771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pedro José-Marcellino

Convidado

Formado em Relações Internacionais, Economia e Cinema Documental, passei os últimos 20 anos a somar milhas e a criar uma manta de retalhos profissionais no jornalismo, na investigação académica, nas ONGs, na política internacional e diplomacia, no cinema e na televisão. Umas vezes mais isto, outras mais aquilo. E assim de repente, o miúdo que sempre quis ser piloto aviador e que ainda usa rodas de treino no Cessna 172 vê-se lançado no papel de mais-ou-menos-astronauta — mais para menos do que para mais. Kriolu de Lisboa (sempre), nas horas vagas sou um viajante solitário, um aventureiro inveterado e um contador de estórias incorrigível. Interessam-me desde sempre a ciência e a tecnologia, o espaço urbano, a inovação socio-cultural, a política, os retratos humanos profundos e as narrativas subalternas... É que muitos anos de Festa do Avante deixam marca.

Artigos publicados

Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho. De regresso à Terra

Sete dias depois de Marte e 77h07m de viagem de regresso é tempo suficiente para pensar na distância e isolamento, na filosofia, nas experiências partilhadas e aprendizagem coletiva da tripulação 238.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Requiem por Marte

Um dia depois da nossa partida de Marte, as principais prioridades são dormir, tirar a barriga de miséria e beber uma cerveja (ou três, ou sete). E cantar, parece. Coisas de veteranos da astronáutica.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 14, Sol 13 (3ºC)

Este é o nosso último amanhecer no planeta vermelho, e é algo diferente: aspiradores, agitação e burburinho gerais, e uma partida sem cerimónias para o nevado do Colorado.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 13, Sol 12 (0ºC)

Com a Alice à espera de uma amnistia e eu em modo rabugento (antes do café), a notícia do dia é que o ar fresco do deserto pressagia o nosso regresso eminente ao planeta Terra.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 12, Sol 11 (-3C)

Um dia programado para abrandar, recarregar baterias, escrever, filmar, pensar, comer espirulina e pregar uma partida ao engenheiro que adora surpreender os demais com emergências.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 11, Sol 10 (-2C)

A atividade extraveicular mais longínqua até agora leva-nos a um local soberbo, mas evidencia limitações técnicas e humanas que num ambiente hostil poderiam der fatais.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 10, Sol 9 (4 ºC)

Não há trégua. Hoje, fomos de uma ocorrência de radiação solar ainda em pijama, a um susto que não envolveu nem unhas do diabo, nem diabos da Tasmânia, mas talvez um cão-da-pradaria (marciano).
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 9, Sol 8 (6 ºC)

As emergências que o nosso Arkady Bogdanov de serviço anda a planear há dois anos não nos deixam sossegados. Andamos stressados e suspeitosos uns dos outros... e ainda faltam algumas atividades.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 8, Sol 7 (-1 ºC)

O dia em que um jornalista da concorrência apareceu aqui na estação a bater à porta, assim, a pé, no meio do deserto. Não vimos de onde veio, mas como "soylent green", caiu-nos muito bem.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 7, Sol 6 (8 ºC)

Apesar das frequentes quebras de comunicação, tentamos aprender com o passado e nada é melhor do que um labirinto para pensar no futuro. Hoje desenhámos o primeiro labirinto no planeta vermelho.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 6, Sol 5 (7 ºC)

A temperatura está bem acima de zero, mas o ar continua seco e poeirento. As EVA tornaram-se âncoras no nosso horário, mas a ciência pura, as ciências sociais e as artes andam às turras.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 5, Sol 4 (5 ºC)

Pediram-me que agendasse duas aulas de treino sobre incêndios, de manhã e de tarde, e vejo equipamento de combate por toda a estação. Andam por aí planos que me ultrapassam. Veremos.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 4, Sol 3 (3 ºC)

As avarias têm dificultado o verdadeiro isolamento e sem isolamento a experiência de comunicação não funciona. Por isso, a tripulação decretou que não quer uma sanita nova. Resolvem-se com o que têm.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 3, Sol 2 (-9 ºC)

Teoricamente, a partir do momento em que é dado início à simulação, não deveríamos ver ninguém. Mas vimos. Assim, no jantar de Sol 2 decidimos começar um processo de autonomização.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 2, Sol 1 (-12ºC)

O segundo dia em Marte teve como única meta a luz verde para a simulação. No final do dia passámos o exame com média de 97% — o suficiente para sobrevivermos.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 1, Sol 0 (-15ºC)

Primeiro dia em Marte. E a primeira emergência (está tudo OK!). A viagem do Colorado ao Utah faz-se em 3 horas, mas a paisagem é muito diferente: o clima é imprevisível e a geologia mais evocativa.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia Zero (Parte III)

Falta 1 dia para a minha chegada ao habitat análogo a Marte. O stress e a ansiedade podem justificar o latejar nas têmporas que não me deixa sossegado há dois dias. Hoje vamos colar os emblemas.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia Zero (Parte II)

Faltam 2 dias para a minha chegada ao habitat análogo a Marte no deserto do Utah. A tripulação anterior (236) está a encerrar a missão na noite de Ano Novo. A nossa (238), em standby para a partida.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho. Dia Zero (Parte I)

Faltam 3 dias para a minha chegada ao habitat análogo a Marte no deserto do Utah. Não é bem Marte, mas é o que se arranja. Voei de Toronto. Cheguei a Grand Junction a tempo de jantar com a tripulação.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos