir o consentimento dos pais e encarregados de educação.

    Mas o responsável entende que não haverá muita dificuldade neste sentido, tendo em conta a boa taxa de cobertura nacional dos adultos, que é neste momento de 83,4% com a primeira dose e 69,6% já completamente vacinados.

  • Porto de Mós testa 1.400 crianças e jovens estudantes

    O Município de Porto de Mós anunciou hoje que teve início a testagem a cerca de 1.400 crianças e jovens da educação pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos que frequentam as escolas do concelho.

    Segundo uma nota de imprensa do município, as crianças são testadas nas suas próprias escolas, por insistência da autarquia, com testes de deteção rápida, numa ação da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, com o apoio da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós.

    As equipas de profissionais de saúde irão deslocar-se, entre hoje e esta terça-feira, aos 16 jardins de infância, 15 escolas do 1.º ciclo e às duas escolas do 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós.

    No Instituto Educativo do Juncal também já foram recentemente testados os alunos dos 1.º e 2.º ciclos, num total de 196 crianças.

  • Associação hoteleira diz que festas de Natal e ‘Reveillon’ continuam agendadas

    A Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) avançou hoje à Lusa que apesar da pandemia da Covid-19 os hotéis mantêm agendada a organização de festas e jantares de Natal e de Passagem de Ano.

    “De uma maneira geral, os hotéis continuam a manter agendada a organização de festas e jantares de Natal e de Passagem de Ano, estando empenhados em perceber quais as regras e procedimentos que terão que cumprir e que apresentar aos seus clientes para assegurar a realização destes eventos em segurança”, disse esta segunda-feira fonte oficial da APHORT.

    Em resposta à agência Lusa, por escrito, sobre se os hoteleiros estavam a registar nos últimos dias cancelamentos por causa do aumento de casos com a doença da covid-19 em Portugal, a APHORT indica que as “principais desistências” são mais ao nível de jantares e eventos de empresas.

  • Itália com 12.712 novos casos e 98 mortes, mais 32 que no domingo

    A Itália registou esta segunda-feira mais 12.712 infetados com o coronavírus, e o número de mortes diárias aumentou para 98 em relação ao domingo, quando se tinham contabilizado 66 mortes relacionadas com a Covid-19.

    Estão agora internadas, de acordo com a Reuters, 7.807 pessoas com Sars-Cov-2, sendo que 856 estão em cuidados intensivos, mais 27 que no dia anterior.

    Itália regista atualmente 134.929 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, o segundo país com mais óbitos na Europa, apenas atrás do Reino Unido, e o nono mais elevado do mundo.

    Foram contabilizados até esta segunda-feira 5,24 milhões de casos provocados pelo coronavírus no país.

  • Vacinação de crianças obriga a reagendamento do reforço da Janssen, revela DGS

    As pessoas que receberam a vacina da Janssen e que estavam agendadas para a dose de reforço no próximo domingo vão ser remarcadas para mais cedo, uma vez que este dia está reservado para a vacinação das crianças.

    “Os utentes que estavam agendados para receber a dose de reforço da Janssen no dia 19 de dezembro receberão uma SMS com a indicação de uma nova data para a vacinação, que será antecipada”, adiantou hoje à Lusa fonte da Direção-Geral da Saúde (DGS).

    Segundo a mesma fonte, o fim de semana de 18 e 19 dezembro será exclusivamente reservado à vacinação do grupo etário dos 5 aos 11 anos, pelo que “não serão administradas vacinas a pessoas fora dessa faixa etária”.

    A vacinação de reforço da imunidade para maiores de 50 anos a quem foi administrada a vacina de toma única da Janssen começou em 05 de dezembro, estando previsto que terminasse no próximo domingo.

  • Quase 70 mil pessoas vacinadas com dose de reforço nas últimas 24 horas

    Nas últimas 24 horas, foram inoculadas mais 69.695 pessoas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, indica o relatório de vacinação diário divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, já tomaram a dose de reforço mais de dois milhões de portugueses (2.051.976).

    Completaram ainda o esquema vacinal da Covid-19 mais 2.495 pessoas, contabilizando-se 8.624.509 pessoas totalmente inoculadas.

    Relativamente à vacina da gripe, foram vacinadas mais 8.836 pessoas. Até ao momento, foram inoculados 2.222.262 portugueses.

    Ontem, funcionou a modalidade Casa Aberta para todos aqueles com mais de 50 anos que tomaram a vacina da Janssen.

  • Mais um caso de Covid-19 no Sporting: Ricardo Esgaio testa positivo quatro dias depois de Paulinho

    Paulinho testou positivo no regresso de Amesterdão, Coates teve alta antes do jogo com o Boavista, Esgaio testou positivo a seguir ao jogo com o Boavista: Rúben Amorim tem mais uma baixa no plantel.

    Mais um caso de Covid-19 no Sporting: Ricardo Esgaio testa positivo quatro dias depois de Paulinho

  • Manchester United tem um surto de Covid-19, encerrou o centro de treinos por 24 horas e pode ver adiado o próximo jogo para a Premier League

    Alguns jogadores e elementos do staff do Manchester United testaram positivo à Covid-19 no domingo e o clube decidiu encerrar o centro de treinos por 24 horas. Jogo contra o Brentford está em risco.

    Manchester United tem um surto de Covid-19, encerrou o centro de treinos por 24 horas e pode ver adiado o próximo jogo para a Premier League

  • Esgaio é o terceiro caso positivo no Sporting nas últimas semanas

    O defesa do Sporting Ricardo Esgaio está em isolamento, depois de ter testado positivo ao novo coronavírus, confirmou hoje à Lusa fonte ligada ao processo, sendo o terceiro caso na equipa da I Liga de futebol nas últimas semanas.

    Nos mais recentes testes para detetar o novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, efetuados pelo clube, o lateral dos leões, que está assintomático, testou positivo e foi colocado em isolamento.

    Esgaio é o terceiro caso no Sporting nas últimas semanas, depois de central Coates ter testado positivo no início do mês e de o avançado Paulinho também ter tido um teste com resultado positivo após o regresso dos Países Baixos, onde a formação comandada por Rúben Amorim jogou frente ao Ajax, na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

  • Multadas 35 companhias aéreas e 987 passageiros em 12 dias de restrições

    Quase mil passageiros e 35 companhias aéreas foram multados nos aeroportos portugueses nos primeiros 12 dias de obrigatoriedade de desembarcarem com teste negativo à Covid-19 ou certificado de recuperação, revelou hoje à Lusa o Ministério da Administração Interna.

    Desde 1 de dezembro que todos os passageiros que cheguem a Portugal por via área são obrigados a apresentar teste negativo à Covid-19 ou certificado de recuperação no desembarque.

    Num balanço desta medida para conter o aumento do número de casos de Covid-19, o Ministério da Administração Interna (MAI) avança que, entre 01 e 12 de dezembro, a PSP e o SEF fiscalizaram 377.751 passageiros e 3.843 voos, que resultaram em 987 contraordenações.

    Dos 987 autos de contraordenação, 604 foram levantados pela PSP, que controla os passageiros provenientes de voos com origem no espaço Schengen, e 383 pelo SEF, que fiscaliza os viajantes oriundos de países fora do espaço Schengen (fora da Europa).

    Estão isentos da obrigatoriedade de testes, PCR ou rápido, os passageiros de voos domésticos, os menores de 12 anos e as tripulações.

  • China deteta primeiro caso da variante Ómicron

    China informou hoje que detetou o seu primeiro caso da variante Ómicron da Covid-19 no continente, na cidade de Tianjin (norte), um contágio, segundo a televisão estatal CGTN, importado do estrangeiro.

    Especialistas daquele país asiático já tinham admitido, no final de novembro, existir uma “alta probabilidade” de a variante do Sars-Cov-2 Ómicron chegar à China, embora tivessem demonstrado confiança nas rígidas estratégias de prevenção do país para evitar a transmissão.

    Segundo a CGTN, ainda não foram divulgados detalhes sobre a nacionalidade ou histórico de viagens da pessoa infetada, um paciente assintomático que foi colocado em quarentena após a sua chegada ao país asiático.

    A estação de televisão acrescenta, citando autoridades locais, que testes PCR mostraram a presença da variante Ómicron no infetado no dia 9 de dezembro, o que foi posteriormente confirmado pelo Centro Chinês para o Controlo e Prevenção de Doenças.

    O jornal Global Times acrescenta que o doente agora está isolado num hospital da cidade, a 111 quilómetros da capital, Pequim.

1 de 2