A possibilidade de arderem 500 mil hectares num único ano em Portugal deixou de ser hipótese académica no ano passado. O autor desse cenário traça um novo patamar: 750 mil hectares perdidos num ano.
A Câmara de Lisboa já devolveu 44,2 milhões de euros respeitante à Taxa de Proteção Civil, que o TC decretou inconstitucional no final de 2017. No total terão de ser devolvidos 58,5 milhões.
Rui Esteves deixou o cargo de comandante da Proteção Civil sob forte contestação e depois das notícias sobre a licenciatura feita por equivalências. Agora, foi contratado por 35 mil euros.
Municípios emitiram "parecer favorável" ao projeto do Governo para a descentralização e transferência de competências da administração central para a administração local na área da proteção civil.
Vale Florido, no concelho de Ansião, tem um "oficial de segurança" para transmitir avisos à população, organizar evacuações e realizar ações de sensibilização sobre incêndios.
Ministro da Administração Interna afirmou que, pela "primeira vez", a Liga dos Bombeiros estará presente no Comando Nacional de Operações. Vai haver um aumento superior a 10% na remuneração.
De acordo com a Proteção Civil, a Everjets deve ao Estado 3,4 milhões de euros por incumprimento do contrato de manutenção dos meios aéreos. Estes incumprimentos aconteceram em três situações.
Presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes, diz que estão a ser criadas condições para que a tragédia dos incêndios de 2017 não se repita, mas que também é necessário que cada um se proteja.
Vão ser ouvidas diversas entidades relacionadas com os fogos de 2017, entre as quais estão o antigo presidente da Proteção Civil e o antigo secretário de Estado da Administração Interna.
Como é que um governo sem estratégia faz? Cobra impostos. Cada vez mais. Se Centeno fosse um operativo de um qualquer serviço de informações no universo “fleminguiano”, chamar-se-ia: Tax. Mo(o)re Tax!
O chefe do Estado-Maior da Força Aérea afirmou que o ramo terá este ano uma "ligação reforçada" no apoio à Proteção Civil no combate aos incêndios, mas sem o comando e controlo dos meios.
A Proteção Civil emitiu esta quinta-feira um aviso à população para a previsão de agravamento da agitação marítima, precipitação, vento e queda de neve, aconselhando "cuidado" nas zonas costeiras.
Empresa subcontratada para fazer a manutenção dos helicópteros usados no combate aos incêndios diz que não fez nada diferente daquilo que fez nos últimos dois anos.
Os responsáveis máximos pela Proteção Civil confirmaram ter ordenado o encerramento das instalações onde estão os helicópteros Kamov em manutenção e deram ordem de expulsão aos técnicos russos.
Está previsto o agravamento do estado do mar, pelo que a Autoridade Marítima vai reforçar a vigilância em várias zonas do continente através de oito veículos todo-o-terreno e 20 militares da Marinha.
A Proteção Civil recomenda cuidados à população, tendo em conta as prvisões do estado do tempo. A depressão Hugo traz consigo neve, vento e agitação marítima. As ondas podem atingir 12 metros.
Capitão está em guerra com o vizinho, Felizardo cortou os eucaliptos e vai plantar cerejeiras, a mulher de Luís não quer ficar sem pinheiros. Em Mação, a lei da limpeza das matas mói mais que a chuva.
Ex-secretário de Estado da Administração Interna garante que o relatório aos incêndios de outubro tem "dados falsos". "Nada do que aconteceu foi por falta de meios", disse Jorge Gomes.
Senhorios que receberam taxa da proteção civil, devolvida pela Câmara de Lisboa, vão ter de corrigir declarações de IRS. Mas não pagam multa se o fizerem fora de prazo, desde que até dia 31 de julho.
Depois de ler o relatório fiquei com uma impressão bem diferente da do sr. primeiro-ministro. O problema não é da péssima qualidade da nossa informação, mas sim da péssima qualidade da sua governação.
Entre março e outubro, o executivo chumbou total ou parcialmente seis dos sete pedidos apresentados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil para que houvesse mais aviões e bombeiros no terreno.
Depois das críticas à falta de prevenção e à resposta das autoridades perante o fogo de outubro, os especialistas da Comissão Técnica Independente propõem mudanças nos bombeiros e na Proteção Civil.
O relatório sobre os incêndios de outubro revelou, entre outras coisas, que o reforço de meios para o combate não obteve "plena autorização" e que o INEM ficou limitado pelas falhas na comunicação.
Presidente da Comissão Técnica Independente diz que "era possível encontrar soluções prévias" para responder aos incêndios de outubro que mataram mais de 45 pessoas.
Não houve vítimas, mas não faltaram problemas provocados pelo mau tempo nos distritos de Viseu, Coimbra, Porto, Lisboa e Leiria. Proteção Civil vai manter-se em alerta até às 15 horas de domingo.
A demolição controlada da parede de um prédio em risco de colapso nas Caldas da Rainha vai ser efetuada na segunda-feira, se as condições climatéricas não puserem em risco a operação.
A Proteção Civil alertou para a possibilidade de queda de árvores, cheias rápidas e acidentes na orla costeira devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima para sábado e domingo.
A Proteção Civil prevê que nos próximos dias haja um aumento da agitação marítima, chuva pontualmente forte, trovoada, vento igualmente forte e queda de neve.
A Proteção Civil registou ocorrências como quedas de árvores e inundações entre a meia-noite e as 14h00 de quarta-feira, sendo os distritos do Porto, Coimbra e Leiria os mais afetados.
Proteção Civil prevê que durante todo o dia de hoje haja "uma pequena subida" dos níveis da água na bacia do Tejo e manteve por isso o Plano Especial de Emergência no nível azul.
Ventos fortes, muita chuva e agitação marítima intensa são alguns dos fenómenos meteorológicos esperados para esta quarta-feira, 14 de março -- mas podem durar até sexta-feira
A Proteção Civil baixou o nível de alerta no Tejo, apesar de a "instabilidade meteorológica que ainda" se verificar. As recomendações para a população mantêm-se ainda por estes dias.
O diretor de Serviços de Meios Aéreos da Proteção Civil demitiu-se em dezembro, pouco antes de o concurso para alugar meios aéreos para 2018 ter falhado e de saber que todos os Kamov estão parados.
A Proteção Civil alertou para a previsão de gelo, cheias, inundações e queda de árvores até domingo. As regiões mais afetadas serão o Minho e o Douro Litoral.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção devido à previsão de chuvas, trovoada e agitação marítima nas ilhas.
O ministro da Administração Interna irá manifestar o "firme empenho" de Portugal na criação de um mecanismo europeu de resposta a riscos de grandes dimensões no 6.º Fórum Europeu de Proteção Civil.
A Proteção Civil registou 28 ocorrências devido ao mau tempo na madrugada de hoje, que foi, no entanto, "mais tranquila" do que o dia anterior, disse fonte da instituição.
A Proteção Civil registou entre as 18h de terça-feira e as 20h de quinta-feira 1.157 ocorrências devido ao mau tempo em Portugal continental. A agitação marítima é uma preocupação para hoje.
Desde as 18h de terça-feira, já se registaram 970 ocorrências devido ao mau tempo como quedas de árvores e de estruturas e inundações. O distrito de Viseu é o mais afetado, com 156 ocorrências.
Na Madeira, há danos nas "marinas, portos, pavilhões e infraestruturas desportivas" devido ao mau tempo. Segundo Miguel Albuquerque, os prejuízos devem ultrapassar "as centenas de milhares de euros".
Desde terça-feira registaram-se 490 ocorrências devido ao mau tempo. Os distritos de Viseu e Vila Real são os mais afetados. Devido à queda de neve muitas escolas permanecem encerradas.
Entre as 18h de terça-feira e as 7h desta quarta-feira, foram registadas 193 ocorrências em Portugal por causa do mau tempo. Não foram registadas vítimas mortais ou acidentes graves.
Até às 19h40 desta terça-feira, os CTT "já distribuíram 160 mil vales postal" relativos ao reembolso da Taxa de Proteção Civil. As cartas deverão ser recebidas nas caixas do correio até 15 de março.
Desde as 18h desta terça-feira foram registadas 43 ocorrências devido ao mau tempo. Várias estradas foram cortadas devido à neve, pelo que a GNR está em alguns locais a encaminhar as pessoas.
A Câmara Municipal de Lisboa vai pedir um parecer à Procuradoria-Geral da República sobre a devolução da Taxa de Proteção Civil com juros. A moção foi aprovada com a abstenção do CDS.
A taxa era apenas cobrada a empresas e comércio mas teve o mesmo caminho que as de Lisboa e Vila Nova de Gaia: foi declarada inconstitucional. Tribunal diz que se trata de um imposto.
Os direitos e obrigações não são apenas legítimos dos contribuintes para o Estado, pelo que enquanto Medina não pagar, até ao último cêntimo, o que deve aos lisboetas, a CML não é uma entidade de bem.
Um autocarro ardeu em 2017 dentro do Túnel do Marão. O inquérito realizado na sequência do acidente revela que houve uma falha de 36 minutos entre o alerta dado e o início do combate ao incêndio.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa revelou que a autarquia está a ponderar processar o Estado português. Em causa está a declaração de inconstitucionalidade da Taxa de Proteção Civil.
vereadores do PSD e do CDS-PP na Câmara Municipal de Lisboa defenderam esta segunda-feira que os valores pagos pelos munícipes relativos à Taxa Municipal de Proteção Civil, entretanto considerada inco
Não sei o que é pior: se ver as falhas da Proteção Civil expostas numa auditoria do Tribunal de Contas, se descobrir que as recomendações feitas há dois anos foram na maioria ignoradas ou adiadas.
A Proteção Civil pede à população que seja cuidadosa devido à diminuição da temperatura. No comunicado, a Autoridade Nacional pede que as pessoas apoiem os mais fragilizados, como doentes e idosos.
É a conclusão de uma auditoria do próprio Tribunal de Contas que critica "grande rotatividade dos cargos de direção" e "inadequado acompanhamento" da atividade de associações de bombeiros.
A autarquia vai devolver o dinheiro da taxa de proteção civil pago pelos lisboetas até 15 de março. Devolução vai ser feita por vale postal excluindo nos casos em que o valor é superior a 5 mil euros.
O Governo detém seis helicópteros Kamov. Mas estão todos parados. O INEM e a Proteção Civil não podem contar com as aeronaves e a empresa responsável entrou em diferendo com a autoridade responsável.
A Câmara Municipal de Lisboa diz que vai devolver a taxa municipal de proteção a 223 467 mil contribuintes até à segunda quinzena de fevereiro. Mas a forma de pagamento ainda não está fechada.
Carlos Castro foi vereador com a pasta da Proteção Civil em Lisboa. Falhou a eleição em outubro, mas Medina chamou-o para assessor nessa área. É uma "contratação natural e até óbvia", diz a câmara.
Os Bombeiros do distrito do Porto estão indignados com o facto de o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, Augusto Arnaut, ter sido constituído arguido devido à tragédia deste verão.
A Proteção Civil alertou para um agravamento das condições meteorológicas a partir da manhã desta quarta-feira e até às 8h00 de quinta-feira. Chuva, neve, vento e ondulação vão estar mais fortes.
Vila Real anunciou um investimento de dois milhões de euros na construção do Centro de Proteção Civil, que vai concentrar os serviços distritais, municipais e elementos da GNR.
Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.