António Costa
António Costa

Orçamento da EU. "Não há condições para acordo"

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, considerou que "não há condições" para ser alcançado no curto prazo um acordo sobre o orçamento da União Europeia para 2021-2027.
Conselho Europeu

UE. Entradas da Macedónia e Albânia mais longe

O primeiro-ministro confessou-se frustrado depois de um segundo dia de Conselho Europeu sem conclusões. Na mesa esteve o início das negociações com Albânia e Macedónia do Norte para um alargamento.
União Europeia

UE. António Costa critica cortes nas contribuições

António Costa esteve em Bruxelas para discutir o orçamento da União Europeia e criticou os cortes nas contribuições dos estados membros mas que foram dados passos positivos na política agricola.
Novo Governo

Quem são os novos (e os velhos) membros do Governo /premium

575
Mais mulheres, 2 novos ministérios, 3 caras novas. Siza Vieira sobe a número dois, Ana Mendes Godinho passa para a delicada pasta do Trabalho. Quem é quem no novo Governo?
Novo Governo

3 estreias, 3 promoções e 4 ministros de Estado

867
António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Ana Mendes Godinho substitui Vieira da Silva e há duas pastas novas, com novas ministras.
Serviço Nacional de Saúde

Bastonário dos médicos espera investimento no SNS

"O Orçamento do Estado para 2020 já irá revelar se o próximo Governo vai cumprir as promessas do primeiro-ministro de reforçar o investimento no setor público da saúde", afirmou Miguel Guimarães.
António Costa

Outra vez o faz de conta /premium

472
As negociações que Costa agora mantém com o BE e o PCP são tão faz de conta quanto as que teve com a PàF em 2015. O governo vai viver em compasso de espera até se saber quem fica à frente do PSD.
Novo Governo

Costa vai esvaziar Governo de relações familiares

2063
Depois da polémica do familygate, António Costa vai deixar fora do Governo elementos com relações familiares entre si. Para a semana negociará com esquerda inclusão de medidas no seu Programa.
Legislativas 2019

Costa quer Orçamento entregue "ainda este ano"

134
Líder do PS esteve com os parceiros sociais e mostrou-se pouco aberto a voltar a alterar lei laboral (como também quer o BE), já que a prioridade são os rendimentos. Tem pressa em entregar Orçamento.
António Costa

Não há maioria absoluta, mas há animal ferocíssimo /premium

176
Agora percebo o receio de "mexicanização". Por este andar, mais uma ou duas legislaturas e os espanhóis são meninos para construir um muro na fronteira para impedir que passemos a salto para Badajoz.
Legislativas 2019

Seis pistas para as negociações de Costa

114
António Costa saiu de Belém com tudo em aberto para as negociações que arrancam esta quarta. Mas sem dramas, desta vez. Com ou sem acordo, o socialista garante que tem condições de estabilidade.
Legislativas 2019

PS convida partidos para reuniões na quarta-feira 

150
Líder socialista só parte para negociações da nova geringonça já como primeiro-ministro. PS já pediu reuniões com BE, PCP, PEV, PAN e Livre para quarta-feira. BE e PS já escolheram equipas negociais.
Donald Tusk

Tusk confia na estabilidade política em Portugal 

Presidente do Conselho Europeu escreveu ainda que espera que o Governo português mantenha um papel construtivo nos temas mais relevantes. Quais? Clima, migrações e Brexit, entre outros.
PS

Costa quer reeditar geringonça. Ou vai à Guterres 

419
Líder socialista quer voltar a negociar, mas para uma geringonça alargada (a PAN e Livre) que garanta quatro anos estáveis -- é esta a prioridade. Se não for possível, o PS "trabalhará dia-a-dia".
António Costa

Simplesmente, ordinário /premium

971
Em democracia não basta ser eleito. Também é necessário saber comportar-se como um exemplo de civilidade política. Reside aí uma das superioridades morais dos regimes democráticos.
Morte

Último adeus a Freitas do Amaral

272
Pessoas da política, do mundo dos negócios, académicos e amigos marcaram presença este sábado do funeral de Freitas do Amaral que foi recordado como um "homem de coragem".
PS

Vídeo: O momento em que Costa perde o controlo

1097
As imagens são da TVI e mostram os minutos de exaltação de António Costa com um homem que o acusou de ter tirado férias quando aconteceram os incêndios de junho de 2017. Foi esta tarde, em Lisboa.
Legislativas 2019

"Onde é que é a câmara?" Centeno dirige-se a Rio

930
Centeno foi animar noite com recado a olhar Rio nos olhos (ainda que com uma lente pelo meio). Foi o ataque mais feroz até agora ao líder do PSD. Para Costa ficou o dramático apelo: ou ele ou o caos.
Legislativas 2019

Manuela Eanes numa esquina com o caso Tancos

158
Antiga 1ª dama foi à arruada das Avenidas Novas apoiar António Costa e pedir "firmeza" na resolução e punição "de quem deve ser punido" no caso Tancos. De manhã, Costa esteve numa fábrica em Viseu.
Legislativas 2019

Coelho in da house: "Não há cá cavaquistão nenhum"

1598
Em Viseu apareceu o festivaleiro socialista, Jorge Coelho, sem poupar Rui Rio que ousou ir ao seu território dizer que quer ver renascer o cavaquistão. "Um insulto", diz o socialista.
António Costa

A geringonça já era. O que é que vem aí? /premium

900
Costa já sabe duas coisas: que não vai ter maioria absoluta e que não quer governar pendurado no Bloco. Mas pode acontecer que a sua derrota seja de novo a sua vitória, permitindo-lhe governar com Rio
Assalto em Tancos

Porque é que Marcelo e Costa não foram ouvidos?

448
Constituição de arguido de Azeredo Lopes levou investigadores a quererem ouvir Marcelo e Costa. Nem o pedido de autorização, nem a recusa do diretor do DCIAP estão registados nos autos do caso Tancos.
Legislativas 2019

PS mostra obra (mesmo a que começou há um dia)

878
Candidato do PS foi à obra da ala pediátrica do S. João. Uma visita marcada à última, um dia depois de instalado o estaleiro de obra. Em Coimbra distribuiu rosas com a candidata que é ministra.
Legislativas 2019

Segurança Social ganhou 22 anos de estabilidade?

A Segurança Social ganhou 22 anos de estabilidade, tal como afirma Costa, mas não foi adiada "em 22 anos a necessidade de se recorrer a esse fundo".
Legislativas 2019

O "fresquinho da costa" foi atirar à direita 

138
Costa tem um pesadelo e contou com Pedro Nuno Santos e Vieira da Silva para o afastar. Não quer "uma surpresa desagradável" e, por isso, chamou as tropas para malhar na direita do diabo.
Legislativas 2019

Costa diz que campanha só "nos tempos livres"

393
Líder do PS libertou agenda para acompanhar situação do furacão Lorenzo. Diz que não pode "tirar férias" de primeiro-ministro, durante visita a uma obra... do governo (entre bocas dos condutores).
Eleições Legislativas

António Costa: o grande ilusionista

2650
As pessoas ouviram António Costa e acreditaram que tinham mais dinheiro e mais tempo, quando na prática estão mais pobres e demoram mais tempo a fazer o quer que seja.
Legislativas 2019

PS "não precisa de professores de esquerda"

271
Histórico do PS apareceu em Coimbra, uma voz de esquerda, que não poupou os parceiros e mostrou-se rendido a Centeno. Já Costa, praticamente reconduziu, em público, Marta Temido no cargo de ministra.
Legislativas 2019

Costa desvia rota de Sócrates com furacão

305
Socialista numa Almada sem chama e com Sócrates a surgir como tema. Costa desviou-se, dizendo que o único tema fora da campanha que lhe interessa é outro furacão... o dos Açores.
Combustível

Motoristas acusam patrões de "impor represálias"

346
Numa carta aberta enviada ao primeiro-ministro, o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas pede a intervenção de António Costa.
Assalto em Tancos

Uma conspiração para mim, uma conspiração para ti /premium

456
O PS optou por inventar uma teoria conspirativa sobre o caso Tancos para continuar a proteger Azeredo Lopes mas também para sinalizar algo pouco democrático: não aceita o escrutínio aos seus.
Eleições Legislativas

Rio é melhor do que Costa em campanha /premium

1143
António Costa não é popular e tem dificuldades nos contactos nas ruas. Os seus discursos são fracos e por vezes nem se percebe o que diz. A sua prestação nos debates foi medíocre.
Legislativas 2019

César aponta mira a Rio e a maioria absoluta

824
César diz que no PSD "a desorientação é muito grande" e não foge a Tancos para atirar a Rio que quer transformar Parlamento num "tribunal". E quase, quase chama a maioria absoluta pelo nome.
Legislativas 2019

PS. Candidato lesionado pede "votinho na mãozinha"

238
Não se rima em título, mas aqui haveria justificação. Costa apareceu com dificuldades em mover-se e pediu votos à moda de Soares. Mas quem animou o almoço foi a mulher das rimas fáceis.
Legislativas 2019

Costa, com "dores musculares", sai da rua

6144
Líder socialista teve um contratempo na campanha. Esta noite, depois de um comício em Viana do Castelo, teve de ir ao hospital com dores musculares. Por recomendação médica vai evitar ações de rua.
Legislativas 2019

Banho de ética de Rio "foi fora com o bebé dentro"

272
Na noite fria de Viana, Costa chamou o líder do PS-Alto Minho para fazer as despesas contra Rio. Depois veio o "Tiaguinho" da Educação admitir que nem sempre concorda com o CR7 das Finanças.
Legislativas 2019

Clima louco no Porto, com PS a fintar Tancos

505
Líder do PS diz que "agora é tempo da defesa", e convidou Rio a "voltar à campanha eleitoral. Deputado (e candidato pelo Porto) do SMS com Azeredo desviou para outra arruada.
Rádio Observador

António Costa sabia ou não sabia?

As perguntas de Assunção Cristas e Rui Rio no dia em que foi conhecida a acusação ao ex-ministro da Defesa. Uma edição transmitida antes da resposta de António Costa ao líder do PSD.
Legislativas 2019

"Não têm de agradecer ao António Costa"

691
Na terceira pessoa, o líder socialista pediu mais força aos eleitores e não agradecimentos por direitos, já que "aqui ninguém dá nada". Deixou em Lisboa a desavença aberta com Rui Rio sobre Tancos.
Mário Centeno

Centeno: recessão na Alemanha “é um risco”

"Olhamos para a situação na Alemanha e vemos algumas dificuldades um pouco mais substanciais do que as do risco político", disse Centeno, mas garantiu que país tem "instrumentos para dar a volta".
Assalto em Tancos

Tudo o que diz a acusação sobre o "papagaio-mor" /premium

161
O que estava na escuta? Que justificações deu o autor da expressão "papagaio-mor do reino"? E de que forma falou sobre a Presidência da República nas suas declarações?
Legislativas 2019

Portugal está a crescer acima da média europeia?

134
António Costa afirmou que a economia portuguesa estava a crescer "acima da média europeia" e estava certo. Segundo o Eurostat, Portugal cresceu 1,8% enquanto a média da UE foi de 1,4%.
Legislativas 2019

Os processos pendentes nos tribunais caíram 35%?

106
Costa já tinha feito esta afirmação no debate do Estado da Nação e, no debate frente a Rui Rio, voltou a passar a ideia enganadora de que a justiça tem menos 35% de processos pendentes.
Legislativas 2019

Não existem dados oficiais de emigração de 2018?

136
No frente-a-frente de Costa e Rio, o primeiro-ministro alegou que não havia dados oficiais de emigração de 2018. O argumento é falso: Costa parou em 2017, um ano que lhe era favorável.
Legislativas 2019

O SNS tem mais 11 mil profissionais de saúde?

No frente-a-frente com Rio, Costa voltou a repetir que há mais 11 mil profissionais de saúde. Um número verdadeiro, mas que não implica um reforço da capacidade do SNS.
Legislativas 2019

Costa acusa Rio de "atingir dignidade da campanha"

1213
Depois de uma reunião de emergência com o staff de campanha para decidir a resposta a Rio, António Costa optou pelo ataque: "A mim Rui Rio não atingiu, mas atingiu a dignidade da campanha eleitoral"
Legislativas 2019

Costa diaboliza PSD/CDS e tenta espantar sondagens

478
Socialista avisa que não se perdem nem ganham eleições nas sondagens e mostra-se atento ao avanço do PSD ao lembrar que é lá que está o diabo. "Connosco o diabo não vem", garantiu em Loulé.
Assalto em Tancos

Tancos. Acusação só deve ser conhecida 5.ª-feira

128
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro António Costa não constam da acusação do MP. Suspeitas sobre ex-Chefe da Casa Militar de Marcelo vão ser arquivadas por falta de indícios.
Legislativas 2019

Cachupa, mornas e CPLP. Tancos “é para a justiça”

139
Líder do PS quer corrigir "erro dos anos 90" e fazer acordos com países da CPLP que queiram livre circulação. Em dia morno houve mornas, mas não houve mais do que um "é da justiça" sobre caso Tancos.
Eleições Legislativas

Estratégia de sonso para chegar à maioria absoluta /premium

1094
Os portugueses não querem uma maioria absoluta mas o PS quer desesperadamente o poder absoluto. Só que quer chegar lá de mansinho, para não darmos por isso, com aquela sonsice a que Costa nos habituou
Legislativas 2019

Mix de CR7 e Messi faz fatos só para "homenzinhos"

O ministro é, neste momento, uma estrela no PS. Uma "mistura de CR7 e Messi" para Ferro, um craque com mercado fechado para Costa. Foi ao comício de Lisboa atirar aos adversários.
Legislativas 2019

Costa quase aliviado quer encerrar caso com BE

118
Líder do PS andou de transportes a sul do Tejo e recusou alimentar polémica com Catarina Martins. Quer deixar os debates para trás. Diz que foram para "políticos" e que agora está "para as pessoas".
Fact Check

Verdades e mentiras do frente-a-frente Costa/Rio /premium

106
No último frente-a-frente das legislativas, os líderes do PS e do PSD falaram muito de economia, mas também de educação e relações familiares no Governo. Analisamos alguns momentos em 8 fact checks.
Legislativas 2019

Luta de Centenos. Debate em versão de bolso /premium

Último debate entre Costa e Rio ficou marcado pelo momento em que os adversários disputaram quem tem o melhor Centeno, para mostrar solidez das propostas. Mas houve mais picardias.
António Costa

Der Spiegel compara Portugal a aldeia de Astérix

1544
A revista alemã Der Sipegel avaliou o mandato do “simpático Senhor Costa”, e a receita da governação do "socialista confiável" e não esquece Rio, que "prefere apresentar-se em salas fechadas".
Bloco de Esquerda

Golas. BE quer saber se negócio foi "lesivo" 

208
Catarina Martins disse que continua a haver "problemas de clareza e transparência" na análise de incompatibilidades de titulares de cargos públicos e que falta saber se negócio das golas foi "lesivo".
Legislativas 2019

Cristas garante "combate feroz" contra a corrupção

265
A líder do CDS afirmou que uma das prioridades do partido é o "combate feroz" contra a corrupção, na sequência da homologação do parecer sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos por Costa.
António Costa

Costa: geringonça foi feita "apesar do Bloco"

323
Em conversa com Daniel Oliveira, António Costa não foi brando com o BE. Diz que Catarina Martins fez "teatro" sobre haver condições para permitir a governação e acusa o Bloco de "impertinência".
PGR

Familygate. Leia aqui na íntegra o parecer da PGR

275
A Procuradoria-Geral da República já publicou o parecer pelo Conselho Consultivo emitido sobre o caso familygate. Pode ler aqui na íntegra o documento.
António Costa

Costa propõe conselho com regiões autónomas

Costa comprometeu-se a criar um conselho de concertação com as autonomias e a ouvir os presidentes das regiões antes de elaborar o Orçamento de Estado, caso forme governo nas próximas eleições.
Legislativas 2019

Costa apela aos "que tiveram receio" para votar PS

717
"Sabemos bem que com mais ou menos votos, é com todos os portugueses que se constrói o país", afirmou o atual primeiro-ministro num serão em Leiria onde deu apoio o candidato local, Raul Castro
Governo

Costa, o "capitão feliz", pouco anima o comércio

202
Num almoço com o comércio e serviços, primeiro-ministro elogia três ministros, qual técnico de futebol. Mas ao auditório só promete que pode intervir nas rendas e que país está preparado para crise.
Legislativas 2019

Sampaio troça com medições de social-democracia

138
Ex-líder do PS e ex-Presidente da República foi homenageado pelo seus 80 anos. Passou a vida em revista, "os sofrimentos" e "êxitos" na sede do Rato e um PS sem tricas (só não falou das que sofreu).
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
Legislativas 2019

BE. Debate sobre trabalho "será sempre à esquerda"

Catarina Martins diz ter ficado surpreendida com o facto de "num debate que teve o dobro do tempo de todos os outros debates não foi apresentada uma solução para as questões do trabalho".
Legislativas 2019

Debate Costa-Rio visto por 2,7 milhões de pessoas

266
Debate dos líderes do PS e PSD foi transmitido nos três canais generalistas nacionais, em direto do Pavilhão do Conhecimento. SIC liderou audiências, com mais de 1 milhão de telespectadores.
Jerónimo De Sousa

Debate Costa-Rio deu "empate do bloco central" 

Jerónimo considerou o debate apenas "mais um debate" e falou num "pedregulho" que nem Costa nem Rio "conseguem remover". Líder do PCP diz ainda que não houve discussão sobre matérias de fundo.
Transportes Públicos

Costa garante investimento em transportes públicos

António Costa advertiu que aumento da oferta nos transportes públicos não podem ser súbitas e que a abertura de concurso para a compra de um comboio "não é como ir a um stand comprar um automóvel".
António Costa

Portugal tem de evitar impasse espanhol, diz Costa

225
"O que desejamos é que não se repita o que está a acontecer em Espanha", declarou o PM. Costa diz que Portugal "não dá lições a ninguém", mas que é bom o seu Governo ser um "bom exemplo" lá fora.
Legislativas 2019

Costa e Rio deu empate. O debate em versão bolso

132
Se fosse Portugal-Espanha, como disse Rio, dava empate. Ambos aguerridos, Rio quis tirar crachá das contas certas das mãos de Costa e Costa quis pôr a Rio o carimbo da inabilidade. Eis a versão bolso
Fact Check

Verdades, mentiras e enganos no debate Costa/Rio /premium

194
Economia, finanças, saúde, justiça e demografia. Entre os dois candidatos houve declarações verdadeiras, falsas e outras que ficaram a meio caminho. Analisamos algumas em oito fact checks.
Legislativas 2019

António Costa vs Rui Rio. O debate do desencontro

233
A divergência começou nos valores da emigração e não mais parou. António Costa e Rui Rio desencontraram-se nos números, num debate marcado por contas públicas, SNS e pela carreira dos professores.
Eleições Legislativas

Costa: "Rui Rio tem uma obsessão com a Justiça" - como aconteceu

814
Mais de uma hora a debater contas públicas, o estado da economia, o Serviço Nacional de Saúde, os números do investimento, os da emigração, impostos, justiça e os professores.
Exército

Costa diz que substituição da G3 era imperativa

PM destaca que a nova arma, em utilização a partir de 2020, é "mais capaz e mais adequada" e vem contribuir para a "modernização do Exército". Costa fala em "investimento significativo".
Fact Check

Costa demite-se se aumentar carga fiscal?

132
É um caso em que está tudo certo, menos o autor da frase. Em 2014, na luta interna pela liderança do PS, António Costa recusou comprometer-se com este assunto, mas o seu adversário não.
Legislativas 2019

Costa sem carne assada, acaba em casa de Rio

738
A campanha rosa vai ser verde, com PS a prometer plantar número de árvores que cubra a despesa ambiental feita em carbono com as voltas da caravana pelo país. Também se vai poupar na carne assada.
Jerónimo De Sousa

Debate Costa-Rio? "Nem vou ver", diz Jerónimo

"Vou ter o que fazer e, possivelmente, nem vou ver. Tenho outra tarefa", disse esta manhã o líder do PCP. À mesma hora, Jerónimo vai estar numa entrevista transmitida online pelos canais da CDU.
Rui Rio

O centro-direita tem solução? /premium

105
O futuro do centro-direita deverá passar pela federação de liberais, conservadores e dos que desejam uma alternativa ao PS. Sem uma oposição forte, é a democracia que fica posta em causa.
Eleições Legislativas

Costa quer que se faça mais pelo aeroporto de Beja

567
O líder do PS, António Costa, num discurso em Beja, apelou ao voto, garantiu que o SNS ia melhorar na próxima legislatura e prometeu melhoras as infraestruturas de Beja.
Eleições Legislativas

TVI. Debate de Costa e Cristas visto por 935 mil

O frente a frente televisivo entre o líder do PS, António Costa, e a presidente do CDS, Assunção Cristas, foi o terceiro mais visto. O mais visto foi o debate entre Costa e Jerónimo de Sousa (PCP).
Serviço Nacional de Saúde

Costa evoca memória dos pais do SNS

1057
O secretário-geral do PS, António Costa, considerou que é "um dia muito especial" e evocou a memória de Mário Soares e António Arnaut, "o pai e a mãe do Serviço Nacional de Saúde".
PS

Costa quer País a crescer mais que média europeia

2009
O secretário-geral do PS, António Costa, quer que Portugal que se aproxime dos "países mais desenvolvidos da Europa".
Legislativas 2019

Debate PS/PAN: Convergência e um pequeno "drama"

153
No frente-a-frente desta noite, o líder do PAN voltou a conseguir um debate quase só sobre matérias ambientais. Olival intensivo ainda deu discussão, o resto foi mais sobre prazos que sobre objetivos.
António Costa

Aeroporto do Montijo. "Não há plano B", diz Costa

"Novas hesitações seriam uma fortíssima ameaça à continuidade da atividade turística do país e ao crescimento deste setor, que é fundamental para gerar emprego", afirmou ainda o primeiro-ministro.
Eleições Legislativas

Para que serve uma maioria absoluta do PS? /premium

134
O PS de António Costa é um partido essencialmente conservador. Pouco ou nada quer mudar de estrutural na economia porque tem uma muito reduzida ambição: gerir o presente sem pensar no futuro.
TGV

Costa "profundamente perplexo com TGV" de Rio

119
O secretário-geral do PS afirmou-se "perplexo com o TGV tirado da cartola" por Rui Rio, acusando o presidente do PSD de "inconstância permanente de posições".
António Costa

Costa já sabe pasta atribuída a Elisa Ferreira 

O primeiro-ministro assumiu já saber qual a pasta atribuída a Elisa Ferreira na Comissão Europeia. Ursula von der Leyen apresentará as pastas para a Comissão Europeia na próxima terça-feira.
Política

A malta da manga do avião e dos tiros nos pés /premium

484
A malta da “manga do avião” antes exaltava José Sócrates. Agora incensa António Costa. Já a malta do “tiro no pé” cumpriu os objectivos: correu com Passos e reduziu a oposição a um papel simbólico.
Mário Centeno

Mário Centeno admite "aumentos salariais" 

138
Em entrevista ao Negócios, Centeno diz poder haver espaço para aumentos salariais e reduções no IRS. Mostra-se disponível para manter o lugar como ministro das Finanças na próxima legislatura.
Legislativas 2019

"Não me passou pela cabeça" atingir Sócrates

438
Líder do PS mantém tabu da fasquia eleitoral, mas garante que não tentou criticar maioria de Sócrates. Diz que Centeno já lhe disse que quer continuar e mantém porta aberta a acordos com Rio.
Governo

"Coração à esquerda". Costa acalma empresários

174
É difícil aumentar mais salário mínimo, não quer nacionalizar Galp nem EDP, mas não é pela baixa do IRC ou recusa que Centeno limite a estratégia económica do Governo. Costa falou aos empresários.
António Costa

Costa agradece às comunidades confiança no país

134
Em Paris, o primeiro-ministro admitiu que poderá chamar lusodescendentes para formar um eventual próximo governo. Costa diz que confiança das comunidades "foi fundamental para a transformação".
PSD

PSD: PM quer cortar reembolso das passagens aéreas

Sociais-democratas querem manter os "valores máximos de 134 euros para os residentes e 99 euros para os estudantes, nas viagens de ida e volta ao continente". PM fala em subsídio "absurdo e ruinoso".
José Sócrates

António Costa, o da memória má /premium

1536
A questão não é os portugueses terem má memória da maioria absoluta do PS, antes é os portugueses não se lembrarem bem do que aconteceu nesse tempo. Se se lembrassem, não votariam nos mesmos marotos.
Eleições Legislativas

Costa e Jerónimo só engonçam nas leis laborais 

Depois de 4 anos do pacto com a esquerda, os líderes do PS e do PCP debateram na televisão. Desencontraram-se na reforma laboral, mas Jerónimo de Sousa tentou compromisso de Costa para rever salários.
Eleições Legislativas

O perigo de uma maioria absoluta do PS /premium

474
A relação de Costa com a Justiça varia entre a violação da separação de poderes no caso Casa Pia e a recusa em ajudar Sócrates. Uma versão de Dr. Jekyll vs Mr. Hyde. Quem prevalecerá após Outubro?
Partido Democrático Republicano

Pardal diz que só é candidato "por causa" de Costa

287
O ex-porta-voz do Sindicato dos Motoristas e atual cabeça de lista do PDR por Lisboa às eleições legislativas, Pardal Henriques, diz que só se candidatou "por causa do primeiro-ministro".
Luís Marques Mendes

Críticas de Sócrates são "dinheiro em caixa"

488
Comentador da SIC diz que artigo de opinião do ex-primeiro ministro no Expresso beneficia António Costa. "Sócrates é um ativo tóxico" e "não tem razão na crítica que faz", defende.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo recusa comparações de Costa com Espanha

"Não se pode comparar o que não é comparável", disse o secretário-geral do PCP em resposta a António Costa que pediu força aos eleitores para não se cair num "impasse à espanhola".
António Costa

Costa não quer "impasse à espanhola"

201
Em entrevista à Lusa, António Costa dramatiza resultados eleitorais, crítica a comunicação social e Pardal Henriques e deixa a promessa: "Não serei candidato presidencial, nem em próximas eleições".
António Costa

Costa pede "mais força" ao PS para governar

168
No Machico, onde decorreu a rentrée do PS, António Costa garantiu que o partido não exige "um cheque em branco", porque apresenta programas eleitorais concretos.
PS

"Nunca esperei ser atacado de forma tão injusta"

2987
O ex-primeiro-ministro acusa António Costa de diabolizar a sua maioria absoluta obtida em 2005 e recorda ao atual líder do PS que também participou no seu Governo até 2007.
Financial Times

Como ler o editorial do FT (guia para socialistas) /premium

326
Ignore, por favor, a referência a “ainda haver muito por fazer”. António Costa não tem de fazer nada. As coisas, como estes quatro anos provaram, acontecem sozinhas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo remete solução de governo para portugueses

Sobre a rejeição de uma coligação formal de esquerda por parte de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa pede para "esperar" :"Os portugueses é que devem escolher o que querem para o governo do país".
Comissão Europeia

Comissão. Costa não revela pasta de Elisa Ferreira

O primeiro-ministro agradeceu a Carlos Moedas ter sido "um incansável defensor dos portugueses" e diz estar seguro que Elisa Ferreira irá "honrar Portugal" — mas não revela a sua pasta.
António Costa

Mr. Costa, o ortodoxo /premium

A tal “luz de esperança” do Financial Times é esta: um governo de esquerda, aliado a partidos radicais, que obteve resultados sem se desviar da ortodoxia europeia. Nesse aspecto, os elogios são justos
António Costa

Costa. Coligação com PCP e BE é "impossível"

605
O primeiro-ministro deu esta quarta-feira uma entrevista à TVI24. Fez um balanço positivo da última legislatura, mas diz que PS, PCP e BE não têm um grau de convergência suficiente para se coligarem.
António Costa

Porto. Costa recebido por protestos da STCP

Trabalhadores da STCP dizem que "não têm sido tidos nem achados" na negociação do memorando que levou à intermunicipalização da empresa. "Exigimos respeito!", lia-se numa faixa.
Comissão Europeia

Costa vai receber Carlos Moedas e Elisa Ferreira

António Costa vai receber na quinta-feira de manhã o ainda comissário europeu Carlos Moedas e a comissária portuguesa indigitada Elisa Ferreira.
António Costa

Costa salienta “enorme potencial” do interior

O PM continua o percurso pelo interior do país. Desta vez em Coimbra, voltou a apelar aos portugueses para olharem para além "das autoestradas". "Aproveitar o que temos" é a mensagem.
Comissão Europeia

Elisa Ferreira escolhida para Comissária Europeia

550
O eurodeputado Carlos Zorrinho disse esta terça-feira que a escolha final de Elisa Ferreira para comissária europeia foi feita pela própria presidente da comissão, Ursula von der Leyen.
PSD

PSD acusa Costa de fazer papel de artista de circo

348
David Justino afirma que Costa consegue ser malabarista, contorcionista ou ilusionista mantendo o "circo" em torno da greve dos motoristas.
António Costa

Costa "comovido com o carinho de Rio pelo Bloco"

350
Costa afirma que não quer "tricas entre políticos", mas logo a seguir diz que está "comovido" com o carinho de Rui Rio pelo Bloco de Esquerda.
António Costa

Costa rejeita "fatalidade" do interior

171
O primeiro-ministro afirma que a região do Alentejo "está no centro do cluster aeronáutico nacional". Costa diz que, a partir do interior, é possível "fazer mais, melhor e diferente".
Governo

O diabo de António Costa /premium

724
Se vem aí uma crise tão grave como a de 2008, como diz António Costa, então as promessas do PS de crescimento económico, aumento da despesa e superavit orçamental podem ser postas em causa.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: "Costa não gosta do Bloco"

327
Marques Mendes diz que António Costa "atacou forte e feio" o Bloco de Esquerda porque foi genuíno na entrevista ao Expresso. Segundo o comentador, Costa "não gosta do Bloco, mas gosta do PCP".
António Costa

Costa quer riqueza do interior como nacional

3514
O secretário-geral do PS, António Costa, destacou a "imensa riqueza local" existente no país ao longo da Estrada Nacional (EN) 2 e que deve ser valorizada e transformada "em riqueza nacional".
Bloco de Esquerda

Catarina Martins aconselha "humildade" a Costa

124
A coordenadora do BE respondeu Costa considerando ainda que os partidos ganham em respeitar-se uns aos outros e que não ganha nada em fazer uma campanha sobre comentários.
António Costa

Costa desvaloriza resposta de Catarina Martins

522
O Primeiro-Ministro está a percorrer a Estrada Nacional 2, mas tirou tempo para responder à líder do Bloco de Esquerda, que o acusou de "arrogância".
António Costa

A esquerda que temos

805
Nem para ambulâncias pode o INEM gastar dinheiro. O melhor será assumirem que entre ligar para o INEM ou mandar vir o Uber, o segundo é mais certo. Isto, claro, se não estiver a passar um táxi.
António Costa

Costa ataca BE: "É um partido de mass media"

3076
Em entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro faz muitos elogios ao PCP, com quem "é muito fácil trabalhar", mas não poupa o Bloco, que já respondeu: "Vale tudo para tentar maiorias absolutas".
Brasil

Costa: Brasil precisa de apoio e não de sanções

337
"Não devemos confundir o drama que está a ser vivido neste momento na Amazónia com aquilo que é um acordo comercial, muito importante, e que levou mais de 20 anos a ser negociado", disse Costa.
António Costa

O que António Costa pode ver, comer e fazer na EN2 /premium

124
Este é o roteiro cultural e gastronómico dos 700 quilómetros que ligam Chaves a Faro — e que o líder do PS trouxe para a pré-campanha eleitoral. O que há na EN2 para lá da política.
António Costa

Roteiro para Costa. Os problemas ao longo da EN2 /premium

333
António Costa vai percorrer a Nacional 2 até às legislativas. Vai à procura de bons exemplos, mas há muitos problemas pelo caminho. De Chaves a Faro, o que é que o líder do PS pode encontrar?
António Costa

O favor que Costa fez à direita /premium

437
Nestes quatro anos, Costa normalizou tudo aquilo que a direita se esforçou por conquistar, o que levanta uma questão simples: o que poderá dizer o PS contra um futuro governo do centro-direita?
António Costa

Prioridades à la carte /premium

990
Capaz de prometer tudo e o seu contrário, este PS de 2019, embriagado pela hipótese de uma maioria absoluta, não é diferente daquele PS de 2009, cuja soberba atirou um país para o abismo.
António Costa

Costa inicia "nova etapa" no quilómetro 0 da EN2

192
"Sempre que se inicia uma nova etapa é bom voltar ao quilómetro zero para ganhar inspiração para o que há a fazer nos quilómetros a seguir”, destacou o PM. Costa promete um “ciclo de repovoamento”.
António Costa

Pesadelo de uma Noite de, Digamos, Verão /premium

262
O dia é 21 de agosto de 2029. Em pleno tabuleiro da Ponte 25 de Abril o Presidente da República António Costa acabou de rebaptizar a infra-estrutura: passa agora a chamar-se Ponte PREC.
Combustível

Bom dia, Caracas (notas sobre a greve) /premium

1826
Com a greve a decorrer, o dr. Costa imaginou que ficaria bem no papel de Churchill, a decidir os destinos da Terra a partir dos “war rooms”. Imaginou mal.
Greve

Deputado do PSD chama "besta" a António Costa

8914
Em publicações na sua página de Facebook, Duarte Marques criticou as declarações de Costa sobre a greve dos motoristas e disse que não eram dignas de um primeiro-ministro.
Combustível

Uma história de hipocrisia /premium

452
António Costa precisa, quanto mais não seja por causa da dúbia origem do seu poder, de afirmar constantemente a sua autoridade. Daí também ter encenado um espectáculo sem par.
Combustível

Defender os patrões, esmagar os grevistas /premium

2479
Para os comunistas, não é concebível que as lutas dos trabalhadores se possam travar fora da esfera de influência da CGTP – isto é, do próprio PCP. Quem vier de fora é um inimigo.
Combustível

O direito à greve não é uma vaca sagrada /premium

383
Costa vive agora a sua oportunidade de se mostrar um líder com autoridade e lá veio lampeiro salvar-nos do cataclismo energético. Dá vontade de rir. Papas e bolos para enganar os tolos.
Comissão Europeia

Costa propõe 2 homens e 2 mulheres para Europa

A presidente eleita da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen, já reuniu com dois portugueses. A comunicação a Bruxelas destes quatro candidatos foi feita há mais de três semanas.
Administração Pública

Governo usa questionário para avaliar PS e Passos /premium

5352
Um questionário enviado a 500 mil funcionários públicos pergunta-lhes se estão satisfeitos com o Governo e se foram afetados durante a troika. "Em campanha, vale tudo", critica a presidente da UGT.
António Costa

Violência no futebol: Costa defende nova lei

816
Primeiro-ministro condena "quadro inaceitável" de violência: "Legislação foi feita para que clubes como o Benfica adequassem grupos de adeptos àquilo que são claques", disse em entrevista ao Canal 11.
António Costa

Costa: TGV é tema "tóxico" em Portugal

274
António Costa disse que o assunto ainda não é suficientemente "maduro", mas que o tema ainda pode voltar à mesa de discussões no âmbito de ligação na Península Ibérica.
PSD

Vice da bancada do PSD em risco de perder mandato /premium

2637
Uma empresa detida pelos irmãos de Leitão Amaro fez contratos com o Estado. A lei prevê a perda do mandato para estes casos. O deputado reage: "Não vou dizer que a lei não é para cumprir. Lei é lei".
Governo

Costa quer boa pasta na CE e Centeno onde está

387
O afastamento de Centeno da corrida do FMI foi estratégico. Costa quer mantê-lo como ministro e no Eurogrupo. A prioridade portuguesa continua a ser a pasta dos Fundos.
António Costa

Costa fala em "incompreensão" perante a greve

1054
O primeiro-ministro alerta para a incompreensão do momento da greve, uma vez que "se refere a aumentos salariais de 2021 e 2022". "Ninguém compreende", atirou, mantendo-se positivo sobre um acordo.
Governo

O efeito Cristina no Governo /premium

137
O País está transformado num reality show: a maioria da corporações Ldª. já percebeu que basta tornar um caso público para algum governante lhe dar uns euros de prémio e uma frasezinha consoladora.
Governo

CDS exige a Costa explicações sobre contratos  

1592
Cecília Meireles acusa o PS de se comportar como “se fosse dono do Estado”. A deputada pede a Costa para parar de se esconder e que dê explicações sobre o caso dos contratos com o Estado.
Governo

Pai de ministro também fez negócios com Estado /premium

6441
Há mais familiares de atuais governantes com negócios com o Estado. Costa quer esclarecer com PGR se devem ser sancionados com demissão. Norma suscita dúvidas e foi alterada recentemente.
Impostos

Para nós, as golas; para os outros, IRS a 20% /premium

1030
O socialismo sempre foi assim, com dois países dentro de cada país: um para os estrangeiros, de cujo dinheiro precisa, e outro para os nacionais, que julga não poderem “fugir”.
Transportes

STCP pedem a Costa que os envolva nas negociações

Trabalhadores já tinham pedido reunião ao ministro do Ambiente, mas o pedido não foi satisfeito. Pedem agora ao primeiro-ministro que salvaguarde o interesse da empresa e das populações.
PS

PS pronto e com a fasquia resvés maioria

517
Costa apresentou os candidatos do topo dos 22 círculos eleitorais. Só um esteve ausente, Santos Silva -- precisamente aquele que mostra que a fasquia está alta para o PS, ao nível da quase-maioria.
António Costa

A culpa não foi dele. A culpa nunca é dele /premium

12669
Ninguém estava a culpar Costa pelo fogo de Vila de Rei/Mação, mas ele correu a responsabilizar os autarcas. É difícil imaginar um gesto de maior insensibilidade social. Politicamente foi uma canalhice
PS

PS candidata quase metade do atual Governo

175
Comissão Política Nacional do PS aprovou por 88% as listas às legislativas. Costa saudou o cumprimento de 40% da quota de género. Diz que renovou face a 2015, mas há 45% de candidatos bem conhecidos.
Maioria de Esquerda

Mais quatro anos de geringonça? /premium

769
Não esperem o fim da geringonça simplesmente pela alteração dos equilíbrios entre os seus sócios. Só há uma maneira de acabar com a geringonça: substituí-la por uma maioria reformista.
Ordem dos Médicos

Ordem acusa Costa de confundir o seu papel

664
Costa criticou o exercício dos poderes regulatórios de algumas ordens profissionais, em especial a dos Médicos. OM diz que declarações são “incompreensíveis e factualmente erradas".
Serviço Nacional de Saúde

SNS "não pode ser só uma história bonita", diz PM

419
António Costa inaugurou esta segunda-feira cinco unidades de saúde nos concelhos de Sintra e Amadora. Salientou a proximidade entre o Estado e as autarquias e disse: "O futuro constrói-se aqui".
Médicos

Ordem. António Costa critica práticas dos médicos

202
O primeiro-ministro critica as práticas regulatórias dos médicos e considera "obrigatório" ter recursos humanos necessários em Portugal. Costa critica o limite imposto à formação.
Primeiro-Ministro

97% vão ter médico de família, diz António Costa

Se os concursos em marcha forem concluídos, António Costa garantiu que 97% dos portugueses vão ter médico de família. Os restantes 3% "serão rapidamente resolvidos no início da próxima legislatura".
Política

Portugal: um país anestesiado

295
A um país anestesiado basta acenar com o Simplex, versão revisitada. Ninguém vai questionar. A anestesia é de efeito prolongado. O problema é se o país entra em coma.
Programa Eleitoral do PS

Desafio a PGR, asas para Centeno e Constituição

572
António Costa já tem programa para ir a votos em outubro e apresentou-o num discurso longo onde destacou o combate à corrupção com avisos para a procuradora e o uso dos instrumentos legais nesta luta.
Programa Eleitoral do PS

O programa das promessas. E as caras do PS 19/23 /premium

901
O PS avança para eleições a prometer um salto de 56% no investimento na próxima legislatura, mais na função pública e menos nos impostos. Contas certas são para manter. E PPP e sem regionalização.
PS

"Artífice das cativações" já só fala em investir

Não, não é Mário Centeno. Aliás, foi o próprio ministro que apelidou assim o seu secretário de Estado do Orçamento, em tom de orgulho. João Leão falou a seguir para tentar fugir à alcunha.
PS

Ferro confirma disponibilidade para ser deputado

355
A informação tinha sido avançada ao Observador por António Costa e no final da última sessão da legislatura, Ferro Rodrigues confirmou que vai voltar a candidatar-se no círculo de Lisboa.
Assalto em Tancos

Azeredo sabia do 'achamento' desde o início

954
Ministério Público diz ter indícios de que o ex-ministro da Defesa Nacional esteve a par desde agosto de 2017 não só da investigação paralela da PJM, como das negociações com os assaltantes de Tancos.
António Costa

O melhor da entrevista a António Costa

Para o primeiro-ministro, Centeno no FMI é "uma hipótese que não pode deixar de considerar". Em entrevista ao Observador, promete alivio no IRS e averiguar as relações familiares no governo.
Rádio Observador

Comentário à entrevista a António Costa

José Manuel Fernandes, Judite França e Paulo Ferreira comentam a entrevista a António Costa na Rádio Observador.
Fogo de Pedrógão Grande

TdC responde a Costa: "Nota é reprodução fiel"

1327
O PM tinha dito que os comunicados do Tribunal de Contas "costumam ser bastante mais dramáticos" que os relatórios em si, desvalorizando as conclusões da auditoria arrasadora à gestão dos donativos.
A página está a demorar muito tempo.