António Costa

Huawei

António Costa mantém aposta na Huawei

No debate quinzenal, o primeiro-ministro manteve a aposta na Huawei para o fornecimento das redes de 5G. A relação entre a UE e a China vai ser debatida no Conselho Europeu esta semana.
Debate Quinzenal

Pingue-pongue, propaganda e um amuo parlamentar

390
Primeiro-ministro trazia economia para brilhar no debate quinzenal, mas a oposição foi direta às canelas eleitorais da redução dos passes. Temas multiplicaram-se e houve até um pequeno amuo de Costa.
Debate Quinzenal

PSD protesta e Costa interrompe resposta a meio - como aconteceu

214
O primeiro-ministro está no Parlamento para fazer o “balanço e perspetivas” das políticas económicas. Mas em semana quente de críticas sobre eleitoralismo, já houve acusações, protestos e um amuo.
Transportes Públicos

Matos Fernandes critica Assunção Cristas

116
O Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, criticou a postura da líder do CDS, Assunção Cristas no que toca às politicas ambientais e reclamou a paternidade da ideia da redução dos preços para o governo
Sondagens

Costa em queda, Marcelo recupera popularidade

571
PS venceria legislativas sem maioria absoluta, com 36,3%, mantendo a distância para o PSD, reunindo 23,9%. Sondagem da Aximage para o Negócios e CM coloca Catarina Martins como a líder mais popular.
António Costa

Costa quer Portugal a crescer acima da UE

1.937
O líder socialista afirmou que "é preciso ter a memória bem viva" quando o PS disse que "era possível" romper com a austeridade: "Houve quem dissesse que não, que o diabo vinha aí".
António Costa

Costa: há quem escolha deputados pelos soundbites

304
Sem mencionar os partidos políticos a que se estava a referir, o primeiro-ministro salientou que uma das listas candidatas pôs as frases sonantes à frente da capacidade de trabalho.
Primeiro-Ministro

Costa culpa governos anteriores pelas greves

8.669
O primeiro-ministro defendeu esta quinta-feira que nenhuma das greves decretadas por diferentes setores profissionais resulta de decisões tomadas pelo seu Governo
Eleições

Costa nega ter ficado incomodado com nota da CNE

"Não, nunca me senti mal [com a nota da CNE], porque nunca fiz qualquer confusão sobre o que é publicidade institucional", argumentou o primeiro-ministro António Costa.
Política

Ana Rita Cavaco: depois de convidada, ignorada

266
António Costa continua o seu périplo de inaugurações país fora. Esta quarta-feira, em Abrantes, contou com a presença da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que foi praticamente ignorada.
Eleições Europeias

Comissão de Eleições investiga primeiro-ministro

A CNE recebeu várias denúncias devido às inaugurações de Csta. Em causa poderá estar a violação da lei imposta por este organismo que proíbe a "publicidade institucional" até às eleições europeias.
Democracia

A democracia em causa  /premium

745
Perante o actual socratismo sem Sócrates, agora apoiado pelo PCP, pelo BE e pelo PSD de Rio, cada vez precisamos menos do populismo para a democracia estar em causa.
Serviço Nacional de Saúde

Costa defende oferta de melhores condições no SNS 

O governante adiantou também que no "ano passado, só nas unidades de saúde primárias, foram feitas 31 milhões de consultas, houve mais 589 mil do que tinha havido em 2015", mas que ainda "não chega".
Assunção Cristas

Cristas acusa Costa de pintar situação da saúde

A visita de Assunção Cristas ao hospital de São José foi a primeira de várias que o CDS vai fazer a hospitais do país. Centristas acusam o Governo de ter andado a "enganar os profissionais de saúde".
Justiça

O caso Neto de Moura e a independência dos juízes /premium

1.418
Ouvir Jorge Coelho questionar a independência dos juízes devido a Neto Moura é ter consciência de que o PS está à espera da hora certa para colocar a Justiça na ordem com o apoio de Rui Rio.
Luís Marques Mendes

Marcelo tem "tiques de populismo bom"

673
"Melhor era impossível", diz o comentador político sobre visita de Marcelo a Angola. As "relações pessoais ajudam muito às relações políticas" e Marcelo melhorou-as sendo Marcelo. "Não é postiço".
Política

Já há um “bloco central”: entre Marcelo e Costa /premium

305
António Costa necessitou desde 2015, e continuará a precisar, de um atestado de moderação. Foi o que o Presidente da República lhe deu, e continuará a dar, pelo menos até ao fim do seu mandato em 2021
Violência Doméstica

Violência doméstica. Costa critica justiça

589
António Costa criticou o tratamento judiciário dado aos crimes de violência doméstica e salientou que a desigualdade mais profunda é aquela que separa os homens das mulheres.
Crónica

O Costa da Cristina /premium

5.983
A dona Cristina teima: Pedrógão não está esquecido pois não? O dr. Costa balbucia uma salganhada e acaba a pedir vinho verde para o tempero. Ao largo, o resto dos Costas – esposa, crias e nora – sorri
Dia da Mulher

Costa diz que sociedade deve "gritar nas ruas"

647
PM fala num grande progresso depois do 25 de Abril no que toca aos direitos da mulher, mas que ainda há muito por fazer. Costa espera que nova lei da paridade seja promulgada a tempo das legislativas.
António Costa

"A festa de Abril continua a ser bonita, pá"

1.255
O primeiro-ministro deixa um recado crítico às correntes conservadoras: "Para aqueles que pensam que a revolução acabou em 25 de novembro de 1975, digo que a revolução é mesmo inacabada".
Eleições Europeias

Europeias! (Tão sérias como o Carnaval de Torres) /premium

110
Do ex-ministro não se conhece um pensamento de fundo sobre a Europa nem se lhe ouviram propostas – apenas e tão-só proclamações genéricas, a melhor das quais obtida... no Carnaval de Torres Vedras.
Violência Doméstica

Seis comarcas recebem vítimas a partir de abril

António Costa reconhece falhas nas instituições na deteção precoce da violência doméstica, mas diz que as vítimas devem confiar no Estado. Em abril, seis comarcas terão gabinetes para receber vítimas.
Debate Quinzenal

"Maria Albertina" e outras variações do quinzenal

Garantia dada pelo Estado ao Novo Banco foi rebaptizada por Catarina Martins. Costa está curioso com auditorias do Banco de Portugal. E os outros temas que fizeram este debate quinzenal.
Debate Quinzenal

Costa "curioso" sobre auditorias internas do BdP - como aconteceu

Debate Quinzenal começou com Novo Banco. António Costa diz-se "curioso" com auditorias internas do Banco de Portugal que nunca foram publicadas. Governo confirma que vai clarificar lei das idoneidades
Violência Doméstica

Costa: combater violência é desafio coletivo

António Costa assinalou o dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica com dois tweets, onde referiu que a violência doméstica tem de ter um fim e que o combate é um desafio coletivo.
António Costa

Costa: habitação é dos desafios mais importantes

115
Além da coesão social, a habitação é também um dos desafios mais importantes para responder à classe média e às novas gerações. Costa aponta efeitos positivos e perversos no arrendamento e no turismo.
António Costa

BES. Costa recusa auditoria que Marcelo queria

O primeiro-ministro disse que a auditoria incidirá sobre o período anterior à resolução do BES e não sobre a posterior como queria o Presidente da República.
Humor

Eu canto, tu cantas, ele canta mal mas mal /premium

2.475
Foi uma lição de política, pois ao levar para o Programa da Cristina a mulher, os dois filhos e a nora, António Costa exemplificou na perfeição como funciona o Conselho de Ministros no governo do PS.
Aliança

Aliança reage "a cataplana de Costa na SIC"

927
Partido liderado por Santana Lopes critica participação de António Costa no programa de Cristina Ferreira. Nova injeção de capital no Novo Banco também é visada em comunicado.
António Costa

Na Cristina com os tachos: Costa cozinha na SIC

6.899
António Costa foi ao programa de Cristina Ferreira, onde cozinhou uma cataplana de peixe. Enquanto preparou o prato, falou da infância, da família, das eleições legislativas e dos incêndios de 2017.
Governo

António Costa vai ao programa de Cristina Ferreira

2.560
Apresentadora anunciou no seu Instagram que primeiro-ministro irá ao seu programa na terça-feira de Carnaval. Será a terceira intervenção de um político no programa das manhãs da SIC.
PS

Mais uma reflexão sobre as famílias do governo /premium

852
O nepotismo governamental define uma democracia capturada por uma facção política dedicada a vincular a si os grupos de interesse instalados no Estado, na banca e nas grandes empresas.
Guiné-Bissau

Bissau. Marcelo e Costa envolvidos em 'fake news'

134
O Presidente da República e o primeiro-ministro estão a aparecer em páginas de apoio a candidatos às eleições da Guiné-Bissau, recomendando o voto em figuras diferentes da política guineense.
António Costa

António Costa quer país a "pedalar com mais força"

156
O primeiro-ministro afirma que não é nenhuma fatalidade "hesitar entre crescer ou ter contas desequilibradas, entre estar no euro ou ser capaz de continuar a convergir com a União Europeia".
António Costa

Assim vai Costa num país que ama pouco a liberdade /premium

5.306
Uma picardia aqui, um despacho acolá, uma nomeação além, todos os dias vamos deixando que o governo tenha mais poder e os cidadãos mais constrangimentos. Triste sina de um país que não ama a liberdade
Eleições Europeias

Costa: Pedro Marques "faz", os outros "falam"

963
Objetivo é replicar na Europa o que Costa fez no país, e Pedro Marques até admite responder na campanha pela ação do Governo. Costa puxa por ex-ministro: "não está na política a reproduzir soundbites"
António Costa

António Costa favorável a adiamento do "Brexit"

Primeiro-ministro português define como desejável e saudável tudo o que possa evitar um "Brexit" caótico. Costa não quer que se desista de criar condições para uma saída planeada e articulada.
Governo

Professores. Costa assume pessimismo para acordo

Reinício das negociações entre o Governo e os sindicatos de professores sobre o descongelamento das carreiras está agendado para esta segunda-feira, mas António Costa não vê muito por onde avançar.
Educação

Costa quer alargar intercâmbio universitário

António Costa quer construir canais de cooperação que beneficiem sobretudo os jovens, reforçando o intercâmbio universitário. O objetivo é habilitar estudantes a contribuir para o futuro do seu país.
António Costa

Os geringonços monárquicos /premium

2.030
Mariana não tem independência para criticar uma lei do seu pai, tal como Cabrita não é imparcial para analisar normas da sua mulher Ana Paula. Há um conflito de interesses que só Costa é que não vê.
Enfermeiros

Costa disponível para acordo com enfermeiros

1.400
Primeiro-ministro está disponível para acordo, mas em "duas questões": revisão das carreiras e progressão salarial para corrigir "esmagamento" de eliminação de categorias.
Primeiro-Ministro

Costa pede novo contrato social na Europa

377
António Costa defendeu na convenção do PES em Madrid um novo contrato social, que já tinha sido defendido por Pedro Sánchez no congresso do Partido Socialista Europeu em Lisboa.
Fundos Comunitários

Costa quer "nova visão" a disputar fundos da UE

António Costa quer que Portugal dispute cada vez mais as verbas da ciência e investigação de gestão centralizada e concorrencial, através de mecanismos fiscais e fundos comunitários.
Governo

Portugal atrasado, Portugal adiado

897
O que sabemos é que há polícias a dormir em carros porque não têm dinheiro para pagar a renda de casa nas nossas cidades. O que sabemos é que há enfermeiros com as vidas congeladas e salários indignos
António Costa

Cozinha aérea, teatro de refeições e "newspeak" /premium

Provavelmente, é preferível ter de estar a par das técnicas de venda do chef António Costa e aguentar a sua prodigiosa arte de cozinhar no ar. O “espaço de liberdade” não se ganha sem sacrifícios.
Moção de Censura

O jogo do galo de Cristas

520
Assunção Cristas não saiu ilesa do debate da moção de censura contra o governo. Mas também não saiu derrotada. Houve quem tivesse ficado com as orelhas mais quentes. A crónica do editor de Política
Governo

Mais uma remodelação… /premium

Com o amontoado de problemas social e financeiramente relevantes por resolver, como a saúde e a instrução públicas, ou as reformas e pensões, não serão as eleições europeias que farão muita diferença.
António Costa

O lápis azul de um Governo que se esgotou /premium

302
É deveras estranho que um partido que está confortavelmente no poder, a oito meses de umas eleições legislativas que deverá ganhar de forma folgada, não seja capaz de ousar e de surpreender.
Governo

Aí está a nova remodelação do governo /premium

2.725
António Costa promove os mais próximos a ministro: Vieira da Silva na Presidência, Pedro Nuno Santos nas Infraestruturas e Nelson de Souza no Planeamento. Tomada de posse marcada para amanhã às 15h
Eleições Europeias

Costa já tem a lista praticamente fechada

124
O secretário-geral do PS, António Costa, já tem a lista de candidatos socialistas ao Parlamento Europeu praticamente fechada, sobretudo no que respeita aos lugares considerados elegíveis.
PSD

Barroso regressa para criticar "indiferença"

1.608
O ex-primeiro-ministro 'participou' por vídeo em evento do PSD para alertar para "o facto de Portugal não estar a convergir" com a Europa e estar a crescer menos do que países concorrentes diretos.
António Costa

Costa: Moção do CDS é "um nado-morto"

222
À chegada à Convenção Europeia do PS, António Costa lembrou que não há maioria parlamentar para aprovar a moção de censura, e que a iniciativa do CDS faz parte de uma "disputa" à direita
Euro 2016

Galpgate. Juíza censura ex-secretários de Estado

875
Juíza quer julgamento do caso das viagens ao Euro 2016 em nome da "dignidade do Estado". Magistrada lembra o acesso que Vitor Escária tinha a António Costa e critica o código de conduta do governo.
António Costa

Costa: "Não parámos de crescer"

PIB cresceu abaixo das previsões do Governo, mas o primeiro-ministro desvaloriza e diz que crescimento de 2,1% em 2018 representa segundo ano de convergência com a União Europeia
António Costa

António Costa garante que ADSE não vai acabar

236
O primeiro-ministro está otimista sobre o futuro da ADSE, lembrando que há vários privados que já manifestaram a vontade de continuar e outros vontade de aderir.
Brexit

May falou com António Costa para debater 'Brexit'

211
Nos últimos dias, Theresa May telefonou também ao Presidente francês, Emmanuel Macron, ao chanceler austríaco, Sebastian Kurz, e recebeu o chefe do governo de Malta, Joseph Muscat, em Downing Street.
Regionalização

Costa quer regionalização na próxima legislatura

389
Costa admite debate sobre regionalização no pós-eleições -- sem abrir mão do referendo e sem os mesmos "equívocos" do passado. E não quer que se reabra discussão sobre mapa: 5 NUTS são adequadas.
Partidos e Movimentos

A diferença das direitas em Espanha e em Portugal /premium

1.135
Em Espanha, as direitas saem à rua para exigir a demissão do governo socialista; em Portugal, as direitas discutem em anfiteatros qual delas vai ajudar mais o governo socialista. Porquê a diferença?
Transportes

Costa não quer Alentejo a "ver os comboios passar"

523
António Costa diz que a nova linha Sines-Caia é uma obra essencial para melhorar a competitividade externa e a coesão interna de Portugal, contribuindo para o desenvolvimento da região do Alentejo.
Eleições Europeias

O nosso Bagdad Bob vai para Bruxelas /premium

1.009
A escolha de Pedro Marques para n.º 1 às europeias, demonstra como a incúria e a ausência de planeamento é premiada por António Costa. Um verdadeiro espelho de um Governo que não investe nem reforma.
Eleições

O que há para ver já vimos /premium

280
Rui Rio vai voltar a querer acordos com o PS depois das eleições, e António Costa vai querer voltar à geringonça. Com tais líderes políticos, não veremos nada de novo nos próximos anos.
PS

Costa deixa desafio de Rangel sem resposta

Na reunião da Comissão Política do PS, António Costa defendeu listas integralmente paritárias para o Parlamento Europeu. E promete nomes da Madeira e dos Açores em lugar elegível.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)