António Costa

Eleições Europeias

O candidato lesado por um líder em campanha total /premium

António Costa chegou à rua com protestos dos lesados do BES, mas também houve rosas e a maior mobilização que Pedro Marques teve até aqui. O candidato quase desapareceu ao lado do líder socialista.
Eleições Europeias

"Há os que falam, falam, falam e os que fazem" 

236
Costa foi à Covilhã para o jantar-comício de Pedro Marques e traçou aquela que diz ser a diferença entre o seu candidato e o do PSD. Diz que Rangel foi ao interior "apenas passear de helicóptero".
António Costa

Costa encontra-se com Macron antes das europeias

O encontro realiza-se esta segunda-feira às 20h30 no Palácio do Eliseu. Antes disso, o primeiro-ministro vai visitar os armazéns BHV que até 25 de junho estão a promover Portugal como país convidado.
António Costa

UE. Costa espera década de convergência

O primeiro-ministro espera que a tendência de crescimento da economia mantida num contexto de desaceleração da economia mundial e europeia, resulte numa "década sustentada de convergência com a UE".
Nuno Melo

Berardo. CDS ataca Costa com a fundação errada  

1.267
O cabeça de lista do CDS associou Costa a Joe Berardo, mas confundindo as várias fundações do comendador. Foi a Fundação José Berardo quem pediu crédito à Caixa e não a Fundação Coleção Berardo.
António Costa

Costa destaca "grande aumento de investimento"

O primeiro-ministro destacou o "grande aumento de investimento" no primeiro trimestre deste ano que permitiu à economia portuguesa acelerar e crescer acima da média da zona euro.
Eleições Europeias

Rangel escolheu "sobrevoar a dor das pessoas"

316
Costa foi ao comício em que o seu candidato surpreendeu com discurso duro e sentido. Marques acusou Rangel de vencer corrida do "oportunismo político lamentável". O líder aplaudiu-lhe o estilo.
Eleições Europeias

Perigo! Rangel teme incêndios e queda de estradas

243
Perigo: Troço do IP3 frágil. Perigo: incêndios como os de 2017 podem repetir-se. Causa: a incompetência do Governo. De helicóptero ou na estrada, Rangel denuncia falhas socialistas
Sondagens

Crise política ajudou Costa a subir nas sondagens

541
Na sondagem da Aximage, o PS de António Costa subiu nas intenções de voto, mas a grande diferença deu-se nas classificações dos líderes políticos. Rui Rio viu a sua avaliação descer quase um valor.
Eleições Europeias

Costa diz que o PS não é "euro ingénuo"

No dia em que arranca a campanha eleitoral, Costa define o PS como "europeísta", mas não "euro ingénuo" e defende que a solução para parte dos problemas nacionais "exige uma mudança na Europa".
Eleições Europeias

O que separa Timmermans e Costa de Clooney?

117
O candidato que os socialistas apoiam à Comissão Europeia foi até Viseu alertar para populismos e elogiar Costa. Em resposta ouviu o pedido de uma vitória contra o centro-- mais do que elogios.
Eleições Europeias

Lombo assado, Coelho em brasa e Marques esquecido

563
António Costa foi a Mangualde mas só falou do convidado especial, Timmermans. Nenhum referiu Pedro Marques. Arrancou a campanha oficial do PS, com tudo a que isso tem direito - até a Jorge Coelho.
Emmanuel Macron

Costa elogia "mudança progressista" de Macron

245
O primeiro-ministro, António Costa, manifesto o seu apoio ao Presidente francês para "continuar a fazer avançar a Europa", elogiando a "determinação" de Emmanuel Macron na "mudança progressista".
Óbito

Costa homenageia em Madrid Pérez de Rubalcaba

O primeiro-ministro português deslocou-se a Madrid para "expressar pessoalmente" a sua "tristeza e admiração" por Alfredo Pérez Rubalcaba, líder histórico do PSOE de quem era um "grande amigo".
CDS-PP

Cristas acusa: PS e Costa estão com medo

873
"O CDS está bem vivo, está forte e unido para o combate", avisou a líder do partido, pedindo ainda aos portugueses que digam "basta" a uma "governação falhada" nas eleições europeias.
António Costa

Costa: "Votar no PS é votar na Europa"

307
António Costa referiu que Portugal não seria o mesmo sem a Europa. O primeiro-ministro destacou a importância de participar na União Europeia e voltou a frisar a importância das eleições europeias.
António Costa

Obviamente, não se demitiu /premium

1.046
À semelhança dos cachorros da lenda os profissionais do comentário ouvem as campainhas e reagem em conformidade, no caso em auxílio do dono que ameaçava repetir o trágico resultado eleitoral de Seguro
Professores

Costa não se demite. Ganhou a "responsabilidade"

826
É o fim da crise política pré-anunciada. Depois de o Parlamento ter chumbado a proposta da reposição do tempo dos professores, Costa confirma que não se demite. E quem ganhou foi a "responsabilidade".
António Costa

Europeias. Costa quer decisões rápidas nos cargos

114
O primeiro-ministro disse que depois das eleições europeias, a Europa não pode "arrastar-se em longas decisões sobre o novo quadro institucional". Costa quer ver o Parlamento instalado já em junho.
Parlamento Europeu

Costa: "Não sou candidato" a substituir Tusk

274
O primeiro-ministro garante que não pretende substituir Donald Tusk à frente do Conselho Europeu. Para António Costa, o socialista holandês Frans Timmermans terá a maioria no Parlamento Europeu.
Professores

Ameaça de demissão foi determinante, diz Costa

882
Para o primeiro-ministro, "claramente, o gesto que o Governo português tomou foi muito importante para evitar essa crise e, sobretudo, para reforçar a credibilidade internacional do país".
Professores

Costa fez bem? Maioria diz que sim

1.792
Uma sondagem feita pela Aximage para o CM e para o Jornal de Negócios mostra que mais de metade dos inquiridos considerou que o primeiro-ministro tem razão e que fez bem em ameaçar demitir-se.
Primeiro-Ministro

PM responde a 65 perguntas sobre Tancos

O CDS foi o partido que mais perguntas propôs, com 38 questões enviadas. O PSD enviou 25 e o BE duas questões. PS e PCP não elaboraram questões. António Costa tem agora dez dias para responder.
Professores

Professores. Costa acumula elogios de fora

2.828
Depois do Comissário Europeu para os Assuntos Económicos, agora a Economist Intelligence Unit e o Commersbank mostram satisfação pela forma como o primeiro-ministro geriu o dossier.
Professores

Costa aguarda votação e mantém ameaça 

834
Primeiro-ministro diz que "PSD e CDS têm dito tudo e o seu contrário" depois da ameaça de demissão por causa da reposição do tempo todo congelado aos professores. Costa poupa esquerda.
Governo

Para que servem políticos irresponsáveis? /premium

154
António Costa pode sonhar com a maioria absoluta no rescaldo da crise política que encenou mas falta-lhe um fator decisivo: um projeto reformista. A política é muito mais do que táticas e habilidades.
Crise Política

A crise acabou. Cinco respostas sobre o que aí vem /premium

106
Uma crise que podia durar semanas e acabar em eleições antecipadas foi estancada pela oposição. Mas, até lá, ainda tem de enfrentar o sabor da derrota na AR. O que segue após o fim da crise.
António Costa

Há-de haver quem não lhes perdoe (eu, por exemplo) /premium

354
Até Outubro Costa tem o guião pronto, o centro e a direita escreveram-no diante de todos nós: graças a uma irresponsabilidade ainda turva, ele passou a ser “o” responsável, “o” patriota, “o" moderado.
Crise Política

Como Rio disse a Costa que hoje perdeu amigo /premium

941
Rio, como tem sido habitual quando o atacam, reagiu com ferocidade. Lembrou Sócrates, Pedrógão e enalteceu a manha de Costa recuperando Seguro. Acabou a coexistência pacífica ao centro.
Crise Política

PSD: "O primeiro-ministro mentiu deliberadamente"

1.016
A afirmação surge no seguimento da tomada de posição do Governo face à situação dos professores, nomeadamente à afirmação de que a restituição do dinheiro terá um grave impacto financeiro
Professores

Demissão não foi unânime no núcleo duro do governo /premium

659
Nem todo o núcleo duro do governo aprova a estratégia que deixou o país à beira da crise política. As reuniões, os telefonemas e as cedências por causa dos professores. Belém desvaloriza, para já.
António Costa

A foto mostra que a direita perdeu a cabeça /premium

668
Depois de serem apanhados numa fotografia com o PCP e o BE a negociar a mãe de todas as devoluções de rendimentos, CDS e PSD refugiaram-se no argumento clássico: “Queridos, isto não é o que parece”.
António Costa

Dez frases que marcam um pré-aviso de demissão  /premium

135
O discurso do primeiro-ministro é o pré-aviso de uma demissão que podia ser revogável, mas que em princípio não será. Dez frases que marcam o discurso de Costa devidamente enquadradas.
Governo

Vídeo. A crise política explicada em dois minutos

1.260
Uma coligação negativa deu a volta ao governo. Em 24 horas, os professores deram um passo para recuperar nove anos, Costa foi encostado à parede e ameaça demitir-se. A crise política em dois minutos.
Crise Política

Quem é quem nas fotografias da crise política

Há duas fotografias que contam a história da crise política e que foram ao longo do dia partilhadas à esquerda e à direita (com textos diferentes a acompanhar). Quem são os protagonistas das imagens?
António Costa

"Geringonça" não se entende sobre PPP na saúde - como aconteceu

114
Primeiro foi Catarina Martins a dizer a Costa que BE não aprovará lei de bases da saúde com PPP supletivas e temporárias. Depois foi o PCP a fazê-lo. Costa insiste, mas não tem acordo na "geringonça".
Administração Pública

Precários criticam programa do Governo

Trabalhadores precários do ensino superior e dos laboratórios do Estado denunciam que o programa de regularização de vínculos laborais se transformou num pesadelo.
Governo

Costa e líder do SPD assinam carta aberta

130
António Costa e o líder dos sociais-democratas alemães manifestam-se em carta aberta contra a concorrência com base em baixos salários e entre políticas fiscais dos diferentes Estados-membros da UE.
Espanha

Três avisos por causa das eleições espanholas /premium

196
O luxo de excluir partidos ditos de “extrema-direita” ou “extrema-esquerda” durou, após a Guerra Fria, apenas enquanto os outros partidos não precisaram deles para disputarem o poder.
Governo

Governo de Costa fez 3.282 nomeações em 3,5 anos

7.237
O Ministério do Planeamento é o que tem menos nomeações, com apenas 25 e o do Ambiente bate todos os recordes, com um total de 295. Para os gabinetes foram nomeadas 1,9 pessoas por dia, em média.
António Costa

Lei de bases da Saúde. Costa nega acordo com PSD

384
Depois de o BE ter ficado "em choque" com o recuo dos socialistas, o primeiro-ministro garantiu que não houve qualquer "acordo fechado" e que o debate sobre a lei de bases da Saúde é agora da AR.
António Costa

António Costa e a "bizarria" dos grupos radicais

904
O primeiro-ministro, António Costa, considerou que os novos movimentos políticos populistas e sindicais radicais têm "muito mais destaque" dos que os tradicionais, disse à Renascença.
Maioria de Esquerda

Descrispação: ainda alguém se lembra? /premium

O fim do mito da “descrispação” está repleto de significado. O PS pode enterrar a fórmula do poder perpétuo que, em tempos, julgara ter encontrado através do controlo hegemónico do Estado e das ruas.
Eleições Europeias

Voltar onde dançou feliz, agora para uma cabidela /premium

140
Seis ações num dia de pré-campanha do candidato sem saudades do recato do gabinete. Pedro Marques voltou a Torres para tratar do galo, visitar fábricas, descascar laranjas. Das que se comem também.
Assalto em Tancos

Tancos. Costa recebe perguntas até 8 de maio 

Enquanto primeiro-ministro, António Costa poderá responder por escrito a perguntas elaboradas pelos partidos sobre o caso Tancos. Costa terá dez dias para responder.
Política

A primeira semana do ano de 2020 /premium

200
O que tivemos antes da Páscoa, com a greve dos camionistas e os rumores de demissão do governo, foi uma antevisão do que vai ser o ano de 2020: luta e instabilidade.
António Costa

Europeias. PM dramatiza e pede força ao PS 

1.330
Segundo Costa, a oposição ao Governo quer enfraquecer o PS. "Convém que ninguém seja ingénuo", alertou. Para o primeiro-ministro, as eleições europeias têm importância máxima.
Polícia Judiciária

Funcionários da PJ escrevem carta a Costa

490
650 agentes pedem que seja revisto o projeto de estatuto e defendem a união de todos os trabalhadores para garantir a "excelência da atuação da organização".
PS

Montijo. Jovens contra aeroporto interrompem Costa

5.832
Invadiram o palco e interromperam o discurso de António Costa no 46º aniversário do PS. Ao Observador dizem que protesto foi um "apelo ao primeiro-ministro para dizer a verdade" sobre novo aeroporto.
Corrupção

E se legalizássemos o tráfico de influências? /premium

2.624
A amnistia que o PS e o PSD estão a preparar para os políticos arguidos do caso Galpgate é mais uma machadada na credibilidade do Parlamento. Depois não digam que o populismo é culpa das redes sociais
Combustível

Bastidores: as 24 horas que puseram fim à greve /premium

184
Em 24 horas houve um "Conselho de Ministros" a funcionar por WhatsApp, reuniões de emergência, tentativas frustradas, chamadas a meio da noite e um plano B que não chegou a ser preciso
Combustível

BICA. Como é que o Governo não antecipou a greve?

510
Os efeitos do protesto dos transportadores de combustíveis apanharam todos de surpresa, incluindo o Governo. Sara Antunes de Oliveira, Pedro Benevides e Miguel Pinheiro analisam como foi possível.
António Costa

Costa frisa aposta na juventude e na mudança 

257
"A Europa tem de ser um grande projeto da geração mais jovem", destacou Costa. Filipa Maia tem 18 anos e quer lutar contra as alterações climáticas, o trabalho precário e a discriminação de género.
António Costa

PM saúda resultados do Programa Qualifica 

O primeiro-ministro frisou o impacto da medida na "melhoria de vida das pessoas" abrangidas e considera que meta das 600.000 inscrições "está perfeitamente ao nosso alcance".
Lesados do BES

Lesados do BES. Costa recebido com protestos

641
O primeiro-ministro foi recebido em Vila Nova de Gaia por um grupo de lesados do BES/Novo Banco que, ao som de apitos e bombos e junto a bandeiras negras, gritava "devolvam o nosso dinheiro".
Mário Centeno

Costa convenceu Centeno a não sair do Governo

883
Mário Centeno gostava de regressar à vida que tinha antes de integrar o Governo e à sua carreira no Banco de Portugal, mas António Costa quer continuar a contar com o ministro mais popular.
António Costa

Costa agradece contributo de Cabo Verde a Portugal

278
Na véspera da V Cimeira Portugal-Cabo Verde, António Costa destacou a importância da relação entre os dois países. Correia e Silva disse que a união é "impossível de quantificar".
Austeridade

Nunca tão poucos enganaram tantos /premium

2.381
Em 2016, disseram-nos que a austeridade era uma página, e que estava virada. A austeridade, porém, não é uma página. É um livro inteiro, de que já ninguém lembra o princípio e ninguém sabe o fim.
Cimeiras

Cimeira entre Portugal e Cabo Verde no sábado

227
O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Ulisses Correia Silva, e António Costa presidem, no próximo sábado em Lisboa, à V Cimeira Portugal-Cabo Verde na qual serão assinados 12 acordos bilaterais.
Brexit

Brexit. António Costa defende extensão

161
António Costa, defendeu que o Conselho Europeu deve conceder uma "extensão tão longa" quanto o Reino Unido considerar necessária para sair da União Europeia de forma ordenada.
António Costa

António Costa destaca investimento dos empresários

100
O primeiro-ministro destacou a confiança demonstrada pelos empresários portugueses, que continuam a investir apesar da incerteza na economia mundial.
Governo

"Familygate" volta a ter destaque em Espanha

4.092
Depois do El País se ter dedicado à "endogamia política em Portugal", o ABC escreve que Carlos César "bate todos os recordes de nepotismo". Imprensa espanhola continua atenta caso do familygate.
António Costa

Costa prevê crescimento superior à média europeia

213
O primeiro-ministro afirmou que Portugal vai registar, pelo terceiro ano consecutivo, um crescimento superior à média europeia.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)