Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

António Costa
António Costa

Costa apela a autarcas para não terem medo

Para o primeiro-ministro, "a melhor forma de não ter medo é saber identificar os problemas", considerando essencial que autarcas não tenham medo de ceder o poder ou de assumir competências.
PS

"Não estou em trânsito para outro espaço político"

Ex-militante socialista explica que se desvinculou do partido há "alguns meses", mas que não está "em ruptura" com António Costa, cuja liderança critica. Ferro Rodrigues lamenta saída do PS.
António Costa

António Costa vaiado por agentes do Movimento Zero

1374
O primeiro-ministro foi recebido com assobios pelos agentes da PSP e GNR que se concentraram no aeroporto Sá Carneiro para pedir aumentos salariais. Tinha acabado de aterrar no Porto.
Investimento

Costa: Estabilidade macroeconómica é essencial

Após a assinatura de 14 contratos de investimento em Portugal, o primeiro-ministro deixou um aviso: a estabilidade macroeconómica é essencial para preservar a confiança internacional no país.
Orçamento do Estado

Governo rejeita a proposta do BE sobre IVA da luz

132
O Bloco de Esquerda reformulou a sua ideia inicial de baixa generalizada do IVA da luz e gás natural, mas nem assim convence o Governo. O PS prepara-se para chumbar a proposta.
Comboios

Costa no clube dos produtores de comboios

593
A antiga oficina da CP de Guifões, preparada para restaurar carruagens de comboios, foi re-inaugurada porque “tem de voltar a ser prioridade” imprimir robustez nos caminhos de ferro em Portugal.
Governo

Não precisamos só de um ministro das finanças /premium

120
Desde 2015 que não temos primeiro-ministro, só um ministro das finanças ao serviço de um senhor que precisa de números certos e de entregar prebendas a eleitorados precisos para se ir mantendo à tona
PS

O pântano de António Costa /premium

249
O PS está no governo, mas na realidade está a pensar na sucessão de António Costa e não sabe como governar. As divisões e a paralisia governamental são agravadas pelo mal-estar dos partidos à sua esquerda
Marcelo Rebelo de Sousa

Lisboa Verde: "Estamos juntos e vamos vencer" 

235
Marcelo Rebelo de Sousa juntou-se a António Costa e António Guterres para o arranque de Lisboa Capital Verde Europeia onde declarou o apoio ao governo nesta matéria e elogiou a "aposta em Portugal".
Lisboa

Analisada carta suspeita dirigida a António Costa

Uma carta suspeita que seria destinada ao primeiro-ministro obrigou à evacuação da estação dos CTT na Avenida Marechal Gomes da Costa. “À partida, não será nada de real”, afirmou fonte da PSP.
Orçamento do Estado

Orçamento do Estado para 2020 aprovado pelo PS - como aconteceu

953
Depois de cerca de 11 horas de debate, Governo sai do Parlamento com luz verde para proposta de Orçamento do Estado. Partidos que se abstiveram avisam que querem ver alterações na especialidade.
Assalto em Tancos

Juiz insiste no depoimento presencial de Costa

2618
Alexandre considera que presença do PM na instrução do processo de Tancos é indispensável e discorda da decisão do Conselho de Estado. Cabe a Azeredo Lopes dizer se mantém pedido para ouvir Costa.
Ministério da Defesa

34 portugueses no Iraque nunca tiram o colete

152
O ministro da Defesa garantiu horas antes do ataque que os militares portugueses no Iraque estão “em segurança”. Não podem despir o colete, tirar os óculos ou largar a arma. Costa deu-lhes relógios.
Parlamento

Costa diz que não anda "à procura da carochinha"

538
Líder do PS acredita que "este é o melhor Orçamento" que já apresentou e chama esquerda a aprová-lo mais uma vez. "Para quê mudar?". Ferro subiu ao palco para desafiar PS para combate ao populismo.
Educação

Costa: próxima geração vai estar mais preparada

1270
O primeiro-ministro afirmou que após a "crise profunda" pela qual o país passou é importante apostar na educação da próxima geração, elogiando o ministro da Educação pelas obras que foram iniciadas.
Justiça

O conselheiro Anacleto e a Justiça /premium

262
O conselheiro Anacleto tem medo que o juiz Carlos Alexandre, o MP e as defesas dos arguidos tentem descobrir a verdade sobre o conhecimento de António Costa do caso Tancos? Se não tem, parece.
António Costa

Governo "acrescentou onde os outros cortaram”

107
António Costa referiu ter definido como “prioridade maior” deste orçamento o reforço das condições do SNS, lembrando que a saúde vai ver o orçamento inicial reforçado em mais de 900 milhões de euros.
PS

"Não temos vergonha do excedente orçamental"

1088
O secretário-geral do PS aproveitou a abertura da reunião da Comissão Nacional do partido para relembrar que a distribuição de fundos no OE tem de estar em linha com as promessas de campanha.
António Costa

Costa destaca dedicação de Júlio Castro Caldas

O primeiro-ministro já se pronunciou sobre a morte daquele que diz ter sido o seu "patrono" na advocacia. O antigo ministro da Defesa de António Guterres morreu este sábado, aos 76 anos.
António Costa

Costa: clima como desafio para "década decisiva"

139
Num artigo com o título "Uma década decisiva", Costa enumera os "desafios estratégicos" de Portugal até 2030 — as "alterações climáticas, dinâmica demográfica, transição digital e desigualdades".
Governo

O que podemos esperar de Costa na próxima década? /premium

193
Com a frente orçamental controlada e a dívida a descer podemos esperar reformas de António Costa? Duvido porque Costa não quer fazer o que se impõe: reformar este Estado que tudo asfixia.
Política

Marques Mendes: "ciúmes" entre Costa e Centeno

407
O comentador lembra que "nenhum PM gosta de ficar na sombra de um ministro", mas diz que o governo ficará mais fraco sem Centeno. Sobre Belém, diz que Marcelo recandidata-se — e talvez contra Ventura.
PSD

Rio: gestão socialista do SNS "foi catastrófica"

O presidente e recandidato à liderança do PSD diz que Costa compreendeu "todas as críticas que lhe foram feitas" ao longo do tempo, relembrando a gestão "catastrófica" do SNS "pelo PS de 2016".
Serviço Nacional de Saúde

Como funciona a unidade de saúde onde esteve Costa

136
O primeiro-ministro escolheu a Unidade de Saúde Familiar do Areeiro para gravar a mensagem de Natal. O espaço, acabado de inaugurar, é muito diferente da maioria dos centros de saúde do país.
António Costa

Tancos. Costa pediu para depor por escrito

3713
O juiz Carlos Alexandre queria que o depoimento do primeiro-ministro fosse presencial. António Costa disse que estava disponível para depor por escrito e o Conselho de Estado aceitou.
Saúde

PSD. Mensagem de Costa é "propaganda"

398
O deputado social-democrata Ricardo Baptista Leite lamenta que António Costa "tenha escolhido um centro de saúde sem doentes, porque o SNS é um sítio com doentes que precisam de resposta".
PCP

PCP. Costa omitiu "problemas estruturais"

Jorge Pires, do PCP, considera que a mensagem de Natal do primeiro-ministro omitiu problemas estruturais e que revelou uma obsessão pelo défice zero, que limita a resposta aos problemas no país.
Fact Check

Costa pediu ajuda a Espanha para travar Mondego?

Começou como humor no Twitter, mas foi partilhado no Facebook como se fosse uma frase real de Costa, que teria sugerido que o Mondego nasce em Espanha. É falso que a frase seja do primeiro-ministro.
Orçamento do Estado

Mensagem de Costa foi "dececionante"

220
Dirigente do Bloco de Esquerda esperava mais a dias de discussão de Orçamento do Estado. Luís Fazenda quer que Governo comece a negociar medidas com os partidos à esquerda, na saúde e outras áreas.
Primeiro-Ministro

Costa deixa mensagem de Natal a partir do SNS

2671
Primeiro-ministro promete manter saúde como prioridade "nos próximos anos" e admite "vários problemas a resolver". Investimento previsto no setor é graças a "gestão orçamental responsável", diz.
Orçamento do Estado

Nova falha no Orçamento. Falta almofada para 2020

3073
Mais uma falha na proposta que o ministro das Finanças entregou há uma semana e que já teve de rever uma vez. Agora faltam dados sobre quanto o Governo tem para gastos imprevistos.
António Costa

Forças Militares. A mensagem de Natal de Costa 

110
O primeiro-ministro está agradado com o desempenho das forças militares portuguesas em missões estrangeiras, como a levada a cabo pela Polícia Marítima na ilha de Samos, na Grécia.
Governo

O Banco de Inglaterra e o desejo de Centeno /premium

160
A possibilidade de Mário Centeno ir diretamente do Governo para governador do Banco de Portugal representará um regresso ao passado socrático, em que o PS se comportava como um partido-Estado.
Ministério da Educação

Governo anuncia Prémio Gandhi 

1989
O Ministério da Educação anunciou este sábado que prémio inspirado em Ghandi envolverá as escolas e será lançado "em breve". A primeira edição será sobre os princípios éticos para o bem-estar animal.
António Costa

BES. Lesados acusam Costa de esquecer famílias

162
Faça chuva ou faça sol. Os lesados do BES estiveram junto do edifício do Novo Banco, no Porto, e queixaram-se de que nada foi feito por Costa em duas legislaturas.
Cimeiras

Portugal colabora na cimeira entre UE e África

O primeiro-ministro afirmou que Portugal está "a colaborar inteiramente com a presidência alemã e com o presidente do Conselho Europeu", recusando a ideia de ter perdido este evento.
Sondagens

Catarina Martins 'apanha' Costa na popularidade

325
Costa era líder sozinho, mas foi 'apanhado' pela ex-colega de geringonça Catarina Martins. Jerónimo de Sousa aparece logo atrás. Rui Rio é quem mais pontos perde, mas Livre é o que tem pior nota.
Orçamento do Estado

O excedente de esquerda /premium

571
O “excedente pago pelos contribuintes” é bem o que poderíamos esperar desta esquerda instalada no Estado, e decidida a sacrificar a sociedade para alimentar as suas clientelas.
António Costa

Costa: legado de Gandhi deve inspirar relações

O primeiro-ministro disse que chegou a Nova Deli como "peregrino para celebrar o legado de Gandhi, assim como "para promover as relações entre Portugal e a Índia", alertando para riscos de xenofobia
Índia

Costa regressa à Índia e discursa no Comité Gandhi

António Costa regressa à Índia, onde terá uma reunião com o seu homólogo indiano e discursará nas cerimónias do 150º aniversário de Gandhi. Visita antecede chegada do Presidente da República.
Exército

Costa elogia militares portugueses no Iraque

António Costa falou no Iraque e dirigiu-se aos militares portugueses em missões externas que elevam o prestígio nacional e que contribuem para a segurança coletiva.
Orçamento do Estado

Costa: não há razão para esquerda não aprovar OE

130
O primeiro-ministro defendeu que a proposta consolida o caminho iniciado em 2016 e que não apresenta qualquer retrocesso. Para Costa, não há qualquer razão para não ser aprovada pela esquerda.
Frontex

Costa visita missão da Polícia Marítima da Frontex

O primeiro-ministro vai encontrar-se com as forças portuguesas destacadas no âmbito das operações da Frontex, discursar no 150º aniversário de Gandhi e reunir-se a sós com o seu homólogo indiano.
Índia

Costa quer aprofundar relações com a Índia

342
António Costa quer reforçar as relações comerciais com aquele que considera “um dos grandes mercados do futuro”. A Índia é atualmente o 19.º fornecedor exterior do país.
Presidente da República

Marcelo lembra que 2020 vai ser "muito exigente" 

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou a tradicional cerimónia com o Governo para deixar recados a António Costa e Centeno. "Boas festas para o Eurogrupo" e a esperança de um ano "melhor para portugueses"
Conselho Europeu

Costa diz não ter divergências com Centeno

121
Costa diz que "não há qualquer divergência" entre si e Centeno, quanto ao orçamento da zona euro. O assunto motivou uma discussão entre ambos no Conselho Europeu, diz o Expresso.
António Costa

Costa regressa à Índia na quinta para reunião

1308
António Costa vai deslocar-se a Nova Deli para discutir as relações bilaterais, sobretudo no plano económico e "temas de âmbito regional e global de mútuo interesse" com o chefe do governo indiano.
António Costa

PM admite divergência com Centeno sobre orçamento

António Costa voltou a admitir divergências com o presidente do Eurogrupo devido à “fórmula mal desenhada” do instrumento, mas afastou “constrangimentos”.
António Costa

Marcelo elogia "prestígio europeu" de Costa

1319
O Presidente da República, a propósito do programa "Desportistas no Palácio de Belém", apontou as semelhanças entre desporto e política, elogiando o "prestígio europeu" de António Costa.
Regionalização

Regionalização. PR diz que Costa "foi mais longe"

O chefe de Estado disse que o primeiro-ministro "foi mais longe" ao remeter para a regionalização para a próxima legislatura e recusou pronunciar-se "para além do termo dos [seus] mandatos".
Assalto em Tancos

Conselho não recebeu pedido para Costa depor

O Conselho de Estado não recebeu qualquer solicitação para que o primeiro-ministro seja ouvido no caso Tancos, garantiu Marcelo, explicando que a decisão não exigirá uma reunião deste órgão.
Debate Quinzenal

Sado. Costa não vê razão para suspender dragagens

António Costa considera que não há razões para parar processo de dragagens, dada a autorização dada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Assalto em Tancos

Tancos: Costa não foi notificado para ser ouvido

Primeiro-ministro afirma que não recebeu qualquer notificação para ser ouvido presencialmente sobre o caso de Tancos. Conselho de Estado ainda não recebeu pedido para ouvir Costa enquanto testemunha.
PSD

Em direto/ Costa pediu a Bruxelas para mexer no IVA da luz

175
No debate quinzenal, em resposta ao Bloco de Esquerda, Costa revelou que ele próprio e Centeno já escreveram a Bruxelas a pedir autorização para mexer no IVA da eletricidade.
Mário Soares (1924-2017)

Costa evoca "valores europeus" de Soares

862
No dia em que Mário Soares faria 95 anos, António Costa destaca o carácter "indomado e indomável", a coragem, a inteligência e "a resistência à privação da liberdade" do socialista.
António Costa

Costa reúne-se com Pompeo e Netanyahu, em separado

António Costa recebe esta quinta-feira Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, e Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano. Pompeo e Netanyahu chegaram esta quarta-feira a Lisboa.
NATO

Costa reconhece divergência entre Turquia e NATO

A Turquia, que pede a condenação da milícia curda PKK como organização terrorista, e o resto da organização estão em desacordo. Boris Johnson está do lado de Erdogan
António Costa

Costa recebe Netanyahu na quinta-feira

António Costa vai receber o primeiro-ministro israelita na sua residência oficial, na quinta-feira. Mike Pompeo, secretário de Estado americano, também se vai reunir com Augusto Santos Silva.
NATO

António Costa na cimeira da NATO em Londres

O primeiro-ministro é um dos líderes de 30 países que participam na cimeira que começa esta terça-feira com a conferência "Inovando a Aliança", que pretende debater o futuro da NATO.
Alterações Climáticas

Costa: "Não dá para enfiar a cabeça na areia"

404
PM aproveitou a participação na COP25 para destacar Portugal como exemplo verde. Encontrou-se com ministros da Polónia e do Brasil e reforçou a mensagem de que a luta pelo planeta é "incontornável".
António Costa

País na linha da frente das políticas ambientais

O primeiro-ministro destacou esta segunda-feira, à margem da COP25, a escolha de Lisboa para capital verde europeia e a realização da conferência mundial sobre oceanos em Portugal em 2020.
Regionalização

Regionalização. Como Costa quer ajudar Rio /premium

137
Costa quer dar poleiro e lugares a Rio com o projeto de regionalização soft programado. Dar a mão ao líder do PSD mais fraco dos últimos 30 anos é a melhor forma de o PS se eternizar no poder.
Maioria de Esquerda

Costa diz ter apagado vestígios do Muro de Berlim

1119
Orgulhoso da "geringonça", o primeiro-ministro afirmou, perante uma plateia de socialistas bascos, ser sua intenção "prosseguir e aprofundar" a solução política à esquerda em Portugal.
Espanha

Costa: "Há quem diga que sou otimista irritante"

No dia em que recebeu o Prémio da Fundação Ramón Rubial, em Bilbao, foi publicada uma entrevista em que o primeiro-ministro fala da Catalunha e critica os fenómenos nacionalistas na Europa.
Fact Check

Fact Check.Há casos de corrupção a envolver Costa?

203
Caso remonta a 2000 e foi noticiado pelo extinto Tal&Qual. Diz respeito à compra de duas casas e ao pagamento da sisa. Na altura, António Costa assumiu "lapsos" e garantiu que não devia nada.
Governo

Não há dinheiro. Qual das 3 palavras não percebeu? /premium

1608
Mário Centeno deu muito jeito para ganhar as eleições, mas agora que chega o Orçamento e há falta de dinheiro para todas as promessas e todas as expectativas criadas, Centeno começa a ser descartável.
Economia

Costa quer desenvolver base industrial ferroviária

1277
António Costa quer entrar no mercado exportador com o desenvolvimento de uma base industrial ferroviária, designadamente na área da manutenção e na produção de material circulante.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde assume lapso de Costa na AR

4697
Costa contestou erradamente Cecília Meireles, que criticou o tempo de espera para a primeira consulta de cardiologia de 1.482 dias no hospital de Padre Américo. O Ministério da Saúde assumiu o erro.
Debate Quinzenal

Os sete "papões" que Costa tentou afastar 

118
António Costa foi ao debate quinzenal em vésperas de Orçamento e o mercado das reivindicações está oficialmente aberto. Costa tentou fintá-las e até prometeu uma "agradável surpresa" ao Bloco.
Debate Quinzenal

"O mais precário sou eu", responde Costa a Ventura - como aconteceu

4307
André Ventura, do "Chega", quis saber se o primeiro-ministro tinha trabalhadores precários no seu gabinete. António Costa respondeu: "O mais precário sou eu, que tenho contrato de quatro anos"
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes chama Costa como testemunha

391
Costa surge em primeiro lugar numa lista de 9 testemunhas chamadas por Azeredo Lopes. No pedido de abertura de instrução, o ex-ministro fala em "preconceitos, omissões e falsidades" da acusação.
António Costa

Costa frisa urgência no orçamento da UE pós-2020

O chefe de Governo reforçou que, "para a economia europeia, seria péssimo que houvesse uma descontinuidade entre os dois quadros" — o orçamento plurianual ainda em vigor (2014-2020) e o de 2021-2027.
União Europeia

Costa janta com nova líder da Comissão Europeia

O primeiro-ministro disse esperar ter uma relação "o mais próxima possível e de grande colaboração mútua" com a presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
António Costa

António Costa espera estabilidade na Guiné-Bissau

António Costa aponta a importância eleições de domingo na Guiné-Bissau e salienta que se deram sem incidentes — um passo importante para a estabilidade do país.
Violência

Costa defende "meter a colher" contra violência

O primeiro-ministro refere que "cada um de nós tem o dever de agir" nos casos de violência doméstica e sobre mulheres, numa mensagem publicada esta segunda-feira no Twitter.
Regionalização

Regionalização: Costa evita conflitos com Marcelo

A regionalização “não pode ser um fator de conflito e de divisão, mas deve ser um fator de unidade no país”, disse o chefe de Governo ao defender que se deve avançar com "passos seguros".
António Costa

Governo aguarda com "otimismo" dados sobre pobreza

"É naturalmente com expectativa, mas também com otimismo e confiança, que aguardamos o balanço", afirmou o primeiro-ministro, apontando "prioridades" na erradicação da pobreza.
Orçamento do Estado

IRS. Novos escalões adiados. Jovens são prioridade

372
Reuniões setoriais com partidos para aprovar Orçamento já começaram. Governo não vai mexer já nos escalões do IRS (só em 2021) e também não avança já com englobamento obrigatório de rendimentos.
António Costa

Costa reúne-se com presidente do Parlamento

O primeiro-ministro português vai reunir-se na terça-feira com o presidente do Parlamento Europeu, no primeiro encontro desde a reeleição do chefe de Governo português.
António Costa

«A política sem amor é comércio»?

Se a política não tiver a ver com o amor então a política não fará parte do melhor que há no mundo. Será esta a opinião do Primeiro Ministro acerca da nossa política? Talvez não falte por aí quem nisso concorde muito com com ele
Futebol

Costa e Marcelo felicitam seleção pelo apuramento

162
António Costa mostra-se confiante na revalidação do título de campeão europeu e Marcelo Rebelo de Sousa dá os parabéns aos jogadores da seleção nacional "em nome de Portugal".
António Costa

Costa defende taxação de gigantes tecnológicos

"A democracia pode sobreviver sem tributação das grandes corporações, enquanto a classe média empobrecida e as pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal?", perguntou António Costa.
Luís Montenegro

Debates mensais com primeiro-ministro não chegam

O candidato à liderança do PSD criticou a possibilidade levantada pelo próprio partido de tornar os debates quinzenais da Assembleia em debates mensais, intercalados com debates temáticos.
União Europeia

Costa admite novas taxas europeias

Novas taxas europeias, nomeadamente uma sobre os plásticos, é a solução de António Costa para as divergências no Orçamento da União Europeia. O primeiro-ministro está em visita oficial a Estocolmo.
António Costa

Costa: "país cresceu acima da média europeia"

Numa conferência em Estocolmo, António Costa, quer em cadeia, quer em comparação com períodos homólogos, o país cresceu acima da média europeia.
União Europeia

Portugal é moderado e construtivo no Orçamento

António Costa reuniu-se esta quinta-feira na Suécia com o seu homólogo e defendeu que Portugal é construtivo e moderado na discussão do Orçamento Europeu.
País

Costa quer diminuir IRS na classe média

630
O primeiro-ministro afasta a ideia de um aumento da carga fiscal no próximo ano e diz que o Governo quer mesmo reduzir o peso do IRS nos orçamentos familiares da classe média.
António Costa

Costa encontra-se com homólogo sueco

O orçamento comunitário 2020, a presidência portuguesa da União Europeia, a Comissão Europeia e o novo ciclo institucional serão os temas da reunião, segundo fonte diplomática nacional.
Debate Quinzenal

A prestação dos partidos para ler em minuto e meio

144
Nova legislatura, novos quinzenais. E agora com três partidos novos, a quem foi concedido um minuto e meio para intervir. Aqui mostramos-lhe os dez protagonistas analisados nesse período de tempo.
Fact Check

Costa não sugeriu que os professores emigrassem?

2077
António Costa disse que André Ventura estava a confundi-lo com Passos Coelho na acusação que tinha sugerido que os professores de Português emigrassem. Mas também foi Costa quem o fez em 2016.
Governo

"Políticas de rendimento" no próximo quinzenal

É a escolha de António Costa para o próximo debate quinzenal, uma das suas prioridades para a legislatura. Na mesa deve estar, entre outros assuntos, o salário mínimo.
PS

Salários no pré-crise, mas sem "pés de barro"

O líder socialista reuniu-se com os militantes do partido em Lisboa para fixar prioridades para a legislatura. À cabeça, "política salarial". Costa chama à liça não só patrões mas também sindicatos.
Orçamento do Estado

OE2020. Costa recebe PAN, BE e PEV na terça-feira

O PAN será o primeiro partido a ir ao encontro do Governo, terça-feira, pelas 14h, seguindo-se as reuniões com "Os Verdes", pelas 16h, e com o BE, às 18h.
Web Summit

A arruada de Costa entre selfies e startups

O primeiro-ministro aproveitou a tarde desta quarta-feira para falar com empreendedores, tirar selfies e ouvir pitch de empresas como a Microsoft. Ainda teve tempo para ouvir dois investimentos.
Salários

Costa quer valorizar salários de jovens quadros

"Temos de ter um acordo específico para a valorização salarial dos jovens mais qualificados", defendeu António Costa esta quarta-feira à margem da sua visita aos pavilhões da Web Summit.
António Costa

Já vivemos num pântano /premium

Costa diz que com ele não há pântanos. Mas quanto mais olhamos o que nos rodeia mais nos convencemos que algo não está bem nem vai melhorar. Não é verdade que um pântano não passa de água estagnada?
PS

Costa apresenta programa do Governo aos militantes

António Costa fará a apresentação do programa do Governo na sexta-feira, em Lisboa, Mário Centeno na Moita e Augusto Santos Silva em Santo Tirso.
Política

"Amigos da Coesão" instam a acordo rápido

Os "Amigos da Coesão" defendem que um acordo sobre o próximo orçamento deve ser alcançado "em tempo oportuno, por forma a permitir uma transição sem problemas para o próximo período programático".
António Costa

António Costa: "Proposta finlandesa é inaceitável"

António Costa defendeu que "a proposta finlandesa não tem pés para andar", tal como a "proposta dos cinco países que defendem o 1%", apontando a necessidade de ser encontrado um consenso rapidamente.
António Costa

Costa em Praga para discutir cortes na coesão

O primeiro-ministro vai reiterar a sua oposição aos cortes à coesão no orçamento plurianual da União Europeia que tem vindo a afirmar serem "inaceitáveis".
Corrupção

30 medidas para (não) combater a corrupção /premium

326
O Governo só quer combater a corrupção através da prevenção, sem aumentar meios nem criar novas medidas penais. É como tentar acabar com a fome sem alimentar a população. Mais uma ideia genial do PS.
Novo Governo

Se isto não é um pesadelo, o que será um pesadelo? /premium

510
O gigantismo do governo é uma decorrência da natureza deste PS, e o mais assustador é a que a sua forma de pensar é mesmo a que lhes convém para, sem problemas de consciência, tomarem conta disto tudo
Política

Boris e Costa /premium

212
Ouvir o modo como o SNS é discutido dá vontade de emigrar logo para um país muito distante. E ao ouvir o deputado médio do PS, tem-se a sensação de estar a escutar Maduro na Venezuela.
Parlamento

Estreia Rio-Costa. Dedo no gatilho e go!

121
Na estreia frente a Costa, Rio atacou em todas as direções, falou em todas as portas e corredores e não esqueceu o Twitter. Ouviu acusações que não queria e até teve resposta da RTP. E um elogio.
AICEP

Stelia Aerospace investe 40 milhões em Santo Tirso

A Stelia Aerospace, fabricante de aeroestruturas, está a investir mais de 40 milhões de euros numa linha de montagem no Porto, que criará 240 empregos e reforçará a sua atual configuração industrial.
Programa de Governo

Programa de Governo. Centeno fora de debate 

O debate do programa do XXII Governo Constitucional será aberto na quarta-feira pelo primeiro-ministro e encerrado na quinta-feira pela intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros.
Orçamento do Estado

Marcelo: OE2020 apresentado até 15 de dezembro

O Governo de António Costa deverá apresentar a proposta de Orçamento do Estado para 2020 até 15 de dezembro, garantiu esta terça-feira Marcelo Rebelo de Sousa.
António Costa

Costa bebeu um café em Almada e honrou promessa

1725
O primeiro-ministro António Costa foi esta segunda-feira de manhã a Almada beber um café — promessa que jurou cumprir caso ganhasse as eleições. Na volta veio em pé, num comboio da Fertagus lotado.
Novo Governo

Estagnação + asfixia fiscal = empobrecimento /premium

1869
Que país quer António Costa construir com uma classe média asfixiada pelo garrote do Fisco e um salário médio cada vez mais próximo do salário mínimo? O país mais pobre da Europa?
Política

António Costa "está com medo", diz Marques Mendes

274
“Cada eleição vale por si e nenhuma se substitui às demais ou altera o mandato da Assembleia da República ora eleita". Esta frase mostrou um Costa "à defesa", diz Marques Mendes.
PS

BE escuta, daqui António: "Amigo não empata amigo"

139
Líder socialista reuniu órgão máximo entre congressos para eleger substituto de Ana Catarina Mendes e analisar resultados eleitorais. Nota-se que já não precisa do BE. E até lança desafio ao PSD.
Programa de Governo

CRESAP, carreiras, ambiente e touradas 

111
As alterações face ao programa eleitoral são mínimas, mas significativas. Veja o que entrou no programa de Governo, o que desapareceu e os pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença
Novo Governo

Um brinde à esquerda, outro para os ecologistas

236
Costa promete não governar para eleições. Aposta tudo num Governo estável e faz já duas vontades a parceiros: salário mínimo e descarbonização da produção elétrica. Quer manter relação leal com Belém.
Programa de Governo

PS tenta agradar à esquerda no Programa do Governo

655
Documento que será aprovado no sábado vai conter ideias que tentam ir ao encontro de algumas das propostas que PCP, BE, Livre e PAN colocaram em cima da mesa negocial. Círculos de um só deputado caem.
PS

"Governo é para 4 anos, comigo não há pântanos"

124
Costa reuniu-se com nova bancada parlamentar a quem pediu trabalho "para garantir a estabilidade" e vê em Ana Catarina Mendes perfil para negociar à esquerda. Sábado reúne o Governo e aprova programa.
PSD

Entre a habilidade de Costa e a esperteza de Rio /premium

333
Ainda pedem tempo para Rio: o homem ainda chega lá, é dar-lhe tempo! Talvez chegue, da mesma maneira como Raul Brandão dizia que na tropa quem vivesse até aos cem anos chegava pelo menos a capitão.
Novo Governo

Governo "ajustado à conjuntura" e sem familiares

731
A garantia é do primeiro-ministro que diz que este Governo está livre de "qualquer tipo de relação familiar". Quanto à dimensão, António Costa explica-a com as necessidades do país.
Novo Governo

Um Governo imobilista /premium

129
O espartilho do acordo com a extrema-esquerda foi destruído mas o resultado será o mesmo: um Governo com uma alergia absoluta a qualquer mudança estrutural que promova o progresso económico e social.
Cultura

Costa desafia autarcas a apostarem em arte

O primeiro-ministro desafiou os autarcas a criarem uma rede dos espaços com legado de artistas contemporâneos portugueses, como a Casa Museu João Vieira, que inaugurou em Vidago.
Novo Governo

Costa apresenta secretários de Estado a Marcelo

O primeiro-ministro vai apresentar ao Presidente da República os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. Audiência será esta segunda-feira.
António Costa

Orçamento da EU. "Não há condições para acordo"

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, considerou que "não há condições" para ser alcançado no curto prazo um acordo sobre o orçamento da União Europeia para 2021-2027.
Conselho Europeu

UE. Entradas da Macedónia e Albânia mais longe

O primeiro-ministro confessou-se frustrado depois de um segundo dia de Conselho Europeu sem conclusões. Na mesa esteve o início das negociações com Albânia e Macedónia do Norte para um alargamento.
União Europeia

UE. António Costa critica cortes nas contribuições

António Costa esteve em Bruxelas para discutir o orçamento da União Europeia e criticou os cortes nas contribuições dos estados membros mas que foram dados passos positivos na política agricola.
Novo Governo

Quem são os novos (e os velhos) membros do Governo /premium

575
Mais mulheres, 2 novos ministérios, 3 caras novas. Siza Vieira sobe a número dois, Ana Mendes Godinho passa para a delicada pasta do Trabalho. Quem é quem no novo Governo?
Novo Governo

3 estreias, 3 promoções e 4 ministros de Estado

867
António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Ana Mendes Godinho substitui Vieira da Silva e há duas pastas novas, com novas ministras.
Serviço Nacional de Saúde

Bastonário dos médicos espera investimento no SNS

"O Orçamento do Estado para 2020 já irá revelar se o próximo Governo vai cumprir as promessas do primeiro-ministro de reforçar o investimento no setor público da saúde", afirmou Miguel Guimarães.
António Costa

Outra vez o faz de conta /premium

472
As negociações que Costa agora mantém com o BE e o PCP são tão faz de conta quanto as que teve com a PàF em 2015. O governo vai viver em compasso de espera até se saber quem fica à frente do PSD.
Novo Governo

Costa vai esvaziar Governo de relações familiares

2063
Depois da polémica do familygate, António Costa vai deixar fora do Governo elementos com relações familiares entre si. Para a semana negociará com esquerda inclusão de medidas no seu Programa.
Legislativas 2019

Costa quer Orçamento entregue "ainda este ano"

134
Líder do PS esteve com os parceiros sociais e mostrou-se pouco aberto a voltar a alterar lei laboral (como também quer o BE), já que a prioridade são os rendimentos. Tem pressa em entregar Orçamento.
António Costa

Não há maioria absoluta, mas há animal ferocíssimo /premium

176
Agora percebo o receio de "mexicanização". Por este andar, mais uma ou duas legislaturas e os espanhóis são meninos para construir um muro na fronteira para impedir que passemos a salto para Badajoz.
Legislativas 2019

Seis pistas para as negociações de Costa

114
António Costa saiu de Belém com tudo em aberto para as negociações que arrancam esta quarta. Mas sem dramas, desta vez. Com ou sem acordo, o socialista garante que tem condições de estabilidade.
Legislativas 2019

PS convida partidos para reuniões na quarta-feira 

150
Líder socialista só parte para negociações da nova geringonça já como primeiro-ministro. PS já pediu reuniões com BE, PCP, PEV, PAN e Livre para quarta-feira. BE e PS já escolheram equipas negociais.
Donald Tusk

Tusk confia na estabilidade política em Portugal 

Presidente do Conselho Europeu escreveu ainda que espera que o Governo português mantenha um papel construtivo nos temas mais relevantes. Quais? Clima, migrações e Brexit, entre outros.
PS

Costa quer reeditar geringonça. Ou vai à Guterres 

419
Líder socialista quer voltar a negociar, mas para uma geringonça alargada (a PAN e Livre) que garanta quatro anos estáveis -- é esta a prioridade. Se não for possível, o PS "trabalhará dia-a-dia".
António Costa

Simplesmente, ordinário /premium

971
Em democracia não basta ser eleito. Também é necessário saber comportar-se como um exemplo de civilidade política. Reside aí uma das superioridades morais dos regimes democráticos.
Morte

Último adeus a Freitas do Amaral

272
Pessoas da política, do mundo dos negócios, académicos e amigos marcaram presença este sábado do funeral de Freitas do Amaral que foi recordado como um "homem de coragem".
PS

Vídeo: O momento em que Costa perde o controlo

1097
As imagens são da TVI e mostram os minutos de exaltação de António Costa com um homem que o acusou de ter tirado férias quando aconteceram os incêndios de junho de 2017. Foi esta tarde, em Lisboa.
Legislativas 2019

"Onde é que é a câmara?" Centeno dirige-se a Rio

930
Centeno foi animar noite com recado a olhar Rio nos olhos (ainda que com uma lente pelo meio). Foi o ataque mais feroz até agora ao líder do PSD. Para Costa ficou o dramático apelo: ou ele ou o caos.
Legislativas 2019

Manuela Eanes numa esquina com o caso Tancos

158
Antiga 1ª dama foi à arruada das Avenidas Novas apoiar António Costa e pedir "firmeza" na resolução e punição "de quem deve ser punido" no caso Tancos. De manhã, Costa esteve numa fábrica em Viseu.
Legislativas 2019

Coelho in da house: "Não há cá cavaquistão nenhum"

1598
Em Viseu apareceu o festivaleiro socialista, Jorge Coelho, sem poupar Rui Rio que ousou ir ao seu território dizer que quer ver renascer o cavaquistão. "Um insulto", diz o socialista.
António Costa

A geringonça já era. O que é que vem aí? /premium

900
Costa já sabe duas coisas: que não vai ter maioria absoluta e que não quer governar pendurado no Bloco. Mas pode acontecer que a sua derrota seja de novo a sua vitória, permitindo-lhe governar com Rio
Assalto em Tancos

Porque é que Marcelo e Costa não foram ouvidos?

448
Constituição de arguido de Azeredo Lopes levou investigadores a quererem ouvir Marcelo e Costa. Nem o pedido de autorização, nem a recusa do diretor do DCIAP estão registados nos autos do caso Tancos.
Legislativas 2019

PS mostra obra (mesmo a que começou há um dia)

878
Candidato do PS foi à obra da ala pediátrica do S. João. Uma visita marcada à última, um dia depois de instalado o estaleiro de obra. Em Coimbra distribuiu rosas com a candidata que é ministra.
Legislativas 2019

Segurança Social ganhou 22 anos de estabilidade?

A Segurança Social ganhou 22 anos de estabilidade, tal como afirma Costa, mas não foi adiada "em 22 anos a necessidade de se recorrer a esse fundo".
Legislativas 2019

O "fresquinho da costa" foi atirar à direita 

138
Costa tem um pesadelo e contou com Pedro Nuno Santos e Vieira da Silva para o afastar. Não quer "uma surpresa desagradável" e, por isso, chamou as tropas para malhar na direita do diabo.
Legislativas 2019

Costa diz que campanha só "nos tempos livres"

393
Líder do PS libertou agenda para acompanhar situação do furacão Lorenzo. Diz que não pode "tirar férias" de primeiro-ministro, durante visita a uma obra... do governo (entre bocas dos condutores).
Eleições Legislativas

António Costa: o grande ilusionista

2650
As pessoas ouviram António Costa e acreditaram que tinham mais dinheiro e mais tempo, quando na prática estão mais pobres e demoram mais tempo a fazer o quer que seja.
Legislativas 2019

PS "não precisa de professores de esquerda"

271
Histórico do PS apareceu em Coimbra, uma voz de esquerda, que não poupou os parceiros e mostrou-se rendido a Centeno. Já Costa, praticamente reconduziu, em público, Marta Temido no cargo de ministra.
Legislativas 2019

Costa desvia rota de Sócrates com furacão

305
Socialista numa Almada sem chama e com Sócrates a surgir como tema. Costa desviou-se, dizendo que o único tema fora da campanha que lhe interessa é outro furacão... o dos Açores.
Combustível

Motoristas acusam patrões de "impor represálias"

346
Numa carta aberta enviada ao primeiro-ministro, o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas pede a intervenção de António Costa.
Assalto em Tancos

Uma conspiração para mim, uma conspiração para ti /premium

456
O PS optou por inventar uma teoria conspirativa sobre o caso Tancos para continuar a proteger Azeredo Lopes mas também para sinalizar algo pouco democrático: não aceita o escrutínio aos seus.
Eleições Legislativas

Rio é melhor do que Costa em campanha /premium

1143
António Costa não é popular e tem dificuldades nos contactos nas ruas. Os seus discursos são fracos e por vezes nem se percebe o que diz. A sua prestação nos debates foi medíocre.
Legislativas 2019

César aponta mira a Rio e a maioria absoluta

824
César diz que no PSD "a desorientação é muito grande" e não foge a Tancos para atirar a Rio que quer transformar Parlamento num "tribunal". E quase, quase chama a maioria absoluta pelo nome.
Legislativas 2019

PS. Candidato lesionado pede "votinho na mãozinha"

238
Não se rima em título, mas aqui haveria justificação. Costa apareceu com dificuldades em mover-se e pediu votos à moda de Soares. Mas quem animou o almoço foi a mulher das rimas fáceis.
Legislativas 2019

Costa, com "dores musculares", sai da rua

6144
Líder socialista teve um contratempo na campanha. Esta noite, depois de um comício em Viana do Castelo, teve de ir ao hospital com dores musculares. Por recomendação médica vai evitar ações de rua.
Legislativas 2019

Banho de ética de Rio "foi fora com o bebé dentro"

272
Na noite fria de Viana, Costa chamou o líder do PS-Alto Minho para fazer as despesas contra Rio. Depois veio o "Tiaguinho" da Educação admitir que nem sempre concorda com o CR7 das Finanças.
Legislativas 2019

Clima louco no Porto, com PS a fintar Tancos

505
Líder do PS diz que "agora é tempo da defesa", e convidou Rio a "voltar à campanha eleitoral. Deputado (e candidato pelo Porto) do SMS com Azeredo desviou para outra arruada.
Rádio Observador

António Costa sabia ou não sabia?

As perguntas de Assunção Cristas e Rui Rio no dia em que foi conhecida a acusação ao ex-ministro da Defesa. Uma edição transmitida antes da resposta de António Costa ao líder do PSD.
Legislativas 2019

"Não têm de agradecer ao António Costa"

691
Na terceira pessoa, o líder socialista pediu mais força aos eleitores e não agradecimentos por direitos, já que "aqui ninguém dá nada". Deixou em Lisboa a desavença aberta com Rui Rio sobre Tancos.
Mário Centeno

Centeno: recessão na Alemanha “é um risco”

"Olhamos para a situação na Alemanha e vemos algumas dificuldades um pouco mais substanciais do que as do risco político", disse Centeno, mas garantiu que país tem "instrumentos para dar a volta".
Assalto em Tancos

Tudo o que diz a acusação sobre o "papagaio-mor" /premium

161
O que estava na escuta? Que justificações deu o autor da expressão "papagaio-mor do reino"? E de que forma falou sobre a Presidência da República nas suas declarações?
Legislativas 2019

Portugal está a crescer acima da média europeia?

134
António Costa afirmou que a economia portuguesa estava a crescer "acima da média europeia" e estava certo. Segundo o Eurostat, Portugal cresceu 1,8% enquanto a média da UE foi de 1,4%.
Legislativas 2019

Os processos pendentes nos tribunais caíram 35%?

106
Costa já tinha feito esta afirmação no debate do Estado da Nação e, no debate frente a Rui Rio, voltou a passar a ideia enganadora de que a justiça tem menos 35% de processos pendentes.
Legislativas 2019

Não existem dados oficiais de emigração de 2018?

136
No frente-a-frente de Costa e Rio, o primeiro-ministro alegou que não havia dados oficiais de emigração de 2018. O argumento é falso: Costa parou em 2017, um ano que lhe era favorável.
Legislativas 2019

O SNS tem mais 11 mil profissionais de saúde?

No frente-a-frente com Rio, Costa voltou a repetir que há mais 11 mil profissionais de saúde. Um número verdadeiro, mas que não implica um reforço da capacidade do SNS.
Legislativas 2019

Costa acusa Rio de "atingir dignidade da campanha"

1213
Depois de uma reunião de emergência com o staff de campanha para decidir a resposta a Rio, António Costa optou pelo ataque: "A mim Rui Rio não atingiu, mas atingiu a dignidade da campanha eleitoral"
Legislativas 2019

Costa diaboliza PSD/CDS e tenta espantar sondagens

478
Socialista avisa que não se perdem nem ganham eleições nas sondagens e mostra-se atento ao avanço do PSD ao lembrar que é lá que está o diabo. "Connosco o diabo não vem", garantiu em Loulé.
A página está a demorar muito tempo.