António Costa

Orçamento do Estado

Governo de António Costa supera cativações PSD/CDS

1.899
Em três anos, PS deixou por executar cerca de 2.000 milhões de euros de despesa orçamentada. Nos quatro anos da anterior legislatura, Passos Coelho deixou cativados 1.950 milhões de euros.
Luís Marques Mendes

"César divergiu deliberadamente de António Costa"

O Conselheiro de Estado afirmou que a posição de Carlos César quanto ao IVA nas touradas foi "uma divergência assumida de forma deliberada" do socialista contra António Costa.
Orçamento do Estado

Touradas. Costa "satisfeito" com liberdade de voto

810
Carlos César assumiu divergência com governo sobre touradas e avançou com proposta para reduzir o IVA daqueles espetáculos. Costa não gostou. Agora, mostra-se satisfeito por PS dar liberdade de voto.
Comissão Europeia

Costa: Bruxelas aprova reprogramação de fundos

Primeiro-ministro garante que nas próximas semanas a Comissão Europeia vai aprovar a reprogramação dos fundos comunitários do Portugal 2020, havendo reforço de 366 milhões de euros para investimentos.
Óbito

António Costa recorda "marca indelével" do general

O primeiro-ministro expressou "profundo pesar" pela morte de Loureiro dos Santos, considerando que o general deixou uma "marca indelével na construção e consolidação" da democracia portuguesa.
Brasil

Moro deixa oficialmente o cargo para ser ministro

149
O juiz Sergio Moro, responsável em primeira instância pelos processos da operação Lava Jato, ordenou a prisão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, vai assumir o Ministério da Justiça.
António Costa

Um homem sem convicções /premium

1.146
Há estadistas que mudaram de lado para melhor protegerem as suas convicções. António Costa muda de convicções para melhor proteger o seu lado. E isso não é bem a mesma coisa, pois não?
Estado Social

Só os neo-liberais não podem destruir o Estado  /premium

1.654
A geringonça provou que um governo em Portugal pode degradar os serviços públicos sem enfrentar mais do que notícias avulsas. Precisa é de ser de esquerda.
António Costa

Costa espera concretizar certificação de dívidas

Para o primeiro-ministro, a visita de João Lourenço a Portugal "será uma oportunidade" para se concretizarem processos como a certificação de dívidas — trabalho já iniciado em setembro, em Angola.
António Costa

Costa diz que Portugal supera expectativa europeia

Costa disse que o país quer continuar este ritmo de crescimento e que, para isso, "temos de continuar este esforço de qualificação dos recursos humanos"
PGR

Estão a gastar a nossa herança!

1.099
Muitos de nós julgam saber o que levou António Costa a propor a substituição da Procuradora Geral da República. Poucos saberão, de facto, o que levou Marcelo Rebelo de Sousa a aceitá-la.
Fact Check

Sem a esquerda, o PS teria sido mais austero? /premium

Catarina Martins arrancou a última Convenção do BE antes das legislativas a apontar riscos de uma maioria absoluta do PS. Lembrou o que Costa defendia em 2015. Era mesmo diferente do que fez?
António Costa

Costa faz do populismo e xenofobia os seus alvos

535
O primeiro-ministro português deslocou-se à Alemanha e disse: "Agora é altura de completarmos a União Económica e Monetária", antes que "Salvini e Di Maio tragam dias de chuva". Tsipras também falou.
António Costa

Costa diz que o governo "devolveu a confiança"

2.197
O secretário-geral do PS sublinhou esta tarde, em Berlim, que o governo português, apoiado pelas esquerdas, "apresentou uma alternativa à austeridade".
António Costa

Costa rejeita competição com previsões da CEE

O primeiro-ministro disse não estar "numa competição" com a Comissão Europeia relativamente às estimativas para o défice e para o crescimento económico, mas considerou que estão "desajustadas".
António Costa

Costa compara resultados com previsões de Bruxelas

O primeiro-ministro comparou as previsões da Comissão Europeia com os resultados económicos alcançados em 2016 e 2017 em termos de Produto Interno Bruto, défice orçamental e desemprego.
Manuel Alegre

Alegre defende liberdade de gostar de touradas

6.426
Manuel Alegre pede a António Costa para não excluir as touradas na descida do IVA dos espetáculos: gostar ou não "é uma questão de liberdade". E impor por decreto "cheira a totalitarismo", diz.
Assalto em Tancos

Tancos. Costa nega "divergência com o Presidente"

O primeiro-ministro garante que quando falou de "ansiedade" foi para assinalar a "total convergência" entre o Governo e o Presidente. E diz que o Executivo é "um livro aberto" sobre o caso Tancos.
António Costa

Costa anuncia mais 100 milhões para tecnologia

As medidas foram transmitidas na sessão de abertura do Venture Summit, no Convento do Beato. Com o Fundo Europeu de Investimentos, o primeiro-ministro quer reforçar a aposta nas startups.
Assalto em Tancos

Tancos. Costa: governo tão ansioso como Marcelo

Costa afirmou que Marcelo e Governo desejam uma conclusão rápida das investigações ao caso de Tancos e advertiu que ninguém compreenderia se, no final, o processo terminasse sem se esclarecer o crime.
Assalto em Tancos

Caso de Tancos: Costa repudia jogos de poder

724
O primeiro-ministro afirmou-se em "total convergência" com o Presidente da República no repúdio sobre tentativas de partidarização e de envolvimento das Forças Armadas "em jogos de poder".
Política

Costa já faz contas a ministros caso ganhe em 2019

180
Quem fica no Governo em 2019, se o PS ganhar as próximas eleições legislativas? Apenas 8 dos atuais 16 ministros terão lugar garantido, segundo uma notícia do Público.
Maioria de Esquerda

António Costa não vai mudar

532
Seja na oposição, seja num governo minoritário, seja ainda num governo maioritário, sabemos bem todas as coisas que podemos esperar de António Costa. Fazer reformas no tempo certo não é uma delas.
Orçamento do Estado

Os pesos e as medidas de um novo tempo  

Um pantanoso e degradante mercantilismo dos interesses vai-se esparramando imparavelmente sobre a complacente inércia de demasiada gente.
Palácio de São Bento

Chefe de gabinete de Costa representou a SIRESP

365
Antes de ser chamado para as novas funções em São Bento, Francisco André representou a empresa com que o Estado mantêm negociações para alterar o contrato da rede nacional de emergência e segurança.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco diz que elogiou António Costa

111
O antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em entrevista à SIC, falou de António Costa e disse que elogiou o primeiro-ministro: "Inglaterra tem deputados como profissionais da política."
António Costa

Centeno e Costa vão debater OE2019 segunda-feira

O debate, na generalidade, do Orçamento do Estado de 2019, no parlamento, vai ser aberto, na segunda-feira, pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, disse à Lusa fonte governamental.
Assalto em Tancos

PS critica CDS por pedir audição "excecional"

Carlos César diz que "partidos com responsabilidade histórica" não propõem ouvir um PM num inquérito. Líder da bancada diz também que não vê incompatibilidade no substituto de Helena Roseta.
Pedro Nuno Santos

Um proclamador forjado na "rota da carne assada"

Diz que tem as características que moldam os líderes. Considera que “quatro anos é suficiente" nas "desgastantes" funções de ponte com as esquerdas. O 'best of' da entrevista a Pedro Nuno Santos.
Orçamento do Estado

Costa garante não haver "discrepância" no OE2019

165
O primeiro-ministro, António Costa, garantiu que "não há discrepância alguma" entre as contas do Governo e as da Unidade Técnica de Apoio Orçamental, tal como já tinha dito o ministro das Finanças.
Orçamento do Estado

Costa quer o maior orçamento na Cultura em 2019

229
O primeiro-ministro, António Costa, assumiu que quer chegar a 2019 com o "maior orçamento de sempre no setor da Cultura", porque considera que o investimento nesta área é essencial.
António Costa

Costa garante que nunca comentará Presidentes

334
António Costa, assegurou que nunca comentará qualquer atuação de um Presidente da República com quem tenha trabalhado por considerar que "é uma questão de sentido de Estado".
António Costa

Alegrem-se: somos um país sem problemas /premium

148
Vieira da Silva surgiu com uma solução para as pensões. Mas Costa nunca disse que havia um problema. Por isso as pessoas perguntam: se não existe um problema, porque havemos de sofrer com uma solução?
António Costa

PM. O país deve "aproveitar" os seus recursos

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu que o país deve "aproveitar plenamente todos os seus recursos" e não continuar a desperdiçar a faixa transfronteiriça de Portugal e Espanha.
António Costa

O caminho para lado nenhum /premium

1.195
O sucesso de António Costa reflecte a capacidade de que a oligarquia política continua a dispor, numa sociedade envelhecida e dependente, de fazer pagar por todos o que só beneficia alguns.
António Costa

Costa recusa o eleitoralismo perante os militantes

169
O secretário-geral do PS rejeitou que a proposta de Orçamento vise somente o amanhã, contrapondo que responde às questões de futuro para uma década de convergência com a Europa.
Governo

Um Governo compatível com incompatibilidades /premium

135
São já vários os casos de incompatibilidades ou conflito de interesses. Uma empresa de mirtilos e um advogado que desconhece a lei podem levar à demissão de governantes. Estão nas mãos do TC.
Professores

UGT quer Costa a cumprir expectativas de docentes

Carlos Silva desafiou o primeiro-ministro a cumprir as expectativas criadas aos professores, defendendo que o Governo deve fazer investimentos públicos sem tirar dinheiro aos docentes.
São Tomé e Príncipe

PM português e são-tomense reúnem-se em Lisboa

Patrice Trovoada deverá reunir-se na próxima semana com António Costa para o informar sobre a situação do país, garantindo que regressará depois a São Tomé e Príncipe.
Governo

O anestesista Costa /premium

940
Quero ver Costa por cima de tudo e todos – uma vaca voadora a pairar sobre o país. E, nessa altura, veremos quem lhe fura o balão de ar e o faz aterrar na dura realidade que todos teremos de viver.
Furacão

Pssst, dr. Costa. Houve um furacão no país /premium

800
Para quem faz da descentralização uma bandeira, ignorar uma catástrofe no centro do país revela além da insensibilidade genética outra verdade: que tudo são promessas lançadas (literalmente) ao vento.
António Costa

Costa: novo regime de reformas foi "bem explicado"

António Costa, não quis comentar o novo regime das reformas antecipadas, sustentando que aquele já foi "bem explicado" pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
António Costa

Brexit. Costa acredita que processo vai prosseguir

António Costa considerou em Bruxelas que só se "os astros estiverem muito mal conjugados" é que não haverá um acordo sobre o 'Brexit'.
António Costa

Costa: saída de Rovisco Duarte é "processo normal"

110
Sobre se foram "circunstâncias políticas" que motivaram o pedido, António Costa remeteu para a carta que lhe foi entregue por Marcelo, argumentando que é "nessa base" que o Governo trabalha".
Orçamento do Estado

Novo site e vídeo para mostrar OE bom "para todos"

288
É bom para as famílias e empresas, jovens e idosos, cultura e ciência, para quem depende do SNS, dos transportes e das prestações sociais. É o PM que o diz, num vídeo colocado em novo site.
António Costa

Habilidade? /premium

1.067
Releia-se a espantosa carta de Costa a Negrão, repare-se no seu tom ditatorial, pasme-se sobre o seu acinte, e perceber-se-á porque evoco o passado recente socialista. Perceber-se-á ao que chegámos.
Orçamento do Estado

Orçamento. Costa entre farpas e boas notícias

Primeiro-ministro sentou-se frente à bancada socialista para soltar um rol de boas notícias concentradas no Orçamento do próximo ano. Mas acabou como começou: com mensagens para PSD e CDS.
Orçamento do Estado

Acreditam que desta vez vai ser diferente? /premium

741
Desde 2015, passamos mais uma vez pela fase em que um governo socialista multiplica os peixes do orçamento. Acreditam que desta vez vai ser diferente?
Política

Ambiente e Saúde com novos secretários de Estado

171
Já são dados como certos os nomes de dois novos secretários de Estado. Falta saber quem vão os donos das pastas da Cultura e Saúde chamar para renovar os respetivos ministérios.
Governo

Costa diz que todas as saídas foram a pedido

166
O primeiro-ministro afirmou esta segunda-feira que "todos" os ministros agora remodelados pediram para abandonar as suas funções no executivo.
Governo

Costa fala de "uma dinâmica renovada" no executivo

O primeiro-ministro considerou esta segunda-feira que, com a apresentação da proposta de Orçamento do Estado no parlamento, encontrou-se o momento ideal para dar "uma dinâmica renovada" ao Governo.
Governo

O habilidoso e a questão do 2.º melhor amigo /premium

185
Siza Vieira era, até entrar para o Governo, um advogado de negócios muito importante. Será que vai pedir mais escusas enquanto ministro da Economia por razões de conflitos de interesse? É provável.
Governo

Como Costa montou uma remodelação-relâmpago /premium

324
Com um calendário surpreendente e inédito, o primeiro-ministro conseguiu montar em segredo a mais profunda remodelação do seu governo. Um "refresh" que arruma vários problemas até às próximas eleições
Governo

Escusa de Siza na energia faz mudar Economia

Ministro Adunto (e amigo) de Costa acumula Economia. Mudança forçou outra: energia passou para Ambiente devido às dúvidas sobre a imparcialidade de Siza Vieira. E ainda há uma polémica em aberto.
Orçamento do Estado

BE acerta alívio de pensões antecipadas já em 2019

Desbloqueio conseguido na noite desta sexta-feira, numa reunião do BE com o primeiro-ministro. Governo aceitou antecipar em três meses o fim do factor de sustentabilidade para as reformas antecipadas.
António Costa

Costa: desenvolvimento do país só "pedalando"

552
"O processo de desenvolvimento é como a bicicleta. Ou continuamos a pedalar e a avançar ou paramos de pedalar e caímos", afirmou António Costa sobre o processo de desenvolvimento do país.
Espanha

Sanchéz, inspirado em Costa, negoceia com Podemos

167
Depois de afastar a direita do poder com solução "à portuguesa", primeiro-ministro espanhol negoceia orçamento com a esquerda. Reivindicações são parecidas: salário mínimo aumenta para 900 euros.
Política

Substituir as mediocridades: Marcelo, Costa, Rio /premium

227
Tirando isto, que sobra? No vazio, o ridículo com possibilidades grotescas, como aquele com que o ministro da Defesa, Dr. Azeredo Lopes, resolveu com notável persistência transgredir os limites comuns
Governo

Reguladora ou agência de emprego partidário? /premium

542
E o pior é que tudo é feito já à descarada, sem qualquer pingo de vergonha. Num dia é a escolha para a ERSE, no dia seguinte é o deputado municipal de Lisboa que rompeu com o Bloco que acaba na EMEL.
Fact Check

Queda da saída de emigrantes começou em 2016? /premium

995
António Costa disse no debate quinzenal que a redução do número de portugueses que saíram do país começou em 2016, o primeiro ano completo do seu executivo, mas os factos provam o contrário.
Debate Quinzenal

Tancos roubou o palco à economia e ao emprego

A direita não larga o caso de Tancos e António Costa continua a segurar o ministro da Defesa. O primeiro-ministro quis debater economia, mas só a esquerda lhe tocou... e para exigir medidas no OE.
Debate Quinzenal

Tancos: Costa atira suspeita sobre quem sabe o quê - como aconteceu

Costa escolheu "Economia e Emprego" como tema do quinzenal, mas o caso Tancos marcou o debate. Primeiro-ministro diz que a informação que tem é que ministro desconhecia documentos sobre encobrimento.
Governo

Esperar que caia de podre. E não seja tarde demais /premium

2.282
O caso da ERSE, depois do caso de Tancos, depois do caso do Infarmed, indica que quem governa acha que pode fazer o que entender sem seguir regras ou sofrer consequências. Um dia a paciência esgota-se

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)