830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

António Costa

Parlamento Europeu

Oito respostas sobre o novo Parlamento Europeu

Metsola tenta reeleição na 3ª feira e Von der Leyen na 5ª. Costa vai a Estrasburgo ajudar à campanha da alemã. Chega e IL vão estrear-se. Vêm aí as primeuras decisões do novo hemiciclo Europeu.
Conselho Europeu

António Costa e a Tempestade Política de Portugal 

António Costa conseguiu um cobiçado novo cargo na UE, apesar de seu passado catastrófico na política doméstica. Este lamentável episódio demonstra a falta de transparência nas nomeações de Bruxelas.
E o vencedor é...

Donald Trump, o candidato que "sobrevive incólume"

O ataque a Trump traz consequências? A primeira parece ser a permanência de Biden como cabeça-de-lista dos democratas. Trump também sai beneficiado: é um homem "forte" contra um Biden "fraco".
E o vencedor é...

Cores partidárias diferentes, vícios iguais

Há coisas que não mudam e o Governo continua a "razia" aos dirigentes da Administração Pública. Na Justiça, Lucília Gago parece dividir o MP e permanecem as dúvidas sobre a reforma do setor. 
Noticiário

9h. INEM. Leitão Amaro atira culpas ao ex-Governo

O Ministro da Presidência acusa o Governo liderado por Costa de deixar o Instituto Nacional de Emergência Médica num estado lastimável. António Leitão Amaro fala numa "ausência total de recursos".
E o vencedor é...

Pedro Nuno Santos não aprendeu nada com Costa?

Apesar dos erros de quem o rodeia, o líder do PS mantém as pessoas por perto, tal como o antecessor. Tem razões para se preocupar: os primeiros 100 dias de governo não foram desastrosos para o PSD.
360º

Rankings, gaffes e um eurodeputado do Chega 

Os rankings das escolas saíram e entraram mais escolas públicas para o top 50. Joe Biden voltou a dizer que não vai a lado nenhum — mas voltou a cometer gaffes. E Tiago Moreira de Sá em entrevista.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Porque governo de Costa quis baixar a dívida?

Os governos de António Costa equilibraram o orçamento e contriubuíram para uma descida da aceleração do rácio da dívida pública. Na Justiça, Rui Rio estará a confundir a árvore com a floresta?
António Costa

UE. Pedro Lourtie será chefe de gabinete de Costa

Pedro Lourtie é, desde janeiro de 2022, embaixador português em Bruxelas e a partir de dezembro vai juntar-se à equipa de Costa na UE. David Oppenheimer deverá ser o chefe de gabinete adjunto.
Noticiário

10h. PS desvaloriza operações para reduzir dívida 

Em reação ao caso da transferência de 100 milhões de euros da Águas de Portugal para o Estado a pedido de Fernando Medina, PS desvaloriza. Já o CDS alerta para uma "redução artificial".
Explicador

Governo de Costa forçou a entrega de dividendos?

Paulo Núncio explica que a redução da dívida foi "artificial" e com interferência política. Mendonça Mendes considera as operações normais e diz que o valor das operações não tem impacto na dívida.
Noticiário

9h. Tolerância Zero. MAI não permite xenofobia 

Em entrevista Observador, Margarida Blasco destaca acordo alcançado com os polícias. Ainda, António Costa terá estado envolvido no caso da transferência da Águas de Portugal para o Estado.
E o vencedor é...

O trabalho de Cavaco Silva nunca acaba

Os sindicatos assinaram e quem perdeu foi Ventura que ainda acha que a nova MAI não é capaz. Cavaco saiu de cena, mas o trabalho não acaba. E Costa fez um número político para as contas baterem certo?
360º

A entrevista à MAI e os 100 milhões que voaram

A ministra Margarida Blasco, em entrevista, diz que não admite radicalismos nas polícias. Os 100 milhões que voaram da Águas de Portugal. Chumbo do OE não levará a demissão do Governo.
Noticiário

8h. Governo não se demite em caso do chumbo do OE

Governo não se demite em caso de chumbo do Orçamento do Estado e acredita que o PS vai ceder. E ainda, António Costa terá estado envolvido no caso da transferência da Águas de Portugal para o Estado.
Noticiário

7h. Costa envolvido na transferência da Águas

Foi uma transferência de 100 milhões da Águas de Portugal para o Estado, para ajudar Fernando Medina a descer a dívida pública. Houve telefonemas e trocas de e-mails para desbloquear o processo.
360º

Marques Vidal morreu e o acordo do MAI e polícias

Joana Marques Vidal morreu na manhã desta terça-feira com 68 anos após várias semanas em coma induzido. E o dia em que um acordo do Governo com sindicatos separou os polícias.
Judaísmo

Israelitas de Lisboa saem em defesa de Costa

Depois das acusações feitas pela Comunidade Israelita do Porto, a congénere de Lisboa disse que se sentiu "no dever e na obrigação" de dizer que em momento algum sentiu antissemitismo em Costa.
360º

A PGR nas entrelinhas e os avisos de Montenegro

Diretas do PSD vão realizar-se a 6 de setembro e Montenegro anunciou, sem surpresas, que será recandidato. As acusações da Comunidade Israelita do Porto a Costa. E o fim do silêncio de Lucília Gago.
Judaísmo

Comunidade israelita acusa Costa de antissemitismo

Comunidade Israelita do Porto publicou livro onde diz ser necessário que o “mundo judaico compreenda o perigo” que ex-primeiro-ministro representa para judeus na Europa. Judeus de Lisboa demarcam-se.
Ministério Público

As quatro ideias que ficam da entrevista à PGR

Lucília Gago recusou responsabilidades na demissão de Costa, respondeu à ministra da Justiça, garantiu que não se demite e considerou que há "uma campanha orquestrada" contra o Ministério Público.
Noticiário

22h. PGR: "Não há ninguém acima da lei" 

Ainda assim, Lucília Gago diz que a decisão de António Costa foi pessoal e política. E ainda, Pedro Nuno Santos garante que é errada a ideia de que a Europa esteja a passar por uma viragem à direita.
E o vencedor é...

Justiça e a "novela de fraca qualidade"

António Costa agora é defendido por todos, até por Montenegro que ficou "agradecido" pela polémica que fez cair o antigo Governo. Falta coerência para Portugal não parecer um "país bipolar". 
E o vencedor é...

Já não há respeito pela AR?

Lucília Gago parece não respeitar a AR como devia. A procuradora-geral da República não esclarece o país no Parlamento, mas vai fazê-lo numa entrevista. Já a IL está enredada em problemas internos.
Rosário Teixeira

Rosário Teixeira afasta suspeitas sobre Costa

Em entrevista à SIC, magistrado do Ministério Público defendeu que consciência que investigações podem ter impactos políticos "não deve restringir o Ministério Público de atuar".
União Europeia

Hungria: Costa é "capaz de gerir Conselho Europeu"

Executivo húngaro sublinhou a experiência de gestão e competências de António Costa e admitiu estarem "ansiosos por trabalhar com ele", descrevendo-o como "um parceiro fiável".
Comissão Europeia

UE. PS "ainda não defendeu solução Von der Leyen"

Rangel considera o PS "uma grande alavanca" para a continuação de Von der Leyen. Sem eleições à presidência da Comissão Europeia, o preço a pagar será "uma crise constitucional grave", garantiu.
Espanha

Sánchez recebe Costa e sublinha confiança

Afirmando que confia "plenamente" em António Costa para forjar "consensos entre líderes europeus", o chefe de Estado espanhol recebeu o novo presidente do Conselho Europeu em Madrid.
E o vencedor é...

CPI são o novo espetáculo da política portuguesa

É possível apurar a verdade no silêncio? Nuno Rebelo de Sousa acha que sim. A PGR também vai ao parlamento e deve seguir a mesma linha. A política portuguesa é fascinante e não para de surpreender.
Conselho Europeu

Xi Jinping felicita Costa por nomeação para o CE

O Presidente chinês diz estar pronto para trabalhar com António Costa para garantir que a China e a União Europeia "permaneçam firmes como parceiros" e "aprofundem a comunicação estratégica".
Noticiário

7h. Bastidores da ida de Costa para a Europa

Um processo no qual Marcelo Rebelo de Sousa teve um papel bastante ativo. Ainda neste jornal, Pedro Nuno Santos vê com bons olhos a ida da Procuradora-Geral da República ao Parlamento.
Conselho Europeu

Bastidores. Como Costa chegou ao Conselho Europeu

Equipa restrita comunicou pelo grupo "PEC AC" no WhatsApp. Costa estava a jantar em casa no momento da decisão final. Governo e Presidente fizeram contactos para ajudar o ex-primeiro-ministro.
Setúbal

Apoios: diocese de Setúbal precisa de 15 milhões

Bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, advertiu para as dificuldades financeiras das instituições de apoio social, que precisam de arranjar mais 15 milhões além dos 30 provenientes do Estado.
Conselho Europeu

A nova vida de António Costa

Convém que Costa faça tudo o que puder para alcançar o apoio de Meloni. Não será fácil mas será crucial. E Meloni não é Catarina Martins nem Mariana Mortágua. Mais nenhuma mulher chegou a PM de Itália
Administração Pública

Reforma do Estado. O que separa Montenegro e Costa

Novo cargo de secretário-geral do Governo vai ser escolhido diretamente pelo primeiro-ministro, sem Cresap. Vários dirigentes estão de saída até janeiro de 2026, mas lista é diferente da de Costa.
Noticiário

14h. TAP. Costa e Galamba não vão ser ouvidos  

António Costa e João Galamba afinal não vão ser ouvidos no parlamento sobre a saída da ex-CEO da TAP, Christine Ourmiéres-Widener. Ainda este jornal, Nuno Rebelo de Sousa é ouvido no Parlamento.
António Costa

Santo António Costa (e também São Diogo Costa)

Na primavera de 2021, quando iniciei os meus comentários na ainda TVI24, escolhi para tema de estreia a possível ida de Costa para Bruxelas. A fonte era boa, o sonho desejado: não hesitei na “notícia”
Euro 2024

Diogo Costa, o herói filho do Galo e da Nabice

O desempenho no Euro de um Costa que defende grandes penalidades, compensa o Costa na Europa não sofrendo quaisquer penalidades pelo seu desempenho. Reequilibrou-se, o prestígio dos Costas.
Semáforo Político

Chega "cavalga", mas os sindicatos vão a pé

Ventura "cavalga" a onda do descontentamento, mas os sindicatos "não têm mão". Alertas de "cautela" são bem-vindos, especialmente quando é Marcelo a "bem" dá-los. Ainda, "um vermelho que avariou".
Comentário

Costa no PE. Qual o "currículo" necessário?

O que têm em comum António Costa, António Guterres e José Manuel Durão Barroso? Helena Garrido, colunista, não tem dúvidas: "Há qualquer coisa de Fado para não gostarem de nos governar".
Moçambique

Nyusi felicita António Costa por nomeação

Destacando o "voto expressivo da confiança" dos 27 Estados membros em Portugal, o Presidente moçambicano congratulou António Costa e afirmou a abertura para novos acordos entre o país e a UE.
Explicador

Costa e Montenegro são os novos melhores amigos?

Susana Peralta fala da aproximação de Montenegro e Costa e questiona como a relação pode ser capitalizada. Raquel Abecasis sublinha que a "ajuda" de Montenegro pode dificultar o trabalho da oposição.
E o vencedor é...

Montenegro, o nosso novo Camões

Montenegro agora vende sociologia barata, mas devia perceber que não é isso que dá votos. O Chega quer substituir-se aos sindicatos e vê nos polícias uma oportunidade de “negócio eleitoral”.
Conselho Europeu

Costa: Brasil felicita escolha de "notório amigo" 

Ao felicitar a indicação para o cargo europeu do "notório amigo do Brasil", o Governo brasileiro prontifica-se a cooperar com o novo Presidente do Conselho e fortalecer as relações com a UE.
António Costa

A vitória de António Costa

O que têm em comum António Costa, António Guterres e José Manuel Durão Barroso? Há qualquer coisa de fado em os nossos governantes não gostarem de nos governar.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas