António Costa

António Costa

Costa quer dinamizar relações transfronteiriças

António Costa espera que fronteira seja ponto de ligação com Espanha, uma vez que considera ser essencial dinamizar as relações transfronteiriças. O tema terá lugar na próxima Cimeira Luso-Espanhola.
Saúde

Costa defende serviços primários no interior

268
António Costa dá prioridade no SNS ao investimento nos cuidados continuados integrados e nos cuidados de saúde primários e quer levar os cuidados de saúde mais próximo das populações do interior.
PS

"Cada um trata do seu" partido, diz António Costa

O líder socialista recusa intrometer-se na crise interna do PSD, afirmando que "cada um trata do seu" partido. Há uma semana, Luís Montenegro desafiou Rui Rio a convocar eleições diretas antecipadas.
Governo

Costa alerta para risco de "pneumonia" económica

239
Primeiro-ministro aponta dois maiores perigos para uma "pneumonia" económica no país. E avisa a "geringonça" para a "pressa" eleitoral -- sem deixar de entrar nesse mesmo frenesim.
PS

Costa: proximidade com Rio é "mito urbano"

106
Primeiro-ministro considera alegada proximidade política com Rio um "dos maiores mitos urbanos que foram criados na sociedade portuguesa". Costa diz ter apenas boa relação pessoal com líder do PSD.
Catarina Martins

O Bloco de extrema-esquerda? "Isso é um insulto" /premium

3.896
A líder do Bloco prefere "esquerda radical" por ter a ver com raíz. Em entrevista ao Observador, acusa ainda o governo de "irresponsabilidade" e de fazer "populismo" com professores
PS

Solução "não é sair nem estar de joelhos"

O secretário-geral do PS defendeu este sábado que a solução para Portugal "não é sair, nem é estar de joelhos na Europa", mas sim defender o país "no seio da União Europeia".
António Costa

Sobreiros de Costa no Pinhal de Leiria morreram

5.764
Depois do incêndio de outubro no Pinhal de Leiria, António Costa plantou um sobreiro simbólico para dar o exemplo. Mas, um ano depois, todos os sobreiros plantados morreram, avança o Público.
Debate Quinzenal

O socratismo que não veio e a saúde (do PSD)

110
Sociais-democratas eram poucos no primeiro debate quinzenal do ano onde acusaram Costa de pouco investir na saúde e não só. PM diz que fez mais do que Governo anterior e que o socratismo não voltou.
Aeroportos

Montijo sem efeito se estudo ambiental não deixar

1.457
Um dia após a assinatura do acordo entre o Estado e a ANA, o primeiro-ministro, António Costa, garantiu que o novo aeroporto previsto para o Montijo não se fará se o estudo ambiental não o permitir.
António Costa

Costa. Casa nova e conta ainda por declarar ao TC /premium

3.330
Primeiro-ministro vendeu moradia em Sintra e comprou casa em Benfica. Transações foram feitas em dezembro e podem ser comunicadas até fevereiro. Tudo legal, mas faltou declarar conta ao Constitucional
Investimento

Costa: "Momento certo" para o investimento público

385
Costa defendeu que o país está no "momento certo" para dar prioridade ao investimento público, considerando-o "absolutamente essencial" num caso de maior abrandamento da economia global.
Governo

O faz-de-conta /premium

421
O governo promete, aloca verba mas lança concursos públicos abaixo do preço de mercado, que ficam vazios. Incompetência? É mais provável o contrário: eis uma forma hábil de controlar a despesa pública
António Costa

Governo que censura em vez de combater a corrupção /premium

2.121
Ameaçar a OCDE com um protesto formal sobre um relatório económico que aborda a corrupção prejudica a imagem de Portugal e faz de Augusto Santos Silva uma espécie de censor do tema "José Sócrates".
Luís Marques Mendes

Protagonismo de Centeno é estratégia política

A economia arrefece, as pessoas "precisam de alguém em quem possam confiar" e Centeno "é o homem das contas certas", diz Marques Mendes. Sobre Miguel Macedo, diz podia ser líder do PSD se quisesse.
CDS-PP

CDS insiste: PSD é "partido de colaboração" do PS

126
A líder centrista continua a tentar cativar eleitorado à direita e a colocar o concorrente PSD na mira: é um "partido de colaboração", diz Cristas. Só o CDS se opõe veementemente a Costa, garante.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo elogia relevo de Costa no xadrez europeu

576
O presidente da República elogiou relevo do primeiro-ministro" no xadrez europeu e a "coordenada atividade externa" envolvendo o próprio, o ministro dos Negócios Estrangeiros e António Costa.
António Costa

A ilusão que continuará em 2019 /premium

1.320
Seguindo o legado dos ilusionistas Guterres e Sócrates, Costa transformou-se no Grande Elias do séc. XXI, prometendo o caminho da felicidade eterna com pouco esforço em troca da maioria absoluta.
António Costa

Portugal é uma notícia falsa /premium

2.730
Se, conforme proclama o Indicador Supremo da Felicidade, os portugueses gastaram mais dinheiro no Natal, não é virtude de Costa, mas defeito dos portugueses. E todos sabem que não nos restam muitos.
Governo

O dia em que Costa se engasgou com a austeridade /premium

3.139
De repente Costa omitiu a palavra-fetiche: austeridade. E até descobriu que passámos "anos difíceis". É um sinal de que o blá-blá da "reposição de rendimentos" se tornou a bomba-relógio da geringonça.
António Costa

Reações dos partidos à mensagem de Natal de Costa

189
PCP considera que há uma "contradição inequívoca" entre o que Costa diz ser o caminho e a intervenção do Governo. PS caracteriza como uma "mensagem realista". PSD diz que é um conjunto de fantasias.
António Costa

Costa: "Não nos podemos iludir com os números"

976
Na mensagem de Natal, o primeiro-ministro elogiou alguns resultados, mas admitiu que há muito a melhorar. Identificou duas prioridades: a natalidade e o território. E lançou um desafio às empresas.
Política

12 desejos (irrealizáveis) de Natal /premium

Desejos e pequenas utopias natalícias para o Presidente, primeiro-ministro, líderes dos partidos da oposição, três ministros de António Costa e procuradora-geral da República.
Macroeconomia

Costa quer que exportações atinjam 50% do PIB

117
O primeiro-ministro assumiu como meta as exportações portuguesas atinjam 50% do PIB do país já no início da próxima década. Costa lembrou que há 10 anos as exportações representavam 27% e hoje 44%.
António Costa

Costa faz balanço da legislatura

941
António Costa considerou que esta legislatura e o mandato de Marcelo Rebelo de Sousa têm como marca a "normalidade institucional", bem como, a autonomia do autonomia do MP e o combate à corrupção.
António Costa

Costa: país deve continuar a ser espaço de certeza

Primeiro-ministro diz ser um um bom dia para a assinatura de cinco contratos de investimento no valor de 400 milhões de euros, considerando ser "essencial que este ciclo de investimento se prolongue".
António Costa

Descrição do caos /premium

164
Costa paira sobre tudo a uma altura em que não arrisca visão de detalhe algum. Enquanto isso manda os seus ministros da Saúde, os pobres, prometerem o que sabem não poder cumprir. No meio ficamos nós.
António Costa

Costa critica países que são contra acolhimento

909
O primeiro ministro afirma que vai ser inaugurado o terceiro e o maior Centro de Acolhimento de Refugiados em Portugal, em São João da Talha, Loures.
PS

Costa traça objetivos para fechar legislatura

A nova Lei de Bases da Saúde não sai do horizonte do líder do PS. Mas Costa também pede "maioria de dois terços" para o plano de investimentos e apoio para aprovar as mexidas no Código Laboral.
INEM

INEM. António Costa quer inquérito único 

139
O primeiro-ministro disse que "é preciso apurar responsabilidades" e que as "falhas não são aceitáveis no funcionamento do Estado". Marcelo está em consonância com Costa e vê a proposta com "agrado".
Ministério Público

MP. Costa defende proposta do Governo e isola Rio

António Costa sublinha que proposta de alteração aos estatutos do Ministério Público apresentada pela ministra da Justiça “traduz a opinião do Governo”. Marcelo diz que autonomia "é intocável".
Corrupção

Por que razão os políticos têm medo da Justiça? /premium

1.465
Com a sua reforma judiciária pornográfica, Rio é uma espécie de idiota útil para todos os que vivem do enriquecimento ilícito à custa do interesse público sem que os tribunais e o MP os incomodem.
António Costa

Costa agradece "sacrifício" das tropas em Cabul

Na visita, para desejar as boas-festas aos militares portugueses que vão passar a quadra de Natal longe das famílias, António Costa pediu aos militares: "Nunca descurem a segurança".
António Costa

Costa elogia mandato de Centeno no Eurogrupo

121
António Costa saudou o "mandato muito concreto" de Mário Centeno como presidente do Eurogrupo e apela a que o ministro das finanças português trabalhe num orçamento para a convergência da zona euro.
Euro 2016

Três ex-secretários de Estado deverão ser acusados

1.047
Juíza de instrução recusou suspensão provisória do processo pedida pelo MP para os três ex-secretários de Estado de António Costa. Consequência: todos deverão ser acusados pelo DIAP de Lisboa.
Governo

A carta (secreta) de António Costa ao Pai Natal /premium

1.490
Quero pedir-te que os portugueses também não reparem muito no que se está a passar nos hospitais. Sei bem que o Centeno não investe lá há muito tempo e que as coisas estão mesmo a cair aos bocados…
Brexit

Costa: só "intervenção divina" resolve o Brexit

133
"Renegociar o quê? Tudo aquilo que tenho visto como críticas, aliás contraditórias, ao tratado, são pontos que não é possível mais renegociar", diz António Costa sobre o Brexit.
Debate Quinzenal

Direita ataca com greves e esquerda estranha

144
Debate quinzenal não passou ao lado da tensão social dos últimos dias, em especial da greve de enfermeiros que Costa condena. Mas desta vez, foi a direita que trouxe a rua para o plenário.
Debate Quinzenal

Costa: greve dos enfermeiros "não é aceitável" - como aconteceu

775
Numa resposta ao PSD, o primeiro-ministro disse que "ninguém pode morrer porque há o exercício do direito à greve" e considerou que a paralisação dos enfermeiros "não é aceitável"
Greve

O mundo que António Costa criou /premium

1.596
Desde 2015 que este governo trata os funcionários como o factor decisivo das vitórias eleitorais. As greves são a maneira de os funcionários obrigarem Costa a pagar mais pelos seus votos.
Primeiro-Ministro

Costa saúda pacto global para a migração

1.766
António Costa afirmou que "começa um novo período na governação global das migrações". O pacto global para a migração coloca os migrantes "no centro da cooperação internacional".
António Costa

Costa salienta importância da diáspora na migração

Costa defendeu em Marraquexe que uma migração "administrada com sabedoria" pode favorecer o crescimento económico e ajudar a enfrentar os crescentes desequilíbrios nas tendências demográficas".
António Costa

Nem 1% de verdade /premium

692
O governo tem uma relação de indiferença para com a verdade, dizendo o que em cada momento convém dizer e atrevendo-se até a lançar números falsos se isso, na ocasião, lhe valer elogios e manchetes.
Corrupção

A dupla “irritante” da vergonha perante Angola /premium

902
Marcelo e Costa, que tanta força fizeram para que o processo Manuel Vicente fosse para Angola, são os grandes derrotados do caso Fizz. Prova? As 435 vezes que o nome de Vicente é escrito na sentença.
União Europeia

Origami, o poliglota Costa e o Locke espanhol /premium

246
Em dois dias de Congresso em Lisboa, os socialistas europeus definiram Portugal como um modelo a seguir na Europa. De volta levaram um origami e a esperança num "eixo socialista" na Europa.
Primeiro-Ministro

Costa vende modelo português a parceiros europeus

2.501
O primeiro-ministro português acredita que a melhor estratégia para ganhar as eleições, incluindo as europeias, é defender os valores socialistas ao mesmo tempo que se apresenta resultados.
Reino Unido

Corbyn elogia Costa por combater austeridade

1.626
Líder do Partido Trabalhista vê na "geringonça" um exemplo de combate à austeridade a repetir por toda a Europa e elogia Costa por ter quebrado o "feitiço da austeridade":
António Costa

Costa afirma que coesão aproxima UE aos cidadãos

O primeiro-ministro afirmou que é a política de coesão que aproxima a União Europeia aos cidadãos, já que é assim que Bruxelas chega à "rua de cada um" e que melhora as condições de vida.
PS

"O segredo" de António Costa, segundo Zorrinho

185
Fernando Medina desafiou os socialistas europeus a fazerem sempre o Congresso em Lisboa. Já Zorrinho, inspirado em Costa, revelou "o segredo" para os socialistas chegarem e se manterem no poder.
Espanha

Quando os muros caem, caem para os dois lados /premium

735
A questão levantada pelas eleições na Andaluzia é esta: por que razão deveríamos admitir que compete aos fãs do chavismo e do estalinismo julgar os méritos democráticos dos outros actores políticos?
Congresso do PS

PS espera que congresso resulte em unidade 

O discurso de Fernando Medina durante a cerimónia de abertura, sexta-feira, e a intervenção de António Costa no encerramento do congresso, no sábado, são os dois momentos mais esperados.
Política

Deus nos ajude (em 11 pontos) /premium

Em França, a nostalgia da guilhotina. Em Portugal, a opção económica pela ditadura. Na Aliança, eurocalmos misturados com eurofuriosos. Nos media, o Estado. No PSD e na JS, o pântano. Deus nos ajude.
Professores

Professores pedem respeito ao primeiro-ministro

A Fenprof entrega na quinta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, os milhares de postais recolhidos há semanas junto da população, de apoio às reivindicações dos docentes.
Comissão de Inquérito

CDS chama Costa à comissão de inquérito

António Costa é um dos 45 nomes que os centristas juntaram no requerimento para as audições sobre o furto de Tancos, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito.
Assalto em Tancos

Tancos: PS chama Costa a depor por escrito

178
O PS vai chamar o primeiro-ministro, António Costa, a depor por escrito na comissão de inquérito ao furto de Tancos, e quer ouvir a anterior procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal.
Cultura

Costa. Verbas para a Cultura excedem 1% do OE 

Num discurso proferido em Guadalajara, no México, o PM afirmou que o orçamento para a Cultura será "o maior de sempre" e "vai continuar a crescer".
Deficiência

Tetraplégico acaba protesto após visita de Marcelo

863
Eduardo esteve em protesto junto às escadas da AR numa cama rodeada de grades, até ser visitado por Marcelo na noite de domingo. Governo recebe-o na próxima terça-feira.
António Costa

A comunidade portuguesa em França "está bem"

565
Para o chefe de Governo, "não se deve dramatizar o que são as manifestações normais nos países democráticos". Segundo António Costa, "não há qualquer problema com a comunidade portuguesa".
António Costa

Três perguntas, três não-respostas /premium

307
Os desafios da nossa evolução demográfica não são compatíveis com um discurso puramente conjuntural de “vamos lá fazer com que alguns jovens regressem ao país e diversificar algumas fontes de receita"
António Costa

4258 dias depois, Costa não viu nada

6.112
Aconteceu depois de Pedrógão, dos fogos de Outubro, de Tancos e repete-se com Borba. António Costa acumula 4258 dias no governo. Nunca nada que corra mal é com ele. Opinião de José Manuel Fernandes.
Governo

Vídeo em direto/ Costa responde a perguntas de cidadãos

A Universidade do Minho é palco do terceiro encontro do Governo com os cidadãos. Primeiro-ministro voltou a reunir o executivo para responder a perguntas.
Governo

"Não assumimos compromisso de recompor a história" - como aconteceu

170
À imagem dos anos anteriores, o Governo assinalou o seu terceiro aniversário com mais uma sessão de perguntas dos cidadãos. Dos professores a Borba, Costa e os seus ministros foram postos à prova.
PS

O fantasma de Guterres paira sobre Costa /premium

779
Convém recordar que, desde o 25 de Abril, o PS nunca governou mais de seis anos seguidos. Nunca conseguiu aguentar no governo duas legislaturas seguidas, só enquanto o ciclo económico foi favorável.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)