De 2 a 15 de janeiro, o Observador vai acompanhar a missão MDRS 238 que simula uma expedição a Marte numa estação “espacial” instalada no deserto do Utah (Estados Unidos). Pedro José-Marcellino, primeiro oficial e documentarista da missão, vai contar-nos diariamente o que se passa: desde o início da viagem, a partir do Canadá, até ao dia em que derem a experiência por completa.
___

Mars Desert Research Station, Hanksville, Utah (EUA) — Depois de uma noitada a escrever relatórios finais e várias crónicas para a Mars Society e para o Observador, a minha intenção — garanto — era de ficar na cama até às nove da manhã. Até cancelei as sessões de comunicação por Braided, portanto a costa estava livre. Em vez disso, consegui dormir exatamente 2h55m antes que me acordassem de forma brutal (diria mesmo mais, brutal!).

Primeiro, um alarme de incêndio que, ainda que não me tenha acordado realmente, perturbou o meu sono profundo; logo de seguida, uma série de murraças urgentes na porta, acompanhadas de gritos que me fizeram abandonar os deliciosos sonhos de um hambúrguer na grelha. Só então registei o som estridente e incomodativo do alarme.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.