824kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Miguel Tamen

Colunista

Sou professor na Universidade de Lisboa. Dei também aulas em várias universidades americanas. Escrevi alguns livros, e os meus ensaios do Observador entre 2014 e 2017 foram publicados em dois volumes de Erro extremo.

Artigos publicados

Erro Extremo

A lei da selecção nacional

Os cientistas políticos anseiam por um momento de paz laboratorial semelhante àquela de que os biólogos gozam. Como seria bom se os animais políticos se prestassem melhor à ciência.
Erro Extremo

A doença da saúde mental

Falar da mente própria é uma forma de autobiografia não-solicitada.  Não há animal que pressinta ter uma mente a quem não apeteça fazê-lo.
Erro Extremo

Menos do que pensamos

As máquinas fazem certas coisas muito mais depressa e melhor que nós; mas só fazem coisas que nós, se fossemos eternos, faríamos com uma perna às costas. 
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (XXI)

Uma rima é uma parecença entre barulhos; e para os poetas os raciocínios são geralmente como rimas. 
Erro Extremo

O Tempo

Talvez não seja frequente fazer-se perguntas sobre o que é o tempo porque se pressinta que normalmente não adianta muito fazê-las.
Erro Extremo

O bolo de Schrödinger

Não é possível simultaneamente comer um bolo e ficar com esse bolo.  Como a vários outros truísmos, a física moderna encarregou-se de oferecer um desmentido. 
Erro Extremo

A Teoria da Classe Lazeirenta

A teoria da classe lazeirenta explica o aparecimento de uma ordem de lazeirentos abnegados a fazer coisas para que, à base das suas aventuras, a sua felicidade possa ser melhor conhecida do público.
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (XX)

“Quando regresso do mar,” diz Brandão na dedicatória, “venho sempre estonteado.”   Queixava-se da luz. Quando acabamos de ler o livro nós também .
Erro Extremo

O Mistério da Educação (XVII)

A logística faz com que o dinheiro tenda a ser distribuído pelas pessoas que melhor conseguem fazer promessas a pessoas que conseguem melhor reconhecer promessas parecidas com aquilo que já fizeram.
Erro Extremo

Perigo iminente

Os devotos do perigo iminente não podem esperar um triunfo razoável das suas razões.  Se as suas razões triunfassem, morreriam num bunker com o resto de nós.
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (XIX)

Embora Salazar não fosse um devoto de futebol ou de Fátima, poderá causar perplexidade que o Presidente do Conselho seja aqui oposto ao fado e às sardinhas. A explicação porém é ainda religiosa.
Erro Extremo

O único elefante na sala

Não se conhecem as opiniões dos dois elefantes, nem realmente é necessário que se conheçam com segurança, visto que a sua principal utilidade para os outros seres animados é serem alvo de opiniões.
Erro Extremo

A timidez em política

Não existem estatísticas de confiança sobre o número de tímidos, e ele deve variar de país para país, e de comunidade para comunidade. Mas não será em média inferior a um terço dos membros da espécie.
Erro Extremo

Sem abrigos

É muitas vezes nos vãos dos prédios que assusta e faz mais impressão ver como foi familiarmente arranjada uma mesa de cabeceira; e como em cima da mesa de cabeceira há fotografias e objectos pessoais.
Erro Extremo

Quem está lá

A peça de teatro que deu origem à pergunta telefónica que agora causa perplexidade aos investigadores é o modelo do seu inquérito.
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (XVIII)

A observação de Pessoa ajuda-nos a perceber a tese extraordinária de Pascoaes: quando tudo tem aspecto de alma uma coisa pode ser outra coisa, e uma coisa que desce pode ser outra coisa que sobe.
Erro Extremo

Uma colmeia de abelhudos

Querer ir para o campo é uma maneira caracteristicamente urbana de pôr as coisas. A tentação não vale a tentativa. Há nas cidades muitos atributos que tornam escusado querer uma vida diferente.
Erro Extremo

Acreditar mais ou menos

O cepticismo deriva do medo de eu poder estar enganado nas minhas crenças actuais; e encoraja modos de superstição, como a relutância em dizer que não acredito naquilo em que realmente não acredito.
Erro Extremo

Democracia

Não se percebe aquilo que o adjectivo ‘democrático’ acrescenta a expressões satisfatórias. Não podemos levar a mal que um uso tão reiterado desse adjectivo levante a suspeita de que possa haver gato.
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (XVII)

A fama de Herculano deve-a muito aos seus romances e novelas. Chama-se-lhes normalmente romances históricos, e nessa prática teve numerosos sucessores, todos (o que não é dizer pouco) piores que ele.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas