886kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Helena Cristina Coelho

Convidado

1989. O ano da queda do muro de Berlim, do massacre na praça de Tiananmen, do fim de longas ditaduras na América Latina, da morte de Salvador Dali e de Bruce Chatwin, do primeiro telemóvel em Portugal. E também o ano em que dei os primeiros passos no jornalismo. Uma caminhada que me levou pelo Semanário, depois pela Visão, de onde saí para a direção executiva da revista Ideias & Negócios. Fui editora da Sábado, fiz parte da equipa fundadora da Dia D, revista semanal de economia do Público, onde fui editora executiva, mais tarde integrei a direcção do Diário Económico e editei programas do canal ETV. Conto ainda com uma passagem pela revista Veja, no Brasil. Licenciei-me em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa, mas já voltei às salas de aula em São Paulo e, mais recentemente, Washington. As grandes reportagens na área da economia e negócios valeram-me três distinções: primeiro, a de 'Jornalista Revelação' em 1996 pelo Clube Português de Imprensa, depois o prémio de 'Jornalismo Económico' da Universidade Nova de Lisboa e uma menção honrosa no 'Prémio Citigroup de Jornalismo’. Contar o mundo e as histórias de vida de quem, a bem ou a mal, o faz girar é o que me mantém nesta aventura, agora no Observador, desde Janeiro de 2017.

Artigos publicados

Empreendedorismo

Quando o falhanço é a melhor lição

Quando um negócio falha, como é o caso da Chic by Choice, a tentação ainda é ver nisso um castigo e não uma lição - o que revela as fraquezas de um empreendedorismo que ainda tem muito para crescer.
PSD

Sulistas, populistas e… que mais?

Por um lado, Rui Rio aparece de peito feito a condenar o abominável populismo, que rejeita — por outro, parece cair em tentações populistas, em que cede. O que esperar daqui?
António Costa

Costa e a rábula do bom aluno

Se o plano do Governo ao acenar com estas (não tão novas) propostas de impostos europeus é cair nas boas graças da liderança europeia, está na direção certa. Só lhe falta o título de "bom aluno".
Proteção Civil

Os inconsequentes

Não sei o que é pior: se ver as falhas da Proteção Civil expostas numa auditoria do Tribunal de Contas, se descobrir que as recomendações feitas há dois anos foram na maioria ignoradas ou adiadas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.