269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

António Costa

Coronavírus

PRR já pode avançar devido a parecer positivo 

"O parecer que a Comissão deu, que é de tal forma positivo que nos permite desde já arrancar", disse António Costa. Na próxima semana o Governo vai avançar com concursos para avançar com o plano.
União Europeia

Valor da solidariedade deve ser o fundamento da UE

Para Costa "a pandemia tornou evidente o valor da solidariedade. Desde o início, [houve] solidariedade na partilha das vacinas". O chefe de Governo diz que este valor "deve ser o fundamento" da UE.
Política

As “elites” da nossa vergonha /premium

Num ponto, de facto, essa gente é superior: a solitária “qualidade” deles é a voracidade, que nestes domínios anda sempre emparelhada com o descaramento e a inépcia, a mentira e a prepotência.
Coronavírus

Administração de vacinas devia ter regras comuns

Considerando ser "absurdo" haver uma Agência Europeia do Medicamento e "depois cada agência nacional definir as suas regras", Costa salienta a necessidade de se "avançar numa Europa da saúde".
Nações Unidas

Guterres e a ONU: "O homem certo no lugar certo"

Para António Costa estão reunidas as condições para um segundo mandato" de António Guterres "que poderá inaugurar uma nova era de esperança, com solidariedade e cooperação internacional".
Coronavírus

Marcelo pede "narrativa diferente" na pandemia

215
Presidente da República defende ao Expresso uma mudança na estratégia e na "narrativa" do Governo e considera um erro falar-se numa quarta vaga e num novo confinamento.
Política

Coisas que acontecem em Portugal /premium

Estes cinco "casos", que ocorreram apenas no último mês, contribuem para, e ilustram, o lodaçal em que Portugal e a nossa vida pública se transformaram.
Fact Check

Fim dos governos civis explica caso de ativistas?

A extinção dos governos civis obrigou à transferência de competências para autarquias. Socialistas têm sugerido que lei foi mal redigida e que motivou caso dos ativistas anti-Putin em Lisboa. Verdade?
Presidente da República

Marcelo recusa comentar palavras de Costa

300
O Presidente da República recusou comentar as declarações de António Costa e se há algum conflito institucional entre os dois, porque está "focado" num "objetivo nacional".
GNR

Costa confia na GNR para proteger fronteiras

Costa elogiou a GNR dizendo que "tem uma capacidade única de se adaptar e responder sempre presente aos desafios que lhe são colocados", designadamente proteger fronteiras, depois da extinção do SEF.
Congresso do PS

Adrião pede pela 3ª vez a Costa que aceite debate

Esta insistência do dirigente socialista com o atual líder foi feita através de uma carta aberta, após a candidatura de Costa já ter recusado duas vezes, alegando indisponibilidade de agenda.
Congresso do PS

Pós-costismo dá passo atrás e Costa alinha 4ª via /premium

Com António Costa a preparar-se para a reeleição e para ficar para lá de 2023, os candidatos a sucessores podem ter de esperar. No PS, estranha-se o posicionamento da ministra preferida do líder.
NATO

Costa visa espírito de cooperação em cimeira NATO

Costa considerou esta segunda-feira que a cimeira da NATO foi a "cimeira do reencontro entre a Europa e os Estados Unidos" e permitiu "virar a página" sobre um "episódio difícil e tenso".
Comentário

"Costa está a confundir notícias com tweets"

PM diz que primeiras notícias sobre dados de ativistas russos induziram a caso de espionagem na CM Lisboa. "Um Governo preocupado com desinformação não devia ligar a tweets", diz Miguel Pinheiro.
Coronavírus

"Ninguém pode garantir que não se volta atrás"

140
António Costa diz que Portugal está a avançar bem na vacinação, mas diz que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, pode assegurar que não vai ser preciso voltar atrás nas restrições.
Coronavírus

Certificado Covid-19 permite viajar em liberdade

O primeiro-ministro diz que "temos a oportunidade de viajar em liberdade e segurança", salientando a necessidade de continuar a cumprir as regras "porque é preciso continuar a combater esta pandemia".
Governo

Os donos da democracia da minha geração /premium

169
Medina compara uma manifestação contra a PGA a um protesto contra Putin. Adão e Silva confunde o escrutínio ao seu nome com oposição ao 25 de Abril. Eis os donos da democracia. Socialistas, claro.
Comentário Político

Ana Gomes pede respostas a António Costa

261
A embaixadora e antiga eurodeputada espera que o primeiro-ministro dê explicações, uma vez que era presidente da Câmara de Lisboa quando o protocolo para manifestações começou a ser seguido, em 2011.
Comentário Político

Marques Mendes critica silêncio de António Costa

351
Marques Mendes considera "gravíssimo" o que aconteceu em Lisboa, fala em "desonestidade intelectual" e critica Medina. Mas não esquece o silêncio comprometedor de António Costa sobre o caso.
Observadores

"Tenho uma bomba". Medina. Os russos. E um golo /premium

Lisboa, Madeira, Moscovo. Enquanto a elite política se juntava no Funchal para o 10 de Junho, noticiávamos o escândalo da partilha de dados dos ativistas russos pela Câmara de Lisboa.
Liberdades

Lisboa já esteve mais longe de Moscovo /premium

842
A “democracia” é o PS, e quem não aceita a hegemonia do PS é porque tem “problemas com a democracia”. O medo e a intolerância são as últimas armas do poder socialista.
Racismo

O Racismo Estrutural promovido pelo PS

1889
É o governo socialista, dada a sua incompetência no proporcionar da equidade junto dos seus cidadãos, que vem promover o racismo estrutural em Portugal.
PS

Costa solidário com decisão de Eduardo Pinheiro

António Costa disse que compreende a decisão de Eduardo Pinheiro e manifestou "total solidariedade" na sua decisão de não aceitar o convite. Já Rui Rio reage com ironia no Twitter.
Banif

Lesados do Banif desconvocam manifestação

Os Lesados do Banif consideram que António Costa, com quem se reuniram, se mostrou sensível à "situação desesperada" tendo prometido "enviar esforços para encurtar o prazo para encontrar uma solução".
25 de Abril

Eanes sobre Adão e Silva: "Não condeno a crítica" /premium

1267
Antigo Presidente da República avisa contra "situações de facto consumado". E promete avaliar eventuais "sinergias onerosas" entre organismos que devem preparar os 50 anos do 25 de Abril.
Alberto João Jardim

"Marcelo gosta de estar sentado no colo de Costa" /premium

632
Em entrevista, Alberto João Jardim critica a falta de firmeza de Marcelo, critica Costa, defende Rio e alerta para o possível regresso de Passos Coelho, "o pior primeiro-ministro que Portugal teve".
25 de Abril

Um Ministério para marcar meio século da Revolução /premium

1899
Sociólogo foi a escolha de António Costa para liderar o grupo que vai preparar as cerimónias dos 50 anos do 25 de Abril. Escolha tem merecido críticas. Mas Marcelo garante "aval".
25 de Abril

Costa. Declaração de Rio sobre Adão é "insultuosa"

2327
António Costa respondeu às declarações de Rui Rio sobre Adão e Silva dizendo: "É uma declaração tão insultuosa que, por uma questão de respeito com o líder da oposição, me exige que a ignore".
Fact Check

Adão e Silva vai receber 4.500 euros até 2026?

3622
Ex-dirigente do PS foi escolhido por António Costa para liderar a comissão executiva, um dos organismos encarregue de preparar as celebrações do 50º aniversário do 25 de abril.
PS

Costa "passo a passo" rumo à regionalização

Líder socialista esteve no Algarve a apresentar a moção ao congresso do PS mas sobretudo a sublinhar as verbas para a região conseguidas na negociação dos apoios comunitários.
TAP

CDS exige pedido de desculpa por nacionalização

495
"Parece-me da mais elementar justiça exigir a Pedro Nuno Santos e a António Costa que peçam desculpas aos trabalhadores da TAP pela nacionalização desastrosa que fizeram", afirma o líder do CDS.
Política

Costa e Medina em campanha com Marcelo no meio /premium

Museu está vazio, mas a ala poente do Palácio da Ajuda está acabada e serviu aos dois socialistas para atirar a quem atacou "taxas e taxinhas". E ainda houve um elogio social-democrata para Medina.
António Costa

Governo fez tudo para ter Portugal na lista verde

433
Primeiro-ministro alerta que Portugal tem de continuar a apostar no turistimo, mas não pode depender só de um país, como é o caso do Reino Unido. Costa disse ainda que é preciso diversificar setores.
Emissão Especial

PAN. "Queremos mais, exigimos mais do Governo"

No Congresso do PAN, Inês Sousa Real, a nova líder do partido, deixou uma "mensagem clara para António Costa", assumiu que quer "ser Governo" e criticou a "tradicional dança entre esquerda e direita".
António Costa

Popularidade de António Costa em queda em maio

606
Polémicas de Odemira, festejos do Sporting em Lisboa e Champions no Porto fizeram cair popularidade do primeiro-ministro. Diferença para Marcelo é agora maior.
Rui Rio

Rio: Costa está a dar "anel de noivado" ao PCP

Para o presidente do PSD, o primeiro-ministro está a fazer "tudo o que está ao seu alcance para segurar o poder", deixando o país para segundo lugar, e adotando uma estratégia de propaganda.
Entrevista

"Assumo totalmente erros sobre a bolha" no Porto /premium

858
A ministra da Presidência diz que os dados não justificam que o Reino Unido tenha retirado Portugal do corredor verde. Insiste no diálogo à esquerda no OE2022, incluindo o BE na equação.
PSD/CDS

O desgaste do governo e o desgaste do país /premium

197
Era fácil fazer oposição com a perspectiva de uma catástrofe iminente. É muito mais difícil num país em declínio, porque os declínios são graduais e ferem sobretudo as gerações futuras.
Alterações Climáticas

Costa diz que Açores têm papel fundamental

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que os Açores terão um papel central no combate às alterações climáticas, o que considerou ser o principal desafio mundial deste século.
União Europeia

Timmermans: Costa dava bom presidente do Conselho /premium

394
Em entrevista ao Observador, Frans Timmermans elogia António Costa e a presidência portuguesa da UE, apontando vários sucessos. E defende Paulo Rangel, atacado por Costa no caso do procurador europeu.
Coronavírus

Vou poder voltar ao trabalho? E ao estádio? /premium

Junho traz nova fase de desconfinamento. Teletrabalho deixa de ser obrigatório, restauração trabalha até mais tarde e estádios voltam a ter público. Regras mudam nos concelhos de baixa densidade.
António Costa

Sines será "ponte" entre Europa e América

António Costa recordou que foi de Portugal que partiu a "primeira era da globalização" e comparou-a com o presente para mostrar que Portugal é um ponto estratégico entre Europa e outros continentes.
António Costa

Regionalização. Próximo mandato é "importante"

Costa diz que o próximo mandato vai ser muito importante para as autarquias, lembrando que após as eleições deste ano, as câmaras vão gerir novas competências, descentralizadas pelo governo central.
Partido Chega

Quem foi o maior alvo de Ventura: Rio ou Costa? /premium

414
Rio foi o maior alvo de Ventura no congresso em que o líder do Chega se quis afirmar como o definidor da direita. Costa e Catarina Martins não foram esquecidos. Sócrates e a família Coxi também não.
Política

Que futuro esperar de um país adormecido? 

O que mais deveria preocupar os Portugueses é a indiferença instalada, este encolher de ombros generalizado em que já pouca coisa escandaliza. Não é este o país que quero deixar aos meus filhos.
Rui Rio

Rio diz que colagem de PSD ao Chega é "disparate"

Rio disse que a afirmação de Costa sobre a estratégia xenófoba do PSD, colada ao Chega, é um "disparate", reforçando que "quando o primeiro-ministro diz isso, significa que não tem nada para dizer".
PS

Costa: "PSD deixou-se aprisionar pelo Chega" /premium

Primeiro-ministro apresentou moção para se recandidatar no PS apostando as fichas nas vacinas e no PRR, mas não resistiu a comentar PSD e BE. Único opositor pede "mais democracia interna".
Congresso do PS

Costa quer ficar para gerir crise. Só com esquerda /premium

1006
Moção de estratégia global de António Costa ao congresso do PS exclui o PSD de Rui Rio de qualquer diálogo por causa da "complacência" deste com "a extrema-direita". E tem planos para lá de 2023.
NATO

Compromisso de Portugal "tem sido permanente"

"O compromisso de Portugal com a NATO é claro, tem sido permanente e só este ano estaremos envolvidos em mais de dez operações", afirmou Costa reforçando que Portugal participa em muitas das missões.
Fact Check

Governo prometeu “26 mil casas” até 2024?

Sim, e concretizou essa promessa — com direito a data de conclusão e universo de beneficiários — há três anos. Habitação foi apresentada como "prioridade" pelo Executivo socialista.
Bielorrússia

Costa ataca Lukashenko. NATO quer investigação

Primeiro-ministro aproveitou visita do secretário-geral da NATO para atirar ao regime bielorruso e apontar para as ameaças que estão tão próximas da UE. Stoltenberg diz que desvio foi "sequestro".
Governo

Costa para as empresas: "Não fiquem paradas" /premium

Primeiro-ministro dedicou a manhã a explicar investimentos para empresas e negar críticas da oposição. PRR é "oportunidade única" e haverá "muitíssimo pouco tempo" para o executar, avisou.
União Europeia

Costa destaca "condenação do terrorismo de Estado"

Costa diz que "foi unânime a decisão de recomendar a todas as companhias europeias que não utilizem o espaço aéreo da Bielorrússia e de proibir a utilização do espaço aéreo europeu pela Bielorrússia.
XII Convenção BE

Os pecados de António Costa segundo o Bloco /premium

BE aproveitou o segundo dia de convenção para intensificar as críticas ao PS e preparar próximo ciclo político. Ainda não há rutura formal mas objetivo é desgastar Costa e evitar maiorias absolutas.
XII Convenção BE

Bloco não existe para ser "fantoche" do PS

1214
Em entrevista, Mariana Mortágua recusa a ideia de que o Bloco de Esquerda deve aprovar Orçamentos do Estado que considera "maus" e onde é obrigado a abdicar de bandeiras em nome de "acordos vazios".
XII Convenção BE

Jorge Costa: "Não há razão para queda do Governo"

Jorge Costa acredita que caso houvesse novas eleições a esquerda se manteria maioritária no Parlamento, o que leva o líder parlamentar interino do BE a recusar a ideia de "crise política".
Fact Check

António Costa não tem conta à ordem?

O primeiro-ministro a fazer compras com cartão depois de não ter declarado qualquer conta à ordem ao Tribunal Constitucional. A imagem correu redes, mas António Costa tem conta à ordem.
Fact Check

Costa prometeu médico de família para todos?

Líder do CDS recorda garantias do primeiro-ministro. Dados mais recentes mostram que Francisco Rodrigues dos Santos tem razão.
Coronavírus

António Costa quer reforço da OMS 

António Costa defendeu o reforço da OMS, a "implementação integral do Regulamento Sanitário Internacional" e explicou que o nacionalismo nas vacinas "só nos deixarão em pior situação".
Tribunal Constitucional

Costa tem conta à ordem, mas não tem de a declarar /premium

559
Costa esclareceu ao Observador que tem conta à ordem, mas como tem saldo inferior a 50 SMN não tem de a declarar. Vírgula criou dúvida, mas formulário e TC dá-lhe razão. Mas há um lapso na declaração.
António Costa

Costa pede exigência à comissão para PRR

António Costa pede “críticas”, “sugestões” e “alertas” à comissão de acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência — para que não se limite a ter uma “função passiva” na sua monitorização.
António Costa

Insulto de PSP. Ventura quer opinião de Costa

5489
O polícia, que chamou "aberração" ao líder do partido Chega e escreveu que se "decapitem esses racistas", teve suspensão da pena aplicada. André Ventura pergunta a António Costa se concorda.
António Costa

Costa destaca "luz verde" a 6 navios de patrulha 

O Conselho de Ministros "aprovou a resolução que autoriza a realização de despesa com vista à execução do Programa de Aquisição de seis Navios de Patrulha Oceânica da classe Viana do Castelo".
Política

O falhanço no combate à extrema-direita

Falta planeamento estratégico no que toca à salvaguarda e defesa da democracia. À esquerda e à direita ninguém quer pensar nisto. A palavra de ordem é atacar, preparar as tácticas para agarrar votos.
António Costa

Portugal busca acordo sobre certificado Covid-19

O certificado exige um acordo político com caráter de urgência, preferencialmente até ao final do corrente mês de maio, de modo a estar operacional a tempo de salvar a época de verão.
TAP

TAP. Costa diz que decisão não causa nenhum atraso /premium

133
Primeiro-ministro desvalorizou decisão do Tribunal Geral da UE e garantiu que tudo será "executado" como previsto. Ministro das Infraestruturas diz que não está preocupado.
Democracia

A tentação totalitária do socialismo português

387
Portugal precisa, tão cedo quanto possível, de livrar-se desta governação e erguer um sistema de freios e contrapesos que impeçam que um político volte a ter tanto poder como Costa ou Sócrates tiveram
Primeiro-Ministro

Costa saúda "cartão azul" destinado aos migrantes

Cartão azul permite atribuir condições de residência a trabalhadores altamente qualificados que estejam a trabalhar noutro país da União Europeia. Acordo provisório foi firmado segunda-feira.
António Costa

Costa: Israel tem de parar ataques "imediatamente"

1042
Costa está presente na Cimeira para o Financiamento das Economias Africanas e alertou para a necessidade de terminarem os confrontos entre Israel e o Hamas. PM falou ainda de Moçambique.
António Costa

O amigo excelente /premium

137
A teoria corrente é a de que Costa e Cabrita são muito amigos. Por isso é que Costa elogia e não despede Cabrita. Não me convence. Quem é que faz isto a um amigo?
Política

Plano de recuperação para a oposição /premium

Fazer como o cábula tradicional, assobiar para o lado, esperar que um estudo rápido no fim do ano seja suficiente, são soluções que só podem conduzir a um desfecho. Chumbo pela certa.
Direitos LGBTI

Costa hasteia bandeira LGBTI em São Bento 

1429
Para assinalar o Dia Internacional Contra a Homofobia, tal como António Costa, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, hasteou a bandeira arco-íris nos Paços do Concelho.
Primeiro-Ministro

Costa em Paris com futuro de África na agenda

O primeiro-ministro vai encontrar-se bilateralmente com o Presidente de Moçambique, o Presidente do Egito, o Presidente tunisino, o chefe de Estado do Ruanda e ainda com o Presidente de Angola.
António Costa

António Costa não declarou ter conta à ordem

8220
Declaração de rendimentos do primeiro-ministro diz que Costa só surge como terceiro titular de uma conta da mãe. Ganhou pouco mais que 110 mil euros em 2019. Rui Rio ganhou mais de 115,5 mil euros.
Primeiro-Ministro

Costa encontra-se com João Lourenço e Filipe Nyusi

Encontros serão à margem da reunião que servirá para discutir o financiamento da dívida africana e o futuro do setor privado no continente e que vai contar com a presença de 15 líderes africanos
Novo Banco

Como estará agora a consciência de António Costa? /premium

481
É inútil indignarmo-nos com as declarações de Luís Filipe Vieira ou de quem nos envia facturas de milhões se, ao mesmo tempo, premiamos os cúmplices, como Costa e Medina, que legitimam a sua actuação.
Sporting

O Grande Bazuco dos pratos voadores /premium

Costa avisa que vai lançar o prato e, muito lampeirinho, logo se propõe como alvo voador um dos indivíduos que compõem aquela esquisita colecção de "disjecta membra" que constitui o Governo.
Atualidade

Os vídeos da violência e as acusações de excessos

Pelas redes sociais circulam imagens que mostram bem a violência dos festejos do Sporting. Voaram garrafas contra a polícia. Resposta foram balas de borracha. Governo pediu inquérito à atuação da PSP.
Parlamento

Cabrita seguro, enigmas no NB e um doce ao PCP /premium

No debate bimensal, oposição passou em revista dois meses de críticas ao Governo e pediu a cabeça do ministro Cabrita, que Costa não deu. Ouvimos as quatro horas de debate. Aqui fica o essencial.
Tunísia

António Costa manifesta apoio a Tunísia 

O primeiro-ministro apoia a "consolidação democrática" e as reformas em curso na Tunísia: "Não somos só bons vizinhos da Tunísia. Somos, em cada dia que passa, amigos mais fortes da Tunísia".
Paulo Rangel

Paulo Rangel exige demissão de João Galamba

1510
Para Paulo Rangel, os comentários de Galamba ao "Sexta às 9" são um "achincalhamento e humilhação dos jornalistas" e fazem parte de um "autêntico bullying à democracia" feito pelo Governo e pelo PS.
União Europeia

Costa. "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"

213
O primeiro-ministro recorreu à primeira estrofe do poema de Luís de Camões "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" para sublinhar a necessidade da Conferência sobre o Futuro da Europa.
União Europeia

Como Costa aproximou a Europa da Índia /premium

103
A negociação de acordos comerciais entre a União Europeia e a Índia estava bloqueada há oito anos, mas volta a estar em cima da mesa. Costa fala em "sucesso", von der Leyen em "cimeira histórica".
União Europeia

Cimeira. O dia histórico, o gado e a Rosa Mota /premium

363
Costa falou em acordo histórico, Ursula desfez-se em elogios. Vieira da Silva voltou a ser "negociador de gado" em jeito de arma secreta. Metas não são vinculativas, mas houve volta olímpica na mesma.
António Costa

Petrogal. Trabalhadores acusam Costa de cinismo 

Trabalhadores da refinaria falam em "lágrimas de crocodilo" de António Costa e acusam primeiro-ministro de nada ter feito pelos trabalhadores envolvidos no despedimento coletivo.
União Europeia

Costa sobre UE. "Não podemos ficar bloqueados" 

“Não podemos estar confrontados com a opção dramática de ficar bloqueados pela falta da vontade de alguns, nem correr o risco de novas ruturas”, diz António Costa referindo-se ao futuro da Europa.
Fact Check

Mulher de Ricardo Costa está no Governo?

Não. Cláudia Borges esteve no Ministério da Saúde, mas durante o Executivo de José Sócrates. E já não é casada com o atual diretor-geral de informação da Impresa.
União Europeia

Costa espera "acordo tripartido" na Cimeira

Cimeira Social constituirá um "passo muito grande" porque "significa a mobilização de toda a sociedade para o cumprimento do plano de ação" do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, considera Costa.
União Europeia

PM pede aprovação rápida dos planos de recuperação

António Costa afirmou que "importa acelerar a recuperação com a mobilização do fundo de recuperação já em vigor" e espera que a Comissão Europeia possa "poupar tempo" na apreciação dos planos.
Política

E tudo o cata-vento lavou /premium

286
Mandrakosta acenou com Rio à frente de toda a gente, não fosse alguém topar que, mais uma vez, evitou falar sobre José Sócrates.
Resposta Pronta

"Aquilo que Rui Rio tem feito é uma hipocrisia"

Eduardo Vítor Rodrigues critica candidatura do ex-futebolista António Oliveira à Câmara de Gaia. Atual autarca diz ainda que as "contas dos municípios são preocupantes" e "devem fazer refletir".
Fact Check

PSD vai candidatar "senhora do Chega" à Amadora?

António Costa sugeriu que Rui Rio foi buscar a candidata do PSD à Câmara da Amadora às hostes do Chega. Suzana Garcia tem sido conotada com as posições do partido de Ventura, mas nunca foi militante.
PSD

Rio: "Costa não teve o nível que deve ter"

606
Rio não acredita que seja possível convencer o PS a reformar a justiça, mas diz que não amua por ter sido insultado. O líder da oposição diz ainda que nos Açores, Costa "provou do próprio veneno".
Jean-Claude Juncker

Se Costa não for bem sucedido, "ninguém será"

323
Juncker considera ainda que a UE "deve defender os seus interesses em conjunto com os Estados Unidos", mas não é o "escravo" ou o "vassalo" dos parceiros norte-americanos.
PSD

Rio acusa Costa de hipocrisia e de baixa política

794
António Costa tinha acusado o líder social-democrata de ser pior que um cata-vento e de abdicar dos princípios para retirar dividendos políticos. Rui Rio fala em "hipocrisia" e em "nível rasteiro".
Política

Costa ataca Rio e diz que é pior que um cata-vento

295
"Se o PS há de tirar conclusões sobre a matéria, seguramente que sim, mas acho que as deve tirar no momento próprio", diz António Costa. Críticas duras a Rui Rio, pior de que um "cata-vento".
Sondagens

Maioria acredita em Governo de Costa até 2023

712
84% dos inquiridos acreditam que o atual Governo deverá durar até 2023 e a maioria aposta na aprovação do próximo Orçamento do Estado com o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda.
Coronavírus

Covid. Portugal em "fase de viragem", diz Costa

O primeiro-ministro diz acreditar que Portugal está a viver uma "fase de viragem" no combate à pandemia de Covid-19 e afasta cenários de crise política, incluindo na negociação do próximo Orçamento.
Noticiário

8h. Costa afasta ideia de remodelação no governo

"Na política não pode ser como naquelas equipas de futebol em que se muda o treinador para dar uma chicotada psicológica", explica ao DN, JN e TSF. Orçamento retificativo está fora de questão
Coronavírus

Imigrantes. Associação defende mais fiscalização

Há a necessidade de mais fiscalização nas explorações agrícolas, onde os migrantes trabalham sazonalmente, assim como a importância de se aplicar a legislação já existente, defende a associação.
Fundos Comunitários

Costa desafia municípios ao uso pleno da "bazuca" 

"Comecem desde já a preparar os projetos, a estabelecer os consócios no âmbito das Comunidades Intermunicipais, as parecerias com as misericórdias, as mutualidades e as IPSS", exortou António Costa.
Sines

TAP. Lacerda Machado acumulou cargo de consultor

173
Lacerda Machado manteve contactos diretos sobre empreendimento em Sines com vários membros do Governo mesmo quando ainda era administrador da TAP.
Noticiário

7h. Portugal desconfina, mas há quem marque passo

Governo antecipou para sábado arranque da próxima fase de desconfinamento que trás horários alargados e menos restrições. Miranda do Douro, Paredes, Valongo, Carregal do Sal e Portimão ficam na mesma
Comentário

"Algumas regras anunciadas parecem aleatórias"

António Costa anunciou medidas para a última fase do desconfinamento. Para o diretor do Observador, o "grande risco é explicar que continua a haver restrições". "Há coisas ainda difíceis de entender".
Brexit

Costa destaca presidência portuguesa no Brexit

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia "orgulha-se de contribuir para desenvolver uma parceria forte com este vizinho, amigo, aliado e parceiro fundamental", disse António Costa.
PS

O 25 de Abril é onde um homem novo quiser /premium

Saudade dos tempos em que Guterres declarava a sua paixão pela educação. Bons tempos. A que sucederam os de Sócrates, de quem Costa é digno sucessor no que à paixão pela falta de educação diz respeito
Noticiário

8h. Cravinho: "PS recusou combate à corrupção"

"O que mais os incomodava era que eu tivesse tomado alguma medida em matéria de corrupção", ironiza antigo ministro de Guterres. "António Costa não tem desculpa para se desviar do combate à corrupção"
Coronavírus

Média. Costa recebe carta por ausência de medidas

A carta enviada ao primeiro-ministro expressa a "preocupação" porque Conselho de Ministros para a Cultura "não tratou de questões relevantes para o setor dos media".
Coronavírus

Costa "esperançoso" no desconfinamento

António Costa quer que reunião dos especialistas seja o 'ok' final para o país chegar à última fase do desconfinamento e confia que a pandemia está debelada antes de fábrica de vacinas estar pronta.
Governo

António Costa recebido com protestos em Valença 

1574
O primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas foram recebidos esta manhã em Valença do Minho com dois protestos. Houve troca acesa de palavras entre Pedro Nuno Santos e manifestante.
Serviço Nacional de Saúde

Costa e Temido contra as "carpideiras" do regime

194
Primeiro-ministro e ministra da Saúde inauguraram Unidade de Saúde de Algueirão-Mem Martins. Entre elogios ao SNS e autarcas (e um pouco de auto-crítica), vieram os ataques às "carpideiras do regime"
Sines

Costa reconhece “negociação difícil” com Bruxelas

Enquanto celebrava novo investimento estrangeiro, Costa reconheceu que as negociações com Bruxelas para o Plano de Recuperação foram "difíceis" na parte do alcatrão, incluindo a ligação a Sines.
Política

Costa comanda, Marcelo marceliza

192
Em todo o processo esqueceram-se da democracia. A Constituição provou-se papel, o "novo normal" é um país à deriva. Inconstitucionalidade? Se é Lei, está tudo bem – "é legitimo, porque eu quero assim”
Comentário

"Prematuro dizer que 'machado' vai ser enterrado"

Rita Tavares, jornalista de Política do Observador, destaca "intenção" do Governo de chamar BE para negociar Orçamento do Estado, mas relação está "fria e tensa". "Negociação não será fácil", avisa.
Coronavírus

Portugal fornecerá vacinas a Andorra

Portugal irá disponibilizar vacinas contra a pandemia de Covid-19 ao governo de Andorra, "juntando-nos ao apoio que a França e Espanha já prestam".
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Costa destaca sucesso da reestruturação

O primeiro-ministro deu os parabéns à equipa do Ministério das Finanças, então liderada pelo atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, "que concebeu o plano".
Noticiário

14h. Fronteira com Espanha continuará fechada

Primeiro-ministro diz que decisão será tomada apenas quando os dois países concluírem estarem reunidas as condições de segurança. "Ficam fechadas no espírito de boa colaboração que temos com Espanha"
Corrupção

Juízes desbloquearam enriquecimento ilícito

Em Andorra, onde participa na Cimeira Ibero Americana, Costa elogiou a iniciativa da Associação Sindical dos Juízes sobre enriquecimento ilícito e salientou que este tema não pode ser arma política.
Coronavírus

Costa ataca proibição de exportações das vacinas 

Durante a sua segunda intervenção no Fórum Empresarial Ibero-Americano, o Primeiro-ministro atacou as políticas de fecho de fronteiras para impedir a saída de vacinas e as "guerras nacionais".
TAP

Costa diz que TAP é essencial para Europa e Brasil

147
O primeiro-ministro disse que está a ser feito "um esforço imenso para proteger a nossa companhia aérea, a TAP, que é a ponte de ligação entre o Brasil e a Europa".
Fact Check

Dívida Pública registou recorde absoluto?

Publicação viral alega que o governo de António Costa é responsável pelo “recorde absoluto” de dívida pública. Conteúdo é enganador e não apresenta dados que permitam verificar o que é dito.
Cimeiras

Marcelo. "Consenso político ainda é preciso" 

Na cimeira Ibero-Americana, Marcelo apontou que, em Portugal, "mais de 80% dos partidos" aceitou "o longo de mais de um ano o estado de emergência, os confinamentos e os desconfinamentos".
Primeiro-Ministro

Costa pede recusa da Superliga "sem hesitação"

139
O primeiro-ministro considera que a Superliga europeia coloca em causa a solidariedade e o mérito e, sendo organizada fora das instituições representativas do setor, não deve prosseguir.
Cabo Verde

António Costa felicita Ulisses Correia da Silva

Quando estava apurado 97% do total de mesas de voto, o MpD estava à frente da contagem com 49,1% dos votos, conseguindo eleger 36 deputados. Foram escolhidos para o mandato de cinco anos 72 deputados.
Operação Marquês

Costa fala em "bons exemplos" para fintar Sócrates

195
PM em silêncio sobre ataques de Sócrates que lhe chamou "mandante" de Fernando Medina (que o criticou). "São os bons exemplos que temos de ter presentes", atirou Costa refugiando-se no judo.
Operação Marquês

José Sócrates é o retrato de Dorian Gray do PS /premium

519
José Sócrates é o retrato de Dorian Gray da actual liderança do Partido Socialista: a imagem que, convenientemente afastada, regista os traços de degradação de um grupo político.
Resposta Pronta

Desconfinamento. "É quase brincar com o fogo"

241
Gustavo Tato Borges, vice-presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, diz que o Governo quer "agradar a gregos e troianos" e que revela "teimosia" ao "ultrapassar barreiras".
Comentário

"Modelo prejudica regiões de baixa densidade"

Governo está "preocupado" com modelo de contagem de casos e impacto no turismo. "Costa registou as preocupações dos autarcas". A análise da jornalista e grande repórter do Observador, Rita Tavares.  
Operação Marquês

Sócrates. Palla solidária, Ana Gomes ataca Costa /premium

855
Jornalista, mãe de Costa, critica tratamento de que o ex-primeiro ministro tem tido desde 2014 e questiona: "Porquê tanto ódio?". Ana Gomes lamenta silêncio de líder do PS e teme "culto de Sócrates".
Comentário

"Crítica de Sócrates ao PS é parte da estratégia"

270
Em entrevista na TVI, José Sócrates não poupou a direção do PS. "Enquanto António Costa estiver na liderança, Sócrates nunca lhe perdoará", comenta Sara Antunes de Oliveira, subdiretora do Observador.
Coronavírus

Costa espera aprovação rápida de certificado verde

O primeiro-ministro sublinhou também que este certificado, uma vez em vigor, "irá melhorar a livre circulação dentro da UE durante a pandemia", fornecendo prova de uma pessoa está imune ao vírus.
Comentário

"Costa demonstra preocupação com o Algarve"

Impacto da variante britânica na região motivou questões do primeiro-ministro na reunião do Infarmed. "Não foi por acaso que falou da população flutuante", comenta a jornalista Rita Tavares.
PS

PS em silêncio mantém cerca sanitária a Sócrates /premium

429
No PS admite-se que Sócrates regresse para "ajustar contas", mas não ao partido de onde saiu por falta de apoio. Essa linha da direção é para manter. Caso foi referido numa reunião da bancada.
Noticiário

10h. Costa: Jorge Coelho vai "fazer falta" ao PS

À missa de corpo presente em Lisboa, seguem-se as cerimónias fúnebres em Mangualde. Neste jornal, ainda as reações à Operação Marquês e o regresso da Formula E este fim de semana com Félix da Costa.
Operação Marquês

Operação Marquês. Costa recusa comentar cenários

No dia em que vai ser lida a decisão instrutória da Operação Marquês, o primeiro-ministro António Costa recusa-se a comentar possíveis cenários sobre o desenvolvimento do processo judicial.
União Europeia

UE lança plataforma para cidadãos debaterem Europa

Através dessa plataforma, que será lançada a 19 de abril, todos os cidadãos da União Europeia vão poder participar e dar opinião na Conferência sobre o Futuro da Europa, presidida por Costa.
Coronavírus

Educação. Plano de recuperação discutido em maio 

O plano de recuperação de aprendizagens vai ser apresentado em maio "para que não fique tudo perdido". Está a ser coordenado pelo Ministério da Educação e terá uma discussão pública.
Coronavírus

Costa pede consenso na UE sobre AstraZeneca

O primeiro-ministro considera que é fundamental a UE ter uma "atuação coordenada" relativamente à vacina da AstraZeneca e pede uma posição "clara e compreensível" para esclarecer a população.
Autárquicas 2021

"Brilhante tático". Basílio Horta elogia Costa

Basílio Horta garante que só em maio decidirá se é recandidato à câmara de Sintra mas, em entrevista ao DN, diz que só será se for pelo PS. E deixa rasgados elogios a António Costa.
Democracia

Marcelo e Costa ou “a questão democrática”

Espanta, como ainda não se discutiu a questão dos governos minoritários, que, aliás, nada têm de democráticos, pois representam apenas uma minoria dos eleitores e são causa do nosso crescente atraso.
Coronavírus

Escolas voltam a preocupar Costa devido a contágio /premium

261
Primeiro-ministro reuniu-se com autarcas de concelhos de risco e reforça testagem e vigilância. Ação será localizada, mas Costa pede "disciplina" para não ter de recuar no país. Escolas sob atenção.
Comentário

"Marcelo dá sinal de confiar no plano do Governo"

Presidente da República retoma contacto com os cidadãos na iniciativa "Portugal Próximo". Rui Pedro Antunes, editor de Política, considera que mandato de Marcelo se "descaracterizou" na pandemia.
Coronavírus

Escolas. BE pede contratação de profissionais

Numa visita a duas escolas em Loures, a líder do BE disse que "precisamos de um concurso extraordinário de professores que permita às escolas ter condições para recuperar as aprendizagens".
Apoio Social

O Presidente e as contas públicas de Costa /premium

143
O Presidente resolveu abanar um pouco as regras do jogo que têm sido habilmente criadas pelo primeiro-ministro. Hoje já temos estatísticas e percebemos como foi possível o milagre da redução do défice
Política

Mendes diz que Rt já está no amarelo

337
Comentador diz que dados recentes colocam o valor do índice de transmissibilidade para lá do limite do Governo. Revelou critério da próxima fase da vacinação e notou "beliscão forte" entre PM e PR.
Constituição da República Portuguesa

A bazuca não é inconstitucional

O incómodo costista é grande. A circunstância de ter chegado a São Bento muitos anos após a revisão constitucional de 1982 não lhe está a servir como almofada.
Orçamento Retificativo

CDS incita Costa a fazer orçamento retificativo

Para Francisco Rodrigues dos Santos, "António Costa transformou-se num purista das regras orçamentais". E pede um Orçamento do Estado para 2021 retificativo, acolhendo os novos apoios sociais.
Pandemia

Desconfinamento. O que abre dia 5 de abril?

582
Governo anunciou que vai dar continuidade ao desconfinamento em vários setores, tendo em conta que os critérios inicialmente estabelecidos continuam no verde. Eis o que abre segunda-feira.
Presidente Marcelo

Marcelo: "É o Direito que serve a política"

1734
Horas depois da comunicação de Costa ao país, Marcelo quis colocar ponto final na polémica dos apoios sociais e passar às cenas seguintes: “Recuperação implica viabilizar os dois próximos OE”.
Governo

Costa nas entrelinhas. Disparos para todo o lado /premium

318
Em aperto, António Costa optou por saltar para o terreno e disparar a toda a volta. Para Marcelo tentou tiros menos sonoros, mas estiveram todos lá e podem bem fixar uma nova era nesta relação.
Comentário

"António Costa arrisca uma crise política”

A "afronta à esquerda parlamentar e a Marcelo” e as "duras críticas" ao Presidente da República. A análise do editor de Política do Observador, Rui Pedro Antunes, à declaração do primeiro-ministro.
Governo

Costa contraria Marcelo e envia apoios para TC /premium

1075
Primeiro-ministro considera que não agir, depois da promulgação de leis que considera inconstitucionais, é contribuir para precedente "perigoso". E recupera até o período da troika. Veja os argumentos
Coronavírus

Líderes mundiais querem tratado contra pandemias

200
"Ninguém está seguro, até que todos estejamos seguros”, salientam 24 chefes de Estado e de governo e o líder da OMS, reforçando que futuras pandemias são inevitáveis. "A questão não é se, mas quando."
Política

A segunda Páscoa do nosso confinamento /premium

Têm razão os que acusam os nossos governantes de estarmos a cair num caminho perigoso de vigilância aos cidadãos e de imposição de uma escolha única. A de quem nos governa.
Moçambique

Portugal empenhado em resolver a questão de fundo

O Governo português está a acompanhar permanentemente a situação no norte de Moçambique e quer resolver "a questão de fundo". António Costa falou pessoalmente com o presidente moçambicano.
Governo

Governo hesita em enviar apoios sociais para TC /premium

Envio para o Tribunal Constitucional do reforço de apoios aprovado contra a vontade do Governo era uma certeza, mas texto de Marcelo mostrou "carta branca" que António Costa está avaliar.
Governo

Costa estranha Marcelo, mas só sai com censura /premium

168
A promulgação do reforço dos apoios sociais a famílias e trabalhadores independentes contra a vontade do Governo é "criativa", diz Costa que usa Presidente para travar crise política na pandemia.
Noticiário

13h. Costa descarta crise política 

Primeiro-ministro diz que o governo ainda está a avaliar se vai ao Tribunal Constitucional. Posição do Presidente da República é "criativa, inovadora e interessante"
António Costa

A falta de ambição (e a grande lata) socialista /premium

Ambição seria apostar num cenário pós-covid-19 num crescimento do PIB sempre acima da Polónia e Hungria. Mas com uma estratégia que rompa com o atual modelo económico — o que António Costa nunca fará.
Coronavírus

Costa agradece solidariedade a médicos alemães

A equipa de médicos alemães que vieram apoiar Portugal no período mais negro da pandemia de Covid-19 deixaram esta sexta-feira Portugal e António Costa publicou um agradecimento no Twitter.
Conselho Europeu

UE tem "arma" carregada e pode proibir exportações /premium

No final do Conselho Europeu, António Costa disse que esta "não e a primeira arma", mas que está lá. E pediu "reciprocidade" aos outros blocos, já que a UE é a que mais vacinas exporta.
A página está a demorar muito tempo.