829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Proteção Civil

Bombeiros

Presidente da Liga quer demissão na Proteção Civil

Antónia Nunes refere que a ANEPC "não tem protegido adequadamente os bombeiros" e "manifesta incapacidade" em dar aos portugueses "um sistema mais bem organizado, mais resiliente e capaz".
Luís Montenegro

Bombeiros e Proteção Civil têm de trabalhar juntos

Montenegro afirmou que o seu Governo preza muito o voluntariado nos bombeiros mas sublinhou que que é preciso profissionalizar algumas tarefas e algumas respostas.
Noticiário

10h. Lei Travão. Governo critica proposta do PS 

O ministro da presidência, Leitão Amaro, admite que a proposta de descida do IRS apresentada pelo PS viola a lei travão. Ainda neste jornal, as reações ao novo plano para a economia.
Noticiário

9h. Incêndios. Proteção Civil pede investimento

O apelo é deixado plo Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil à Agência Lusa. Ainda neste jornal, Governo vai apresentar um novo plano para a economia na próxima semana.
Noticiário

7h. Manuel Fernandes.Funeral acontece este domingo

O funeral do "eterno capitão" do Sporting parte da Praça Centenário a partir das 11h00 e é privado para a família do jogador. Ainda neste jornal, a vida de um jovem político português na Alemanha.
Noticiário

6h. Incêndios. Proteção Civil garante dispositivo

André Fernandes diz que a partir de segunda-feira estão disponíveis mais de 14 mil operacionais. Os meios aéreos podem chegar aos 72. Ainda, Governo vai apresentar um novo plano para a economia.
Coimbra

Dois feridos em incêndio numa fábrica de madeiras

Os feridos são um bombeiro e um trabalhador da empresa atingida pelo fogo, detetado cerca das 9h00, na Zona Industrial de Vila Nova de Poiares.
Proteção Civil

Montenegro pede união no combate aos incêndios

Às portas do verão, Luís Montenegro destacou a necessidade de união dos bombeiros perante uma altura crítica do ano. É preciso estar à altura da "ação mais nobre" existente: "o bem comum", afirmou.
Bombeiros

Bombeiros recebem novas viaturas no âmbito do PRR

Vão ser entregues às corporações de bombeiros 10 veículos florestais de combate a incêndios e cinco veículos tanque táticos florestais ao abrigo de um programa do Plano de Recuperação e Resiliência.
Proteção Civil

Guarda pede verbas para Proteção Civil

A Câmara Municipal da Guarda entregou metade do apoio atribuído anualmente às três corporações de bombeiros e às quatro equipas de sapadores florestais do concelho.
Noticiário

12h. Mau tempo já provocou 120 ocorrências hoje

Quedas de árvores e inundações estão entre as principais ocorrências. Também neste jornal, a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública alerta para um elevado tempo de espera nas urgências.
Incêndios

Fogos: Governo "faz tudo" para "verão tranquilo"

Em Santarém, Luís Montenegro expôs um "espírito de articulação" do Estado para prevenir o "flagelo dos incêndios rurais" este ano. O "esforço também precisa do impulso de cada cidadão", realçou.
Incêndios

Dispositivo de combate a fogos reforçado

Até 30 de junho vão estar disponíveis 12.096 operacionais que integram 2.690 equipas dos vários agentes presentes no terreno, além dos meios aéreos, que serão no máximo 70.
Proteção Civil

Proteção Civil: uma dimensão esquecida

A UE e os seus Estados-Membros comprometeram-se com a proteção dos seus cidadãos e uma Europa que protege deve ser capaz de responder eficazmente quando ocorre um desastre.
Noticiário

9h. Morte de Raisi. Israel diz não estar envolvido

Mau tempo continua a ser apontado como causa para queda de helicóptero que transportava Ebrahim Raisi e o MNE iraniano. Ainda, GNR faz operação para apoiar peregrinos no caminho de Santiago.
Noticiário

4h. GNR encerra buscas pelo meteorito em Viseu

GNR garante que buscas pelo meteorito em Castro Daire terminaram. Ainda, as explicações da Proteção Civil sobre o meteorito que terá caído em Castro Daire.
Noticiário

3h. Meteorito. Proteção Civil não encontrou nada

Proteção Civil não encontrou meteorito que terá caído em Castro Daire. Ainda,
Proteção Civil

Incêndios. Portalegre aumenta o número de agentes

Na fase mais "musculada" de combate aos incêndios florestais, o distrito de Portalegre vai contar com um reforço no seu número de operacionais para além dos mesmos meios aéreos face a 2023
Incêndios

Proteção Civil quer manter redução de fogos

Portugal tem vindo a reduzir a média de ignições diárias no período mais crítico nos últimos cinco anos e, para o comandante da ANAPEC, "os portugueses têm mostrado mais comportamento preventivo".
Proteção Civil

Incêndios; mais operacionais, menos meios áereos

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais terrestre contará com 14.155 elementos e 3.173 viaturas durante o período de maior empenhamento de meios. Serão menos dois meios áereos.
Porto

Corpo encontrado em praia do Porto

Um corpo de um homem foi encontrado na manhã de terça-feira na praia de Ourigo, no Porto, tendo sido recolhido pelos bombeiros sapadores do Porto. As causas da morte ainda não são conhecidas
Incêndios

Ferido grave em incêndio numa moradia em Tomar

Há registo de "um ferido grave", "por inalação de fumos", revelou uma fonte da Proteção Civil. O combate ao fogo, continua ativo, estando envolvidos 37 operacionais e 14 carros.
Bombeiros

Bombeiros denunciam divida da Proteção Civil

LBP diz que dívidas da ANEPC, que podem "chegar ao milhão de euros" no âmbito do DECIR são sobretudo de 2022 e 2023, mas há também algumas que são desde 2019.
Proteção Civil

MAI promete dialogar com corporações de bombeiros 

Margarida Blasco afirmou estar ciente "dos desafios que são vividos no dia-a-dia pelas associações humanitárias e pelos corpos de bombeiros". E assegura meios para combate aos fogos.
Proteção Civil

Proteção Civil. Concurso para 117 bombeiros

O concurso está aberto por 15 dias e destina-se ao "preenchimento de 117 postos de trabalho da carreira e categoria de bombeiro sapador da Força Especial de Proteção Civil".
Leiria

Acidente de trabalho faz uma vítima mortal 

A vítima é um homem que "aparentava ter cerca de 30 anos" e estaria a trabalhar em zona florestal, em São Pedro de Moel. O veículo agrícola que a vítima manobrava ter-se-á virado.
Noticiário

12h. Inflação acelerou, em março, para 2,3%

A primeira estimativa do INE mostra que a inflação subiu este mês mais 0,2 pontos percentuais do que tinha registado em fevereiro. Ainda, esta semana,a Proteção Civil registou mais de mil ocorrências.
Famalicão

Famalicão. Homem mortalmente atropelado por camião

O acidente deu-se em Arnoso Santa Eulália e a vítima, de cerca de 30 anos, foi atropelada pelo camião do lixo onde trabalhava. O alerta foi dado pelas 9h40 e a GNR já está a investigar a ocorrência.
Beja

Homem de 62 anos morre em incêndio em Ourique

O alerta do incêndio foi dado aos bombeiros à 1h44 e obrigou à mobilização de 18 operacionais. A vítima encontrava-se no interior da casa e o corpo já foi transportado para o hospital de Beja.
Meteorologia

Registadas 100 ocorrências devido ao mau tempo

As ocorrências estão relacionadas com vento forte, que chega aos 80 quilómetros por hora, e já foram mobilizados 819 operacionais. Para esta quarta-feira, o IPMA prevê chuva forte e agitação marítima.
Noticiário

13h. PSD não vai incluir IL no novo Governo

Em comunicado, PSD e IL informam que "não avançarão "nesta altura para a celebração de entendimentos alargados". E ainda, proteção civil regista 46 ocorrências devido ao mau tempo.
Proteção Civil

Alertas. Ventos de 100 km/h e ondas até 12 metros

As previsões apontam ainda para queda de neve ao longo desta terça-feira, não só nas terras altas, mas também em cotas mais baixas, podendo nevar no Alentejo e Algarve (São Mamede e Monchique).
Tribunal

Salas do Tribunal de Penafiel estão sob avaliação

Estão a ser avaliadas pela Proteção Civil fissuras e revestimentos em algumas salas de audiência do Tribunal de Penafiel. Não está em causa a segurança do edifício e o tribunal continua a trabalhar.
Noticiário

6h. Eleições: urnas abrem às 8h

Há 18 forças políticas a concorrer nestas eleições legislativas antecipadas. Ainda neste jornal, este domingo é também dia de Óscares.
Noticiário

22h. Proteção Civil regista 294 ocorrências 

A Proteção Civil avança que a zonas mais afetadas foram as regiões Centro e Norte. E ainda, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que "ninguém pode substituir ou condicionar a vontade do povo".
Meteorologia

Quase 300 ocorrências e danos em Santarém

Entre as 00h00 e as 20h00 foram registadas 294 ocorrências, a maioria no Norte e Centro. Quedas de árvores e inundações são as mais frequentes. Situação em Santarém "está resolvida" e sem vítimas.
Noticiário

19h. Proteção Civil regista 266 ocorrências 

As regiões Norte e Centro são as mais afetadas pela depressão Mónica. E ainda, a Comissão Nacional de Eleições rejeitou um pedido da rede diplomática na África do Sul sobre os boletins de voto.
Noticiário

8h. Mais de 300 ocorrências devido ao mau tempo

IPMA colocou toda a costa do país sob alerta devido à previsão de agitação marítima. Espera-se queda de neve no norte e interior. E, Gaza palco de novos ataques israelitas.
Meteorologia

ANEPC alerta para agravamento do tempo

Nos próximos dois dias está prevista queda de neve nas regiões norte e centro e agitação marítima forte com ondas até 7 metros. O vento também vai ser forte, com rajadas até 80km/h.
Meteorologia

Registadas 349 ocorrências até às 21h00

Quedas de árvores, de estruturas e de neve nas estradas causaram 349 ocorrências, a maioria na área metropolitana do Porto e de Lisboa. Em Algés caiu um candeeiro em cima de alguns carros.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas