455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

António Costa

António Costa

As coisas pelos nomes

Casos da semana: a directora que confundiu a DGS com a Rua Sésamo. A decepção do primeiro-ministro não com os partos em Portugal mas sim com o aborto nos EUA. Por fim, quem é a bruxa de Setúbal?
António Costa

António Costa, o Rei Afogado

A bênção da maioria absoluta parece cada vez mais uma maldição e o Orçamento de 2023 coloca o primeiro-ministro na posição de “Rei Afogado”, com o jogador impossibilitado de movimentar qualquer peça.
Noticiário

4h. Casa Branca garante luta pelo aborto

Depois da decisão do Supremo Tribunal, administração Biden garante que serviços de saúde reprositivos são uma prioridade. Em Portugal, António Costa fala numa deceção.
Noticiário

1h. Costa fala em deceção nos EUA

Primeiro-ministro defende que não se pode criminalizar questões relacionadas com os direitos das mulheres. Ainda neste jornal, Zelensky compara candidatura à UE como escalada do Monte Evareste.
Alterações Climáticas

Adiar emissões zero para 2040 é "prudência"

António Costa justifica proposta apoiada por Portugal de adiar para 2040 a eliminação a 100% das emissões de CO2. Evita uma "excessiva pressão sobre as famílias" e ajuda a indústria automóvel.
União Europeia

Costa: UE quer acelerar transição energética

Prioridades da União Europeia vão para as compras conjuntas de energia e para acelerar transição energética. Esforço para independência energética da Rússia deve ser reforçado até ao outono.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quantos assuntos consegue comentar Marcelo?

Saúde, prestação de Costa na AR, TAP, apoio alimentar, assassinato da menina em Setúbal, Ucrânia. O presidente da República só precisa de um microfone à frente para ir por aí fora.
E o vencedor é...

Marcelo continua a má anedota de Graça Freitas

O PR estragou os planos a quem queria muito adoecer e comer bacalhau à Brás em agosto. E a miséria moral de um caso que levou à morte de mais uma criança. Até quando nos vamos agarrar às desculpas?
A História do Dia

Quem é Marta Temido, a ministra que Costa segura?

Ganhou protagonismo no combate à pandemia mas foi alvo de todas as críticas nas últimas semanas por causa das carências no Serviço Nacional de Saúde. Quem é a ministra da saúde e qual o seu futuro?
Governo

António Costa tem razão: o problema é o cepticismo

Não percebe o poder socialista quem julgar que é feito de crença no socialismo. António Costa viveu até hoje do cepticismo dos portugueses.
António Costa

António Costa sai em braços

Estaremos nós todos doidos? Todos não. António Costa não está: dita a agenda, faz acordos, declama objectivos, grita demagogias, rasga acordos, gere silêncios e a sua carreira. E sorri. Sorri muito.
Noticiário

23h. Ucrânia candidata à UE. Kiev fala de vitória 

Presidente ucraniano deixa claro que ainda há muito a fazer, mas mantém confiança de que a Ucrânia vai vencer esta guerra. E ainda, António Costa alerta para enorme responsabilidade da União Europeia.
União Europeia

Costa avisa UE que é preciso "aumentar a perna"

A atual estrutura da UE não é compatível coma a adesão de países como a Ucrânia e a Moldávia. Costa já o tinha dito e repetiu-o em Bruxelas, alertando com a "desilusão" dos balcãs ocidentais.
Noticiário

21h. Ucrânia. Costa apela à responsabilidade

António Costa pede que não se criem “frustrações que resultarão num amargo futuro". Neste jornal, acompanhamos em direto a noite de São João, que regressa às ruas depois de dois anos de pandemia.
Noticiário

18h. SNS. Marcelo reage ao mea-culpa de Costa

Presidente da República fala também sobre o caso da morte de uma criança em Setúbal, pedindo ilações sobre o acompanhamento feito pelas instituições e pela sociedade das crianças em risco.
Contra-Corrente

Assim Costa não chega ao fim da legislatura

O primeiro debate com Costa “maioria absoluta” foi mau demais e mostrou-nos um primeiro-ministro cansado, repetitivo, como que enfadado, sem paciência, quase com vontade de sair daqui – de fugir daqui
E o vencedor é...

Graça Freitas deixou a boca fugir para a verdade?

A Diretora-Geral da Saúde mostrou que nem ela própria confia no SNS. Costa foi mesmo historiador: refugiou-se no passado e contou-nos uma bela história. Carris Metropolitana, o espelho das prioridades
António Costa

António Costa chega ao fim da legislatura? 

O primeiro debate com Costa “maioria absoluta” foi mau demais. O primeiro-ministro está cansado, sem paciência e quase com vontade de fugir daqui? Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente
Reportagem Observador

Costa defende-se na saúde e segura Temido

8 meses depois do último debate de política geral, António Costa defendeu com "unhas e dentes" a estratégia do Governo e segurou Marta Temido, criticando ainda o BE pelas opções tomadas. 
Noticiário

20h. CGTP acusa António Costa de "propaganda"

É a resposta depois de o primeiro-ministro ter admitido "frustração política" e acusado a CGTP de estar contra compromissos na Concertação Social. E, arranque da Carris Metropolitana adiado para 2023.
Semáforo Político

"Segurar a ministra da Saúde é um erro"

"SNS precisa de uma nova responsabilidade política". O rescaldo ao debate na AR com António Costa e os problemas na saúde. A economista Susana Peralta aponta à "falta de gestão e visão" do Governo.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia: Costa alerta para risco de implosão da UE

O primeiro-ministro considera que a UE precisa de uma nova arquitetura institucional e orçamental sob pena da integração à instituição não ser um reforço, mas a sua implosão.
Emissão Especial

PAN. "SNS fica como as obras de Sta. Engrácia?"

Inês Sousa Real questiona governo sobre as falhas no SNS e fala em "concursos que ficam com vagas desertas". Líder do PAN admite ainda que o fim dos debates quinzenais "foi um erro".
Noticiário

17h. Costa reconhece falhas mas segura Temido

António Costa diz que falhas do SNS "são inaceitáveis", mas afirma: "a responsabilidade do que aconteceu é do primeiro-ministro". PSD fala em "gestão danosa".
Emissão Especial

IL. "Governo sem energia, está à espera do quê?"

João Cotrim Figueiredo critica falta de "energia reformista" da maioria absoluta socialista. Presidente da Iniciativa Liberal acusa Costa de não aplicar as reformas "que preocupam os portugueses".
Emissão Especial

"Todos temos ingenuidade, já a inocência..."

No debate parlamentar, Jerónimo de Sousa respondeu com ironia a António Costa quanto à situação do Serviço Nacional de Saúde. Primeiro-ministro explicou ainda plano para baixa de preços na energia.
Emissão Especial

Costa, SNS e o "tremendismo" do BE. "Não assobi...

Coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, preocupada com as vagas de especialistas por preencher no SNS. António Costa responde à “solução mágica do BE para reter médicos”.
Emissão Especial

Ventura vs Costa aquece: "Seja PM por um dia"

Chega acusa o primeiro-ministro de "não se importar com a morte do bebé", o caso que deu visibilidade aos problemas nas urgências de obstetrícia. Costa diz que Ventura quer é "abrir telejornais".
Emissão Especial

Falhas "inaceitáveis", mas Costa segura Temido

PM desafiado pelo líder parlamentar do PSD, Paulo Mota Pinto, a assumir responsabilidade pelos problemas ou a substituir a ministra. Assume-a mas ironiza com a sondagem de 30 de janeiro - as eleições.
E o vencedor é...

Manuel Pinho e um capítulo dos Escritos de Braga

Manuel Pinho diz que foi sondado por Sócrates para ser governador do BdP. Há que dar pontos pela riqueza narrativa. Portugal, o país dos comissários. E que tal outra comissão para a descentralização? 
António Costa

Parlamento. Saúde deve dominar debate com Costa

O primeiro-ministro vai responder aos deputados sobre política geral. O PSD vai iniciar o debate e seguem-se perguntas do Chega, IL, PCP, BE, PAN e do Livre. O tema da saúde deverá dominar o debate.
Noticiário

6h. Costa vai hoje responder aos deputados

É o primeiro debate sobre política geral da legislatura. Foco deve ser a saúde, depois do fecho de várias urgências. Ainda, nos Estados Unidos, já há acordo para regular acesso a armas de fogo.
União Europeia

Costa assumiu as suas ambições europeias

Não sabemos se Costa será perdoado pelos seus pares do Conselho Europeu. Mas já não temos dúvidas que quer ir para Bruxelas em 2024. Caso contrário, não teria sido tão rápido a tentar corrigir o erro.
António Costa

Estou céptico que a nossa doença seja o cepticismo

É possível que António Costa tenha razão quanto a sofreremos todos de cepticismo. Afinal, a única ocasião em que consta ter sido aldrabado foi por José Sócrates, não foi por sintomas de doenças.
Serviço Nacional de Saúde

A geringonça liquidou o SNS

A manutenção de Marta Temido é útil para o PS por funcionar como uma espécie de escudo humano político. Mais cedo ou mais tarde, é provável que seja sacrificada. Mas os problemas no SNS permanecerão.
Guerra na Ucrânia

Zelensky pede 7º pacote de sanções à UE 

Presidente da Ucrânia considera que Moscovo deve sentir um constante aumento da pressão pela guerra e pela sua agressiva política anti-europeia. 
Guerra na Ucrânia

Costa confirma apoio a Kiev para aderiar à UE

Em 21 de maio passado, quando visitou Kiev, o PM afirmou que Portugal iria dar apoio técnico à Ucrânia para o seu processo de adesão à União Europeia. Decisão confirmada esta terça-feira.
Guerra na Ucrânia

Marcelo congratula Governo pelo apoio à Ucrânia

Marcelo Rebelo de Sousa, a quem caberá retificar um futuro Tratado de Adesão enquanto PR, congratulou-se "com a decisão do Governo de apoiar a candidatura" da Ucrânia.
Contra-Corrente

O nosso mal não é o cepticismo, é o conformismo

O primeiro-ministro foi à CNN e resolveu apontar o dedo ao cepticismo, essa “doença nacional”. Antes tivesse razão, pois uma dose de cepticismo ajudar-nos-ia a despertar desta letargia em que vivemos.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

A comunicação do Governo funciona?

O diretor de comunicação do Governo já veio defender a Ministra da Saúde. Marcelo Rebelo de Sousa disse que mudar ministros não significa melhorar as coisas. Costa, assim, fica mais descansado.
Boa moeda, má moeda

Pensões podem subir entre 6% e 7%

O aumento regular das pensões está definido por lei e depende de dois indicadores: PIB e inflação. Com os dados disponíveis, o “aumento histórico” de que falou Costa deverá estar entre os 6% e os 7%.
E o vencedor é...

Marcelo também é advogado da ministra da Saúde

PR passa de advogado do Governo a advogado de Marta Temido. Ministra Elvira Fortunato quer que o executivo confie na Ciência? Sentimos um piquinho de febre, pode ser ceticismo quanto a esta questão...
Governo

O ceticismo é a doença nacional?

O primeiro-ministro foi à CNN apontar o dedo ao ceticismo. O nosso mal é o conformismo. Uma dose de cepticismo ajudar-nos-ia a despertar. Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.