761kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Erro Extremo

Erro Extremo

Democracia

Não se percebe aquilo que o adjectivo ‘democrático’ acrescenta a expressões satisfatórias. Não podemos levar a mal que um uso tão reiterado desse adjectivo levante a suspeita de que possa haver gato.
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (XVII)

A fama de Herculano deve-a muito aos seus romances e novelas. Chama-se-lhes normalmente romances históricos, e nessa prática teve numerosos sucessores, todos (o que não é dizer pouco) piores que ele.
Erro Extremo

Nem tudo são preocupações

É raro encontrar gente que não tenha nada de especial a acrescentar aos nossos interesses, e em quem não encontremos um coro e eco para as nossas preocupações: é raro haver quem fale de outras coisas.
Erro Extremo

Razões para votar

Não é necessário que eu vote num partido ou pessoa porque acredito nas promessas que me faz. Posso votar, e muitas vezes voto, porque tenho motivos independentes das promessas daqueles por quem voto.
Erro Extremo

O melhor diário

Ao ler todos os dias as duas séries do Diário da República repetimo-nos avisos, leis, preâmbulos, murmúrios de metafísicas, listas, reprimendas e contas: coisas para a eternidade, coisas para ontem.
Erro Extremo

Plano nocional de leitura (XVI)

Convenientemente sacudido, cada poema dar-nos-ia uma versão do mundo que se basta a si própria e que atribuímos ao seu autor. Esta teoria pode todavia não ser completamente verdadeira.
Erro Extremo

O Mistério da Educação (XVI)

Pergunte-se a um professor o que devia ser uma semana lectiva, e devia durar quatro anos; o que devia ser um dia de escola, e devia ter 28 horas. Caso contrário, como chegar ao fim do programa?
Erro Extremo

Uma esperança razoável na verdade

Não obstante a propaganda, a dificuldade principal não está em aceitar pessoas diferentes mas em viver com pessoas parecidas, isto é, com pessoas que só diferem nas opiniões que têm.
Erro Extremo

Ternos sermões

Nunca o que os artistas têm a dizer sobre o que fazem foi tão importante. As escolas de artes perceberam isto e passaram sobretudo a ensinar os artistas a falar como artistas.
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (XV)

O que faz do livro de Oliveira Martins um livro de história não é parecer-se mais ou menos com um romance. É, como em toda a grande história, dar voz ao que pessoas achavam que se podia estar a passar
Erro Extremo

Pensamentos, palavras e pudins

Os cientistas registaram primeiro com perplexidade que é raro o restaurante onde os pudins não vêm acompanhados por pelo menos dois garfos.
Erro Extremo

Filosofia política

Os exercícios prospectivos são possibilidades filosóficas animadas pelo que mais deploramos. Enganam-se no seu âmbito, exageram nos seus remédios, mas exprimem as suas causas.
Erro Extremo

Ciência política

Poucos afinal escolhem o país para onde se mudam ou a pessoa com quem vão viver por considerações constitucionais, por efeito de declarações, ou por comparação.
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (XIV)

Bernardim Ribeiro é o autor de um poema maravilhoso onde imagina que em alturas especiais, quando alguns diriam ‘eu sou,’ é preferível dizer ‘eu estou’, apesar de a gramática recomendar o contrário.
Erro Extremo

O sistema das cinco cores

Sol na eira? Alerta azul. Chuva no nabal? Alerta azul. Crise no feijão? Alerta amarelo. Crise de rins? Alerta verde. 30 minutos de espera? Alerta verde. 30 minutos de espera? Alerta cor-de-laranja.
Erro Extremo

Épico ou trágico

Não é raro olharmos para o lado e percebermos que estamos rodeados não apenas de pessoas firmemente convencidas de que têm uma missão, o que já seria inquietante, como de que são heróis de tragédias.
Erro Extremo

A carapuça

A diferença entre uma pessoa muito inteligente e uma inteligente é que a primeira não tem qualquer problema em ver-se passar por pouco inteligente, enquanto a segunda vive aflita com tal possibilidade
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (XIII)

Ao contrário dos anões, que acabam sempre por fazer as pazes com quem lhes mexe nas coisas, Camilo Pessanha parece ter razões para continuar a temer essa mãe morta, que insiste em aparecer-lhe em casa
Erro Extremo

Medo de ter medo

O medo do medo pertence à qualidade de emoções que é alimentada não por animais fora de controle, ou por perigos patuscos mas pela emoção que sentimos ao pensar em ocorrências desse tipo.
Erro Extremo

Arquitectura de passagem

Os nossos casos de interesse pela arquitectura são sobretudo casos de interesse por aquilo que já não é usado, ou por aquilo que ainda não foi usado. Como a maior parte dos arquitectos, tememos o uso.
Erro Extremo

Falar do tempo

Falar do tempo tem duas funções diferentes: a função de poder dizer qualquer coisa sem exprimir a nossa opinião; e a função de poder exprimir a nossa opinião de modo a não podermos ser contraditados.
Erro Extremo

A escoliose explicada

Parece que o organismo dos animais ameaçados consegue gerar uma ilusão de óptica poderosa nos seus inimigos, que fará com que, graças às contorções das suas colunas, deixem de lhes prestar atenção.
Erro Extremo

O mistério da educação (XV)

Um diplomado é virtualmente indistinguível de um iletrado, pelo menos na perspectiva de um guarda fronteiriço; os instruídos agiriam sem dificuldade durante as inspecções como perfeitos iletrados.
Erro Extremo

Humor e sentimento

Tal como não nos devemos comover quando um cientista fala em factos para sugerir que não tem convicções assim devemos desconfiar dos humoristas que acreditam que fazem troça porque não têm sentimentos
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (XI)

Pode não ser despropositado fingir sentimentos que não temos; mas que razão teríamos para fingir sentimentos que já temos? É como fingir que temos uma piscina na nossa casa com piscina.
Erro Extremo

A liturgia de Verão

O medo de ainda não nos ter acontecido uma coisa é o ingrediente mais seguro do telejornal, como foi sempre o da poesia.
Erro Extremo

Má boca

O apaziguamento é a forma mais antiga de Realpolitik; pode assim num cenário comensal de favas com chouriço emergir como plausível uma excepção de panadinhos do Capitão Bambu.
Erro Extremo

Virtudes virtuais

A fúria que sentimos em relação a um sistema de atendimento automático não é de espécie diferente da fúria que sentimos em relação a um atendedor animal.
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (X)

Não é de excluir que o Padre António Vieira achasse que durante a hora anterior não tinha estado realmente a falar: e que por isso não tinha estado a mandar mensagens, a convencer pessoas.
Erro Extremo

O mistério da educação (XIV)

O exercício da queixa exige um mínimo polifónico: só compreende as queixas quem já passou pelo mesmo, e em princípio é capaz de se queixar. Queixar-se dos alunos é uma actividade coral.
Erro Extremo

O passivista

O modo de vida do activista pode suscitar cansaço. Para quem o cultiva, o cansaço é satisfatório, mas tem efeitos menos satisfatórios: torna fatal que se discorde do mundo, e mesmo das leis da física.
Erro Extremo

O desaparecimento do bebé

Do ponto de vista do mundo físico, os bebés tendem a ser bichos gordos e robustos que não desaparecem com facilidade; e os ralos das banheiras tendem a ser estreitos, e ter tampas e filtros.
Erro Extremo

Declarações de interesse

O meu apego à esfera privada terá um uso semelhante ao da unção com que declaro os meus interesses em público. Podem servir para mostrar que não irei responder a mais perguntas sobre certos assuntos.
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (IX)

A razão por que não é possível sair de Lisboa, percebe-se no fim, é porque Lisboa é um cemitério. Poucos reparam nisso: depois de tantas coisas pitorescas e de um poema tão comprido, a atenção dormita
Erro Extremo

O espiritismo em arte

A ideia de um mundo cuja cave é habitada por gnomos secretos e industriosos é uma suposição que não conseguimos averiguar bem, mas que parece exagerada; e é muito provavelmente falsa.
Erro Extremo

Família e amigos

Família e amigos não são importantes ou igualmente importantes para todos os membros da nossa espécie. Muitos de nós não têm amigos, ou são mercuriais com a família; e não são menos humanos por isso.
Erro Extremo

Plano Nocional de Leitura (VIII)

O susto desta ermida, porém, e a aflição da pessoa que lá está, são peculiares; não são preparados nem explicados; e muito menos o poeta nos comunica que já previra que tudo aquilo deveria acontecer.
Erro Extremo

O dia de Doris

Quanto a Doris parece que morreu cedo. Dionísio, inconsolável, tentou ser dramaturgo de segunda linha e uma das suas tragédias, conta outro historiador grego, chegou a ganhar o prémio Cidade de Almada
Erro Extremo

A metafísica do armário

Talvez o mais relevante não seja a diferença entre um armário estar aberto ou fechado, mas o não percebermos que as coisas importantes que fazemos não são feitas na nossa privacidade mas apesar dela.
Erro Extremo

O mistério da educação (XIII)

Afinal a Queda do Império Romano do Oriente ou o Teorema dos Valores Intermédios são coisas muito interessantes; mas há poucas pessoas que acham que valha a pena expor justificações em voz alta.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.