Dark Mode 94,4 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

António Costa

PS

Costa deu corda e o Pedro Nuno pegou nela   /premium

107
Tenho a impressão de que António Costa deu corda ao Pedro Nuno Santos e deixou-o ir a fundo até ao fim. Agora o ministro tem o que quis, a TAP. O primeiro-ministro não terá qualquer complacência.
PS

Costa. "Connosco não haverá bloco central"

413
Nada mudou apesar de "jogos políticos" à esquerda e direita, Costa não vai precipitar crise política apesar de boas sondagens, nem alinha em bloco central. Esquerda deve-se entender na saúde e doença.
Orçamento do Estado

OE aprovado sem PCP, mas Costa segura geringonça /premium

172
Sem PSD, Governo não tinha conseguido aprovar orçamento suplementar. Mas na hora de pôr os pontos nos is, Costa ignorou Rio e desfez-se em juras de amor à esquerda. Há um OE2021 para aprovar.
TAP

TAP. Timing da eventual venda divide Costa e Rio  /premium

António Costa diz que é cedo pensar já no que vai o Estado fazer com a posição que detém na TAP, mas Rui Rio sugere uma venda "à primeira oportunidade". Entretanto, admite o PM, haverá despedimentos.
Conselho Económico E Social

PS propõe Francisco Assis para presidente do CES

2373
Para ser eleito, Francisco Assis necessita de dois terços dos votos dos 230 deputados, o que implica necessariamente um acordo entre PS e PSD. Rui Rio já elogiou a escolha.
Coronavírus

"PSP deu contributo essencial para a democracia"

António Costa considerou que a PSP deu um contributo essencial para a qualidade da democracia portuguesa, assinalando o 153.º aniversário desta força de segurança pública.
Parlamento

PS e PSD dançam o tango para o fim dos quinzenais /premium

308
PSD e PS estão de acordo que há vantagens em acabar com debates com o primeiro-ministro de 15 em 15 dias. PS propõe debates mensais com duas rondas. Modelo de debate pode acabar já em setembro deste ano
Coronavírus

15 minutos para dizer "Ó Elvas, Badajoz à vista" /premium

111
Cerimónia em Elvas demorou menos tempo do que o percurso até Badajoz. Rei e Marcelo em silêncio. Costa e Sánchez trocaram juras fraternas, mas só à margem. Amigos, amigos, diplomacia à parte.
PS

Costa recusa ideia de PS como “partido pop up”

Para o líder socialista, a crise pandémica veio mostrar a importância das ideologias, da esquerda e da direita. As “marcas do Estado social”, afirmou, “demonstraram toda a sua atualidade e vitalidade”
António Costa

Afinal o Infarmed mudou mas foi para Enfardamed /premium

153
Portanto, a ver se percebi. Marta Temido não tem a certeza de ter sido vilipendiada pelo Primeiro-Ministro mas, na dúvida, e caso tenha de facto enfardado, considera que foi justíssimo.
Coronavírus

Fronteiras abrem com Rei e Marcelo. Mas em mínimos /premium

119
Era para haver um almoço, mas afinal não. Motivo: agenda de Sánchez, que pára em Badajoz vindo da Mauritânia e segue para Madrid. Marcelo e Rei vão lá estar, mas só para a foto.
Emprego

Precisamos de 40 mil programadores especializados

114
Gostava de saber: dos 15 mil licenciados que supostamente deveriam ter sido convertidos em programadores, quantos foram realmente os que conseguimos converter com os programas do Estado?
Coronavírus

A ética da responsabilidade de António Costa /premium

469
Seria bom termos um PM fiel à nobreza do cargo e que assumisse a responsabilidade das ações ou das omissões do Governo. Mas Costa não é esse tipo de líder. Pela razão de que a culpa nunca é sua.
Governo

A narrativa voltou. E o caminho para a destruir 

448
Tudo o que acontecer daqui para a frente — da TAP ao Novo Banco, do aumento da dívida ao aumento do desemprego — será responsabilidade da pandemia. Num ápice, apagam-se os erros dos últimos 5 anos.
Coronavírus

Champions sem público nas bancadas, diz Costa /premium

183
Numa entrevista ao programa de Ricardo Araújo Pereira, António Costa garantiu que os jogos da Champions vão ter menos público do que a plateia daquele programa, composta por poucas dezenas de pessoas.
Coronavírus

Costa. Surtos não têm relação com centro de Lisboa

1221
Primeiro-ministro diz ao La Vanguardia que evolução negativa da economia exige acordo europeu em julho. Costa afasta cancelamento da final da Champions. Surtos não têm relação com centro de Lisboa.
Política

Os putos: o recreio acabou e eles estão aterrados /premium

2101
António Costa quis “deixar claro” que, se algo falhar, a culpa não será sua. Em seguida abandonou a reunião. O Presidente mostrava-se incrédulo. O show ilusionista de Marcelo & Costa demoronou-se.
Liberalismo

A sonsice socialista

199
Quando alguém, sobretudo com anos de experiência governativa, não sabe ou não quer ser competente, transparente e sério, quem perde é o país, quem se lixa são os portugueses.
António Costa

António Costa não está no governo, está no poder /premium

3504
Em Portugal, sob a cobertura do BCE, são os correligionários de Sócrates e as viúvas do Adeus Lenine quem mandam. Para isso, nem precisam de governar bem. Ou sequer de governar. Basta-lhes mandar
Governo

Monarquia no PS: D. Costa e Príncipes Herdeiros

2126
Urgem reformas em Portugal que nos elevem para o topo europeu em vez de nos levarem para o fundo do mundo. Tem de haver uma lei a sério, com efeitos imediatos contra o nepotismo.
Coronavírus

O Governo, o Presidente e o “Tubarão”

101
Começa a ficar cada vez mais claro que o principal problema do Governo (e do Presidente) é o de não reconhecer a gravidade da situação. E não a reconhecer por sentir que não o pode fazer.
Governo

Esquerda duvida do "novo começo" pedido por Costa /premium

187
O desafio já foi lançado nas primeiras reuniões da esquerda com o novo ministro das Finanças, mas a negociação para o futuro será liderada por Costa. BE e PCP céticos: "Palavras leva-as o vento".
Coronavírus

Especialistas contrariaram tese de Costa e Marcelo /premium

3252
Especialistas garantem que aumento da testagem e comportamento dos jovens não são os responsáveis pelo aumento do contágio. Rt de 1,08 em Lisboa não é necessariamente boa notícia.
Educação

Ano letivo arranca entre 14 a 17 de setembro 

2887
Já há data para o novo ano letivo e também um plano para que as primeiras cinco semanas sejam de recuperação dos conteúdos que ficaram para trás devido à pandemia. Ensino será presencial.
Coronavírus

Governo dá passo atrás na região de Lisboa /premium

928
Problema está em 15 freguesias, mas paga toda a área de Lisboa. Cafés vão fechar às 20h, ajuntamentos só de 10 pessoas, venda de álcool proibida na rua e mais polícia. Não haverá cercas sanitárias.
Banco de Portugal

Costa recebe governador do Banco de Portugal

Esta reunião ocorre antes de António Costa ouvir os partidos com representação parlamentar sobre a escolha do sucessor de Carlos Costa como governador do Banco de Portugal.
Coronavírus

Mais de 21 mil novos casos em 24 horas no Brasil - como aconteceu

2104
Na Área Metropolitana de Lisboa, estabelecimentos encerram às 20h, multas para ajuntamentos com mais de 10 pessoas. Praias de Matosinhos encerram na noite de São João. Siga aqui.
António Costa

Costa admite punir participantes em festas ilegais

4910
O primeiro-ministro, António Costa, admitiu criação de um "quadro punitivo" para quem organizar e participar em festas ilegais e ajuntamentos e voltou a apelar ao cumprimento de todas as regras.
António Costa

"É má-fé transformar agradecimento em insulto"

9349
António Costa considerou que "é preciso muito má-fé" para considerar que foi um insulto ter considerado que a vinda da fase final da Liga dos Campeões era um "prémio para os profissionais de saúde".
Governo

Maria Antonieta oferecia brioche /premium

219
Perante a miséria, a urgência de apoio alimentar que já toca nas classes médias, o desemprego galopante, a incapacidade de dominar a evolução da covid, os nossos governantes oferecem circo. Ou futebol
Liga dos Campeões

A república das bananas no seu pior /premium

834
Os nossos líderes políticos olham para os portugueses como uns fanáticos de futebol e, por isso, acreditam que o desporto rei lhes dá popularidade. São todos uns grandes populistas.
Coronavírus

"Países com menos testes não se podem comparar"

398
Primeiro-ministro rejeitou retaliações contra países que querem vedar entrada de portugueses. E deixou recado: "países com um terço ou metade dos testes de Portugal" não se podem comparar connosco.
Conselho Europeu

Costa. Plano da UE é a "quadratura do círculo"

Primeiro-ministro diz que no Conselho Europeu houve unanimidade para se fechar acordo em julho sobre um plano que é a "quadratura do círculo", com mais fundos e menos contribuições.
Coronavírus

Costa: Portugal é um destino seguro para turistas

O primeiro-ministro alegou na terça-feira que Portugal foi um dos países europeus que mais testes realizou e que apresenta melhores indicadores no controlo da Covid-19.
Governo

Há Costa e Costa

310
Os biliões que serão em breve despejados num país que por tradição gere danosamente os dinheiros públicos são mais um presente envenenado. Basta ver como já se fala em regionalização e em mais Estado.
Turismo

Mais uma hashtag do Governo, desta vez no turismo

328
Menos turistas pode nem ser assim tão mau. Redescobre-se o país. Costa experimentou e aconselha, tentando reanimar o turismo interno. Depois partiu para uma entrevista à CNN para vender... para fora.
Emissão Especial

Costa sobre Turismo: "Aproveitem, não dura muito"

458
Primeiro-ministro e o Ministro da Economia apresentaram a campanha: "Tu Podes. Visita Portugal". "Temos de visitar o melhor destino do mundo", enquanto não está "cheio" de turistas, diz António Costa.
Banco de Portugal

BdP. Centeno é "hipótese" e tem "condições" /premium

370
Ministro 'morto', ministro posto. Centeno sai da posse do seu sucessor já apontado pelo próprio primeiro-ministro para governador de Banco de Portugal. E defendido quanto à compatibilidade com cargo.
Governo

O que sabe Centeno sobre Costa que não saibamos? /premium

278
É digno de registo que Centeno ponha em causa a autoridade de Costa de forma pública e notória e ainda seja premiado com o lugar de governador do Banco de Portugal. O que saberá o ex-ministro?
Política

Política Limitada

139
O nosso PR, o Prof. Rebelo de Sousa, faz uma leitura situacionista dos poderes presidenciais. É como o Diário de Notícias nos tempos de Estado Novo. Existe para dizer bem do Governo. É um estilo.
António Costa

"Valeu a pena ser firme" sobre IVA da eletricidade

111
António Costa congratulou-se com a decisão do Comité do IVA da União Europeia de admitir a redução do IVA da eletricidade com base em critérios ambientais, considerando que "valeu a pena ser firme".
Coronavírus

Costa quer líderes europeus à altura dos desafios 

Primeiro-ministro espera "que todos os líderes europeus estejam à altura dos desafios que a Europa enfrenta" para que seja adotada a proposta da Comissão para a recuperação económica e social.
Ministro das Finanças

Ronaldo das finanças é quem António Costa quiser /premium

580
Nunca tanta gente foi empurrada para fora do regime. Há hoje em Portugal dois países: o das esquerdas anichadas no Estado, e o dos outros. É essa a verdadeira obra desta governação.
10 de junho

Costa evoca o "orgulho de ser português"

1344
O primeiro-ministro considerou que "em tempos difíceis" importa celebrar "o orgulho de ser português". Costa quer voltar a celebrar o 10 de junho em 2021 junto das comunidades no estrangeiro.
10 de junho

Fotos. Um 10 de Junho com Portugal a desconfinar 

O dia de Portugal foi comemorado como nunca, com um país a desconfinar de uma pandemia mundial. Nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, onde a cerimónia teve lugar, estiveram só 7 convidados.
Ministro das Finanças

Costa agradece a Centeno, Leão é "continuidade" /premium

Agradecendo a "capacidade de trabalho" e o "espírito de equipa" a Centeno, Costa passou o testemunho (oficializado na segunda-feira) a João Leão, que é quem "maiores garantias dá de continuidade".
Banco de Portugal

Costa vai ouvir partidos sobre Governador este mês

276
Com o governador do Banco de Portugal a terminar o mandato a 7 de julho, o primeiro-ministro vai chamar os partidos no final de junho sobre o assunto. Mário Centeno é o sucessor provável.
Coronavírus

A reunião "política" que deixou Costa com dúvidas /premium

291
As "hipóteses" levantadas pelos especialistas sobre a subida de casos em Lisboa deixaram Marcelo "incomodado" e Costa com dúvidas. O primeiro-ministro seguiu para nova reunião, mas à porta fechada.
Governo

PIB cai 6,9% este ano e sobe 4,3% em 2021

172
O Governo prevê ainda uma taxa de desemprego de 9,6% e uma queda das exportações de 15,6% para este ano. Os dois indicadores deverão ter subidas significativas em 2021.
António Costa

Convite de António Costa a António Costa (e Silva) /premium

610
Claro que o governo tem sido uma girândola de génios, mas António Costa (e Silva) é ainda mais genial do que os restantes. Prova? Se não fosse, António Costa, génio entre génios, não o escolheria.
Eleições Presidenciais

Rio: Apoio do PS a Marcelo é "honroso para o PSD"

1006
Presidente do PSD descarta à partida coligações autárquicas com o Chega e admite candidatos arguidos se estiverem envolvidos numa "coisa pequena". Antecipa que "mais provável" é PSD apoiar Marcelo.
Coronavírus

Como o Governo quer desconfinar a economia  /premium

O plano que o Governo apresentou para "estabilizar" o país no pós confinamento traz apoio para quem perdeu rendimento, ajudas diretas às empresas e uma aposta em pequenas obras para mexer a economia.
António Costa

"Não há plano que nos salve da dor", diz Costa /premium

476
Depois de ter apresentado o Plano de Estabilização, Costa deu uma entrevista a dizer que o plano serve para estancar a hemorragia, mas não há layoff que salve da dor. Centeno? É "o meu ministro".
Crise económica

Mais ou menos Estado? O que pensa Costa Silva /premium

O "Estado deve intervir"? Ou o importante é "não atrapalhar" e não ser "guloso"? Depende da crise e circunstância. O Observador foi perceber o que Costa Silva realmente pensa sobre o papel do Estado.
Coronavírus

O que distingue António Borges de Costa Silva /premium

PSD e CDS compararam a escolha de Costa Silva à contratação de António Borges e que António Costa criticou por falar em nome do Governo liderado por Passos Coelho. O que distingue os dois casos.
Coronavírus

Lisboa. DGS só aconselha Governo na quinta-feira

136
António Costa fala em levantar as restrições em Lisboa "muito brevemente", mas só na quinta-feira será feito um ponto de situação com a DGS. Caracterização dos casos é mais importante que os números.
Governo

Olhos postos no amanhã com uma perninha no passado /premium

Em breve, muito em breve haverá medidas para a economia e apoios sociais. É já amanhã, o que permitiu a Costa ir ao Parlamento com pequenos anúncios. Já o PSD apareceu a preparar-se para o futuro.
Emissão Especial

"Layoff não é corte, é proteção de emprego"

Jerónimo de Sousa quer "salário a 100% dos que estiveram na linha da frente”. Primeiro-ministro reitera que “a austeridade seria a pior forma de responder a esta crise”.
Emissão Especial

"Cultura pediu informações à Casa da Música"

PEV quer saber se o governo "tem conhecimento de alguma diligência" para apurar o que aconteceu com trabalhadores "dispensados". "Casa da Música é uma instituição privada", responde António Costa.
Emissão Especial

TAP "Alterar encargos leva a alteração de poderes"

Verdes querem "controlo público da TAP". Primeiro-ministro diz que "governo tem trabalhado com o conselho de administração com o objetivo de assegurar a viabilidade da empresa".
António Costa

Sai o parasita, entra o paraministro /premium

256
“Eu é que resolvia os problemas do país. Em dois dias punha tudo a funcionar. Se for preciso, até faço já aqui um plano a dez anos neste guardanapo!” Costa escutou, gostou e contratou o paraministro.
Governo

Os planos de Costa e Silva, o poder de Siza Vieira /premium

António Costa foi à sociedade civil buscar um rosto para o plano de recuperação económica a 10 anos, mas a condução política e o calendário das medidas a aplicar ficará nas mãos mais próximas de si.
António Costa

No princípio era o Parlamento

104
Esvaziar o Parlamento é coartar a representação da maioria dos eleitores falhando o dever de lhes dar voz audível e, ironicamente, é dar espaço ao populismo que cresce por se afirmar contra o sistema.
António Costa

Será que Portugal ainda é uma democracia? /premium

2533
Em democracia não há paraministros nem primeiros-ministros que governam por interpostos amigos. Em democracia há instituições que devem ser respeitadas, mesmo quando incomodam. É para isso que existem
Eleições

Sondagem. Mais de 70% querem PS a apoiar Marcelo

157
Maioria dos portugueses (71%) gosta da ideia de Costa apoiar recandidatura de Marcelo, com a percentagem a subir no caso dos socialistas. Governo do PS continua a somar pontos.
Governo

O paraministro e os 45 mil milhões de euros /premium

268
A atração inexplicável de António Costa pela informalidade, como prova uma vez mais a contratação de António Costa Silva, é incompatível com a transparência da gestão da coisa pública.
Coronavírus

Plano de recuperação nas mãos de independente /premium

406
Primeiro-ministro escolheu independente para apoiar plano de recuperação económica. António Costa Silva criticou no passado decisão do Governo PS de travar exploração de gás.
Noticiário

8h. Costa chama gestor para preparar retoma

António Costa Pinto, presidente executivo da Partex, é o independente escolhido pelo primeiro-ministro e já começou a reunir com ministérios. Economista está nas funções há duas semanas.
Coronavírus

Desconfinar, mas menos em Lisboa  /premium

A situação na região de Lisboa gerou "preocupação" e o Governo travou o calendário de desconfinamento. Resultado do aperto de vigilância nas origens do surto vai definir o passo a dar a seguir.
Emissão Especial

O que muda na terceira fase de desconfinamento?

As declarações de António Costa, no final do Conselho de Ministros. "Medidas de desconfinamento não tiveram impacto negativo" na evolução da pandemia, admite do primeiro-ministro. Ouça aqui. 
Governo

O que se sabe do plano de recuperação da economia? /premium

A continuação do layoff, evitar cortes salariais e os milhares de milhões da UE. Costa já tem um desenho na cabeça, mas só apresenta para a semana o plano para recuperar a economia.
TAP

TAP. Costa satisfeito com emendar de erro

137
Primeiro-ministro afirmou que "não é boa gestão" da TAP se não incluir Porto nas rotas da transportadora. Plano da TAP foi criticado pelo autarca do Porto e por Rui Rio.
Serviço Nacional de Saúde

São palmas, Senhor, são palmas

582
A distração pode ter-se dado por Costa estar a olhar os sacrifícios dos profissionais do SNS e quando perguntou a Centeno o que levava no regaço, este ter respondido: “São palmas, Senhor, são palmas".
Liberdade de Imprensa

Manteigueiros nada jornalistas

948
Costa, depois de esfaquear pelas costas a honestidade e integridade das reformas porque Seguro lutava, trucidou agora a liberdade porque Soares, Tito, Cardia, Zenha e Arnaut lutaram.
Coronavírus

Costa e Marcelo juntos na política pós-pandemia /premium

153
No dia em que fizeram uma vénia a Ovar, “um exemplo para o país”, Marcelo e Costa visitaram uma fábrica, um hospital de campanha e acabaram o dia a brindar com vinho do Porto e pão de ló.
António Costa

De que é feito o poder de António Costa? /premium

925
O poder de António Costa é feito de algo que, por vezes, vale mais do que a força própria: a fraqueza dos outros. O seu poder vem das decepções, do cepticismo, do medo e da desistência do país.
PS

Presidenciais em pausa. Mas já há apoios assumidos /premium

Lançou a lebre, e meteu-se na toca. Costa chutou presidenciais para fim do ano. É tempo de responder à crise. Mas houve quem defendesse Ana Gomes, quem defendesse Marcelo, e até houve um meio termo.
PS

Não há "impossíveis", mas Costa pede "humildade"

186
Costa foi à cúpula do PS pedir "nervos de aço" na fase da retoma. Quer PS em diálogo com todos os partidos, porque não há PS forte que chegue. Próximos dois anos vão ser duros, mas não há impossíveis.
União Europeia

Costa vê "se's por esclarecer" em Merkel e Macron

117
Acordo franco-alemão para recuperação da economia da UE é bem visto pelo primeiro-ministro que adverte para o modelo de aplicação. Num restaurante de bacalhau, Costa vê mil maneiras de cozinhar plano.
Coronavírus

Raia, pão de ló (e Marcelo) no almoço de Costa /premium

1104
Costa foi almoçar fora para dar tiro de partida. Era para ter ido com PR, mas tudo mudou. Foi Ferro quem pôs as presidenciais no menu do dia. As amêijoas estavam prontas, mas Costa preferiu raia.
Coronavírus

Costa vê reeleição do PR e não exclui remodelação /premium

Primeiro-ministro não excluiu, em entrevista à TSF, a saída de Centeno: "As pessoas têm a sua vida". Diz também que "se for necessário" prolonga o mandato do atual governador do Banco de Portugal.
Eleições Presidenciais

Deve a direita votar em Marcelo? /premium

491
Uma candidatura presidencial da direita moderada levará Marcelo a ser (muito) mais exigente com o PS depois de 2021 e representará uma oportunidade para refundar um espaço político que está moribundo.
Política

O Novo Banco e o Príncipe

O caso “Novo Banco” recordou-me, no melhor requinte, o Príncipe de Maquiavel. Que equívocos, encontros e desencontros foi preciso criar para dois predadores do espaço mediático se entenderem entre si.
Direitos LGBTI

Costa assinala Dia Contra a Homofobia

476
O primeiro-ministro lembrou que "uma sociedade verdadeiramente livre e tolerante é aquela que aceita todos como iguais e não discrimina ninguém" e pediu que se reafirmasse o combate ao ódio.
Coronavírus

Avante Covid!

164
Depois de sujeitar os portugueses a uma governação negociada com extremistas para manter o poder, estará agora o Primeiro-ministro disposto a cometer o derradeiro sacrifício, trocando vidas por votos?
António Costa

Costa pede aos portugueses que voltem à rua /premium

442
"O apelo que faço é que retomem o processo de ocupação da rua". O primeiro-ministro pediu mas, primeiro, deu o exemplo: desceu o Chiado, entrou nas lojas e recebeu elogios à gestão da pandemia.
Política

Um vírus português /premium

2619
O português médio padece da exacta irresponsabilidade das “elites” (desculpem) que o pastoreiam. O português médio não se recomenda, donde os portugueses que nele mandam serem tão pouco recomendáveis.
António Costa

António Costa manda, a direita segue-o /premium

328
Esta foi a semana em que vimos as direitas, partidária e "inorgânica", a alistar-se em massa nos pelotões de fuzilamento político comandados por António Costa. Ele manda, as direitas seguem-no.
Presidente da República

Crise Costa/Centeno ultrapassada? Belém duvida /premium

170
Presidente estranhou comunicado ao estilo "Tratado de Tordesilhas", tem dúvidas sobre o futuro de Mário Centeno e ainda não percebeu o que se passou, afinal, no caso Novo Banco.
Coronavírus

Reabertura a 18 de maio sem avaliação da 1ª fase /premium

179
Reunião de elite política devia ter avaliado a 1ª fase de desconfinamento, mas ainda não há "conclusões firmes". Partidos vão esta quinta-feira a São Bento tomar posição sem certezas científicas.
Rui Rio

"Centeno não passou a ter condições para ficar"

244
Rio pediu a demissão de Centeno e, perante o desfecho, diz que tal não prova que o ministro tenha "passado a ter condições para continuar". E sugere que força do ministro é superior à de Costa.
PSD

"Centeno pensa que manda mais" que Costa

Duarte Pacheco, vice-presidente da bancada social-democrata, "não questiona legalidade da transferência", mas diz que Centeno tinha obrigação de saber que Costa tinha um "compromisso político".
António Costa

A canção de Costa /premium

398
A canção de Costa, a canção que ele não hesita em tocar, é uma canção de hipocrisia e falta de vergonha. Merece ser cantada no festival do Avante! Se fosse a seguir a um elogio a Lénine era perfeito.
Governo

Mini-crise fechada, sem abraço e com contradições /premium

547
O tempo não está para abraços, mas o clima entre António Costa e Centeno também não. Encerraram a crise dos últimos dias sobre o Novo Banco sem paz, entre contradições e muitas dúvidas.
Presidente da República

PS surpreendido. "Não foi bem um apoio"

Já se sabia que ia haver um “número”, não se sabia qual. Houve surpresa no PS quando se ouviu a declaração de apoio de Costa a Marcelo. Mas há quem não veja mais do que um piscar de olho.
Governo

Agora sim uma demissão irrevogável

815
As eleições presidenciais de momento estão como as educadoras de infância. A tentar perceber como vão manter as distâncias higiénicas no regresso às aulas. Quero dizer no regresso à política.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo surpreendido com declaração de Costa /premium

544
Marcelo foi apanhado de surpresa com o "apoio" de Costa a um segundo mandato do Presidente. Em Belém admite-se "desgaste" do primeiro-ministro que precisou de "criar um facto político".
Comentário

Demissão de Centeno? "Rio está a ajudar Costa"

Para José Manuel Fernandes, Rio deu empurrão a Costa ao pedir demissão de Centeno, que foi "linchado na praça pública". Ouça aqui o comentário do Publisher do Observador às palavras do líder do PSD. 
Atualidade

O desafio de Costa e a resposta de Marcelo

Visita à Autoeuropa terminou com o primeiro-ministro a lançar a recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. "Cá estaremos, porque isto é um espírito de equipa que nada vai quebrar", atirou o Presidente.
Marcelo Rebelo de Sousa

Costa lança Marcelo e Marcelo finta Centeno  /premium

2140
Marcelo e Costa foram juntos à Autoeuropa. Coincidência? Não. A coreografia parecia ensaiada. Marcelo desautorizou Centeno e Costa, provavelmente agradecido, desfez tabu do apoio socialista.
Emissão Especial

Caso Novo Banco. Marcelo: "PM esteve muito bem"

356
Questionado sobre o desentendimento entre Costa e Centeno acerca da tranche para o Novo Banco, o Presidente elogiou e defendeu o primeiro-ministro e não se referiu ao ministro das Finanças. Ouça aqui.
Comentário

"É uma manobra de distração muito bem feita"

"Um dos momentos mais divertidos da política portuguesa" e "uma manobra de distração" que "tem consequências no PS". A análise de Pedro Benevides às declarações do PM sobre a recandidatura de Marcelo.
Emissão Especial

Marcelo: "Nos próximos anos eu cá estarei"

2418
"Nos anos próximos, eu cá estarei e cá estaremos todos, isto é um espírito de equipa que nada vai quebrar", disse o Presidente na Autoeuropa, depois do desafio de Costa para voltarem juntos.
Emissão Especial

Ouça como Costa anunciou o 2º mandato de Marcelo

1881
O primeiro-ministro deu como certa a vitória de Marcelo nas presidenciais. “Proponho que a data para a 3ª visita [à Autoeuropa] seja para o ano, no 1º ano do segundo mandato do Presidente”. Ouça aqui.
Fact Check

PM demitia-se se fosse mais dinheiro para banca?

A mais recente transferência para o Novo Banco fez surgir uma publicação que afirma que Costa prometeu demitir-se se fosse mais dinheiro para a banca. Mas a afirmação nunca foi feita.
Governo

O país das maravilhas

417
É surpreendente verificar a fantasia coletiva que suporta a ideia de que está tudo bem, avaliando de forma positiva a atuação do governo e preferindo ignorar os problemas a verbalizar críticas justas.
Educação

Costa: 4 milhões de máscaras para regresso a aulas

Em Benavente, o primeiro-ministro quis transmitir "confiança" a quem regressa às aulas na próxima semana e explicou porque entende que o recomeço acontecerá "de forma prudente e em segurança".
Coronavírus

As tretas de António Costa /premium

547
Entre o oportunismo político dos salvo-conduto sucessivos ao PCP, as fake news de que não haverá austeridade e a mentira do “está tudo pago”, Costa pensa (mal) que a sua popularidade é eterna.
Coronavírus

"Só unida a Europa se pode reconstruir", diz Costa

178
O primeiro-ministro defende que, tal como em 1950, quando foram lançadas as bases para o projeto europeu, "só unida e com uma resposta comum a Europa se poderá reconstruir".
Coronavírus

Costa admite Avante. É "atividade política" /premium

54810
Numa entrevista ao Porto Canal, Costa foi questionado sobre a polémica à volta da proibição dos festivais de verão e possível realização da Festa do Avante. Diz não poder proibir atividade política.
Novo Banco

Dinheiro já tinha seguido, mas Costa não sabia 

5062
Costa disse no Parlamento que até ser conhecida auditoria ao Novo Banco, havia travão a dinheiros públicos — mas o Estado emprestou 850 milhões esta semana. Costa já reconheceu erro e pediu desculpa.
Debate Quinzenal

Baile de bola e a TAP é nossa. O debate com Costa /premium

149
Mais dinheiro na TAP será sinónimo de mais controlo do Estado, não houve atrasos no pagamento do layoff e 1º de maio correu bem. Um debate com a participação especial de Ricardo Quaresma.
Emissão Especial

Costa: "Portugal não pode prescindir da TAP"

303
Iniciativa Liberal questionou o PM sobre a afirmação de que Portugal terá sempre um companhia aérea . Costa reafirma que "não podemos prescindir de uma companhia que voe com as cores nacionais".
Emissão Especial

PM: "Alunos devem ir a todas as aulas presenciais"

Primeiro-ministro esclarece que vão ser lecionadas presencialmente todas as disciplinas com exame, e reforça que os alunos devem ir às aulas de todas as disciplinas presenciais.
Emissão Especial

Costa para CDU: "Portaram-se bem no 1º de Maio"

959
Jerónimo de Sousa assegura que o 1º de Maio foi "bom exemplo". O líder do PCP insistiu em perguntar se o Governo vai "proibir os despedimentos" e Costa reponde com reforço da ACT.
Emissão Especial

Telmo Correia: " O Governo não é dono do Estado"

216
Telmo Correia, líder da bancada parlamentar do CDS, questiona o primeiro-ministro sobre o regime de lay-off, uma vez que há empresas que ainda não receberam os apoios extraordinários desse mecanismo.
Língua Portuguesa

Marcelo e Costa: português é língua de futuro

Tanto o chefe de Estado quanto o primeiro-ministro frisaram que o português é a língua de futuro enquanto Guterres focou a sua diversidade. Para Sampaio da Nóvoa, este dia é uma "chamada de atenção".
Coronavírus

Como foi o estado de emergência de Marcelo e Costa /premium

188
Houve o grupo do "Corona", uma agenda escondida, dezenas de reuniões à distância, termómetros no palácio, telemóveis sem bateria e até escapadelas para jantar com a família.
Coronavírus

Portugal contribui com 10 milhões para vacina

830
Governo português doou 1,55 milhões de euros, aos quais se juntam 8,4 milhões de euros de empresas e instituições privadas e ainda 500 mil euros da CGD. Bruxelas juntou 7,4 mil milhões.
Coronavírus

Pandemia fez disparar popularidade do Governo

7362
Uma sondagem feita pela Pitagórica para o Jornal de Notícias e para a TSF mostra que a percentagem de portugueses que aprovam a forma de governar de Costa tem vindo a subir, com novo máximo em abril.
Sondagens

PSD de Rui Rio perde mais terreno para o PS

1895
Sondagem da Pitagórica para o JN e TSF, feita na semana do 25 de abril, dá a António Costa mais 5,5 pontos percentuais do que a votação que teve nas últimas legislativas. PSD pouco acima de 23%.
Coronavírus

É claro que não vai haver austeridade. Eis porquê. /premium

802
O governo chama austeridade só aos cortes de pensões e salários mais altos do funcionalismo. Tudo o mais – aumento de impostos, cortes de investimento - não é austeridade. Logo, não haverá austeridade
António Costa

De Costa, até injecções de lixívia na testa /premium

320
Se calha Costa ter uma ideia do calibre da atribuída a Trump, Rio estaria na primeira linha a marcar posição. Não para contestar a proposta, mas para ser o primeiro a levar a pica de Sonasol Amoniacal
Coronavírus

"Se correr mal temos de dar passo atrás"

826
Primeiro-ministro diz que confia na "consciência" dos portugueses, "diga a Constituição o que disser" sobre o que pode ordenar o Governo em calamidade. Há "consenso" para regresso do país.
António Costa

Costa visita fábricas que se adaptaram à pandemia

Primeiro-ministro visita esta segunda-feira duas fábricas no norte do país para assinalar a importância de a indústria continuar a produzir e a readaptação às necessidades de mercado na pandemia.
Resposta Pronta

O diretor da peça criada a pedido de António Costa

André Amálio é o diretor da peça “Agora não estamos juntos”, feita a pedido do primeiro-ministro para celebrar o 25 de Abril a partir do Palácio de São Bento, em substituição das visitas nesta data.
Coronavírus

Governo estuda passar a "situação de calamidade"

2537
António Costa pondera passar do estado de emergência para situação de calamidade a 3 de maio. Decisão não terá de passar pelo Presidente e permite manutenção de restrições pesadas.
António Costa

A austeridade não vai voltar; nunca foi embora /premium

763
A ver se nos entendemos: Sócrates nos PEC's fez austeridade; Passos sob resgate fez austeridade; Costa com a 'geringonça' fez austeridade; e Costa com a maior queda do PIB em 40 anos fará austeridade.
Coronavírus

Bazuca ou pressão de ar da UE? Só o verão o dirá

187
António Costa optou por destacar o copo meio-cheio. Mas o primeiro-ministro admite que a "grande questão" é perceber se o dinheiro chegará em forma de empréstimo ou a fundo perdido.
Turismo

Albuquerque quer viagens para as ilhas subsidiadas

5170
Miguel Albuquerque envia carta a Costa onde propõe que todos os cidadãos nacionais possam ter apoios nos voos entre continente e ilhas ou mesmo do Porto para o Algarve. Tudo pela TAP.
António Costa

UE. Costa quer bazuca de 1,5 biliões de euros

278
"Nenhum de nós responderia melhor a esta crise fora da UE". Costa defende uma bazuca de 1,5 biliões de euros assente em emissão de dívida da UE. Conselho Europeu reúne hoje. "Diabo" está nos detalhes
Debate Quinzenal

Um calendário, um bombom e um 'não' à austeridade

Foi o último debate quinzenal antes do desconfinamento. Costa revela que restrições vão ser levantadas de 15 em 15 dias e alerta: podemos ter de recuar. Austeridade, nem pensar. PSD recebeu bombom.
Coronavírus

Costa dá a vez aos partidos na abertura do debate 

O primeiro-ministro entendeu que devem ser os partidos a colocarem ao Governo as suas questões e prescindiu da sua intervenção de abertura do debate quinzenal no parlamento, que será feita pelo PCP.
Fact Check

Costa disse que desemprego gera crescimento?

Uma gafe de 2017 foi agora republicada, dando a entender que a declaração é atual. Costa disse que desemprego gerava crescimento, trocando a palavra emprego por desemprego. Mas o vídeo é antigo.
Coronavírus

Centeno fura linha vermelha e defende mutualização

155
Presidente do Eurogrupo diz que "é preciso mais" e que "mutualização da dívida" permitiria uma recuperação mais forte. Diz que é altura de deixar cair "linhas vermelhas". Mas quem manda é o Conselho.
Debate Quinzenal

Costa prescinde de abrir o debate quinzenal

Estava previsto que António Costa fizesse o discurso inicial do debate, mas o primeiro-ministro "entende que devem ser os partidos a colocarem ao Governo as suas questões", começando pelo PCP.
Holanda

Eu quero dar-vos a perspectiva do Norte da Europa

4893
Sou português, vivo na Holanda há quase 5 anos e gostaria de tentar explicar um pouco melhor como funciona a visão da cultura norte-europeia sobre o que quer que seja, e sobre finanças em particular.
Coronavírus

Costa. Fim de restrições a celebrações religiosas

1156
O primeiro-ministro vai reunir-se na segunda-feira com o cardeal patriarca de Lisboa para "preparar o levantamento das limitações às celebrações religiosas".
António Costa

Costa evoca slogan de Soares no aniversário do PS

717
Num vídeo a assinalar o aniversário do PS, o primeiro-ministro assegurou que o partido estará na linha da frente da recuperação da economia enquanto lida com a pandemia. E reciclou slogan de Soares.
Resposta Pronta

Mãe de Costa: "É questão de lutar pela nossa vida"

126
O PM disse que deixou de visitar a mãe para a proteger. E Maria Antónia Palla? Não se sente desesperada, ao contrário das amigas: aboliu horários, descobriu a Netflix e fala com uma polícia à janela.
Coronavírus

Praias vão ter restrições no verão 

7621
Ao Expresso, Costa diz que aulas começarão mais tarde do que horário de trabalho para evitar cruzamento nos transportes. E a austeridade? "Não dou hoje uma resposta que amanhã não possa garantir".
António Costa

A curva das expectativas /premium

A falsa promessa do país sem austeridade será ainda mais perigosa numa crise económica. Costa foi o primeiro a percebê-lo porque foi ele próprio que fabricou, alimentou e usou o populismo em Portugal.
Coronavírus

O roteiro de Costa para o regresso em maio

36871
Regresso à normalidade começará em maio e há um plano: trabalhadores voltam às empresas à vez, uns de manhã outros de tarde; haverá mais transportes públicos; creches retomadas; e máscaras para todos.
PSD

Rio criticado à direita e contrariado por vice

104
Vice do PSD David Justino não resistiu e criticou o Governo. Rui Rio tinha escrito aos militante a dizer que não era patriótico atacar Costa neste momento de pandemia. Direita discorda desta posição.
Coronavírus

O plano para o regresso que Costa admite seguir

1409
Aplicação para seguir doentes, grupos de risco em confinamento rigoroso, lojas de roupa e restaurantes reabertos com menos lotação. Os conselhos e o método da Comissão que Costa admite vir a seguir
Coronavírus

A Holanda sugeriu que Portugal saísse do euro?

Um post garante que a Holanda terá perguntado a António Costa se Portugal queria sair do euro. A notícia é falsa — a pergunta foi, isso sim, feita por Costa, numa entrevista em que falou da Holanda.
Rádio Observador

O essencial da entrevista a António Costa

Primeiro-ministro admite que pode haver restrições prolongadas no ensino, que idosos poderão ficar mais tempo confinados e que esta é uma "doença diferente" da crise de 2008. E dá conselho para férias
Coronavírus

"Não deixem de planear férias de verão… cá dentro"

7049
Em entrevista ao Observador, o primeiro-ministro avisa que próximo ano letivo poderá ter restrições prolongadas e que os idosos poderão ficar mais tempo confinados. E dá conselho para férias.
Rádio Observador

António Costa "Sob Escuta". Entrevista na íntegra

Costa admite que país pode vir a funcionar a "múltiplas velocidades". Idosos podem ficar isolados mais tempo. Férias, só cá dentro. A entrevista do primeiro-ministro à Rádio Observador.
Emissão Especial

"Podíamos esquecer data mas saber qual é o plano"

Bernardo Ferrão, subdiretor da SIC, juntou-se a José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro e Paulo Ferreira. Pode ouvir aqui os comentários à entrevista de António Costa à Rádio Observador.
Sob Escuta

TAP? "Não podemos correr o risco de a perder"

1534
"Não podemos excluir a necessidade de nacionalizar a TAP, ou outra empresa fundamental para o país", disse o primeiro-ministro na entrevista ao Observador. Pode ouvir aqui esse excerto do Sob Escuta.
Sob Escuta

Saída de Centeno? “Se e quando serei eu a decidir"

“Não há nenhum cargo político que não seja a prazo. As pessoas não são ministros, estão no exercício dessas funções." As respostas de Costa sobre a eventual saída do ministro das Finanças do Governo.
Entrevista

Costa admite idosos confinados mais tempo

721
Costa admite que país pode vir a funcionar a "múltiplas velocidades". Idosos podem ficar isolados mais tempo. Férias, só cá dentro. O principal da entrevista do PM à Rádio Observador.
Sob Escuta

"Austeridade seria contraproducente para a retoma"

290
Planos para férias. Idosos. Centeno. Escolas. E a rejeição da austeridade. "Se começarmos a cortar rendimentos, os restaurantes podem reabrir mas deixam de ter clientes". A entrevista na íntegra.
Sob Escuta

"Não deixem de pensar nas férias de Verão"

394
O primeiro-ministro espera que até ao Verão a situação esteja controlada e permita férias, mas aconselha em Portugal. Pode ouvir aqui este excerto da entrevista à Rádio Observador.
Sob Escuta

"A minha mãe diz: 'Estou a ganhar anos de vida'"

O primeiro-ministro diz que deixou de visitar a mãe, mas assegura que a ideia não é manter os idosos num gueto. É antes protegê-los. Pode ouvir aqui este excerto da entrevista à Rádio Observador.
Sob Escuta

"Sem medidas, o contágio vai de novo aumentar"

"Se perdermos o controlo voltamos a ter de adoptar estas medidas", alerta o primeiro-ministro na entrevista à Rádio Observador. Pode ouvir aqui este excerto sobre os planos para levantar restrições.
Sob Escuta

"Sem tanques nas esquinas as pessoas têm cumprido"

"Não me peça a adivinhação do que vai ser o próximo ano letivo. Não podemos estar um ano letivo inteiro fechados em casa, mas pode haver picos". Ouça o início da grande entrevista a António Costa.
Coronavírus

Veja aqui em direto a entrevista a António Costa

Uma luta para salvar vidas nos hospitais, uma crise económica, as escolas fechadas. Em pleno combate à pandemia, o primeiro-ministro dá uma grande entrevista ao Observador. Pode ver ou ouvir aqui
Coronavírus

Escolher entre o medo de morrer e o medo de viver /premium

969
Ao lado do medo de morrer, cresce o medo de não ter como viver. O país que se queria fechar em casa há um mês, inquieta-se. Adensam-se os cenários de uma crise profunda. Vai ser preciso correr riscos.
Coronavírus

Os 25 nomes que falam com Costa sobre economia

1043
Depois da entrevista na Rádio Observador, António Costa seguiu para duas reuniões para discutir atual e futura situação económica do país. São 25 os nomes dos académicos e economistas presentes.
A página está a demorar muito tempo.