Proteção Civil
Desastres Naturais

MAI: Entreajuda na Europa é “fundamental”

"O trabalho conjunto envolvendo todos os países europeus é fundamental", disse o ministro da Administração Interna, enquanto assistia a um exercício europeu de proteção civil no Seixal.
PSD

Deputado apela a PR a que não dê posse a Cabrita

1765
Duarte Marques pede a Marcelo Rebelo de Sousa que não dê posse ao ministro da Administração Interna "enquanto Cabrita não pagar o que deve aos bombeiros". Honorários estarão em atraso há 22 dias.
Governo

Patrícia Gaspar vai fazer parte do próximo Governo

4707
A antiga porta-voz da Proteção Civil, e Comandante Nacional do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, vai assumir funções políticas como secretária de Estado. A notícia é avançada pelo JN.
Proteção Civil

Proteção Civil “pequena percentagem” da dívida 

A Proteção Civil pagou nos últimos dias cerca de 1,3 milhões de euros referente às despesas extraordinárias com os incêndios rurais. Liga dos Bombeiros diz tratar-se de uma “pequena percentagem”.
Desastres Naturais

Incêndios. Proteção Civil vigilante até fim do mês

A Proteção civil vai manter um elevado nível de prontidão na resposta aos incêndios. Apesar do fim do Verão, o número de incêndios continua alto e existe a necessidade de "plena vigilância".
Proteção Civil

Comandante que desviou 100 mil euros recebe avença

16028
Ex-comandante foi condenado a quatro anos e meio de pena suspensa por desviar mais de 100 mil euros da Proteção Civil. Terá sido contratado em regime de avença, ainda durante a fase de julgamento.
Administração Interna

Golas. PJ fez buscas no gabinete de Cabrita

405
Quando a polícia fez uma operação a nível nacional por causa dos contratos da Proteção Civil, a 18 de setembro, também fez buscas no gabinete do ministro da Administração Interna.
Câmara Municipal Lisboa

Juros de proteção civil com prazo alargado

A câmara municipal de Lisboa estendeu inicialmente o prazo até ao fim de julho, tendo voltado a decidir outra extensão até ao final deste mês.
Bombeiros

Bombeiros em situação de "sufoco financeiro"

435
Segundo Jaime Marta Soares, a não regularização dos pagamentos até sexta-feira coloca os bombeiros numa situação de "sufoco financeiro" que "pode pôr em causa o socorro em Portugal".
Proteção Civil

Processo das golas anti-fogo já tem sete arguidos

450
Além do ex-secretário de Estado, do seu adjunto e do presidente da Proteção Civil há mais quatro arguidos, dois deles empresas. Foxtrot Aventura recusa declarações, Brain One diz que não é.
Proteção Civil

6 milhões em equipamentos de proteção a bombeiros

349
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil pode gastar este ano cerca de 403 mil euros e em 2020 mais de 5,5 milhões de euros. O objetivo é aumentar a proteção dos bombeiros.
Proteção Civil

Artur Neves fez louvor ao seu ex-adjunto padeiro

623
O louvor foi feito a 18 de setembro, mas só foi publicado em Diário da República esta quinta-feira. Mas houve mais 11 louvores atribuídos nesse dia: de militares a motoristas.
Furacão

Lorenzo. Bombeiros e Proteção Civil reúnem-se 

"Será uma reunião para limar arestas, porque, em boa verdade, já fizemos todos o nosso trabalho de casa", explicou à agência Lusa Nuno Henriques, comandante do corpo de Bombeiros Voluntários do Faial.
Proteção Civil

PSD com "surpresa e choque" no Parlamento Europeu

Sendo "evidente que a capacidade de prevenção e resposta de Portugal é frágil e insuficiente", o PSD não percebe porque está Portugal fora da fase de transição do programa da UE RescEU.
Corrupção

MP investiga contratos do filho de Artur Neves

460
Contratos do filho do ex-governante estão a ser investigados pela Justiça. Gabinete anti-fraude europeu está a par das suspeitas que envolvem contratos de 3,2 milhões financiados com fundos europeus.
Proteção Civil

Cabrita mantém confiança em presidente da ANEPC

1425
O ministro diz ainda que respeita a decisão tomada pelo presidente. Mourato Nunes não se demitiu mesmo depois de ter sido constituído arguido no âmbito da investigação ao negócio das golas antifumo.
Proteção Civil

Presidente da Proteção Civil constituído arguido

999
A informação, avançada pela Agência Lusa, foi entretanto confirmada pela própria Proteção Civil. Mourato Nunes nega qualquer envolvimento no caso, tendo por isso decidido manter-se no cargo.
Proteção Civil

Artur Neves, de construtor a governante efémero

526
Antes de ser secretário de Estado, foi presidente de junta e de câmara em Arouca, construtor de autoestradas. Demitiu-se esta quarta-feira, entre a polémica das golas inflamáveis e buscas da PJ.
Proteção Civil

Secretário de Estado demite-se e é arguido

4799
Artur Neves demitiu-se no dia em que a PJ fez buscas ao seu gabinete. Ministério Público está a investigar o "Aldeia Segura" e um outro programa do Governo destinado a alertar as populações via SMS.
Açores

Proteção Civil dos Açores emite alerta sobre tempo

Aviso amarelo por causa da precipitação, que poderá ser forte e acompanhada de trovoada atinge as ilhas de Flores, Corvo, Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial.
Proteção Civil

Incêndios. Proteção Civil apela a cuidados extra

É proibido fazer queimadas, lançar fogo de artifício sem autorização e usar grelhadores no espaço rural. Proteção Civil apela à população para adequar os comportamentos face ao elevado risco de fogos.
Incêndios

Incêndios. Governo declara situação de alerta

298
Governo decreta situação de alerta de agravamento do risco de incêndio até domingo. Antes, Proteção Civil já tinha emitido alerta vermelho para 13 distritos do país.
Incêndios

Risco de incêndio coloca 12 distritos em alerta

Doze distritos de Portugal continental estão em alerta especial amarelo, devido ao risco de incêndio, informou a Proteção Civil, que pediu à população para evitar comportamentos de risco.
Proteção Civil

Patrícia Gaspar: "Até a morte me desejaram" /premium

2534
Patrícia Gaspar diz que portugueses têm de defender "Aldeias Seguras" do caso das "golas". E defende o regresso do Serviço Militar Obrigatório, que pode ser cumprido nos bombeiros, PSP ou GNR.
Proteção Civil

Évora. Substituído helicóptero de combate a fogos

O helicóptero ficou inoperacional por danos estruturais provocados pela queda de uma paraquedista em cima do aparelho. Mulher ficou ferida com gravidade. Acidente ocorreu no domingo.
Proteção Civil

Proteção Civil: ajuste direto em 85% dos contratos

489
De 2008 a 2019, a Proteção Civil terá assinado 85% dos seus contratos públicos por ajuste direto, calculou o Expresso. Desde 2018, vários contratos têm sido celebrados com o regime "consulta prévia".
Proteção Civil

Fogos. SMS de alerta ainda em testes

Novo sistema de SMS da Proteção Civil já está operacional, mas não foi totalmente testado. Ainda não foi usado porque não houve alerta vermelho. Mas em Pedrógão Grande também só havia alerta amarelo.
Governo

A interpretação literal do regime socialista  /premium

959
A República Portuguesa é “um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular”, diz a CRP. Devemos interpretar literalmente, ou ler “é um regime patrimonialista, baseado no domínio do PS”?
Proteção Civil

Proteção Civil pode vir a devolver fundos europeus

286
A contratação após consulta prévia é possível, mas só em casos excecionais. A compra de golas e kits para o programa Aldeia Segura pode assim ter violado o Código dos Contratos Públicos.
Proteção Civil

Artur Neves pode ter violado Código de Conduta

131
O caso que envolve o secretário de Estado da Proteção Civil e os contratos que a empresa do filho celebrou com o Estado podem violar o Código de Conduta do Governo.
Proteção Civil

Gola é inflamável, admitiu Artur Neves há um ano

243
Na SIC, há mais de um ano, José Artur Neves confirmou que as golas antifumo não eram feitas com tecido não inflamável. "Devem humedecer-se", disse no programa de Júlia Pinheiro.
Proteção Civil

Secretário de Estado Artur Neves não se demite

1877
"Não tenho qualquer participação na referida empresa nem intervenção na sua atividade", assegurou José Artur Neves sobre os contratos que a empresa do filho celebrou com o Estado.
Governo

"Secretário de Estado tem de ser demitido. É lei."

357
O presidente da Associação Integridade e Transparência diz que a lei é clara e o secretário de Estado tem de ser demitido. O CDS quer explicações do ministro sobre a questão de incompatibilidade.
Incêndios

Moura. Fogo em casa faz 2 feridos e 5 desalojados 

Os feridos são um bombeiro da corporação de Moura e a proprietária da casa. A mulher foi levada para o hospital de Beja. Cinco pessoas foram realojadas numa segunda habitação da família.
Incêndios

Risco de fogos vai agravar-se nos próximos dias

Nas próximas 48 horas, as temperaturas vão subir e a humidade vai diminuir. Na quarta-feira, os termómetros podem chegar aos 40º C no Alentejo. Proteção Civil apela a cuidados redobrados.
Incêndios

Incêndios. PCP quer apurar responsáveis sobre Kits

365
Os comunistas frisam que “as várias questões que estão associadas aos «kits» distribuídos em aldeias do País exigem o rigoroso apuramento de responsabilidades”.
Governo

Golas. Adjunto do secretário de Estado demite-se

2126
Francisco José Ferreira, técnico que era adjunto do secretário de Estado da Proteção Civil, demitiu-se. Tinha sido noticiado o seu envolvimento na compra das golas inflamáveis pela Proteção Civil.
Proteção Civil

Golas. Adjunto de Artur Neves indicou empresas

2222
O presidente da concelhia do PS em Arouca e adjunto do secretário de Estado reconhece que recomendou empresas à Proteção Civil. Governo alegou urgência para não recorrer a concurso público.
Proteção Civil

Rio quer MP a investigar kits de golas inflamáveis

227
O presidente do PSD diz que o processo de compra e distribuição dos kits é grave politicamente. Mas que compete ao Ministério Público averiguar os termos em que a compra foi feita.
Proteção Civil

Secretário de Estado responsabiliza Proteção Civil

5778
José Artur Neves desmente que o governo tenha coordenado a aquisição dos kits inflamáveis. Contrato mostra que a compra das golas foi autorizada, aprovada e assinada pelo presidente da Proteção Civil.
Proteção Civil

Golas inflamáveis custaram mais do dobro

11198
Os equipamentos tiveram um custo de 1,80 euros por unidade, mas o valor de mercado fica entre 63 e 74 cêntimos. Empresa que os produziu diz que custo se deve à pressa. MAI ordena inquérito "urgente".
Incêndios

Golas inflamáveis: duas versões e uma irritação /premium

482
Proteção Civil disse primeiro que golas eram apenas para sensibilização, mas depois também que serviam para retiradas rápidas. Já o ministro atacou os media. A polémica entre acusações e dúvidas.
Incêndios

Notícia é "irresponsável" e "alarmista"

2028
PSD exige que o Governo recolha as golas inflamáveis e chama a Eduardo Cabrita "ministro da propaganda". Governante diz que notícia é "alarmista e irresponsável".
Incêndios

Golas inflamáveis. Sintra e Soure avisam população

177
A Câmara de Sintra disse que "desconhecia" as informações vindas a público sobre a composição dos materiais que compõem o 'kit. Câmara de Soure pede à população para não serem usadas.
Incêndios

Proteção Civil distribuiu 70 mil golas inflamáveis /premium

16798
Proteção Civil distribuiu 70 mil golas inflamáveis em aldeias de risco. Fornecedor propôs material resistente a fogo, mas ANPC achou caro. Diz que golas são para "sensibilização" e não as vai recolher
Incêndios

Fogos. Autarcas sem certas "responsabilidades"

105
Presidente do CIM de Coimbra diz que há responsabilidades na Proteção Civil que cabem ao Governo, pelo que os autarcas não as podem assumir. "O Governo não pode responsabilizar só os autarcas", diz.
Incêndios

Dominados fogos em Alijó e Sobral do Campo

1281
Incêndios tinham começado na quarta-feira e foram dominados na madrugada desta quinta-feira. A A4 chegou a estar fechada cerca de seis horas.
Incêndios

Incêndio. Portugal ainda não usou rede RescEU

O mecanismo é voluntário e foi estabelecido há quatro meses. Portugal pode solicitar meios aéreos e a Comissão Europeia financia parte dos custos. Este fim de semana, o país só pediu 13 mapas.
Incêndios

Kamov em Vila Real, Ferreira do Zêzere e Loulé

Os três Kamov ainda estão estacionados no distrito de Bragança. Poderão voar a qualquer instante mas aguardam por "autorizações burocráticas". Atualmente, faltam seis meios aéreos dos 60 previstos.
Proteção Civil

Proteção Civil alerta para risco de incêndios

O IPMA prevê o “agravamento do risco de incêndio” rural na quarta e quinta-feira. Risco é maior no interior do país. Temperaturas só devem baixar ligeiramente na quinta-feira.
Incêndios

Proteção. Autarcas são os primeiros responsáveis

4604
António Costa diz que autarcas são os "primeiros responsáveis pela proteção civil em cada concelho", face a críticas como a do vice-presidente da Câmara de Vila de Rei sobre a prevenção dos incêndios.
Apps

Onde pára a Firerisk, a app de fogos de concelhos?

101
Em 2018 era notícia que Castelo Branco tinha uma app de alertas de fogos, que fez parte do Simplex. Projeto acabou em 2019 por falta de dinheiro. Instituições têm de ter mais "coragem", diz fundadora.
Incêndios

Fogo em Tabuaço dominado às 11h08

419
Depois de 20 horas de combate às chamas, o incêndio em Tabuaço foi dominado. Na operação, estiveram envolvidos 254 bombeiros, com o apoio de 76 meios terrestres e oito meios aéreos.
Incêndios

Incêndios. Programas protegem 1909 aldeias 

Os programas prolongam-se até agosto. O objetivo é desenvolver estratégias de proteção dos aglomerados populacionais em caso de incêndios rurais e incentivar a participação dos habitantes.
SIRESP

SIRESP. Estudo não é da Universidade de Aveiro

743
Estudo que arrasa SIRESP foi entregue ao Governo com o símbolo da Universidade de Aveiro, como participante, mas o reitor garante que nunca foi avisado do estudo e que a Universidade não participou.
Governo

Governo contou meios de avaliação como de combate

560
Observatório do Parlamento critica decisão do Governo de contar as aeronaves de avaliação como meios de combate. "Em anos anteriores estes meios não foram considerados como sendo de combate", lembra.
Incêndios

Mais de 80 bombeiros combatem chamas em Vialonga

Proteção Civil refere que o fogo consumiu principalmente mato. Zona a arder situa-se perto da urbanização de Casal Estanques. Situação "está dominada".
Incêndios

Meios aéreos de combate a incêndios saem de Seia

533
Abatimento da pista no Centro de Meios Aéreos (CMA) de Seia obriga a proteção civil a deslocar meios aéreos para Castelo Branco. Situação poderá ser revertida assim que as condições o permitam.
Incêndios

Alandroal. Fogo foi dominado

O incêndio foi dado como dominado às 22h00. Chamas lavraram numa área de pasto, mato e povoamento florestal. Não houve casas em perigo. Três bombeiros ficaram feridos por inalação de fumos.
SIRESP

SIRESP funciona e é eficaz, garante Governo

262
Num debate organizado pelo BE, José Artur Neves assegurou que o SIRESP é "uma rede robusta, segura, capaz". BE acusa o Governo de "prometer, mas não cumprir" no controlo do SIRESP pelo Estado.
Proteção Civil

Proteção civil: começa o maior exercício de sempre

444
Sismo em Évora, Setúbal e Lisboa, forte temporal em Aveiro. O simulacro começa esta terça-feira, dura até sábado e terá a participação de mais de 3.600 operacionais e 2.200 figurantes.
Meteorologia

Incêndios. País em alerta durante a semana

O país estará até quinta-feira em alerta devido ao aumento das temperaturas. Oito distritos estarão em Estado de Alerta Especial Amarelo. Bombeiros voluntários estão dispensados dos seus empregos.
SIRESP

Centeno: Negociações sobre SIRESP são "urgentes" 

110
Apesar de reconhecer a urgência das negociações sobre o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança, Mário Centeno sublinhou que essas questões "não se comentam à frente dos microfones".
Proteção Civil

Proteção Civil pagou combustível na novela da SIC

337
A ANEPC não recebeu qualquer pagamento da SP Televisão, tendo pago até o combustível dos meios usados nas gravações da nova da SIC. O objetivo foi recriar os incêndios de outubro na região Centro.
Incêndios

Bombeiros e INEM mobilizados para novela da SIC

240
Proteção Civil disponibilizou meios para recriar fogos de outubro de 2017, mas garante que apenas estão em causa "reservas". Liga dos Bombeiros pede demissões por situação "vergonhosa".
Proteção Civil

País. Realizado maior exercício da proteção civil 

O exercício realiza-se em Lisboa, Aveiro, Setúbal e Évora. Serão simuladas condições meteorológicas adversas em Aveiro e um sismo no sul do país. Objetivo é testar a resposta conjunta nacional.
Incêndios

Incêndios. Militares no terreno devido ao calor

A temperatura vai subir acentuadamente nos próximos dias e, para prevenir fogos, nove patrulhas das Forças Armadas vão reforçar a vigilância em oito distritos do continente.
Governo

Serviço de bombeiros e proteção civil modernizado 

343
O Governo sublinha que a medida vai permitir implementar um sistema de proteção civil mais eficaz. Foram ainda aprovadas as regras de atribuição e de cálculo das pensões de reforma dos bombeiros.
PSD

PSD pede apreciação de lei da Proteção Civil

100
O PSD pediu a apreciação da parlamentar da lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em vigor deste 1 de abril. Para o partido, a lei consagra uma "incoerência territorial".
Lisboa

Câmara de Lisboa devolve juros da proteção civil

A Câmara Municipal de Lisboa vai fazer a devolução de cerca de três milhões de euros de juros indemnizatórios da taxa de proteção civil, declarada inconstitucional em 2017.
Incêndios

Antecipar o risco e prevenir "é a grande lição"

Antecipar o risco e prevenir é "a grande lição" a retirar do histórico dos incêndios em Portugal, defendeu o presidente da Proteção Civil, para quem os sistemas de resposta e combate insuficientes.
Acidentes e Desastres

Queda de viatura no Cabo Espichel faz um morto

Um homem morreu esta tarde depois de a viatura em que seguia ter caído na zona do Cabo Espichel. Foi uma queda de cerca de 100 metros. Corpo foi resgatado por um helicóptero da Força Aérea.
Meteorologia

Fim-de-semana com muita chuva e vento

280
Agravamento do estado do tempo vai acontecer no fim-de-semana, com chuvas e ventos fortes. Proteção Civil não aconselha passeios em zonas costeiras, ou a prática de desportos marítimos.
Incêndios

Proteção Civil renova aviso devido ao calor

O aviso é feito por causa das temperaturas altas e humidade baixa dos próximos dias. A Proteção Civil pede cuidados redobrados na utilização do fogo durante todo o fim-de-semana.
Incêndios

Incêndio em Castelo de Paiva evolui para Arouca

406
Um incêndio no concelho de Castelo de Paiva está ativo e as autoridades chegaram a ponderar evacuar uma povoação. Fogo já atinge concelho de Arouca.
Incêndios

Portugal regista mais de dois mil fogos em 2019

149
A Proteção Civil fez um balanço do número de incêndios rurais registados em Portugal. Porto e Vila Real lideram os distritos com maior número de ocorrências.
Incêndios

Fogo em Azeméis agravou com o vento

506
Depois de um atenuar da situação a meio da manhã, quando o fogo chegou a ter apenas uma frente ativa, mas houve reacendimentos. Governo declarou situação de alerta até domingo.
Incêndios

Proteção Civil alerta para incêndios rurais

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso sobre o perigo de incêndio rural, devido à manutenção de temperaturas acima do habitual para a época e muito vento.
Incêndios

Dominado incêndio em Viana do Castelo

O incêndio que deflagrou nesta segunda-feira, cerca das 12:35, em São Mamede, Areosa, em Viana do Castelo, foi dado como dominado pelas 18:26, disse à Lusa fonte da proteção civil.
Proteção Civil

Marcelo promulga diploma que bombeiros rejeitam

106
O líder dos bombeiros disse que "só por cima do nosso cadáver" é que a nova orgânica da Proteção Civil seria cumprida. E ameaçou com uma "rebelião nacional". Mas Marcelo acaba de promulgar o diploma.
União Europeia

UE. Proteção civil reforçada para apoio aos países

O Mecanismo Europeu entra esta quinta-feira em vigor para "garantir que a Europa está preparada para a temporada de incêndios florestais". O mecanismo inclui aviões de combate e helicópteros.
Proteção Civil

Nova lei orgânica da Proteção Civil aprovada

Após a aprovação da nova lei, a Proteção Civil passa a chamar-se Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Foi ainda criada uma força especial para responder a situações de emergência.
Bombeiros

Liga dos bombeiros chega a consenso com Governo

A nova lei da Autoridade Nacional de Proteção Civil sofreu alterações de "180 graus" entre a proposta apresentada inicialmente e a versão final.
Açores

Alerta de mau tempo para os Açores

Segundo o IPMA, "uma superfície frontal fria associada a uma depressão" deverá piorar o estado do tempo nos grupos central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e oriental (São Miguel e Santa)
Parlamento Europeu

Vem aí um novo mecanismo de resposta a catástrofes

183
Novo Mecanismo Europeu de Proteção Civil reforça a capacidade da União Europeia de responder a catástrofes e de preveni-las. Legislação foi aprovada com 620 votos a favor, 22 contra e 35 abstenções.
Proteção Civil

"Pequenas" alterações na lei de Proteção Civil

A Liga dos Bombeiros Portugueses aprovou moção em que solicita ao Governo alterações "pontuais" em quatro artigos da proposta de lei orgânica da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Bombeiros

Bombeiros podem aceitar proposta do Governo

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) disse que existem condições para aprovar a última proposta do Governo de alteração à lei orgânica da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Proteção Civil

Proteção Civil: cheias, inundações e vento extremo

295
Para os próximos dias, prevê-se um agravamento das condições meteorológicas, alerta a Proteção Civil num alerta emitido ao final da manhã desta quinta-feira.
Bombeiros

Marta Soares não aceita comandos sub-regionais

A proposta do Governo prevê que os atuais 18 comandos distritais de operações e socorro acabem, dando lugar a cinco comandos regionais e 23 comandos sub-regionais de emergência e proteção civil.
Timor-Leste

Timor aprova Conselho de Proteção Civil 

O novo Conselho Interministerial de Proteção Civil será responsável por "lidar rapidamente com situações de emergência, casos de desastres naturais e incêndios", disse o primeiro-ministro de Timor.
Proteção Civil

Catástrofes. Proteção Civil passa a enviar alertas

756
Segundo o decreto-lei, a proteção civil pode enviar um "aviso preventivo" para informar a população ou um "aviso de ação" com medidas concretas de autoproteção em caso de acidente ou catástrofe.
Açores

Proteção Civil prevê precipitação forte nos Açores

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) alertou para a possibilidade de ocorrer chuva forte nas ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira).
Bombeiros

Bombeiros suspendem protesto até 29 de dezembro

Alterações na área da Proteção Civil fizeram com que a Liga dos Bombeiros abandonasse a estrutura da Autoridade Nacional da Proteção Civil e suspendido a informação operacional aos CDOS.
Bombeiros

Governo e bombeiros voltam ao diálogo

O MAI e a Liga dos Bombeiros Portugueses vão reunir-se em Lisboa para negociações sobre propostas na área da proteção civil. Eduardo Cabrita diz que é fundamental reforçar papel dos bombeiros.
Proteção Civil

INEM. Governo ordena "inquérito técnico urgente"

464
O comandante distrital do Porto da Proteção Civil disse desconhecer "qualquer atraso nas comunicações" entre bombeiros e aquela entidade. MAI quer saber o que correu mal com os alertas.
Proteção Civil

INEM. Proteção Civil não atendeu chamada de alerta

3611
Segundo a NAV, à 19h40 foi avisada a Força Aérea Portuguesa, 20 minutos depois de terem sido contactados os CDOS do Porto, Braga e Vila Real, que “não atenderam".
Bombeiros

MAI apresenta queixa-crime contra os bombeiros

2175
No incêndio morreu uma pessoa. O MAI fala em situação de "grave risco" resultante da ausência de comunicação dos bombeiros ao Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa.
Bombeiros

Bombeiros já têm comandos autónomos, diz o Governo

O secretário de Estado da Proteção Civil lembrou que os bombeiros já têm "comandos autónomos" atribuídos ao nível local e refere que é preciso clarificar e reforçar os níveis desse comando.
Meteorologia

Costa portuguesa sob aviso amarelo

As barras fechadas são: Aveiro, Caminha, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Portinho da Ericeira e S. Martinho do Porto.
Bombeiros

Bombeiros. Parlamento agenda várias audições

Conflito já levou o Presidente da República a pedir que todos os intervenientes evitem afirmações públicas que dificultem o diálogo neste "domínio muito sensível" da Proteção Civil.
Bombeiros

Rio apela ao retomar do diálogo com os bombeiros

O líder do PSD considera que o Governo cometeu um erro em não ter dialogado com os bombeiros. Reforma da Proteção Civil tem de ser feita com os bombeiros e não contra, salientou.
Proteção Civil

Proteção Civil garante proteção de cidadãos

O presidente da Autoridade Nacional da Proteção de Proteção Civil garantiu a segurança dos portugueses e recusou-se a fazer comentários políticos sobre as negociações do MAI com os bombeiros.
Açores

Autoridades alertam para mau tempo nos Açores

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores foram emitidos avisos amarelos para o grupo Ocidental (Flores e Corvo) referente a vento no período entre as 11 e as 15 horas.
Proteção Civil

Proteção Civil garante "resposta pronta e eficaz"

A Proteção Civil assegura que a suspensão da informação operacional por parte dos bombeiros não está a colocar em risco a "resposta pronta e eficaz" no socorro às populações.
Proteção Civil

Bombeiros: Proteção Civil garante "normalidade"

Comandante operacional, Pedro Nunes, garantiu a Proteção Civil está a "funcionar normalmente", apesar de admitir que os bombeiros não reportaram as ocorrências como de costume
Bombeiros

Bombeiros. Liga garante socorro às populações

Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, garantiu que a ausência de reporte à Proteção Civil não compromete o socorro à população
Proteção Civil

Ocorrências reportadas caíram 71% em Lisboa  

173
Proteção Civil registou menos 71,5% de ocorrências reportadas em Lisboa, um dia depois de a Liga dos Bombeiros ter apelados aos bombeiros para que deixassem de avisar os centros de comando.
Proteção Civil

Marcelo pede contenção a bombeiros e Governo

216
Presidente da República quer que Governo e bombeiros suavizem o tom das declarações num "domínio muito sensível" como é o da Proteção Civil.
Proteção Civil

Proteção Civil. Bombeiros abandonam estrutura

Liga dos Bombeiros Portugueses decidiu "abandonar de imediato" estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em protesto contra diplomas do Governo sobre estruturas de comando.
Acidentes e Desastres

A ponte

Em Borba, não há volta a dar, nem panos quentes, nem as conversas redondas, moles e fiadas do costume. Toda a gente sabe. Toda a gente viu.
Proteção Civil

Borba. Encontrada estrutura que pode ser um carro

A Proteção Civil encontrou esta quinta-feira durante as operações em Borba, Évora, uma estrutura metálica que poderá ser uma das viaturas que estão submersas na pedreira junto à estrada que desabou.
Meteorologia

Proteção Civil alerta para risco de inundações

1068
O IPMA prevê, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, com precipitação persistente e por vezes forte, trovoadas e agitação marítima na costa ocidental.
Proteção Civil

Municípios contra proposta para Proteção Civil

O Governo propõe a criação dos comandos regionais de emergência e proteção civil do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, bem como dos comandos sub-regionais.
Bombeiros

Liga dos bombeiros faz primeiro protesto em Lisboa

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) realiza este sábado uma concentração na Praça do Comércio, em Lisboa, para protestar contra as propostas do Governo na área da proteção civil.
Acidentes e Desastres

Resgate das vítimas implica retirar água e terra

Um dos corpos já foi recuperado. Junto ao local estará uma segunda vítima mortal. Os três outros desaparecidos possam estar submersos e soterrados. Ao longo de anos houve vários avisos para o perigo.
Acidentes e Desastres

Situação complexa: as imagens da operação em Borba

O Observador está em Borba a acompanhar as "complexas operações de resgate". As primeiras imagens revelam a dimensão do desabamento, a profundidade da pedreira e os trabalhos de socorro.
Orçamento do Estado

BE "nunca procura alianças negativas", diz líder

Bloco, PSD e CDS vão travar nova taxa de Proteção Civil -- como noticiado pelo Observador há cinco dias --, mas a líder bloquista, Catarina Martins, diz que não se trata de "aliança negativa".
Proteção Civil

Alerta de mau tempo para esta sexta-feira

614
Chuva forte e rajadas vento até 100 km/hora a partir das 12h00 desta sexta até às 6h00 de sábado. A previsão do agravamento do estado do tempo levou a Proteção Civil a lançar a um alerta à população.
Incêndios

Incêndio em supermercado está dominado

O incêndio, que deflagrou no supermercado E.Leclerc, está agora em fase de rescaldo. Há registo de um bombeiro ferido. O fogo alastrou-se a uma velocidade significativa devido a material inflamável.
Proteção Civil

Proteção Civil alerta para agitação marítima 

A Proteção Civil dos Açores alertou que, após a passagem de uma superfície frontal fria, o tempo será condicionado por uma corrente moderada a forte de norte/noroeste, prevendo-se agitação marítima.
Proteção Civil

Exercício "A terra treme" para prevenir sismos

119
O exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico "A Terra Treme" convida a população a executar os três gestos de autoproteção: Baixar, proteger e aguardar.
Parlamento

Taxas inconstitucionais devolvidas com juros

Depois de câmaras terem sido obrigadas a devolver dinheiro de taxa de proteção civil inconstitucional, PSD e CDS conseguiram agora aprovar norma para que devoluções passem a ser com juros.
Proteção Civil

Dirigentes da ANPC designados por concurso

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que define a orgânica da ANPC, com um sistema de concurso para dirigentes e um modelo de base metropolitana ou intermunicipal.
Incêndios

Força Aérea quer meios aéreos "livres de encargos"

506
Ministros da Administração Interna e da Defesa devem nomear quatro elementos cada para o grupo que vai acompanhar a transição de competências para da ANPC para os militares.
Açores

Alerta de chuva forte nos Açores 

As previsões apontam para aguaceiros por vezes fortes nas ilhas do grupo Oriental, por causa de uma depressão centrada a sueste do arquipélago.
Proteção Civil

Autoridades tentam resgatar pessoa presa em ravina

As autoridades estão a conduzir uma operação de resgate para retirar uma pessoa que esta quinta-feira à tarde ficou presa numa ravina no Burgau, em Vila do Bispo.
Ministério Administração Interna

Leslie. Administração Interna não emitiu alerta 

Eduardo Cabrita não emitiu despacho de alerta que podia reforçar os meios de proteção e socorro durante a tempestade Leslie. Técnicos da Proteção Civil dizem que "não era tão importante quanto isso".
Proteção Civil

Ausência de comandante durante a tempestade Leslie

O presidente da Câmara da Figueira da Foz anunciou a abertura de uma averiguação à ausência do coordenador da Proteção Civil.
Proteção Civil

MAI estuda alargamento de mensagens de alerta

O MAI anunciou que vai estudar a possibilidade de alargar a difusão de mensagens de alerta por telemóvel às populações a outras situações de proteção civil, além dos incêndios.
EMEL

Proteção de Dados "vai averiguar" SMS da EMEL

207
A EMEL enviou uma mensagem "Aviso Proteção Civil Lisboa" a avisar do furacão Leslie, mas a Proteção Civil garante que "não teve nada a ver". Comissão de Proteção de Dados confirma: vai investigar.
Furacão

Furacão Leslie: 61 desalojados e 300 mil sem luz

1869
A tempestade não fez, garantiu o INEM, quaisquer mortos. Contudo, provocou quase 2 mil ocorrências, sobretudo queda de árvores, desalojados e mais de 300 mil pessoas ficaram sem luz.
Furacão

INEM garante que Leslie não fez qualquer morto - como aconteceu

3977
O furacão, o pior desde a tempestade de 1842, entrou em Portugal. Mudou de direção e seguiu para norte. Há 15 distritos em alerta amarelo. Há 27 feridos ligeiros e 61 desalojados.
Furacão

Furacão Leslie: os conselhos da Proteção Civil

333
A Autoridade Nacional de Proteção Civil apelou à população que proteja "os seus", "bens e patrimónios" e que evite "ao máximo andar na rua". Zonas costeiras e arborizadas são as mais perigosas.
Proteção Civil

Ex-comandante da Proteção Civil perde licenciatura

1168
O ex-comandante da Proteção Civil, Rui Esteves, tinha recebido 32 equivalências num total de 36 unidades curriculares e perdeu o grau por despacho do ministro, segundo avança a RTP.
Incêndios

"Bem-vindos ao inferno": o combate dos bombeiros

886
As caras que se viam nas zonas afetadas pelo fogo, durante noite e madrugada, repetiam-se com o passar das horas. O cansaço dos bombeiros, também, sobretudo numa estrada difícil de defender.
Incêndios

Proteção Civil. 640 fogos desde 01 de outubro

Risco de incêndio vai manter-se elevado em todos os distritos até 10 de outubro, alertou a Proteção Civil. Desde o início do mês ocorreram 640 fogos.
Incêndios

550 fogos em Portugal desde segunda-feira

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou quase 550 incêndios entre 01 de outubro e as 18:00 desta sexta-feira. Não há registo semelhante na última década.
Proteção Civil

Proteção Civil alerta para comportamentos de risco

O adjunto de Operações Nacional da ANPC Alexandre Penha alertou para um quadro meteorológico com "muito calor e vento seco", que aumenta o risco da ocorrência de incêndios.
Açores

Açores: mau tempo no grupo central e oriental

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) emitiu um alerta de mau tempo nos grupos central e oriental, que vão estar sob aviso meteorológico amarelo.
Incêndios

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para o "aumento do perigo de incêndio rural" até final da próxima semana, devido ao tempo seco e quente e à intensificação do vento de quadrante leste.
Incêndios

Incêndio em Vila Verde mobiliza 78 operacionais

O combate a um incêndio no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, está a mobilizar 78 operacionais, apoiados por 22 meios terrestres, segundo a página da Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).
Proteção Civil

Risco de incêndio "muito elevado e máximo"

A Proteção Civil alertou para o risco de incêndio "muito elevado e máximo" na generalidade dos municípios das regiões do interior Norte e Centro, Alentejo e Algarve para os próximos dias.
Incêndios

Observatório vai rever sistema de proteção civil

O Observatório Técnico Independente para análise, acompanhamento e avaliação dos incêndios, também vai analisar influência da meteorologia nos incêndios deste verão e efeito das políticas no terreno.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Acusação vai culpar Proteção Civil

202
De acordo com o semanário Expresso, a acusação do Ministério Público deverá estar pronta nas próximas duas semanas e tem como alvos centrais os comandantes operacionais do combate ao fogo.
Incêndios

Proteção civil alerta para risco de incêndio

A Proteção Civil alerta a população para o risco elevado e máximo de incêndios nas próximas horas, tendo em conta as temperaturas quentes previstas, que deverão ser acompanhadas de vento com rajadas.
Incêndios

Incêndio. Alerta baixa para laranja em 7 distritos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil anunciou esta quarta-feira que vai reduzir o alerta vermelho em sete distritos do país, a partir das 00h00 de quinta-feira, para o nível laranja.
Força Aérea

Vídeo mostra resgate da Força Aérea no Gerês

Imagens mostram o local isolado de onde um casal foi resgatado horas depois de ter sido localizado pelo Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR e pelos Bombeiros de Terras de Bouro.
Incêndios

Proteção Civil prolonga alerta vermelho até quarta

A Autoridade Nacional de Proteção Civil anunciou que vai prolongar o alerta vermelho em sete distritos do país até quarta-feira devido ao aumento do número de ocorrências que se tem registado.
Incêndios

Proteção civil deixa avisa sobre risco de incêndio

A Proteção Civil alertou, num aviso à população, para o risco máximo de incêndio florestal em concelhos das regiões do interior norte e centro, Minho, Douro Litoral e Norte do Alentejo.
Incêndios

"Não vale a pena comparar com outros incêndios"

293
O Presidente da República está em Monchique, afetada por incêndios na última semana, e deixou um recado aos decisores: "não vale a pena comparar com outros incêndios porque isso não diz nada".
Incêndios

Monchique reduz meios de combate a incêndios

O incêndio de Monchique foi considerado dominado esta sexta-feira de manhã. Os meios de combate começaram a ser desmobilizados.
Incêndios

Fogos. A vida no pavilhão que acolheu 144 pessoas /premium

1261
"Dora, é para ativar o Portimão Arena para recebermos desalojados de Monchique". Com esta mensagem, começou a ser preparado o refúgio provisório. As histórias de quem ali viveu - e de quem os recebeu.
Incêndios

Monchique. ANPC não cumpriu regra pós-Pedrogão

105
Na madrugada do passado sábado, horas depois do incêndio ter deflagrado, o número de operacionais no terreno já justificava uma alteração no comando das operações. Mas tal só aconteceu na terça-feira.
Proteção Civil

Fogos. Substituição de Vaz Pinto foi automática

420
O comandante distrital de Faro não foi afastado por falhas no incêndio, mas sim porque o fogo subiu de nível. Com mais de 648 efetivos, coordenação teria sempre de passar para comando nacional.
Incêndios

Cristas perplexa com gestão do fogo de Monchique

1361
A presidente do CDS-PP manifestou-se perplexa com a duração do incêndio em Monchique, que lavra há seis dias, questionando o tempo que o comando nacional levou a assumir o seu combate.
Incêndios

Proteção Civil explica porque não usa retardantes

A ANPC admitiu que os 40 helicópteros de combate aos incêndios não utilizam produtos químicos para retardar o fogo, explicando que isso reduz "a capacidade de transporte de elementos operacionais".
Algarve

Turistas recebem informações sobre incêndios

A informação distribuída aos turistas no Algarve tinha indicações sobre o aviso de temperaturas extremas registadas nos últimos dias, o risco de incêndio, os cuidados a ter e as proibições.
Incêndios

Monchique. Vento forte causa reativações do fogo

1502
Ao sexto dia, o fogo em Monchique chegou a Portimão e a Silves. O incêndio tem ainda duas frentes ativas. Proteção Civil diz que vento está a provocar "fortes reativações" com "grandes proporções".
Portalegre

Fogo em Marvão dominado cerca das 2h00

O incêndio que deflagrou no domingo à tarde no concelho de Marvão foi "dominado" cerca das 2h00 desta segunda-feira, segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Incêndios

Vídeo. O fogo a chegar à vila de Monchique

225
O Observador está na localidade algarvia e assistiu à forma rápida e implacável com que as chamas avançaram. Veja aqui o vídeo que regista esses momentos.
Incêndios

Fogos: alerta máximo mantém-se até segunda-feira

Os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e Viseu estarão em alerta vermelho.
A página está a demorar muito tempo.