António Costa

Táxis

Taxistas mantêm protesto

Os taxistas em protesto pelo quarto dia consecutivo vão manter a paralisação depois de uma reunião com o chefe da Casa Civil do Presidente da República e pedem rápida intervenção do primeiro-ministro.
PGR

Temos o dever de desconfiar da substituição da PGR

4.081
Os poderes do dia têm medo da independência do Ministério Público. O que correr mal no combate à corrupção será agora responsabilidade política de Costa e de Marcelo.
MPLA

MPLA espera que visita de Costa melhore relações

A saudação foi expressa na 17.ª reunião ordinária do órgão do MPLA (no poder desde a independência do país, em 1975), dedicada também à análise de assuntos relativos à vida do partido e da sociedade.
PGR

Costa sobre Lucília Gago: "Foi a primeira escolha"

481
António Costa diz que Lucília Gago foi "a primeira escolha e a primeira aceitação" para ocupar o cargo de PGR e destacou a "experiência diversificada" e o "prestígio" da magistrada.
Joana Marques Vidal

Eles atreveram-se /premium

4.278
O governo pôde sanear a Procuradora-Geral da República porque a oligarquia política está finalmente em sintonia e porque, acima de tudo, aprendeu a desprezar os portugueses.
António Costa

Brexit: Costa afirma necessidade de acordo final

O primeiro-ministro, António Costa, reforça que em outubro tem de haver um acordo final para a saída do Reino Unido da União Europeia, depois das negociações com o Governo de Theresa May.
Política

Para que serve este último ano de legislatura? /premium

Há um País para governar. E não vai haver nem tempo, nem dinheiro, nem capacidade para o fazer. Pode ser que a factura seja passada no foto finish. Mas será mais um ano perdido.
Brexit

Costa. Brexit sem acordo seria muito mau

O primeiro-ministro lembrou que o tempo urge para fechar o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia, considerando que "a separação desordenada" seria "muito má".
Angola

Angola admite "mau estar" ultrapassado com Lisboa

O Presidente angolano admitiu que houve "mal-estar" nas relações entre Angola e Portugal devido ao "caso Manuel Vicente", mas sublinhou que o diálogo nunca foi interrompido.
Angola

Costa diz que Marcelo deve ir a Angola em 2019

O primeiro-ministro diz ter atingido os "objetivos centrais" na sua visita oficial a Angola e considerou provável que Marcelo Rebelo de Sousa realize uma visita de Estado ao país em 2019.
António Costa

Costa defende que FMI aprendeu com Portugal

O primeiro-ministro português defendeu que o FMI que assinou um programa de resgate com Portugal "já não é o de hoje", pois "aprendeu" com o exemplo português "que há coisas que não devem ser feitas".
António Costa

Costa sublinha confiança com João Lourenço

Costa considerou "ultrapassado" o obstáculo que existia nas relações entre Portugal e Angola e que se relacionava com o processo judicial contra o antigo vice-presidente angolano Manuel Vicente.
Angola

"O irritante está ultrapassado", diz Costa

135
António Costa diz que caso Manuel Vicente está "ultrapassado" e que o "irritante" desapareceu de vez, depois de o processo judicial do ex-vice presidente angolano ter sido transferido para Angola.
Angola

Costa almoça com ministros e governador do BNA

No primeiro diz de visita a Luanda, o primeiro-ministro teve um almoço informal com sete ministros do Governo angolano e com o governador do Banco Nacional de Angola.
António Costa

António Costa usa jeans e mocassins em Angola

9.809
António Costa chegou a Angola para uma visita oficial a usar roupa e calçado mais descontraídos. A escolha está a valer-lhe críticas, mas fonte do executivo garante que foi uma "chegada informal".
António Costa

Costa anuncia aumento do crédito às exportações

109
O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que o Governo português vai aumentar a linha de crédito de apoio às exportações para Angola de mil para 1.500 milhões de euros.
António Costa

António Costa já em Luanda para pensar o futuro

O primeiro-ministro português, António Costa, defendeu esta segunda-feira, em Luanda, que Portugal e Angola têm uma história “longa” e que o foco tem de estar centrado no futuro e não no passado.
Angola

António Mota avisa Costa sobre Angola

Presidente da Mota-Engil defende que as empresas, nomeadamente as de construção, precisam de estabilidade no mercado angolano.
António Costa

Costa chama dirigente do PS para chefe de gabinete

Francisco André, de 41 anos, é membro da Comissão Permanente do PS onde tem a responsabilidade pelo pelouro das relações internacionais. Vai substituir a jurista Rita Faden.
Angola

PM confia em rápida retoma nas relações com Angola

António Costa realiza segunda e terça-feira uma vista oficial a Angola. Governo português acredita que contribuirá para rápida retoma nas relações político-económicas.
Angola

Sete anos depois, um PM português aterra em Luanda

Primeiro-ministro viaja amanhã para Luanda para visita oficial de dois dias. Pela primeira vez em democracia, um líder português vai encontrar-se com um Presidente que não é José Eduardo dos Santos.
Angola

Costa vai encontrar-se com João Lourenço em Luanda

O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se na terça-feira, em Luanda, com o Presidente da República angolano, João Lourenço.
Angola

Angola e Portugal preparam fim da dupla tributação

Medida há muito reclamada pelos empresários pode finalmente passar a lei depois da visita de António Costa a Angola, agendada para a próxima semana. É também um sinal de desanuviamento político.
Rui Rio

A conspiração oligárquica /premium

407
Em outros países europeus, dizem-nos que a democracia está ameaçada por “movimentos populistas”; aqui, está ameaçada por uma conspiração oligárquica.
Assalto em Tancos

Costa invoca autonomia da justiça

O primeiro-ministro defendeu que o Governo já fez aquilo lhe que competia face ao roubo de armas na base militar de Tancos e quer manter a autonomia do Ministério Público.
PGR

Proteger os 'nossos' — ou defender o país? /premium

228
Um certo PS jacobino nunca desistiu de tentar controlar o MP como um contra-freio aos desvios dos políticos. Esse PS, contudo, ainda não percebeu que o tempo dos PGR 'de confiança' já passou.
António Costa

Costa sobre PGR: país não precisa de "papões"

O primeiro-ministro afirmou que a escolha do PGR "não é uma matéria de luta partidária" e deve "ser tratada com tranquilidade e normalidade institucional, como tem sido sempre ao longo da História".
António Costa

Lojas do Cidadão terão quase duplicado em 4 anos

O primeiro-ministro garantiu que, no final desta legislatura, o seu Governo terá aberto mais 34 Lojas do Cidadão.
Alterações Climáticas

PAN critica discurso dissonante de Costa

380
O deputado do PAN criticou António Costa "pela completa dissonância e contrariedade" entre o discurso de combate às alterações climáticas e o desejo de exploração de petróleo na costa portuguesa.
Angola

Presidente angolano visita Portugal em novembro

A visita deverá marcar o fim da tensão diplomática entre os dois países, criada na sequência da Operação Fizz, que envolvia o vice-presidente angolano, Manuel Vicente.
PSD

A estratégia de Rio é igual à de Santana  /premium

173
A estratégia de Rui Rio é exactamente igual à de Santana Lopes. Rio já não pensa no PSD como um grande partido, mas apenas como mais uma pequena “aliança” para entrar em combinações parlamentares
Forças Armadas

Costa destaca “avanços extraordinários” na Defesa

100
Primeiro-ministro reafirma compromisso de Portugal com a NATO e com a Defesa europeia. Na cerimónia do Estado-Maior das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro lembrou que faltam militares nos ramos.
PSD

Rui Rio é mesmo o líder da oposição? /premium

255
Se Rui Rio está a liderar a oposição ao Governo, é uma espécie de fenómeno politicamente não identificado. Se quer ganhar as legislativas, é melhor que assuma esse papel.
Orçamento do Estado

Costa responde a críticas sobre redução do IRS

308
O primeiro-ministro recorreu às redes sociais para responder às críticas relativas à medida que apresentou na rentrée política do PS. "Não é uma medida discriminatória", garante.
Autárquicas 2017

PS recusa processos contra autarcas gastadores

626
Há casos de candidatos que ultrapassaram em "mais de 30 ou 50% o orçamentado". Mas os socialistas resolvem "internamente" o problema -- e não obrigam militantes a pagar os excessos do próprio bolso.
Sindicatos de Professores

António Costa critica "finca-pé" de sindicatos

O primeiro-ministro afirmou que o Governo mantém uma "postura construtiva e de diálogo" na negociação sobre a contagem do tempo de serviço dos professores, criticando o "finca-pé" dos sindicatos.
Governo

O poder das elites e de António Costa /premium

3.911
Nunca como hoje se governou como quis. Nem nos tempos das maiorias absolutas. Temos estabilidade e um Governo que faz tudo. Os problemas dos últimos três anos revelam uma cumplicidade histórica.
PS

Enganadora, injusta e ineficaz /premium

1.092
A proposta do PS de atribuir um desconto de 50% no IRS para os emigrantes que regressem reduz-se à inconsequência da propaganda: chega para as manchetes, mas é errada e não terá qualquer impacto.
PS

Uma pré-campanha alegre /premium

António Costa rasgou em 2014 um acordo de IRC que dava estabilidade às empresas. Está em condições de garantir que nos próximos anos não muda de ideias sobre a borla de IRS para os emigrantes?
Luís Marques Mendes

Recondução da PGR é "solução óbvia e natural"

284
Depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter falado com Joana Marques Vidal, o ex-líder do PSD diz agora que recondução de PGR é a solução "óbvia e natural" e que substituição seria "suspeita".
PS

Rentrée. O que Costa disse (e o que quis dizer)

Foi a primeira rentrée das rentrées. Costa inaugurou os discursos políticos do ano, ano de eleições, com avisos à esquerda de que estabilidade e rigor são para manter. Orçamento é o primeiro teste.
PS

Costa quer "ganhar", mas sem pôr rigor em causa

153
Costa quer "ganhar" as eleições, mas não pede maioria absoluta. Num balanço dos últimos "mil dias", deixa avisos à esquerda. Receita para ano eleitoral é rigor nas contas e estabilidade na geringonça.
Orçamento do Estado

Costa desconta 50% no IRS a emigrantes que voltem

5.537
Líder do PS tinha prometido no Congresso medidas para incentivar o regresso de jovens que saíram do país na crise. Chegam no próximo OE: 50% de desconto de IRS e deduções em deslocação e habitação.
Governo

Pedrógão Grande. Fundo do Estado em duas denúncias

1.784
O primeiro-ministro revelou que "apenas duas" das "nove denúncias" de alegada fraude na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios em Pedrógão Grande, "dizem respeito a fundos do Estado".
PS

Querem acabar com a geringonça? 

140
A “direita” de que se fala é uma invenção da “esquerda” que nos governa. Precisam que haja “direita” para poderem justificar a heteróclita coligação que ganhou a designação de geringonça.
Professores

Fenprof continua a exigir tempo total de serviço

Para os professores, não há espaço para negociar o tempo de serviço que esteve congelado para efeitos de progressão de carreira, mas sim "o modo e o prazo" em que esta recuperação será feita.
António Costa

Costa recorda vítimas dos atentados em Barcelona

António Costa manifesta solidariedade a "Espanha e às famílias das vítimas" dos atentados de Las Ramblas e de Cambrils (Tarragona), a 17 de agosto de 2017, e que fizeram 16 mortos e 120 feridos.
Incêndios

PM diz que levantamento em Monchique está avançado

O primeiro-ministro disse que o levantamento da área agrícola afetada pelo incêndio da semana passada em Monchique está "bastante avançado".
Incêndios

Risco de incêndio no interior preocupa Costa

134
Previsões meteorológicas indiciam um aumento do risco de incêndio a partir de sexta-feira. Primeiro-ministro assumiu preocupação.
António Costa

Os piores cortes de António Costa  /premium

2.365
Como se viu em Monchique, a mitológica “habilidade” de António Costa é o resultado de uma baixa de expectativas e de exigência sem paralelo na história recente de Portugal.
Incêndios

Dos governantes extraordinários /premium

Fazer a mesma coisa esperando resultados diferentes é a definição de insanidade- António Costa insiste na mesma metodologia há anos e continua à espera de resultados distintos. É a extraordinariedade.
António Costa

O estranho caso do Fundo de Reabilitação Urbana

1.282
António Costa prometeu criar um Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado. Três anos após o anúncio o Fundo não reabilitou qualquer edifício, não produziu uma única casa, nem sequer espetou um prego
António Costa

Costa garante que Ministro da Saúde está seguro  

283
O primeiro-ministro considera que a demissão de Adalberto Campos Fernandes, um dos temas falados numa entrevista ao Expresso, não vai resolver os problemas no Serviço Nacional de Saúde.
Incêndios

António Costa, a vela e o fogo

167
No ato da criação do Mundo, Deus descansou ao sétimo dia. No caso do incêndio que assolou a zona algarvia, António Costa, ao sexto dia, veio descansar os portugueses.
Incêndios

Deixar arder /premium

4.616
O que aflige nesta história é a brutal desumanidade das personagens, a começar pela principal. Aquilo espreme-se e não sai dali pingo de semelhança com o que se convencionou chamar uma pessoa.
Incêndios

O PS não aprendeu nada com Pedrógão Grande /premium

1.571
O primeiro-ministro, assim como depois de Pedrógão Grande e de 17 de outubro, falhou em entender que os incêndios são tragédias para assumir a falha do Estado – não para reclamar sucessos do governo.
Incêndios

Deturparam o que Costa disse sobre Monchique?

129
O primeiro-ministro disse que o incêndio de Monchique foi a "exceção que confirmou a regra do sucesso". Depois disse, que declarações foram "deturpadas". Veja no vídeo se Costa tem ou não razão.
GNR

"Excessos da GNR, só nas horas de trabalho"

2.697
Primeiro-ministro admitiu que GNR cometeu excessos com as populações em Monchique. Associação dos Profissionais da Guarda sublinha que os únicos excessos foram de "horas de trabalho e de sacrifício".
Fact Check

Frases de Costa sobre Monchique foram deturpadas? /premium

315
O primeiro-ministro disse que o incêndio de Monchique foi a "exceção que confirmou a regra do sucesso". Um dia depois, queixou-se que declarações foram "descontextualizadas e deturpadas". Tem razão?
António Costa

Costa. Declarações foram "deturpadas"

2.077
António Costa garantiu, numa nota enviada à comunicação social, que as declarações proferidas esta quarta-feira sobre os incêndios em Monchique foram "descontextualizadas e deturpadas".
Crónica

Lista de Verão, de António Costa à Volta à França /premium

285
Temos um primeiro-ministro com tendência para a encenação e a graçola. O ridículo e o obsceno convivem bem e ele, honra lhe seja dada, sabe harmonizá-los como ninguém. A plasticina mental é invencível
António Costa

Costa diz em tweet que está a acompanhar incêndios

3.838
Primeiro-ministro não tem tido agenda oficial, está de férias, mas esta segunda-feira mostrou no Twitter que está a seguir a situação dos incêndios de perto, estando em contacto com MAI e autarcas.
Os Verdes

"Não há orçamentos no papo", afirmou o PEV

Heloísa Apolónia, deputada do PEV, afirmou esta segunda-feira que negoceia de "boa fé" com o Governo mas avisou que "não há orçamentos no papo".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)