António Costa

António Costa

São Bento em obras, Costa no Terreiro do Paço

A residência oficial do primeiro ministro em São Bento vai entrar em obras nos próximos meses, por motivos de segurança. Costa muda-se assim temporariamente para o Terreiro do Paço.
Aeroportos

Novo aeroporto. Costa pede urgência no consenso

498
António Costa pediu esta segunda-feira urgente consenso político em torno do novo aeroporto internacional e disse que atual opção pelo Montijo "deve ser objeto de todos os estudos necessários".
António Costa

Investimento para responder às necessidades

O primeiro-ministro defende que o investimento por parte do Estado deve "responder às necessidades do país" e afirmou que é necessário haver um esforço para continuar a investir noutros setores.
PSD

O vice-primeiro-ministro Rui Rio

482
Rui Rio é mesmo o vice-primeiro-ministro ideal. É útil, diligente, prático e discreto. Em suma, Rio tem um valor político objetivamente superior a qualquer ministro e faz brilhar António Costa.
Governo

O governo de Sócrates é o maior problema de Costa

354
A transformação do ‘problema Sócrates’ no ‘problema do governo Sócrates’ será o maior obstáculo a uma maioria absoluta do PS em 2019 - pois afinal foi numa maioria absoluta do PS que tudo aconteceu.
Bloco Central

O novo acordo de Rio e Costa e a "gorda"

Numa manhã, Rio e Costa voltaram a estar de acordo. Há três dias assinaram acordos, mas este sábado rejeitaram criar um "Bloco Central". Humorista lembrou a Costa que só não fez acordo com o CDS.
António Costa

Costa quer comunicação social forte e independente

467
As redes sociais colocam desafios enormes à comunicação social, que deve ser independente, forte e de qualidade, para permitir o contraste entre o falso e o verdadeiro, defendeu António Costa.
António Costa

Costa diz que bloco central empobrece a democracia

241
António Costa defende que a ideia de um bloco central, que junte os dois maiores partidos empobrece a democracia, já que os cidadãos deixam de poder escolher entre continuidade ou mudança.
Rating

Subida do rating. É excelente notícia, diz Costa

Primeiro-ministro diz que subida do rating português anunciado pela DBRS é uma "excelente notícia". António Costa considera que é um estimulo para continuar a trabalhar.
Brexit

Brexit. Costa defende circulação de pessoas

António Costa considera que se deve "manter a relação mais próxima possível" com o Reino Unido e defendeu que haja o mínimo de bloqueios ou barreiras à circulação de pessoas e bens.
PS

Costa define PS como a força do "equilíbrio"

António Costa elogiou esta quinta-feira o acordo sobre descentralização celebrado com o PSD e disse que o PS é o fator "de equilíbrio" e "diálogo" na sociedade portuguesa.
Salário Mínimo Nacional

Costa diz que salário mínimo vai aumentar em 2019

153
Secretário-geral do PS lembrou que o Governo aumentou o salário mínimo nos três últimos anos e promete o mesmo para 2019, durante o jantar do 45.º aniversário do partido.
Presidente da República

Marcelo cumprimenta Governo e PSD por acordos

Marcelo Rebelo de Sousa reiterou que viu "com agrado" os acordos assinados entre o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do PSD, Rui Rio, mas que espera consensos mais alargados.
Política

O que Costa e Rio disseram. E o que queriam dizer

Costa e Rio, lado a lado, a falar à vez e a concordar em tudo. É esta a imagem que fica da assinatura dos primeiros acordos de regime desde 2006. Anotamos o que disseram, e o que quiseram dizer.
Política

Acordos fechados, mas negociação bicuda em aberto

Há alinhamento de princípios negociais genéricos e de prazos para as medidas. Mas há intenções que ficam por definir e a parte bicuda da distribuição de fundos não está fechada em nenhuma área
Fact Check

Impostos indiretos aumentaram 3 mil milhões?

298
Nuno Magalhães confrontou António Costa com o grande aumento das receitas dos impostos indiretos e acusou o Governo de continuar a austeridade. O Estado está mesmo a cobrar mais três mil milhões?
Fact Check

PS conseguiu maior redução da dívida em 20 anos?

O primeiro-ministro garantiu que o Governo conseguiu a maior redução da dívida pública dos últimos 20 anos. Apesar de ter conseguido reduzir o peso da dívida no PIB, há outros dados a ter em conta.
Fact Check

Governo cumpriu todos os compromissos com o Bloco?

António Costa garantiu esta quarta-feira, no debate quinzenal, que nunca desrespeitou acordos celebrados com o Bloco de Esquerda. Catarina Martins e companhia não concordam. Quem tem razão?
Debate Quinzenal

Políticas económicas e sociais marcam debate

"Políticas económicas e sociais" serão temas em foco no debate quinzenal com o primeiro-ministro, em dia de assinatura de acordos entre o Governo e o PSD sobre descentralização e fundos estruturais.
Primeiro-Ministro

Futuro do país "deve merecer acordo alargado"

Para o primeiro-ministro, o futuro de Portugal "deve merecer um acordo o mais alargado possível sobre aquilo que devem ser as traves mestras do desenvolvimento do país entre 2020 e 2030".
Fundo Monetário Internacional

Projeções do FMI "não se devem aos astros"

FMI reviu em alta a estimativa de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,4% e António Costa diz que se deve à capacidade de trabalho e iniciativa dos industriais portugueses.
País

Costa define metas na inovação até 2030

105
Dois dos objetivos prendem-se com a "necessidade" de alargar o número de portugueses com formação superior. António Costa quer também um maior desenvolvimento das competências digitais da comunidade.
País

Descentralização. Acordos formalizados na quarta

Fonte do PSD confirmou anúncio da reunião entre António Costa e Rui Rio, feito esta terça pelo ministro da Administração Interna. Acordo relativo ao Portugal 2030 também vai ser assinado.
País

Descentralização. Costa e Rio reúnem-se na quarta

O primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do PSD, Rui Rio, reúnem-se na quarta-feira com vista a "uma convergência" para a descentralização de competências para as autarquias.
António Costa

Costa diz que não há escolha entre saúde e défice

Primeiro-ministro falou esta 2.ª feira após a inauguração das novas instalações das unidades de saúde de Monte Real e de Cortes e disse que não há uma escolha alternativa entre a saúde e o défice.
Função Pública

Falar de aumento de salários é "extemporâneo"

António Costa considera "extemporâneo" falar sobre o aumento dos salários na função pública. O primeiro-ministro afirmou que a seu tempo o Governo "olhará para o Orçamento do Estado" para 2019.
António Costa

DGArtes. Costa diz que Governo fará avaliação

António Costa disse esta segunda-feira que será feito um debate de avaliação do modelo de apoio às artes "com eventual correção em relação àquilo que entender necessário corrigir".
Bombeiros

Bombeiros desafiam Marcelo e Costa a subir degraus

Bombeiros do Norte desafiam Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa 422 degraus naquele que é o "Desafio de Sobrevivência para Bombeiros" e que já levou Portugal a vários países europeus.
Governo

Mário Centeno não é um problema para a Geringonça

107
As ameaças do Bloco e do PCP sobre o Orçamento para 2019 devem ser ser vistas como aqueles caniches que costumamos encontrar na rua: ladram muito mas têm sempre medo de morder.
Programa de Estabilidade

Costa não vê motivos para rejeição do BE e do PCP

António Costa disse esta sexta-feira que o seu Governo está "a cumprir tudo" com o que se comprometeu" e que não vê razões para o Bloco de Esquerda e o PCP estarem descontentes com a redução do défice
António Costa

"Compromissos que temos são sobre medidas"

O primeiro-ministro rejeitou que os acordos que suportam o Governo se baseiem em metas do défice e salientou que nenhuma medida acordada com os parceiros de esquerda será revista.
António Costa

Incêndios. Costa ataca "cartéis" dos meios aéreos

212
O primeiro-ministro disse esta sexta-feira que o Estado vai ter os meios aéreos de combate aos incêndios prontos "a tempo e horas" e que não se deixará "capturar por cartéis".
Conflito na Síria

Costa "chocado" com uso de armas químicas na Síria

102
"Mesmo em situação de guerra há linhas que não se podem ultrapassar. É necessário haver um esclarecimento cabal de toda a situação", afirmou António Costa sobre a situação na Síria.
Programa de Estabilidade

Lista de investimentos para acalmar a esquerda

Programa de Estabilidade terá lista de investimentos, com compromisso de montantes e calendário para execução. Em causa estão áreas sociais mais afetadas pelos cortes, como a saúde.
Cultura

Artistas com garantia de revisão de apoio às artes

Artistas saíram da reunião da comissão informal de artistas com o primeiro-ministro com a garantia de que se vai "iniciar um trabalho concertado com a tutela" para rever apoio às artes.
António Costa

Brexit pode ajudar a aprofundar "relação especial"

António Costa diz que se pode "transformar o 'Brexit' numa oportunidade" para Portugal e Reino Unido "aprofundarem a relação especial, tanto política como economicamente".
António Costa

Economia. Costa valoriza contribuição da diáspora 

Em Londres, António Costa valorizou a contribuição da diáspora para a economia do país e elegeu como prioridade empregar a mão de obra qualificada que está atualmente em Portugal.
António Costa

Costa promete relação próxima depois do Brexit

Costa prometeu a Theresa May que depois do Brexit as relações entre os dois países serão "o mais próximas possível". O primeiro-ministro quer que as relações económicas se continuem a desenvolver.
Europa

António Costa reúne-se com Theresa May

A poucas horas do encontro com Theresa May, António Costa disse que no contexto do pós 'Brexit' o Governo português tem dado atenção aos direitos dos cidadãos, às relações comerciais e ao turismo.
Brexit

Costa encontra-se hoje com Theresa May 

No encontro com Theresa May, António Costa deverá reiterar a posição portuguesa em relação ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia.
I Guerra Mundial

La Lys. António Costa evoca paz entre povos

António Costa evocou "a paz e a reconciliação entre os povos europeus", na localidade de La Couture, no norte de França, numa cerimónia evocativa do centenário da Batalha de La Lys.
Presidente Marcelo

La Lys: "maior luto militar desde Alcácer-Quibir"

409
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa estão em França para prestar homenagem aos combatentes portugueses que foram mortos, feridos ou feitos prisioneiros na batalha de La Lys.
França

Marcelo e Costa hoje em Paris para celebrar La Lys

O Presidente da República e o primeiro-ministro vão estar hoje juntos, em Paris, no arranque das celebrações do centenário da batalha de La Lys, uma das mais mortíferas da história militar portuguesa.
Diplomacia

Costa reúne-se com Theresa May na terça-feira

António Costa desloca-se a Londres na terça-feira para se reunir com Theresa May. António Costa deverá reiterar a posição portuguesa em relação ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia.
Cultura

CDS defende que problema na cultura continua 

O porta-voz do CDS-PP, João Almeida, defendeu que o problema na cultura permanece, apesar de o primeiro-ministro ter tentado resolvê-lo através de uma carta aberta, para ficar "bem na fotografia".
Fact Check

Governo aumentou em 41% apoio à criação artística?

O primeiro-ministro tentou defender-se das críticas dos agentes culturais ao novo modelo pensado para o apoio às artes. A determinada altura, falou em aumentos na ordem dos 41%. Será mesmo assim?
Debate Quinzenal

Quinzenal. Milhões da Cultura, défice e impostos

O protesto dos artistas deu resultado. A dobrar. Depois de o Governo garantir mais 2,2 milhões de euros em apoios, esquerda e direita fizeram do tema ponto central do debate com António Costa.
Parlamento

Veja aqui o debate quinzenal com António Costa

No dia em que Costa anuncia mais 2,2 milhões às artes para acalmar o setor, Costa vai estar no Parlamento para mais um debate quinzenal com os deputados. Veja aqui
António Costa

Costa em carta aberta: mais 2,2 milhões às artes

779
António Costa escreve carta aberta de resposta ao setor da cultura onde anuncia um reforço de 2,2 milhões de euros no financiamento às artes. E onde deixa elogios ao "trabalho intenso" do ministro.
Ministério da Cultura

O papel de Costa na farsa dos apoios à Cultura

201
A relação de Costa com a Cultura começou com uma opereta de interesses recíprocos, passou por uma cena queirosiana falhada e está a ter o final previsível: o primeiro-ministro a desresponsabilizar-se.
António Costa

A entrevista cor de rosa de António Costa

195
Agora que começa a preparar as próximas eleições, António Costa decidiu dar uma grande entrevista a uma revista com leitores fiéis e tiragens altas. Falo, obviamente, da revista “Cristina".
Impostos

No país dos seis minutos e 47 segundos

258
Como é que um governo sem estratégia faz? Cobra impostos. Cada vez mais. Se Centeno fosse um operativo de um qualquer serviço de informações no universo “fleminguiano”, chamar-se-ia: Tax. Mo(o)re Tax!
Cultura

Artes. Governante "não percebe" surpresa de Costa

1.845
O secretário de Estado da Cultura destaca que aumento dos apoios do Governo será de 59%. E diz que primeiro-ministro não pode ter ficado surpreendido porque estava "a par" de tudo.
Teatro

Teatro. Artistas pedem audiência com António Costa

Perto de 50 estruturas teatrais e 140 artistas subscrevem uma carta aberta ao primeiro-ministro na qual solicitam uma audiência "com caráter de urgência" a António Costa.
Governo

Os porquinhos mealheiros que Centeno nunca terá

237
O ministro das Finanças gostava de ser venerado como Hans Eichel. Mas, ao contrário do seu colega alemão que foi um reformista, Centeno faz parte de um Governo que só faz navegação à vista.
PS

António Costa rejeita abertura de Rui Rio

181
Afirmando o seu desejo de continuar aliado às esquerdas, Costa deixou Rio a falar sozinho e mais vulnerável aos seus críticos. Se a geringonça é para manter, que ganha o PSD com uma aproximação ao PS?
Governo

O regime que estamos a fazer

2.146
Uma “comunicação social” domesticada, uma resma de partidos vendidos à caridade alemã, a gratidão dos privilegiados e um presidente com fobia do confronto explicam parte das coisas. Não explicam todas
Diplomacia

Cinco razões que levaram à não expulsão de russos

393
A oposição acusou o Governo de estar condicionado por PCP e BE, mas antigos governantes e diplomatas alertam que o jogo diplomático é mais complexo e que aproximação à Rússia começou há 10 anos.
António Costa

Fogos. Costa não se demite se houver nova tragédia

1.003
Em entrevista à Visão, o primeiro-ministro afastou a hipótese de formação de um "Bloco Central" com o PSD na próxima legislatura, por considerar que esse tipo de solução é "negativa para a democracia"
Arte

Associação exige apoios às artes performativas

A Performart, em carta enviada a António Costa, apela à "reposição imediata dos montantes de 2009 para o apoio às artes" e pede esclarecimentos sobre o reforço de 1,5 milhões anunciado.
Incêndios

Um Governo que não pode voltar a falhar

527
O Presidente da República está em boa posição para exercer "todos os seus poderes" e cumprir o papel de escrutinar no verão que se avizinha um Governo que já falhou clamorosamente duas vezes.
António Costa

Dos bilhetes à junta: Pedro Costa à direita do pai

297
António Costa pedia ao Benfica ingressos para o filho. Pedro Costa nunca foi da ala esquerda do PS e era cético da geringonça. Vogal na junta de Campo de Ourique está na calha para presidente.
Governo

Costa. 6 minutos e 47 segundos a limpar floresta

13.225
Costa vestiu-se a rigor, pegou na roçadora e ajudou na limpeza da Serra de São Mamede. Ele e os outros 20 membros do Governo, que estiveram por todo o país. Marketing? Não, campanha de sensibilização.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)