333kWh poupados com o
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo MEO

Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui.

António Fidalgo

Convidado

Artigos publicados

Ensino Superior

As universidades e o desígnio português

A escolarização básica nos PALOP é uma tarefa ingente, atendendo à juventude das respectivas populações. Portugal pode e deve contribuir, até mais não poder, nesse esforço educativo e formativo.
Universidades

Ensino de corpo e alma

O ensino online é, sem dúvida, um complemento importante à escola nos dias de hoje. Mas crer que possa alguma vez substituir o professor de carne e osso no ensino é simplesmente tomar a nuvem por Juno
Universidades

Ciência e precariedade

Se as universidades já nem têm dinheiro para os salários dos seus professores de carreira, como podem contratar a tempo inteiro investigadores que a FCT produziu e não soube integrar na economia real?
Universidades

Injustiça, iniquidade, inânia, e interior

Lisboa não é zona de convergência, mas acaba de receber, efectivamente, mais dinheiro de fundos comunitários que qualquer zona do Interior. Iniquidade é o que é. Chamem-se os bois pelos nomes.
Universidades

Reitor me confesso

Os reitores fazem verdadeiros milagres, omeletes sem ovos. Um estudante fica mais barato ao Estado do que um aluno do secundário. E qualquer casal paga mais pelo filho na creche do que na universidade
Educação

Cinzas de um Eton português

Outro grande colégio dos jesuítas, o de Campolide, também fechou com a República. Passados 107 anos, a capital Lisboa tem o São João de Brito, também dirigido por jesuítas. No interior, temos cinzas.
Universidades

Massachusetts: uma ideia para Portugal

O mercado do ensino universitário floresce neste mundo global. Os países anglófonos há muito que o têm como importante fonte de receitas. Na Austrália é a principal indústria de exportação de serviços
País

A reposição dos feriados religiosos

É salutar que a Igreja portuguesa tenha o sentido de Estado que falta ao actual governo português. Não se confunda período de descanso ou de férias com feriados religiosos.
País

Repensar a FCT

O problema de fundo da FCT está na génese, na esquizofrenia que instaurou no sistema científico nacional.
A página está a demorar muito tempo.