António Costa

Sporting

Costa confirma reunião com Bruno de Carvalho

O gabinete do primeiro-ministro confirma que o Sporting pediu uma audiência com António Costa e que resta apenas agendar uma data. A reunião foi anunciada através de um comunicado da direção leonina.
Aeroportos

Costa pede melhorias no Aeroporto da Madeira

António Costa diz que é necessário melhorar as condições técnicas da operação do Aeroporto Internacional da Madeira o que passa por exigir à ANAC estudos com a "prontidão possível".
António Costa

Costa vende casa pelo dobro dez meses depois /premium

9.526
O primeiro-ministro fez quatro negócios imobiliários entre março de 2016 e abril de 2017. Um deles foi a compra de uma casa no Rato por 55 mil euros, que vendeu por 100 mil dez meses depois.
António Costa

Costa felicita Bispo: "É uma hora de alegria"

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou este domingo, no Twitter, o Bispo de Leiria-Fátima, António Marto, pela nomeação como Cardeal pelo Papa Francisco, considerando ser "uma hora de alegria".
Incêndios

Fogos. Costa diz que não há motivo para descansar

122
O primeiro-ministro disse este sábado que todos os esforços para evitar os incêndios têm de continuar a ser feitos porque não há motivos para estarmos descansados.
Corrupção

Pinho: "Foi Costa que me apresentou Sócrates"

920
Diz que voltar à política "nem pensar", e que conheceu José Sócrates em 2004: foi António Costa quem os apresentou num camarote do BES na Luz. Ex-ministro respondeu a 16 perguntas do Expresso.
IRC

IRC. Costa anuncia redução a empresas do interior

O primeiro-ministro anunciou a intenção do Governo de baixar substancialmente o IRC para empresas instaladas no interior do país.
Museus

Autonomia de gestão dos museus avança em 2019

O primeiro-ministro diz que, em 2019, estão reunidas as condições para concretizar o projeto de autonomia de gestão dos museus. "É fundamental agilizar a própria gestão dos museus".
Diplomacia

Costa confirma contactos para visita a Angola

António Costa disse que, depois de ter desaparecido o obstáculo às relações luso-angolanas, estão neste momento a ser efetuados os contactos diplomáticos e políticos para que se realize a sua visita.
Descobrimentos

Costa defende descolonização dos Descobrimentos

126
O primeiro-ministro acredita que é "preciso descolonizar os Descobrimentos", sublinhando que se tratou de um "processo histórico que não foi unilateral — descobrimo-nos uns aos outros."
PS

Sousa Pinto: Há "entusiasmo por apedrejamentos"

151
Deputado do PS diz que em Portugal o "entusiasmo pelo Estado de Direito continua a ser mais pequeno do que o entusiasmo pelos apedrejamentos." Defende que maioria absoluta do PS é difícil.
António Costa

Costa. EUA têm dado contributo negativo à paz

272
O primeiro-ministro disse que os EUA não têm contribuído para a paz mundial e defendeu que a Europa deve assumir-se como uma voz alternativa e um fator de estabilidade e paz no Mundo.
Maioria de Esquerda

Os Blocos de interesses centrais e particulares

Há uma franja flutuante de votantes da esquerda disputada por PS e BE desde que Louçã apoiou a candidatura de Manuel Alegre à Presidência. O BE está longe de ter o seu eleitorado consolidado.
Indústria

Costa: "Metelomecânica o principal exportador"

220
António Costa considera que o setor da indústria metalomecânica é "absolutamente crucial" para o futuro do país, mas alertou para a falta de mão-de-obra qualificada.
Diplomacia

Visita de Costa a Angola já está a ser preparada

Os chefes da diplomacia portuguesa e angolana falaram esta terça-feira para iniciar a preparação da visita do primeiro-ministro português, António Costa, a Luanda.
Incêndios

Fogos. Governo alarga responsabilidades do GIPS

O primeiro-ministro anunciou que o Governo decidiu alargar a todo o território continental e Madeira a área de responsabilidade do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.
Socialismo

O verdadeiro regime dos salários baixos  /premium

891
Para António Costa, é mais importante ter muitos funcionários mal pagos, do que menos funcionários, mas mais bem pagos. É a função pública reduzida a uma variante do rendimento social de inserção.
Incêndios

Fogos. António Costa promete mais vigilância

O primeiro-ministro apelou à mobilização contra comportamentos de risco que estão na origem das ignições, num discurso sobre as medidas para aumentar a vigilância em relação a focos de incêndio.
Caso José Sócrates

Eles sempre souberam /premium

749
A relação entre política e negócios foi tema no PS, em 2014, porque Seguro apontou o dedo ao “partido invisível”. Quem escolheu Costa não pode, hoje, alegar que não sabia quem eram os seus aliados.
Política

O PS é que sabe fazer política!

837
Passos quis mudar a mentalidade e a cultura política. António Costa, que personifica a velha mentalidade e a velha cultura política, não deixou. Não quis! E travou a necessária mudança.
PS

Os governantes que se repetem com Costa e Sócrates /premium

1.927
Há socialistas que governaram com Sócrates a descolar dele, ao mesmo tempo que o PSD aponta para as semelhanças entre este Executivo e o socratismo. Afinal, quem é que se repete nos dois Governos?
PS

Costa reeleito líder do PS com 96% dos votos

António Costa foi este sábado reeleito secretário-geral socialista, com cerca de 96% dos votos, de acordo com os resultados provisórios divulgados pela Comissão Organizadora do Congresso do PS.
António Costa

Costa prefere contratar mais funcionários públicos

1.420
O primeiro-ministro considera mais prioritário contratar mais funcionários públicos para os serviços do Estado do que aumentar vencimentos dos atuais funcionários. Em entrevista ao DN, elogia Merkel.
Orçamento do Estado

Esquerda não garante que irá aprovar Orçamento

470
O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, avisa Costa e Marcelo que não assinará "de cruz" o próximo Orçamento do Estado. Bloco de Esquerda quer ir "mais além" e discutir tudo "setor a setor".
CDS-PP

CDS não pede a Costa que fique se o Governo cair

209
O vice-presidente do CDS-PP Nuno Melo garante que o partido não vai pedir ao primeiro-ministro, António Costa, para continuar no cargo se o Governo cair num cenário de chumbo do Orçamento para 2019.
Incêndios

Costa: "Limpeza das matas é o mínimo que se exige"

165
Primeiro-ministro esteve em Montalegre, em ação de fogo controlado. Sobre a limpeza das matas, disse: "Nunca tinha visto um esforço como este ano". Costa compara combate com momento do penálti.
Fronteiras

Costa defende liberdade para circulação fluida

133
António Costa defende a "máxima liberdade possível" na circulação entre fronteiras mas afirma que o projeto que defende "não significa" a diminuição do "papel do SEF".
António Costa

Congresso do PS é "momento raro na vida política"

169
António Costa considera que o congresso socialista que vai realizar-se este mês na Batalha é "um momento raro na vida política", porque "o partido pode olhar a médio e longo prazo".
Incêndios

327 dias depois, está tudo na mesma /premium

549
327 dias depois dos fogos de Pedrógão, os erros repetem-se. E só nos resta mesmo ter fé na Natureza. Porque nos homens que nos governam já é impossível acreditar.
António Costa

"Revolução industrial? Há uma geração preparada"

António Costa afirma que o país parte para a revolução industrial "sem nenhum dos inconvenientes" das anteriores, e acredita que a educação é a chave para conquistar a oportunidade da digitalização.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo abre a porta a redução de sigilo bancário

224
Depois de Costa ter sugerido, no Parlamento, que o Governo não podia insistir num decreto vetado por Marcelo, o Presidente da República recordou que as circunstâncias são outras e admitiu aprovar lei.
Debate Quinzenal

PSD confronta Costa com caso Sócrates - como aconteceu

316
PSD arrancou debate quinzenal com caso Sócrates, com Negrão a pedir explicações a Costa. O primeiro-ministro refugiou-se nas declarações dos últimos dias e acusou Negrão de "deslealdade parlamentar".
António Costa

Segurança Social "bastante mais equilibrada"

António Costa disse na terça-feira que este ano o Orçamento do Estado não financiou "pela primeira vez" o défice da Segurança Social, o que significa que a situação é hoje bem "mais equilibrada".
Proteção Civil

Costa. Comandante da Proteção Civil merece apoio

O primeiro-ministro rejeitou que a demissão do comandante da Proteção Civil traduza imagem de caos no setor e defendeu que o novo nome escolhido, Duarte Costa, foi bem recebido.
António Costa

Costa. Marcelo "não manda recados pelos jornais"

410
Depois de Marcelo indicar que não se recandidataria caso "tudo volte a correr mal" com os incêndios, António Costa não altera o que disse à Visão há semanas: que não se demitiria.
PSD

Fogos. PSD acusa Governo de negligência

A preparação da época de incêndios está a ser fortemente criticada pelos sociais-democratas, que acusa o Governo de ser displicente. PSD e CDS vão chamar ex-comandante da Proteção Civil ao Parlamento.
Congresso do PS

Costa não quer PS a "olhar para o drama de hoje"

108
É no futuro e não no presente que o líder socialista quer ver focado o congresso do partido, numa altura em que o PS volta a ser agitado pelo ex-líder Sócrates. PS-Lisboa quer acordo com esquerda.
PCP

Secretário-geral do PCP critica Governo

O secretário-geral do PCP insistiu que o Governo do PS não é de esquerda nem rompeu com a política de direita, e defendeu uma resposta "global e eficaz" aos problemas das PME.
Canadá

Costa convidou Trudeau a vir à Web Summit

166
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que convidou o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, para visitar Portugal por ocasião da Websummit, em novembro.
Caso José Sócrates

Vergonha /premium

2.330
Esta gente que agora se diz envergonhada por José Sócrates nunca se questionou nem o questionou. Aquilo que vimos nada tem a ver com vergonha mas sim com a falta dela. Esta gente salva sempre a pele.
PS

Não foi vergonha, Costa quis afastar Sócrates  /premium

608
O que se assistiu nos últimos dias foi à consolidação do poder de António Costa no PS, contra o seu grande rival, Sócrates. O próximo Congresso será o da consagração do seu domínio absoluto do partido
António Costa

Costa. Eleições para ver se será primeiro-ministro

O primeiro-ministro afirmou hoje que a questão das próximas eleições é saber se os portugueses querem mantê-lo no cargo.
PS

Costa diz-se surpreendido pela reação de César

1.025
Carlos César foi o primeiro dirigente socialista a criticar José Sócrates. O primeiro-ministro diz agora que foi "apanhado de surpresa" com as declarações do presidente do PS.
José Sócrates

Costa planeou afastar ex-líder, acusam socráticos

867
Do timing das intervenções de dirigentes socialistas ao corte com a tradição do PS. Do silêncio em momentos-chave do processo ao tom agora usado. Socráticos falam em "atuação concertada" do partido.
António Costa

Costa apresenta Portugal como "porto seguro"

António Costa afirmou que os investidores canadianos "encontrarão um porto seguro" em Portugal e defendeu que o país "está a crescer mais rápido" do que os Estados-membros da zona euro.
Caso José Sócrates

Costa surpreendido com desfiliação de Sócrates

616
"Fiquei surpreendido". Foi esta a frase com que António Costa reagiu à desfiliação de José Sócrates do PS. As declarações foram feitas no Canadá onde está em visita de Estado.
Empresas

Costa defende internacionalização das empresas

De visita ao Canadá, o primeiro-ministro definiu como objetivo cimeiro o apoio do seu Governo aos processos de internacionalização das empresas nacionais.
António Costa

Costa inicia terceiro dia de visita ao Canadá

António Costa, inicia esta sexta-feira em Toronto o terceiro de quatro dias de visita oficial ao Canadá, num programa marcadamente económico, em que terá sempre a companhia do seu homólogo canadiano.
Diplomacia

Trudeau aberto a ouvir queixas de portugueses

Trudeau disse esta quinta-feira que há muita desinformação sobre pessoas "indocumentadas e de cidadãos que têm estado no Canadá por muitos anos", mostrando-se disponível para aperfeiçoar o sistema.
Caso José Sócrates

Costa: Casos de corrupção serão uma "desonra"

1.791
Costa diz que em Portugal ninguém está acima da lei e que, "a confirmarem-se" as suspeitas de corrupção por membros do Governo de José Sócrates, será "uma desonra para a democracia".
Diplomacia

Costa e Trudeau assinam 3 compromissos bilaterais

Na declaração final assinada por António Costa e Justin Trudeau reafirma-se o "compromisso" dos dois países em relação à NATO. Um dos compromissos assinados diz respeito à Segurança Social.
Comissão Europeia

Costa espera "bom senso" no orçamento comunitário

O primeiro-ministro disse que as negociações sobre o orçamento comunitário partiram "de um mau ponto inicial" mas espera que se chegue a "um bom ponto final"
Relações Internacionais

Costa inicia visita de quatro dias ao Canadá

António Costa procurará explorar as potencialidades abertas pelo recente acordo de livre comércio entre o Canadá e a União Europeia. Primeiro-ministro também estará Toronto e Montreal.
António Costa

António Costa em visita de quatro dias ao Canadá

O primeiro-ministro inicia na quarta-feira uma visita oficial de quatro dias ao Canadá, durante a qual procurará explorar as oportunidades abertas pelo novo acordo de comércio livre com este país.
PS

Costa desafia militantes a entenderem-se

O secretário-geral do PS desafiou esta sexta-feira os militantes socialistas a "entenderem-se e a definirem bem no próximo congresso" as grandes prioridades estratégicas para o país na próxima década.
Política

Estratégias de Costa e Rio. Descubra as diferenças

106
Os dois líderes dos maiores partidos já apresentaram as bases da estratégia para os combates eleitorais que aí vêm. Fomos olhar para as duas moções. Há mais a uni-los que a separá-los.
PS

"Não é reprovável viver com dinheiro emprestado"

3.386
Fundador do PS e mandatário da candidatura de António Costa a novo mandato à frente do PS, Arons de Carvalho diz que PS não deve discutir casos de Sócrates e Pinho, e que deve deixar justiça atuar.
Congresso do PS

PS do futuro (quase) não fala da "geringonça"

António Costa entregou a moção ao congresso do PS de maio, o último antes das legislativas. Quer reforçar votos, mas sem fasquias. Teme riscos da economia digital e quer um consenso sobre salários.
Salários

Salários. Costa quer convergência com a Europa

166
A convergência salarial com a UE, a redução das disparidades nos vencimentos nacionais e o aumento sustentado do salário mínimo são as linhas de ação da moção que será apresentada no congresso do PS.
António Costa

São Bento em obras, Costa no Terreiro do Paço

A residência oficial do primeiro ministro em São Bento vai entrar em obras nos próximos meses, por motivos de segurança. Costa muda-se assim temporariamente para o Terreiro do Paço.
Aeroportos

Novo aeroporto. Costa pede urgência no consenso

533
António Costa pediu esta segunda-feira urgente consenso político em torno do novo aeroporto internacional e disse que atual opção pelo Montijo "deve ser objeto de todos os estudos necessários".
António Costa

Investimento para responder às necessidades

O primeiro-ministro defende que o investimento por parte do Estado deve "responder às necessidades do país" e afirmou que é necessário haver um esforço para continuar a investir noutros setores.
PSD

O vice-primeiro-ministro Rui Rio

491
Rui Rio é mesmo o vice-primeiro-ministro ideal. É útil, diligente, prático e discreto. Em suma, Rio tem um valor político objetivamente superior a qualquer ministro e faz brilhar António Costa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)